As paralisações já causam desabastecimento nos supermercados, em especial nos itens de frutas, legumes e verduras, que são perecíveis e de abastecimento diário Fernando (Foto: Frazão/Agência Brasil).
A Associação Paulista de Supermercados (Apas) informa que as paralisações já causam desabastecimento nos supermercados, em especial nos itens de frutas, legumes e verduras, que são perecíveis e de abastecimento diário. A entidade ressalta que também carnes e produtos industrializados, que levam proteínas no processo de fabricação, também estão com as entregas comprometidas pelos atrasos no reabastecimento. Em nota, a diretoria da Apas faz um apelo para que as negociações entre governo federal e caminhoneiros tenham resoluções imediatas para que a “população não sofra com a falta de produtos de necessidade básica”.
O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo (SPUrbanuss) encaminhou hoje (23) uma correspondências à Prefeitura de São Paulo, Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Secretaria Municipal de Segurança Urbana e SPTrans manifestando preocupação com a possibilidade de o transporte por ônibus na cidade de São Paulo ser afetado, a partir de amanhã (24) pela paralisação dos caminhoneiros. O sindicato patronal afirma que das 14 empresas concessionária, oito estão com reservas de diesel suficientes para uma operação parcial nesta quinta-feira (24). As outras seis empresas informaram que o óleo diesel em estoque é suficiente para manter a operação até esta sexta-feira, dia 25.
Além das empresas concessionárias, operam na cidade outras 12 empresas permissionárias. O sistema conta com quase 14 mil ônibus, que rodam cerca de 4 milhões de quilômetros por dia, transportando aproximadamente 6 milhões de passageiros, em 10 milhões de viagens diárias. Mensalmente, são necessários cerca de 40 milhões de litros de óleo diesel para abastecer os ônibus municipais.
A Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), maior central de abastecimento de frutas, legumes, verduras, flores, pescados e diversos do país, também demonstrou preocupação com os reflexos da paralisação dos caminhoneiros, afirmando que já existe reflexos na comercialização de produtos.
Em nota, a Ceagesp, informa que hoje (23) começaram os reflexos na entrega de produtos de outros estados, como manga e mamão, provenientes da Bahia e do Espírito Santo, o melão do Rio Grande do Norte, a melancia de Goiás e a batata do Paraná. O empresa ressalta que produtos provenientes do interior paulista (verduras e legumes) ainda não sofreram atrasos, advertindo que os que permitem estocagem (maçã, pera, abóboras, coco verde, alho, cebola) podem ter desabastecimento no médio e longo prazo.
A paralisação já provoca alta nos preços, como batata. “Da mesma forma que a oferta apresenta problemas, a demanda também está prejudicada. Compradores que carregam para outros estados, não estão realizando negócios”, ressalta o entreposto.
A Petrobras anunciou hoje (23), pelo segundo dia consecutivo, redução nos preços da gasolina e do diesel em suas refinarias. A partir de amanhã (24), o preço da gasolina cairá 0,62% e custará R$ 2,0306 o litro. O preço do diesel terá redução de 1,15% e passará a custar R$ 2,3083, de acordo com a estatal.
Em dois dias, as quedas acumuladas chegam a 2,69% para a gasolina e a 2,67% para o diesel. Apesar disso, a gasolina acumula altas de 12,95%, em maio, e de 16,76% em um mês. O diesel soma aumentos de 9,34%, em maio, e de 15,16% em um mês.
O alto valor do preço do combustível é o principal motivo para a manifestação nacional dos caminhoneiros, que começou no final da noite de domingo (20).
Em apenas dois dias de manifestação, cerca de 1.800 caminhões estão parados em vários pátios da cidade de Catalão. (Foto: Blog do Badiinho).
A greve dos caminhoneiros do Brasil entra para o seu terceiro dia, e em Catalão o que se viu foi muita união e organização entre eles. Ontem, quarta-feira, 22, a reportagem do Blog do Badiinho esteve em todos os pontos de concentrações que foram instalados nas margens da BR 050.
