Nem mesmo acabou o período chuvoso e a população catalana já reclama de queimadas em vários bairros. Foto: Leitor/Reprodução
Postamos em nossos perfis das redes sociais (Instagram e Facebook), postagem acompanhada de vídeo, onde falamos que nem bem acabou o período chuvoso e já temos vários registros aqui em Catalão de gente colocando fogo em lote baldio. O primeiro vídeo foi enviado ao Badiinho na registro na última terça-feira (19/04) por uma leitora e moradora da Rua Hilárino Dias de Oliveira, no setor Maria Amélia 1, em Catalão.
MORADORES DO PORTAL DO LAGO 2 RECLAMAM DE MATO ALTO EM LOTES BALDIOS
Manhã de sábado no Portal do Lago 2 com registro de muitas queimadas. Leitor/Reprodução
Outros vídeos foram enviados por moradores do Portal do Lago 2, setor localizado na saída para Ouvidor, onde além das queimadas devido o mato alto em lotes abandonados por seus donos, as queixas também são com os animais peçonhentos como escorpiões, cobras, lacraias, ratos e várias outras espécies.
Lembrando que em Catalão existe Lei Municipal que obriga os donos de lotes a preservarem seus terrenos limpos. Então, que os donos se atentem, e os órgãos fiscalizem.
Um casal foi assassinado dentro de uma casa no Setor Aeroporto II, em Jaraguá, cidade a cerca de 120 quilômetros de Goiânia, na noite dessa sexta-feira (22/04).
A vítima identificada pelas iniciais L.F.S., de 20 anos, já havia sido indiciada por corrupção de menores. Já a outra vítima, N.N.S., 29, tinha quatro passagens por tráfico. A casa em que os corpos foram encontrados era um ponto de venda de drogas. O crime foi por volta das 19h e chocou a cidade.
Na casa, também estavam o filho de L.F.S., de apenas 4 anos; uma amiga, de 34; e um outro jovem, de 22 anos, que afirmou não ter visto os assassinos, pois estava no banheiro na hora do crime.
O jovem ainda afirmou ter ouvido o portão da casa se abrir e, em seguida, três tiros. Em um vídeo publicado nas redes sociais, uma policial afirma que vizinhos viram os suspeitos fugirem do local em uma moto preta. A Polícia Civil de Jaraguá investiga o caso.
A Polícia Civil confirmou, neste sábado (23), que a morte da menina Raquel Antunes da Silva, de 11 anos, está sendo investigada como homicídio culposo (sem intenção de matar). O carro alegórico da escola de samba Em Cima da Hora envolvido no acidente nas imediações do Sambódromo, no Rio, foi apreendido para perícia. A informação foi publicada no Portal R7.
O corpo da menina será enterrado no Cemitério do Catumbi, no centro, nesta tarde. A criança não resistiu após ficar quase dois dias internada em estado grave. Ela sofreu traumatismo no tórax e precisou amputar uma perna no Hospital Souza Aguiar.
Em estado de choque, a mãe de Raquel, que está grávida, passou mal na porta do hospital e desmaiou ao receber a notícia da morte da filha.
O acidente aconteceu no primeiro dia de desfiles das escolas de samba, na quarta-feira (20). Raquel subiu no carro alegórico no momento da dispersão na rua Frei Caneca. Quando o carro foi movimentado, a menina foi imprensada contra um poste.
Foto: Record TV/ Reprodução
Muito abalada, uma amiga da família disse que a menina foi à praça para passear com a mãe e que ela brincava quando houve o acidente.
“Raquel era uma criança. E, como toda criança, que sonha, que brinca, uma coleguinha a chamou para ver o carro. Quando a mãe foi ver, o acidente já tinha acontecido”, disse.
Após o ocorrido, o MP-RJ (Ministério Público do Rio de Janeiro) afirmou que houve violação das regras de segurança recomendadas aos organizadores do Carnaval. A Justiça determinou que os carros alegóricos sejam escoltados para evitar outros casos semelhantes.
