Início Site Página 813

PESQUISA: CAIADO NA LIDERANÇA, GUSTAVO MENDANHA EM SEGUNDO E MARCONI PERILLO EM TERCEIRO NA CORRIDA PELO GOVERNO DE GOIÁS

0
Ronaldo Caiado (UB), Gustavo Mendanha (Patriotas) e Marconi Perillo (PSDB). Fotos: Reprodução

Levantamento Goiás Pesquisas contratado pelo site de notícias Mais Goiás, mostra que o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) lidera as intenções de voto, neste momento, com 30,82%. Trata-se de pesquisa estimulada para o Executivo estadual, ou seja, quando os nomes são apresentados para os eleitores.

Ele é seguido pelo ex-prefeito de Aparecida de Goiânia Gustavo Mendanha (Patriota), 22,41%; e o ex-governador Marconi Perillo (PSDB), 15,35%. O pré-candidato do presidente Jair Bolsonaro (PL), deputado federal major Vitor Hugo (PL) aparece em quarto, com 12,67%.

O ex-reitor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Wolmir Amado (PT), está em quinto, conforme o levantamento. Brancos e nulos somaram 5,24%. Disseram não saber em quem votariam, 5,97%.

Registro da Pesquisa: BR-08674/2022 GO-07471/2022 Levantamento realizado com 821 eleitores em 13 e 14 de junho de 2022. Instituto: Goiás Pesquisas/Mais Goiás Imagem: Mais Goiás


Segundo turno

O levantamento Goiás Pesquisas/Mais Goiás também testou dois cenários de segundo turno no Estado. O primeiro, entre Ronaldo Caiado e Gustavo Mendanha e o segundo, entre Ronaldo Caiado e Marconi Perillo.

No primeiro, Caiado venceria com 40,68% a 33,25% de Mendanha se as eleições fossem hoje. Brancos e nulos somaram 15,96%. Disseram não saber, 10,11%.

Quando a disputa é entre Caiado e Marconi Perillo, o atual mandatário de Goiás leva a melhor com 47,62% a 19,73% sobre o ex-governador. 18,27% disseram votariam branco ou nulo. 14,37%, não sabem.

Registro da Pesquisa: BR-08674/2022 GO-07471/2022 Levantamento realizado com 821 eleitores em 13 e 14 de junho de 2022. Instituto: Goiás Pesquisas/Mais Goiás Imagem: Mais Goiás

 

Metodologia

A Goiás Pesquisas ouviu 821 eleitores com 16 anos ou mais no Estado. Deste montante, 47,5% forma do sexo masculino e 52,5% feminino. Em relação a escolaridade, 37,1% disseram ter até o ensino fundamental; 44,4% ensino médio completo ou incompleto e 18,5% ensino superior completo ou incompleto.

Ela foi realizada de 13 a 14 de junho “através de entrevistas telefônicas por meio de ligações automatizadas para telefones fixos e celulares (sistema URA – Unidade de Resposta Audível – reversa), com base em questionário estruturado”.

A margem de erro é de 3,4 pontos percentuais para mais ou para menos. O intervalo de confiança estimado é de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob os números BR-08674/2022 e GO-07471/2022.

 

 

Publicado por: Badiinho Moisés/Informações do Mais Goiás 

POLICIAIS DO 18º BPM/9ª CRPM REALIZAM PRISÕES E APRESÕES DE DROGAS E RECUPERAM DEZENAS DE ÓCULOS FURTADOS; UMA PESSOA FOI PRESA POR RECEPTAÇÃO

0
Foto: 18º BPM/9º CRPM

A Polícia Militar de Goiás por meio de equipes do 18º Batalhão de Polícia Militar e do 9º Comando Regional de Polícia Militar (9º CRPM) realizou diversas operações que culminaram em apreensões de drogas, produtos furtados e algumas prisões.

Duas ocorrências ganharam destaques no início dessa semana, entre elas, a prisão em flagrante de uma pessoa ocorrido na última segunda-feira (13), pelo crime de receptação. Além da prisão, diversos óculos que haviam sido furtados de uma ótica de Catalão, foram recuperados pela Polícia Militar.