Uma publicação compartilhada por Blog do Badiinho (@blogdobadiinho) em
Começamos nosso tour por volta das 14 horas, onde nossa primeira parada foi em frente ao trevo que dá acesso ao Distrito Minero Industrial de Catalão (DIMIC). Neste local, os caminhoneiros que apareciam eram instruídos a encontrarem um lugar para estacionar, mas centenas de caminhões estavam parados no pátio da antiga Adorno e nas imediações, naquele momento em que estávamos lá, estimava-se que mais de 200 caminhões de diversos tipos de cargas pararam por ali mesmo, com exceção de produtos hospitalares e alimentos perecíveis que continuavam tendo acesso livre. Neste ponto, os motoristas que se quer contam com uma cozinha em seus caminhões, almoçavam um churrasco acompanhado de refrigerantes, tudo doado por pessoas ligadas ao transporte, como a Associação dos Transportadores Autônomos de Catalão (Atac), que tem prestado total auxílio aos manifestantes.
Uma publicação compartilhada por Blog do Badiinho (@blogdobadiinho) em
Ao dirigirmos ao segundo ponto, passamos também pelo Posto JK, onde encontra-se um número significativo de caminhões e carretas estacionados. No segundo ponto que visitamos, no trevo de acesso ao Posto Mangueiras, uma grande concentração de motoristas se reuniram debaixo de uma sobra de uma árvore, nas margens da BR 050 e, quando apontava algum caminhão, os motoristas iam para a pista comunicar o condutor do veículo, orientando ele a parar em algum lugar.
Uma publicação compartilhada por Blog do Badiinho (@blogdobadiinho) em
No terceiro ponto, em frente ao Adubos Araguaia, quase não se via caminhões, pois eles estavam estacionados dentro do pátio de uma empresa, outros em ruas próximas a BR 050. Neste ponto a nossa reportagem presenciou o momento em que os manifestantes liberaram um caminhão de reabastecimento de oxigênio hospitalar, por ser carga de sobrevivência humana.
Em nosso quarto e último ponto visitado, instalado na entrada de uma das mineradoras, também quase não havia caminhões, porém, uma tenda estava instalada nas margens da BR 050, resguardando a rodovia para que outros caminhões não prosseguissem viagem.
Greve irá prosseguir nesta quarta-feira (23)
Nossa produção entrou em contato com o Wallace Landim, um dos principais organizadores do movimento na cidade, o qual disse por telefone que aproximadamente 1.800 caminhões estão parados na cidade de Catalão, e que a greve prossegue normalmente durante o dia de hoje, e mais com mais um agravante, é que partir desta quarta só vai passar caminhões com cargas de remédios, cargas vivas e oxigênio hospitalar, cargas perecíveis serão instruídas a aderirem a greve de forma pacífica. “Nossa greve só vai parar quando eles (governo) assinarem o decreto atendendo nossas reivindicações, que são elas; redução da carga tributaria nos preços do diesel, PL 528, Marco Regulatório do Transporte e o não pagamento do eixo suspenso nos pedágios”, disse Wallace Landim, um dos organizadores da greve na cidade de Catalão.
Carreata para convocar população a apoiar o movimento
Às 08 horas da manhã desta quarta-feira, 23 de maio, os caminhoneiros sairão em carreata, partindo do Distrito Minero Industrial de Catalão (DIMIC) sentindo ao Adubos Araguaia, onde de lá, irão percorrer algumas ruas da cidade para convocar a população a apoiar a greve, pois o manifesto beneficiará não somente os trabalhadores do transporte, mas sim toda a população brasileira que tem sofrido com os aumentos abusivos no preço da gasolina.
O Blog do Badiinho vai continuar acompanhando a greve dos caminhoneiros em Catalão durante toda essa quarta-feira, 24 de maio.