Publicado por: Badiinho Moisés com informações do R7
Dentista está há 7 dias internado na UTI do Hospital Neurológico, em Goiânia, e até o momento as custas já ultrapassam os R$ 137 mil reais
Dentista Higor Fabrício Martins, 38 anos de idade, está internado há 7 dias no Hospital Neorológico, em Goiânia, e família pede ajuda para ajudar no custeio do tratamento. Foto: Arquivo da família
Os familiares e amigos do dentista de Goiandira, Higor Fabrício Martins, de 38 anos de idade, que teve traumatismo craniano após sofrer uma queda da carroceria de uma caminhonete em Nova Aurora de Goiás, a 39 quilômetros de Catalão, no final de semana passada, no sábado (16), onde ele participava de uma cavalgada. Higor teve que ser transferido para a capital de Goiás, Goiânia, onde passou por cirurgia e segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Neurológico desde então.
Ao Badiinho, a irmã de Higor disse que o estado de saúde dele ainda é grave, tendo ele passado por uma neurocirurgia no dia 17 de abril, um dia após o acidente, estando ele sedado, intubado e necessitando de permanência no leito da UTI, porém, a conta dos custos com o hospital já ultrapassa os R$ 137 mil reais, e como a condição da família é limitada, os amigos e próprios familiares tiveram a iniciativa de iniciar uma campanha na internet, nos grupos de whatsapp, e claro, com total apoio do Blog do Badiinho, pois uma vida não tem preço!
Higor Martins, 38 anos de idade, filho do ex-vereador Preguinho da cidade de Goiandira, onde mora com a esposa e sua filha de 3 e um filho de 13 anos de idade, precisa muito da sua ajuda, qualquer valor, pois é juntos que somos mais fortes. Veja abaixo como ajudar:
CHAVE PIX: 64 984306777 (celular)
Nome da Conta : Maria Martins Alvarenga Raimundo
Banco : Nubank
Ao Badiinho, a irmã de Higor assegurou que toda a prestação de contas será apresentada assim que finalizada a campanha e o tratamento.
O texto abaixo é o que está sendo compartilhados em todas as redes sociais, inclusive via Whatsapp, e postamos aqui, para atestarmos a veracidade dele. Leia abaixo:
Ajude o Higor; Arrecadação solidária para custear a cirurgia e internação do Higor
Nós, familiares e amigos, nos unimos em uma corrente de solidariedade a fim de custear a cirurgia e a internação do Higor. No dia 16/04/22 ele sofreu um acidente de carro que o levou a um traumatismo craniano grave, necessitando de cirurgia para drenagem do sangramento intracraniano e ainda encontra-se internado no Instituto de Neurologia de Goiânia. Como ele não possui plano de saúde e era, esta internação, a única possibilidade de sobrevivência dele, ele segue internado atraves no sistema particular. Necessitamos de ajuda para custear seu tratamento. Deus desde já abençoe você que conseguir nos ajudar. E muito obrigado! Seguimos confiantes na recuperação dele. Deus é fiel. Chave PIX : Celular – 64 984306777 Nome da Conta : Maria Martins Alvarenga Raimundo Banco : Nubank
Observação: Faremos a total prestação de contas. Até a data de 20/04 o valor já estava em 137 mil reais.
Uma equipe do Corpo de Bombeiros resgatou um cachorro que ficou preso entre os muros de duas residências no setor Vila Carvalho em Ipameri, cidade a cerca de 60 km de Catalão. O resgate aconteceu na quinta-feira (21) e o cão foi entregue aos proprietários após o salvamento. A informação foi publicada no jornal Mais Goiás.
Os bombeiros foram acionados por uma família com relatos de que um filhote de cachorro havia ficado preso ao tentar passar pelo vão entre os muros de duas residências. Ao chegar no local, a equipe utilizou técnicas de salvamento e conseguiu resgatar o animal.
Foto: bombeiros/ divulgação
Após constatar que o cachorro estava sem ferimentos os bombeiros deixaram o animal sob os cuidados dos donos. Uma criança, que é tutora do animal, acompanhou o trabalho dos bombeiros e recebeu o cão após o resgate.
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, assina portaria que estabelece o fim da Emergência em Saúde Pública de importância Nacional (Espin), durante cerimônia no Ministério da Saúde. Antônio Cruz – AG Brasil/Divulgação.