PM DE CATALÃO PRENDE EM FLAGRANTE DOIS SUSPEITOS POR TRÁFICO DE DROGAS

Foto: 18º BPM/9º CRPM

Também no início desta semana, na última terça-feira (14), na Vila Cruzeiro, policiais militares realizaram a apreensão de 14 porções de crack, R$ 24 reais em dinheiro, além de dois aparelhos celulares, além um homem preso em flagrante, suspeito tráfico de drogas.

A comunicação da Polícia Militar que a área de atuação de tráfico nas proximidades da Subestação Rodoviária do São João, nos bairros Cruzeiro I e II. Além dos dois presos, a polícia também fez um Termo Circunstancial de Ocorrência (TCO) por estar portando uma pequena porção de entorpecente.

 

Publicado por: Badiinho Moisés/Informações – Comunicação 18º BPM/9º CRPM

PETROBRAS ANUNCIA NOVO AUMENTO DE COMBUSTÍVEIS

0
Petrobras anuncia novo rejuste na gasolina e no diesel a partir deste sábado (18). Foto: Fernando Frazão/AG Brasil. 

A Petrobras anunciou nesta sexta-feira (17) reajustes de 5,2% no preço da gasolina e de 14,2% no preço do diesel. Os novos valores passam a vigorar a partir deste sábado (18). 

A empresa informou que o preço médio de venda de gasolina para as distribuidoras passará de R$ 3,86 para R$ 4,06 por litro. O último ajuste ocorreu em 11 de março, há 99 dias.

Para o diesel, o reajuste ocorre 39 dias depois do aumento anterior. O preço médio de venda da Petrobras para as distribuidoras passará de R$ 4,91 para R$ 5,61 por litro. O último ajuste ocorreu no dia 10 de maio. 

O preço do gás liquefeito de petróleo (GLP), o gás de cozinha, não sofreu reajuste. Em nota para divulgar os aumentos, a Petrobras afirmou que tem buscado o equilíbrio dos seus preços com o mercado global, mas sem repasse imediato para os preços internos da volatilidade das cotações internacionais e da taxa de câmbio. 

“Esse posicionamento permitiu à Petrobras manter preços de GLP estáveis por até 152 dias; de diesel por até 84 dias; e de gasolina por até 99 dias. Esta prática não é comum a outros fornecedores que atuam no mercado brasileiro que ajustam seus preços com maior frequência, tampouco as maiores empresas internacionais que ajustam seus preços até diariamente”.

Repercussão

Já pelo Twitter, o presidente Jair Bolsonaro fez duras críticas à Petrobras pelo novo reajuste. 

“O Governo Federal como acionista é contra qualquer reajuste nos combustíveis, não só pelo exagerado lucro da Petrobras em plena crise mundial, bem como pelo interesse público previsto na Lei das Estatais”, postou o presidente. 

Em seguida, ele citou a possibilidade de uma greve de caminhoneiros, em decorrência do preço dos combustíveis. 

“A Petrobras pode mergulhar o Brasil num caos. Seus presidente, diretores e conselheiros bem sabem do que aconteceu com a greve dos caminhoneiros em 2018, e as consequências nefastas para a economia do Brasil e a vida do nosso povo”.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, também criticou o reajuste anunciado nesta sexta-feira e pediu a renúncia imediata do presidente da Petrobras, José Mauro Ferreira Coelho.

“O presidente da Petroras tem que renunciar imediatamente”, tuitou Lira. “Ele só representa a si mesmo e o que faz deixará um legado de destruição para a empresa, para o país e para o povo. Saia!!!”

Na última quarta-feira (15), a Câmara dos Deputados concluiu a votação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 18/2022, que limita a aplicação de alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre combustíveis, fixando-a no patamar máximo de 17% a 18%, abaixo dos valores atuais aplicados pelos estados.

A medida tem o objetivo de reduzir o preço dos combustíveis para o consumidor, mas os aumentos da Petrobras podem anular os efeitos dessa desoneração. O texto aguarda sanção presidencial para entrar em vigor. 