Vejam algumas fotos feitas pelo blogueiro Badiinho durante a greve dos caminhoneiros em Catalão no dia de ontem, quarta-feira, 22 de maio:
Foto: Blog do BadiinhoFoto: Blog do Badiinho Foto: Blog do Badiinho Foto: Blog do Badiinho
Quatro assaltantes roubaram caminhonete no bairro Santa Terezinha e levaram dono como refém, três deles morreram em confronto com a PM de Catalão. (Foto: TV Sucesso/Reprodução).
Após quatro suspeitos roubarem uma caminhonete e levar o dono dela em um assalto ocorrido na noite de ontem, segunda-feira, 21, no bairro Santa Terezinha, três deles acabaram mortos após entrarem confronto com a Polícia Militar.
Segundo o Tenente da Polícia Militar Wilson Martins, após o bando roubar várias pessoas que estavam em um estabelecimento comercial no bairro Santa Terezinha, tomaram uma caminhonete Chevrolet S10 em assalto, levando a vítima como refém. A autoridade policial também disse que esposa da vítima informou aos policiais que a caminhonete havia um sistema de rastreamento, o que possibilitou aos policiais militares com apoio do Comando de Operações de Divisas (COD), fazerem um acompanhamento ao veículo na BR 050, após os assaltantes fugirem pela rodovia federal pegando o sentido Cristalina.
Tenente da Polícia Militar Wilson Martins. (Foto: TV Sucesso/Reprodução).
Durante os deslocamentos dos policiais rumo a Cristalina, os criminosos foram localizados no Posto Ponte Alta, onde a equipe do 18º Batalhão de Polícia Militar visualizou a caminhonete neste posto, que fica localizado pouco depois do município de Cristalina. Os policiais iniciaram então o procedimento de abordagem a caminhonete que estava parada. No mento da abordagem, a vítima percebendo a presença dos policiais militares, desceu pela porta de trás da veículo gritando por socorro, os policias perceberam que se tratava da vítima, quando um desses criminosos também desceu do veículo já efetuando disparos contra os policiais militares, que revidaram de imediato os disparos efetuados contra eles. Lucas Pereira Costa, 18 anos de idade, que tinha passagens por receptação, posse de drogas para consumo, roubo, posse ilegal de arma e disparo em via pública, foi socorrido e encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cristalina, mas não resistiu e faleceu durante atendimento.
Segundo, havia um VW Gol Verde dando apoio para os criminosos, o qual foi utilizado no roubo ocorrido no bairro Santa Terezinha, os policiais do Comando de Operações de Divisas (COD), abordaram um outro veículo próximo a Campo Alegre de Goiás, sendo possível após um dos pneus ter furado, momento em que os criminosos tiveram que parar o veículo, os quais já desceram do carro efetuando disparos contra a viatura do COD, onde os policiais abordo da viatura revidaram as agressões sofridas.
Comando de Operações de Divisas (COD), Cileibio Santos. Foto: TV Sucesso/Reprodução
“A nossa equipe deslocou para a BR 050 com o intuito de fazer o acompanhamento e abordagem deste veículo, quando encontramos um veículo, sendo um Gol de cor escura, com características que haviam sido repassadas pelas vítimas, as quais também informaram que esse veículo dava apoio aos autores do roubo da caminhonete, sendo assim quatro indivíduos envolvidos nesta ação. Conseguimos localizar este veículo transitando na BR 050, bem próximo ao distrito de Domiciano Ribeiro, e ao aproximarmos do veículo para tentarmos proceder a abordagem, isso emitindo sinais sonoros e luminosos, esse veículo fugiu, saindo em alta velocidade. Nossa equipe continuou esse acompanhamento, até que em um certo momento, passando-se alguns quilômetros, o pneu desse veículo estourou, o condutor perdeu o controle, mas conseguiu parar o veículo e desembarcaram deste veículo de pronto, armados e fazendo disparos contra a nossa equipe, cuja nossa reação em legítima defesa, foi desembarcar da viatura e reagir a situação de tiros. Eles foram em direção de um matagal, fizemos a aproximação e respondemos essas injusta agressão e após sessar, constatamos que os dois indivíduos estavam alvejados. Fizemos contato com os socorristas da concessionária que administra a rodovia, os quais estiveram no local e constaram os óbitos de ambos”, disse o Sargento do COD, Cileibio dos Santos.