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, assinou a portaria de encerramento da emergência de saúde pública de interesse nacional da pandemia da covid-19, hoje (22). Essa condição reconhecia a gravidade da pandemia e dava base para políticas e medidas de autoridades de saúde nos níveis federal, estadual e municipal. A norma deverá ser publicada em edição especial do Diário Oficial da União ainda nesta sexta-feira (22).
O fim da emergência de saúde pública terá um prazo de transição de 30 dias, para adequação dos governos federal, estaduais e municipais, ou seja, a portaria passa a valer em 22 de maio.
Em entrevista coletiva, o ministro e secretários da pasta afirmaram que essa mudança não comprometerá as diversas ações e o aporte de recursos para a vigilância em saúde.
“Mesmo que tenhamos casos de covid-19, porque o vírus vai continuar circulando, se houver necessidade de atendimento na atenção primária e leitos de UTI, temos condição de atender”, declarou.
Quanto à manutenção da condição de pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o titular da pasta acrescentou que a portaria lida com o encerramento da emergência de saúde pública de interesse nacional, sem mencionar pandemia ou endemia.
Um impacto chave do fim da emergência será sobre as medidas de restrição e prevenção, como a obrigatoriedade do uso de máscaras, definida por estados e municípios. “O que muda é a questão de se restringir as liberdades individuais de acordo com as vontades de um gestor municipal. Não faz mais sentido este tipo de medida. A minha expectativa é que se acabe essas exigências”, disse.
Outro efeito do fim da emergência será sobre a exigência de vacinação para acesso a locais fechados. O ministro criticou essa exigência. Ele lembrou que 74% da população completaram o ciclo vacinal.
Sobre 2023, o ministro afirmou que “ninguém sabe” como será a vacinação contra a covid-19. “Vamos vacinar só idosos, profissionais de saúde, gestantes, crianças? Com qual vacina? Essa que temos, outra com capacidade de combater variantes? A ciência trará essas respostas”, ressaltou.
Sobre as vacinas e medicamentos autorizados em caráter emergencial pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o ministro disse que solicitou a prorrogação da medida por mais um ano.
O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, afirmou que o fim da emergência de saúde pública não afetará a transferência do governo federal para estados e municípios na modalidade chamada “fundo a fundo”.
Secretaria Especial
A secretaria criada para o combate à covid-19 será extinta. Na entrevista coletiva, Rodrigo Cruz afirmou que o tema será tratado “em alguma área no ministério”. O secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, disse que será criada uma coordenação-geral voltada a vírus respiratórios.
Vigilância
O secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, informou que o ministério manterá ações de controle da doença e de outros vírus de síndrome respiratória aguda grave. “Manteremos vigilância de casos, testagem, notificação obrigatória, genômica, da síndrome inflamatória em crianças e adultos e vigilância de emergência em saúde pública”, declarou.
Telemedicina
Sobre a telemedicina, autorizada em caráter excepcional em razão da pandemia, Queiroga citou o Projeto de Lei nº 1998 de 2020, que está pronto para votação na Câmara dos Deputados. “Uma vez aprovado na Câmara, podemos editar uma nova portaria enquanto o Senado Federal se manifesta sobre essa proposta legislativa”, pontuou Queiroga.
Transição
Nesta semana, os conselhos de secretários de Saúde de estados (Conass) e municípios (Conasems) questionaram o fim da emergência e pediram um prazo maior, de 90 dias, em vez de 30 dias, para adaptação.
“Sob o risco de desassistência à população, solicitamos ao Ministério da Saúde que a revogação da Portaria MS/GM nº 188, de 3 de fevereiro de 2020, estabeleça prazo de 90 dias para sua vigência e que seja acompanhada de medidas de transição pactuadas, focadas na mobilização pela vacinação e na elaboração de um plano de retomada capaz de definir indicadores e estratégias de controle com vigilância integrada das síndromes respiratórias”, diz o ofício das entidades.
Na entrevista coletiva, Queiroga comentou a posição dos conselhos de secretários de saúde. “Eu sei que secretários dos estados e municípios queriam que o prazo fosse maior. Mas olha, o governador Ibaneis Rocha já cancelou o decreto do DF e o governador Cláudio Castro vai fazer o mesmo no Rio de Janeiro. Não vejo muita dificuldade para que secretarias estaduais e municipais se adéquem”, avaliou.