 

Leia também:

-PETROBRAS PREPARA NOVO AUMENTO NO PREÇO DOS COMBUSTÍVEIS, AFIRMOU BOLSONARO

-PREVISÃO É O PREÇO DA GASOLINA CAIR R$ 2 E O DO DIESEL, R$ 1, AFIRMOU BOLSONARO

 

Publicado por: Badiinho Moisés/Informações da Agência Brasil 

VARA CRIMINAL APROVA LIBERAÇÃO DE MAIS DE R$ 258 MIL REAIS PARA PROJETOS DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE CATALÃO

0
Palácio da Justiça – Fórum Frederico Campos, em Catalão. Foto: Badiinho/Arquivo

O juiz Luciano Henrique de Toledo, em substituição na 1ª Vara Criminal e Execuções Penais da Comarca de Catalão, realizou audiência pública para julgar os projetos apresentados por entidades sociais para utilização de R$ 258,963,94, recursos provenientes de prestação pecuniária.

A audiência pública para o julgamento dos projetos apresentados ocorreu na tarde da última segunda-feira (13), no Fórum Frederico Campos.

O magistrado selecionou nove projetos de instituições públicas e privadas com finalidade social, que participaram do edital e que atuam em Catalão. Leia abaixo as instituições beneficiadas.

juiz Luciano Henrique de Toledo

1- SOCIAIS JORGE FAIM FILHO: recursos serão utilizados para aquisição de carteiras para a sala de aula;

2-SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍCIA TÉCNICO-CIENTÍFICA DE CATALÃO: para duplicação da capacidade de alojamento da unidade e implementação de sistema de segurança para a unidade;

3-DELEGACIA REGIONAL DE CATALÃO – 9ªDRP: para a reforma e ampliação da central de flagrantes e pronto atendimento ao cidadão e construção da cela para adolescentes;

4-ASPAC –ASSOCIAÇÃO PROTETORA DOS ANIMAIS DE CATALÃO: para a primeira etapa de aquisição de insumos e fármacos para a manutenção do centro de castração;

5-ASPEDEC –ASSOCIAÇÃO DOS PORTADORES DEFICIÊNCIA DE CATALÃO: para aquisição de cadeiras de rodas;

6-UNIDADE PRISIONAL DE CATALÃO: para a retirada de energia elétrica da carceragem e criação de mecanismo para ventilação e iluminação natural, climatização da sala multifuncional da unidade e reforma da recepção da unidade prisional;

7-18º BPM -CONSELHO MUNICIPAL DE SEGURANÇA: para quitação da fachada do COPOM e adequações de acessibilidade do centro de operações;

8-OBRAS SOCIAIS DOCE LAR: para aquisição de materiais elétricos, materiais de informática, ar-condicionado, equipamentos para geração de renda e uniforme e acessórios;

9-OBRAS SOCIAIS CASA DO CAMINHO FAMÍLIA LIMA: para aquisição de um freezer, um fogão e um forno.

 

Para  o recebimento dos recursos, as entidades precisam ser previamente credenciadas e exercer atividades de caráter essencial à segurança pública, educação e saúde, e que atendam às áreas vitais de relevante cunho social.

 

 

JUIZ MANDA INVESTIIGAR JURADO DO CASO VALÉRIO LUIZ QUE DEIXOU ISOLAMENTO PARA EM CASA BUSCAR MEDICAÇÃO

0
Sessão de julgamento do caso Valério Luiz. Foto: Reprodução

O juiz Lourival Machado, responsável pelo processo que apura os responsáveis pela morte do radialista Valério Luiz, determinou que seja investigada a conduta do jurado que quebrou o isolamento obrigatório na semana passada, quando estava sendo realizado a sessão do júri popular do caso. Ele deixou o hotel em que passava a noite para ir a sua residência supostamente para buscar uma medicação. As informações são do Jornal O Popular.

Com a quebra do isolamento, o julgamento foi anulado após mais de 24 horas após o início da sessão, com a dissolução do Conselho de Sentença. Novo julgamento foi marcado para 5 de dezembro.