Na ação do Comando de Operações de Divisas (COD), foram mortos Pablo da Silva Faria, 28 anos e Pedro Paulo Rodrigues Couto, 28 anos, ambos, segundo a PM, eram fugitivos da Unidade Prisional de Cristalina GO.
Os três suspeitos mortos tinham várias passagens pela polícia, como receptação e roubo. Já o quarto envolvido nessa ação segue sendo procurado pela polícia.
Armas apreendidas pelos policias. Foto: (TV Sucesso/Reprodução).Veículo utilizado pelos criminosos. (Foto: TV Sucesso/Reprodução).
Escrito por: Badiinho Filho/Com informações da TV Sucesso – Rede Record
A Petrobras reduzirá os preços do diesel e gasolina nas refinarias a partir de quarta-feira (23), comunicou a estatal nesta terça-feira (23), em meio a discussões dentro do governo sobre a alta dos preços dos combustíveis e protestos de caminhoneiros.
Segundo a petroleira, o diesel será reduzido em 1,54%, para 2,3351 por litro, no primeiro corte desde 12 de maio, após set altas seguidas. Já a gasolina diminuirá em 2,08% para 2,043 por litro, a primeira redução desde 3 de maio.
Isso não significa necessariamente que as mudanças chegaram ao consumidor final na bomba. Os postos são livres para aplicar ou não o reajuste, e na porcentagem que desejarem.
O anúncio ocorre após caminhoneiros realizarem na segunda-feira protestos em 19 estados contra a alta dos combustíveis. Nesta terça-feira, caminhoneiros voltaram a bloquear rodovias e o porto de Santos.
Em julho do ano passado, a Petrobras adotou uma nova política de preços que prevê alterações quase que diárias na cotações dos combustíveis, em linha com o mercado internacional.
As informações acima são de matéria publicada no site da UOL às 09h18 da manhã desta terça-feira (22).
Segundo organizadores, em Catalão foram de 600 a 800 caminhoneiros estavam parados ontem, segunda-feira, 21, primeiro dia da paralisação nacional. (Foto: TV Sucesso/Reprodução).
A ordem é parar geral, e assim os caminhoneiros da cidade de Catalão fizeram, bloquearam vários trechos da BR 050, com concentrações nos Posto Mangueiras, JK e Posto Comboio fazendo com pátios. Há outros pontos como entradas de mineradoras, onde estão realizando as suas concentrações. Os motoristas estão sendo orientados a estacionarem nos pátios de postos, como no Posto JK, Posto Comboio e no DIMIC.
Até às 15 horas de ontem, caminhoneiros de pelo menos 17 estados já teriam aderido a greve. Porém, a Petrobras debocha da cara dos brasileiros, e principalmente dos trabalhadores autônomos do transporte, ao anunciar ontem um novo aumento nos preços do diesel (o,97) e gasolina (0,9). Talvez quem está fazendo as contas para a Petrobras, elevando os preços da gasolina e do diesel, não tenha ainda o tamanho da confusão que ele está arrumando para o país, ou melhor dizendo, não está informado o bastante para saber que os caminhoneiros do Brasil estão muito mais organizados do que eles pensam, e desta vez, eles não estão com brincadeira, e as consequências desta paralisação serão sentidas imediatamente.
Wallace Landim é um dos principais organizadores da mobilização em Catalão. (Foto: TV Sucesso/Reprodução)
“A nossa reivindicação é baixa imediatamente da carga tributária do combustível, do jeito que está, subindo 58% desde quando começou esse aumento. A gente está pedindo a PL 528, onde a gente o mínimo de frete a praticar, o eixo suspenso que o pedágio cobra, que eu acho que se não está usando não deveria ser cobrado, e o marco regulatório, que é o que vai fiscalizar tudo isso. Então a gente chegou em uma situação, onde a gente não pode mais trabalhar, o governo está tirando a nossa dignidade que é o trabalho, e estamos nessa paralisação, fortalecendo o Sindicato aqui, que o Siditac da base de Catalão. Estou aqui representando o nossos companheiros, e iniciamos a paralisação às 06 horas da manhã (segunda 21/05), não tendo horário e nem dia para terminar, pois enquanto o governo não assinar o decreto, nós não vamos voltar a trabalhar”, disse Wallace Landim em entrevista ao repórter Gustavo Marinho da TV Sucesso Catalão, afiliada da Rede Record.