Nota técnica
O Conselho Nacional de Saúde divulgou nota técnica em que defende medidas para uma “transição segura da pandemia para uma futura situação endêmica da covid-19, mantendo as medidas não farmacológicas até que sejam atingidas coberturas vacinais homogêneas em todas as unidades da federação de, no mínimo, 80% da população vacinável”.
Entre as medidas, o conselho, que reúne representantes do poder público, de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e entidades da sociedade civil, recomenda a continuidade do uso de máscaras em ambientes fechados e com aglomeração. Outra ação defendida pelo CNS é a “implementação de estratégias para verificação dos comprovantes de vacinação, especialmente em situações de aglomeração”.
Publicado por: Badiinho Moisés/Informações da Agência Brasil
A família de Reginaldo Pereira da Silva, 37, tenta entender o verdadeiro motivo pelo qual o homem foi morto justo no dia em que ia receber liberdade da Unidade Prisional de Goianápolis na manhã desta sexta-feira (22). Segundo a irmã de Reginaldo, Rosângela Pereira, o irmão era inocente e o pedido de soltura estava protocolado desde a última quarta (20) e que por conta do feriado, ele seria solto nesta sexta (22).
Reginaldo Pereira, teria sido preso por maus-tratos de um cachorro em Nerópolis e transferido em seguida para o complexo prisional de Goianápolis.
“O cachorro nem era dele, ele estava tratando do animal para o enteado. O delegado achou o cachorro magro demais e já fez questão de transferi-lo para o presídio, e o alvará foi expedido na terça (19) e ele seria solto hoje (22), por conta do feriado”, lamenta a irmã.
Em decisão emitida pelo Tribunal de Justiça de Goiás, o Juiz Andrey Máximo alegou que o homem poderia responder ao processo em liberdade, devido não ter nenhuma passagem ou materialidade quanto ao crime que cometeu.
Por meio de nota, a Diretoria Geral de Administração Penitenciária (DGAP) informou que cumpriu as devidas providências relacionadas à morte de Reginaldo Pereira da Silva. Relatou ainda que o detento foi encontrado passando mal dentro de uma das celas e que de imediato, foram realizados os primeiros atendimentos médicos e em seguida encaminhado à unidade de saúde. Local em que foi atestado o óbito.
Por fim a DGAP relatou que foram realizadas as devidas comunicações às autoridades policiais, além da abertura de procedimentos administrativos internos.
No laudo do IML, concedido pela família da vítima ao Mais Anápolis com exclusividade, a causa da morte apontada foi Traumatismo Craniano. E agora os parentes querem entender o que teria causado o trauma.
A reportagem questionou a diretoria quanto ao alvará de soltura que estava em aberto no sistema do Tribunal de Justiça e porque ele ainda não tinha sido cumprido. Sobre isso a DGAP ainda não se manifestou. O espaço segue em aberto.
Publicado por: Badiinho Moisés/Com informações do Mais Goiás
Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COE) de Arboviroses compartilha informações e define estratégias para enfrentar doenças transmitidas pela fêmea do mosquito Aedes
Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COE) de Arboviroses coordena ações para monitoramento e enfrentamento das doenças transmitidas pela fêmea adulta do mosquito Aedes aegypti. Foto: SES-GO
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), instituiu o Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COE) de Arboviroses. A unidade coordena as ações de vigilância em saúde e assistência, com o objetivo de compartilhar informações e definir estratégias para apoiar o monitoramento e o enfrentamento das arboviroses, que são as doenças transmitidas pela fêmea adulta do mosquito Aedes aegypti, como dengue e chikungunya.
O coordenador estadual de dengue, zika e chikungunya da SES-GO, Murilo do Carmo, destaca que o COE envolve membros da alta gestão dos poderes públicos e de entidades de classe. “São as pessoas que podem nos ajudar a tomar as decisões de forma mais ágil, a fim de obtermos resultados com rapidez”, afirma.