Na madrugada do dia 14 passado, o jurado alegou ter sofrido intoxicação alimentar e, sem avisar o ofocial de Justiça encarregado de manter a incomunicabilidade dos jurados, deixou o local e foi até sua residência. Em virtude disso, o magistrado determinou que a Divisão de Inteligência Institucional do Tribunal de Justiça de Goiás abra em caráter de urgência uma investigação para apurar a conduta do jurado. Ele pode ser multado em até 10 salários mínimos caso seja constatada irregularidade.

 

Morte em 2012

Jornalista Valério Luiz. Foto: Reprodução

Valério Luiz foi morto a tiros, aos 49 anos, quando saía da rádio em que trabalhava, no dia 5 de julho de 2012. Segundo a denúncia feita pelo Ministério Público, o crime foi motivado pelas críticas constantes de Valério Luiz à diretoria do Atlético Goianiense, da qual Maurício Sampaio, um dos réus, era vice-diretor. Atualmente, ele é vice-presidente do Conselho de Administração.

Além de Maurício Sampaio, respondem pelo crime Urbano de Carvalho Malta, acusado de contratar o policial militar Ademá Figueiredo para cometer o homicídio contra o radialista; Marcus Vinícius Pereira Xavier (que está em Portugal), que teria ajudado os demais a planejar o homicídio do radialista; e Djalma Gomes da Silva, que teria ajudado no planejamento do assassinato e também atrapalhado as investigações.

Foto: Laerte Júnior

 

Leia também: 

-CASO VALÉRIO LUIZ: JURADO PASSA MAL EM GOIÂNIA E JURI É ADIADO PELA QUARTA VEZ

Publicado por: Badiinho Moisés/Com informações do Rota Jurídica 

PREFEITO DE CORUMBAÍBA TIRA 30 DIAS DE FÉRIAS E VICE ASSUME

0

Como o pedido foi superior a 15 dias, a Câmara Municipal teve de aprovar o requerimento.

Na ordem, vice-prefeito de Corumbaíba, Divininho Carneiro e prefeito, Rodrigo Cebola, que pediu férias. Foto: Portal Serra Dourada News.

O prefeito de Corumbaíba, Sebastião Rodrigues Gomes Filho, também conhecido como Rodrigo Cebola (Podemos) decidiu tirar 30 dias de férias durante o período de 15 de junho a 14 de julho de 2022, conforme ofício já protocolado no poder administrativo do município. O vice-prefeito Divino Carneiro de Araújo já assumiu a administração da cidade. Com informações do portal Serra Dourada News, de Catalão.

Como o pedido de licença foi superior a 15 dias, a Câmara dos Vereadores precisou aprovar a medida, fato que ocorreu nesta quarta-feira (15/06). Todos os parlamentares aprovaram o requerimento que deu posse ao vice-prefeito. A alegação era de que Cebola precisava cuidar da saúde.

O vice-prefeito fez o juramento e foi empossado na sequência para a administração de um mês à frente da Prefeitura. “Prometo manter, defender e cumprir a Constituição Municipal, Estadual e Federal, observar as leis, promover o bem coletivo e exercer com patriotismo, honestidade e espírito público o mandato que me foi conferido”, pontuou.

Não é a primeira vez que Divino está à frente da Prefeitura. O vice-prefeito foi eleito para exercer o cargo entre 1997 e 2000. “Quando assumiu a Prefeitura, na 1ª vez fez uma gestão voltada para obras de infraestrutura, educação, saúde e inclusão social valorizando todos os segmentos da cidade”, rememorou Divininho.

 

Publicado por: Badiinho Moisés/Com informações do Diário de Goiás

ENEL ANUNCIA PLANO PREVENTIVO COM AUMENTO DE 125% EM PODAS E 144% EM MANUTENÇÃO

0

Foco na prevenção tem o objetivo de reduzir consideravelmente a reincidência de quedas de energia, especialmente no período chuvoso

Foto: Ascom Enel Goiás

Um total de 350 mil podas de árvores está programado para ser executado pela Enel Goiás em 2022, nas diversas regiões do estado, um aumento de 125% em relação ao ano passado. O objetivo é combater a incidência de toque ou queda de vegetação sobre a rede, um dos principais motivos que levam à falta de energia nas casas dos goianos, especialmente no período chuvoso. O plano também é acompanhado de um acréscimo de 535% no número de inspeções feitas com helicópteros para identificação de defeitos, e de 144% no número de correções dessas anomalias.