Sobre os últimos cinco reajustes, Wallace disse o seguinte: “Hoje eu vou ser sincero para você, eu acho que não somente para mim, mas também para os outros companheiros que estão aqui, hoje nós não temos condições de manter nossas famílias, chegamos numa situação que o frete não comporta o aumento que teve do combustível, a gente não consegue manter o nosso patrimônio, uma coisa que a gente gosta e ama. Eu tenho entre 18 e 19 anos que estou atuando no transporte, eu sou apaixonado por caminhão, eu gosto, tudo que eu tenho foi caminhão que deu, mas hoje a gente chegou em uma situação que a gente está falindo, desabafou.
Sobre a paralisação dos caminhoneiros, Wallace Landim explicou que eles estão orientando todos os motoristas, a procurarem um local adequado para ficarem, pois eles (manifestantes) estão tentando fazer uma manifestação pacífica e ordeira. “Nós caminhoneiros estamos dando a cara a tapa, pedindo um benefício que é para toda população, e pedimos essa mesma população que venha junto com a gente neste movimento, porque onde a gente está, não conseguimos mais sobreviver”.
Segundo, Wallace Landim que ajuda a organizar a paralisação na cidade de Catalão, cerca de 600 caminhoneiros estavam parados no primeiro dia de manifestação, porém não teve como dar um número preciso, já que muitos estão parados em lugares diferentes. , também fez um alerta aos condutores que insistirem em rodar, caso eles optem em não parar, estarão sob responsabilidade deles, conta e risco deles, pois existem outros pontos de paralisações e não se pode garantir nada.
Hoje pela manhã nossa produção conseguiu falar com Wallace Landim, que informou que mais de 300 caminhoneiros estavam em frente ao Dimic, e seguiam com protestos no trevo do Adubos Araguaia e na porta Rifértil. Logo mais, novos posts sobre a paralisação nacional dos caminhoneiros contra os reajustes abusivos e excessivos nos combustíveis.
Vejam algumas matérias do O Popular relacionadas ao novo reajuste nos preços da gasolina e diesel e também paralisação dos caminhoneiros em Goiás:
Petrobras anuncia novo reajuste para o diesel e a gasolina; o 11º aumento em 17 dias
Foto: EBC/Reprodução
Os preços do diesel e da gasolina voltam a subir nas refinarias a partir de hoje (22). Segundo informações do site da Petrobras, a gasolina subirá 0,9% e o diesel 0,97%. Com a alta, o preço da gasolina passará a custar R$ 2,0867, enquanto o do óleo diesel sobe para R$ 2,3716.
Este é o 11º aumento do preço da gasolina nos últimos dezessete dias. A exceção ocorreu entre os dias 12 e 15 deste mês, quando a estatal interrompeu a sequência de altas ao manter o preço da gasolina em R$ 1,9330, e entre os dias 19 e 21 quando os preços passaram para R$ 2,0680. Ao longo do mês de maio, o preço da gasolina subiu 16,07%.
O produto iniciou o mês custando R$ 2,0877 na porta das refinarias, sem a incidência de impostos, e passará a valer a partir da meia-noite de hoje R$ 2,0867, contra os R$ 2,0680 que vigora desde o último aumento, no sábado passado (19).
Já o óleo diesel, que aumentará 0,97%, acumula alta de 12,3% desde o dia 1º de maio. Com o último aumento, o preço do produto passará de R$ 2,3488 – preço que passou a valer também no último sábado – para R$ 2,3716. É o sétimo aumento consecutivo do produto.