A instância permitirá a tomada de decisões para que os serviços de saúde, vigilância e assistência médica possam monitorar, agir e definir ações contra o aumento dos casos de dengue e chikungunya em Goiás. “Vamos mobilizar e unir esforços dos poderes estaduais e municipais para ações de enfrentamento ao mosquito, pois sabemos que eliminar o inseto é a melhor forma de combater as doenças que ele transmite”, avalia.
Murilo destaca a importância da participação de cada cidadão no combate ao Aedes. “O poder público não consegue sozinho alcançar cada casa, logradouro, espaço onde o mosquito pode se reproduzir. É preciso despertar a consciência do cidadão nessa luta pela saúde de todos”, diz.
Foto: SES-GO/Divulgação
COE Arbovirores
A portaria que institui o COE Arboviroses deve ser publicada nos próximos dias. As reuniões já ocorrem desde 4 de abril, quinzenalmente às quartas-feiras, após o encontro do COE do Coronavírus.
A unidade é composta por representante de áreas técnicas das secretarias estadual e municipal de saúde, Ministério Público Estadual, Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás (APAHCEG), entidades de classe de profissionais de saúde, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Goiás (COSEMS-GO), Conselho Estadual de Saúde de Goiás (CES), Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, Universidade Federal de Goiás (UFG) e Superintendência Estadual do Ministério da Saúde em Goiás.
Ações
O Governo de Goiás realizou uma série de ações no combate ao Aedes. Exemplo é a distribuição de 720 unidades de bombas costais motorizadas para os 246 municípios do Estado, com manutenção de outras 211 já existentes; 20 bombas de UBV veiculares, contemplando todas as regionais de saúde do Estado e para Goiânia e de inseticidas para as 18 regionais de saúde.
“Hoje estamos com o abastecimento de inseticidas regularizado em todos os municípios do Estado”, afirma a gerente de vigilância ambiental e saúde do trabalhador, Edna Maria Covem.
A SES também promoveu reuniões de mobilização e intensificação das orientações com os gestores municipais de saúde, limpeza urbana, infraestrutura, meio ambiente, educação, comunicação, entre outros, para definição de estratégias de enfrentamento intersetorial, por meio de manejo ambiental, vigilância epidemiológica e atenção à saúde.
Foram realizadas reuniões com secretários e entidades municipais, capacitações com profissionais de saúde e frentes de limpeza e combate ao vetor em vários municípios. A Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa) da SES fiscalizou os municípios com maior incidência de casos e nos quais foram identificados altos índices de infestação predial durante o Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa), realizado em janeiro/2022.
O número de casos de arboviroses é acompanhado rotineiramente pela SES e publicado em boletins epidemiológicos disponíveis no site da pasta: https://www.saude.go.gov.br/boletins-informes.
A mãe de Raquel Antunes, de 11 anos, que morreu após ser atropelada por um carro alegórico na saída da Marquês de Sapucaí, na noite da quarta (20/4), desmaiou na porta do hospital ao saber da notícia. De acordo com a TV Globo, familiares foram os responsáveis por informar o falecimento à mulher. A informação foi publicada no jornal Metrópoles.
Marcela Portelinha Antunes, que está grávida, chegou ao hospital na tarde desta sexta-feira (22/4). Segundo a emissora, ela gritava ao entrar no hospital e caiu desmaiada na área de emergência. Precisou ser colocada em uma maca por funcionários do local.
Nas redes sociais, familiares, amigos e internautas fizeram homenagens à garota. “Meu Deus, como a morte dessa criança está mexendo comigo, muito triste, gente. Que o Senhor dê força a essa família, que Deus carregue ela no colo”, dizia uma das mensagens.
Raquel Antunes morreu nesta sexta-feira (22/4), no Hospital Municipal Souza Aguiar, após ficar internada em estado gravíssimo. Ela chegou a ser operada e teve a perna amputada durante uma cirurgia que durou sete horas. A pequena sofreu uma parada cardíaca e traumatismo no tórax.
O acidente aconteceu quando a criança se distanciou dos familiares, que estavam em uma lanchonete, e subiu em um dos carro alegóricos, em baixa velocidade. Quatro crianças teriam conseguido pular antes do acidente, mas Raquel ficou e suas pernas acabaram imprensadas entre o veículo e um poste.
Publicado por: Badiinho Moisés/Com informações do jornal Metrópoles