“Tudo isso faz parte de um agressivo plano preventivo que tem o objetivo de reduzir a incidência de quedas, acelerando a melhoria nos indicadores de qualidade”, explica o diretor de Infraestrutura e Redes da Enel Goiás, José Luis Salas. Segundo ele, a empresa já inicia agora o Plano Verão 2022, que prepara a rede elétrica para o período de queimadas e chuvas. “Temos 230 mil quilômetros de redes aéreas, isso é cinco vezes a volta na Terra. São redes que estão muito sujeitas a eventos climáticos de todo tipo, como queimadas, tempestades, raios e ventanias. Por isso precisamos atuar rápido e de forma muito estratégica nas inspeções, correções de defeitos e anomalias, poda e limpeza de faixa, o que ajuda muito a reduzir a incidência de problemas”, explica.

De acordo com o presidente da Enel Goiás, José Nunes, o aumento das ações preventivas se soma ao forte plano de investimentos em construções e modernizações do sistema: “Seguimos em ritmo acelerado”, ressalta ele. Apenas nos primeiros 150 dias do ano de 2022, diz Nunes, foram inauguradas seis obras em Goiás: a modernização e ampliação das subestações Minaçu, Abadiânia, Bonfinópolis e Leopoldo de Bulhões, a construção da nova subestação São Marcos, em Cristalina e a linha de distribuição de Alta tensão Cristalina-São Marcos, com 65 quilômetros de extensão. Somado, o investimento feito apenas nessas obras supera R$ 105 milhões.

Para José Nunes, a transformação que vem sendo feita no sistema elétrico do Estado já apresenta frutos importantes. “Cumprimos antes do prazo a meta de redução da frequência de quedas de energia. Os goianos antes ficavam 18 vezes no ano sem energia em média. Hoje, são 8,3 vezes. Reduzimos em 40% na duração das quedas de energia: de 31,7 horas em 2017 para 18,20 horas. Cumprimos em 2021 em 111% o Termo de Compromisso firmado com o Governo de Goiás, praticamente zerando a demanda reprimida grave de 617 MVA e o passivo de mais de 24 mil conexões rurais acumuladas. De forma que estamos avançando de maneira consistente e muito focados no nosso compromisso com os goianos, de melhorar dia após dia a qualidade do serviço prestado no Estado”, ressalta.

Foto: Ascom Enel Goiás

 

Publicado por: Badiinho/Com informações – Ascom Enel Goiás

CARRO VAI PARAR DENTRO DO LAGO DE TRÊS RANCHOS, E BOMBEIROS AJUDAM NA RETIRADA

Carro parou dentro do lago de Três Ranchos. Foto: 10º BBM/Divulgação

Na manhã de ontem, quarta-feira (15), equipe de mergulhadores do 10º Batalhão Bombeiro Militar (10º BBM) de Catalão, tiveram que deslocar com canoa e demais equipamentos para auxiliarem na retirada de um veículo que foi parar dentro do lago de Três Ranchos.

Os bombeiros informaram que o veículo estava a cerca de 5 metros de profundidade, e que quando eles chegaram, uma corda já havia sido amarrada, porém, os mergulhadores entraram no lago para desvirar o carro, que foi retirado com ajuda de uma retroescavadeira.

Informações é que, desengatado, o carro foi parar dentro de logo de Três Ranchos.  

 

Leia também: 

-FINAL DE SEMANA: CARRO MERGULHA NO LAGO AZUL DE TRÊS RANCHOS

COLISÃO ENTRE CARRO E MOTO NA GO 330, ENTRE CATALÃO E OUVIDOR, DEIXOU DOIS HOMENS GRAVEMENTE FERIDOS

Foto: Corpo de Bombeiros/Reprodução

Uma equipe de resgate do Corpo de Bombeiros de Catalão foi acionada às 2h30 da manhã desta quinta-feira (16), feriado de Corpus Christi, para atenderem uma ocorrência de acidente de trânsito envolvendo um veículo de passeio e uma motocicleta, na GO 330 entre Catalão e Ouvidor, próximo ao aeroporto.