A Petrobras rebate as criticas às altas constantes dos derivados a atribui as elevações de preços às oscilações do preço do barril do petróleo no mercado externo. Segundo a estatal, “os combustíveis derivados de petróleo são commodities e têm seus preços atrelados aos mercados internacionais, cujas cotações variam diariamente, para cima e para baixo”.
Segundo a companhia, a variação dos preços nas refinarias e terminais é importante para que a empresa possa competir de forma eficiente no mercado brasileiro.
Protestos fecham 12 rodovias em Goiás, ameaçando com escassez de produtos
Dezenas de caminhões interditaram ontem a BR-060, no perímetro urbano de Goiânia, próximo ao Jardim Guanabara: motoristas protestam por sucessivas altas no preço do diesel (Foto: Zuhair Mohamad).
O protesto iniciado nesta segunda (22) pelos caminhoneiros autônomos em todo o País pode afetar o consumidor, em breve, por meio da falta de produtos. Goiás foi um dos Estados com mais protestos, quando os manifestantes queimaram pneus e impediram a passagem de caminhões nas principais rodovias e na porta das distribuidoras de combustíveis em Senador Canedo. Por isso, se a situação não for revertida, pode começar a faltar combustível nos postos, o que dificultaria ainda mais o transporte de mercadorias pelo País.
Os protestos ocorreram em 18 estados e 12 trechos de rodovias goianas. Os caminhoneiros pedem a redução ou isenção de impostos que incidem sobre a venda do diesel. Eles querem que o governo zere a alíquota do PIS e Cofins, dê isenção da Contribuição de Intervenção do Domínio Econômico (Cide) e promova mudanças na política de reajustes diários da Petrobras. Outra reivindicação é a aprovação do Projeto de Lei 528, que prevê um valor mínimo para o frete, pago pelas empresas.
Eles reclamam que os impostos representam quase metade do valor do diesel nas refinarias. O presidente do Sindicato dos Caminhoneiros Autônomos de Goiás (Sindicam), Vanderli Caetano, afirma que o combustível já consome 75% do valor do frete. Segundo ele, hoje o custo de um caminhão bitrem que percorre 400 quilômetros é de R$ 76 por tonelada, mas as transportadoras só pagam R$ 63. “Estamos pagando para trabalhar. A situação ficou insustentável”, afirma o sindicalista.
O presidente da Associação de Proteção aos Transportadores do Brasil (Aproteb), Amim Oliveira, defende o movimento, mas adverte que ele pode ter consequências graves para a economia, como a morte de aves transportadas pelas estradas. Ele acredita que os demais motoristas devem aderir ao protesto porque o aumento de combustível afeta todos. “Greve de caminhões é algo perigoso e os órgãos competentes precisam agir logo para evitar prejuízo à população”, diz. Para Amim, o aumento do frete não é a saída, pois afetaria toda população. Mas ele acredita que este movimento está mais forte que anteriores, pois lugares onde nunca houve manifestação, agora estão participando. “O movimento não pode recuar, caso contrário o preço do combustível continuará subindo”, afirma.
O presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística de Goiás, Paulo Afonso Lustosa, diz que só o anúncio do protesto já deixou as empresas receosas em colocarem seus veículos nas ruas por medo da insegurança. Segundo ele, a maioria das empresas trabalha com autônomos, por isso a manifestação tem reflexo direto em suas operações. “Mas a política de reajustes diários precisa ser repensada. Os aumentos precisam de uma periodicidade bem maior para que as empresas possam se planejar”, alerta. Ele não descarta a possibilidade de falta de produtos, começando pelos combustíveis.
Quem esteve no auditório Paulo Basílio Perillo na manhã desta segunda-feira (21), no Campus da UFG de Catalão, presenciou um momento histórico para a educação de Catalão, é que lá foi realizada a solenidade que oficializou a Universidade Federal de Catalão (UFCAT). No mesmo evento, foi lançado também o curso de Medicina.
A mesa foi composta por políticos da oposição e situação, como o presidente da Câmara de Vereadores de Catalão, Deusmar Barbosa da Rocha (DEM), diretora da UFG Regional de Catalão, Roselma Luchese, Senadores Wilder Moraes e Ronaldo Caiado (DEM), Ministro da Educação Rossieli Soares da Silva, Governador de Goiás, José Elito Figueiredo (PSDB), Reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Edward Madureira Brasil, Prefeito Adib Elias (MDB) e o ex-prefeito Haley Margon Vaz, deputado federal Thiago Peixoto (PSD), deputados estaduais Gustavo Sebba (PSDB) e José Nelto (Podemos). Todos estes políticos citados, deixaram suas divergências de lado e fizeram discursos moderados, voltados para a Educação, aliás, este era o tema do evento.
Um sonho de 30 anos construído por “várias mãos” e que agora se torna realidade. Aliás, esse foi o tom do discurso do reitor Edward Madureira, que fez questão de ressaltar o trabalho da banca goiana no Congresso junto ao Governo Federal, do Governo do Estado com as parcerias, mas quem recebeu homenagem especial foi o ex-prefeito, Haley Margon Vaz, que nunca desistiu da Universidade e lutou por ela com “unhas e dentes”. O ministro da Educação, Rossieli Soares, veio especialmente para a ocasião.
O prefeito Adib Elias lembrou, em seu discurso, o salto na Educação e Economia que o município terá com a Universidade.
O deputado federal, Thiago Peixoto (PSD), quebrou o protocolo e cedeu sua fala ao ex-prefeito Haley Margon.
O senador Ronaldo Caiado falou que a Educação e Saúde são dois setores que não devem ser politizados (numa referência ao envolvimento de todos no processo). Seu colega, Wilder Moraes preferiu destacar suas emendas para Goiás e o governador, José Eliton destacou o que ele chamou de impactos profundos, por exemplo, econômicos com a UFCAT, destacando o momento histórico.
O Governador José Eliton ao finalizar sua fala, garantiu R$ 3 milhões do Governo do Estado para bancar parte da construção de um prédio da Medicina, cujo valor total será de R$ 8 milhões reais.
Em entrevista, o Ministro da Educação, Rossieli Soares, fez questão de ressaltar que a Tutoria (como se fosse uma transição da UFG para UFCAT) será coordenada pela Federal de Goiás. O Tutor será nomeado por ele mesmo. Segundo o Ministro, pela experiência que tem, todo processo deve levar de 2 a 3 anos, mas que no ano que vem já teremos a primeira turma de Medicina com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desse ano.
Após a solenidade, a comitiva dirigiu-se onde está sendo construído o edifício da saúde, no Setor Barca.
A 40ª Exposição Agropecuária Industrial e Comercial de Catalão vai acontecer neste ano entre os dias 25 de julho e 5 de agosto, contando com leilões, área para expositores de animais e de empresas de diversos segmentos, torneio leiteiro e vários outros eventos ligados ao homem do campo.
Gusttavo Lima será a atração principal da pecuária de Catalão neste ano. (Foto: Instagram/Reprodução).
Neste ano, a Exposição Agropecuária de Catalão completa seus 40 anos, e para celebrar as quatro décadas, shows de duplas e artistas do meio sertanejo que estão em evidência no cenário nacional foram contratados. Entre as diversas atrações está o cantor Gusttavo Lima, um dos maiores ícones do sertanejo moderno, que se apresenta no dia 04 de agosto. Além de Lima, a irmãs Simone e Simaria cantam no palco da pecuária 2018 no dia 02 de agosto. Completam a grade de shows, a dupla Rio Negro e Solimões que se apresentam no dia 03 de agosto e Bruna Viola, que ficará encarregada de fechar a festa com chave de ouro no dia 05 de agosto.