De acordo com informações, os ocupantes da motocicleta, um homem de 41 anos de idade que pilotava a moto, e um jovem de 24 anos de idade que estava na garupa, tiveram que ser encaminhados ao Pronto Socorro da Santa Casa de Misericórdia de Catalão, sendo o passageiro levado por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) pela suspeita de Traumatismo Craniano Encefálico (TCE), além de vários outros ferimentos graves.

Os bombeiros informaram que o condutor do veículo não foi encontrado no local, tendo a equipe de socorristas feito uma varredura no local afastando a possibilidade de dele ter sido arremessado para fora do veículo.

A Polícia Rodoviária Estadual (PRFs) informou que ambos os veículos seguiam no mesmo sentido da pista, entre Catalão e Ouvidor, quando no quilômetro 27 da GO 330, próximo ao aeroporto, o condutor colidiu na traseira da motocicleta.

Publicado por: Badiinho Moisés

PETROBRAS PREPARA NOVO AUMENTO NO PREÇO DOS COMBUSTÍVEIS, AFIRMOU BOLSONARO

0

Afirmação sem detalhes foi feita nesta quarta (15), dia em que o presidente também admitiu dificuldade em trocar chefe da estatal

Bolsonaro é contra a estatal seguir a cotação do barril de petróleo no mercado internacional. Foto: Josés Dias/PR

Sem apresentar detalhes, o presidente Jair Bolsonaro afirmou, nesta quarta-feira (15), que a Petrobras prepara um novo aumento no preço dos combustíveis no país. Ele também admitiu que tem dificuldade para fazer a troca no comando da estatal.

“Eu não tenho comandamento sobre a Petrobras. A Petrobras está dando dica que quer aumentar de novo. Não interessa quanto seja, já está um absurdo o preço dos combustíveis lá na refinaria”, disse o presidente durante entrevista à jornalista Leda Nagle.

Emissários do governo se reuniram na noite da última segunda-feira (13) com a diretoria da Petrobras para tentar impedir o aumento de combustíveis que a estatal planeja anunciar ainda nesta semana. A ideia é reajustar o preço da gasolina em 9% e o do diesel em 11% como forma de amenizar a defasagem de valores entre o mercado interno e o mercado internacional.

O governo teme que o aumento anule os esforços para aprovação de projeto no Congresso que limita o teto do ICMS em 17% para uma série de itens, entre eles os combustíveis. Bolsonaro é crítico da política adotada pela Petrobras, a Preços de Paridade Internacional (PPI), que faz com que o preço da gasolina, do etanol e do diesel acompanhe a variação do valor do barril de petróleo no mercado internacional.

 

Comando da Petrobras

Com relação à dificuldade de trocar o presidente da estatal, Bolsonaro afirmou que “nós somos os acionistas que têm o maior número de papéis, mas não temos o poder de mudar rapidamente”. E acrescentou: “Estamos há um mês tentando trocar o presidente da Petrobras e não conseguimos. Não resolveu. Agora pode ter certeza que você vai descobrindo as coisas com o tempo, e vai ser resolvida a questão dos combustíveis”, disse na entrevista.

No fim do mês passado, Bolsonaro informou que o químico José Mauro Ferreira Coelho, empossado havia 40 dias, foi demitido do cargo de presidente da Petrobras. Caio Mario Paes de Andrade, do Ministério da Economia, foi indicado para substituí-lo. A mudança na estatal, porém, pode levar até 60 dias por causa das regras internas.

Coelho tomou posse como presidente da Petrobras no dia 14 de abril — o químico foi o terceiro a ocupar o posto na estatal durante o governo Bolsonaro, depois de Joaquim Silva e Luna e Roberto Castello Branco. O químico deixou o comando da estatal pelos mesmos motivos que seus antecessores: os reajustes feitos no preço dos combustíveis, que têm incomodado Bolsonaro no ano em que busca a reeleição.

Leia também:

-PREVISÃO É O PREÇO DA GASOLINA CAIR R$ 2 E O DO DIESEL, R$ 1, AFIRMOU BOLSONARO

 

Publicado por: Badiinho Moisés/Informações são do R7