A diretoria do Sindicato Rural de Catalão liberou a partir da última segunda-feira, 21 de maio, a venda antecipada dos ingressos para a 40ª Expo Catalão. Veja os valores:
Simone e Simaria – R$ 40,00
Rionegro e Solimões – R$ 30,00
Gusttavo Lima – R$ 40,00
Bruna Viola – R$ 30,00
Este é um lote promocional e limitado, vendidos nos cartões de crédito sem taxa adicional. As pessoas podem comprar os bilhetes no Disk Bebidas, Óticas Diniz, Corpo Mágico e no site do Sindicato – www.sindicatoruraldecatalao.com.br ou www.ingressoscatalao.com.br .
Lembrando que os passaportes também estão à venda e dão direito de entrada em todos os dias de portões fechados ao preço único de R$120,00.
Mais informações ligue (64) 3441-2479.
Escrito por: Badiinho Filho
Foto de Capa: Arquivo – Drone Dafer Faraj/Reprodução
Aeronave em que estava DJ Alok saiu da pista em Juiz de Fora. (Foto: Reprodução/Redes Sociais).
Um avião de médio porte, em que viajava o mundialmente conhecido DJ Alok e sua produção, saiu da pista do Aeroporto de Serrinha, em Juiz de Fora, Zona da Mata de Minas Gerais, no fim da tarde deste domingo (20). Na aeronave, além do artista, estavam cinco integrantes da equipe o piloto e co-piloto. Ninguém ficou ferido e todos passam bem.
Na noite de ontem, sábado (19), o DJ participou de um show em Lavras, no Sul de Minas. No mesmo festival, o cantor Luan Santana se apresentou e os dois dividiram o palco. Ainda na madrugada deste domingo (20) ele fez o segundo show em Minas, desta vez, já em Juiz de Fora.
Pelas redes sociais, Alok se manifestou sobre o episódio. “Só tenho que agradecer a Deus”, postou, e completou:”Nascemos de novo. 20 de maio, meu segundo nascimento”.
Ainda na postagem feita por ele é possível ver integrantes da equipe dele abalados e chorando por causa do susto.
Ainda sobre o acidente, vídeo do momento da decolagem mostra que a aeronave partiu para levantar voo, mas a medida que o final da pista se aproximava ele não decolou e acabou caindo no barranco. Muita fumaça foi vista no local, mas não foi registrado incêndio pelo Corpo de Bombeiros.
De acordo com a agenda do artista, ainda neste domingo ele se apresenta em Belém, no Pará. A assessoria do artista confirmou que o show em Belém foi cancelado.
Em nota, a Prefeitura Municipal de Juiz de Fora, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de Juiz de Fora (Sedettur), confirmou que não houve vítimas.
Confira a íntegra do texto: “A Sedettur informa que o incidente durante a decolagem da aeronave que fazia o transporte do DJ Alok e equipe, por volta das 16h30 no Aeroporto Municipal Francisco Álvares de Assis, não registrou vítimas. Imediatamente após a ocorrência, todos os procedimentos de segurança foram acionados pela empresa que opera o aeroporto, assim como os contatos com o Corpo de Bombeiros e os órgãos ligados à Aeronáutica. As causas do incidente serão agora investigadas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).”
Mamães de Três Ranchos foram homenageadas em um café da manhã no último dia 12 de maio. (Foto: Divulgação/Reprodução).
No último dia 12 de maio, a Prefeitura Municipal de Três Ranchos em parceria com todas as secretarias do município, promoveu um delicioso café da manhã para as mamães trirranchenses. O evento foi realizado no Ginásio Municipal Miguel Pereira Coutinho, onde o Prefeito Hugo Deleon na companhia da Primeira Dama, Alexandra Custódio e da pequena Melissa, confraternizou com todas as mães de Três Ranchos.
Além do delicioso café da manhã, as mamães ainda ganharam presentes, além de sorteios de vários brindes. Teve também homenagens, música e muita emoção.
Vejam algumas fotos feitas pela comunicação da Prefeitura Municipal de Três Ranchos:
Escrito por: Badiinho Filho/Com informações da Prefeitura de Três Ranchos