Início Site Página 1760

Acaba gasolina em todos os postos de Catalão; Procon fiscalizou estabelecimentos e afirma que não teve prática de preços abusivos

0

Foi por volta das 20 horas desta quinta-feira, 24, quando acabou os combustíveis no último posto da cidade de Catalão. A correria para abastecimento de veículos começou na noite da última quarta-feira, 23, quando os caminhoneiros fecharam o cerco e partiram para o terceiro dia de greve, causando desabastecimentos em vários postos de combustíveis ainda na noite de quarta (23). 

Em Catalão existem 21 postos de combustíveis, os quais todos estão desabastecidos. Muitos fecharam as bombas e dispensaram seus funcionários, outros optaram em permanecer abertos e com seus colaboradores de prontidão. 

Na noite da última quarta-feira (23) e durante toda a quinta (24), várias pessoas usaram as redes sociais para reclamar dos preços praticados pelos postos de combustíveis da cidade de Catalão.  O Procon, visitou todos os postos e emitiu a seguinte nota:  


Nota de esclarecimento do Procon sobre o preço dos combustíveis.

Data 24 de maio de 2018.

Todos sabemos da escassez de combustíveis na cidade de Catalão, portanto, na data de hoje nós tivemos a situação de oferta em total desequilíbrio com a demanda. Essa situação de fato é muito perigosa, uma vez que o risco dos postos de gasolina aumentarem o preço, obtendo assim lucros abusivos em detrimento aos consumidores, é real. Por isso logo cedo começamos um trabalho intenso de fiscalização, chegamos a comparecer em um mesmo posto três vezes em um só período para acompanhar o valor da comercialização do combustível. Colhemos notas fiscais, comparamos com o preço comercializado e chegamos a intervir em prol do consumidor.

O que ficou constatado foi que na maioria dos postos de Catalão não houve obtenção de lucro abusivo conforme estipula a jurisprudência dominante. A margem de lucro que o proprietário arrecadou é a mesma do período normal, ou seja, a maior parte dos postos não agiram em detrimento dos consumidores. Digo a maior parte pois, houve sim alguns que subiram mais de R$ 0,20 (vinte centavos) por litro de gasolina. Contudo, esses foram notificados e coagidos a reduzirem suas margens de lucro com base nas suas notas fiscais, conforme entende a jurisprudência.
Por outro lado, visto que vivemos em um país capitalista, não cabe a instituição coibir os postos a abaixarem ainda mais as margens de lucros dentro dos patamares legais, sob risco de ofender o livre comércio, a liberdade econômica e sua subsistência.

A verdade é que o aumento dos combustíveis (que estamos a mercê há anos) não estão ligados as autonomias e vontades dos proprietários e gerentes dos postos, mas a fatores nacionais, geográficos e aos impostos.

Procon – Catalão.

 

Escrito por: Badiinho Filho

Foto: Reprodução 

Montadora da Mitsubishi em Catalão paralisa produção por decorrência da greve dos caminhoneiros

0

A montadora da Mitsubishi Motors em Catalão, emitiu comunicado aos seus colaboradores no final do dia de hoje, quinta-feira (24), que irá paralisar a sua produção a partir de amanhã, sexta-feira (25), em virtude da greve dos caminhoneiros que já duram quatro dias. No comunicado emitido aos seus funcionários, a montadora informa que as  atividades no que se referem ao abastecimento e embarques de veículos foram afetadas com a paralisação dos caminhoneiros. 

A nota informa também que os dias não trabalhados serão computados como horas negativas e a forma de compensação será definida posteriormente. Para informar quando a montadora irá retornar suas atividades, uma página na internet foi criada. 

Leiam na íntegra o comunicado aos colaboradores da montadora da  Mitsubishi Motors:

Escrito por: Badiinho Filho

Em áudio vazado, ministros do STF criticam greve de caminhoneiros

0
Ministro Gilmar Mendes e Celso de Melo. (Foto: Internet/Reprodução)

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes e Celso de Mello fizeram críticas à paralisação nacional dos caminhoneiros durante a a sessão desta tarde (24). Eles não perceberam que o microfone estava ligado enquanto conversavam. O vazamento do diálogo ocorreu durante uma votação na qual a Corte decidiu sobre a recondução da ministra Rosa Weber para o cargo de ministra efetiva do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

Enquanto os demais ministros votaram sobre a questão, Mendes iniciou a conversa com Celso, mas não percebeu que o microfone estava ligado. 

“Que crise, hein! Guiomar [mulher de Gilmar] está na rua agora, está impossível”, disse. Em seguida. Celso respondeu:” Um absurdo, faz-nos reféns. Tudo bem que eles até possam ter razão aqui, mas isto é um absurdo. Minha filha está vindo de São Paulo…”. A partir desse trecho, a conversa continuou, mas o áudio foi cortado na transmissão ao vivo. 

Os caminhoneiros protestam há quatro dias contra os seguidos aumentos do preço do diesel. O movimento tem feito bloqueios em estradas, o que já impacta no abastecimento de combustível e alimentos em algumas regiões do país. As principais reivindicações da categoria são: redução de impostos sobre o preço do óleo diesel, como PIS/Cofins e ICMS, e o fim da cobrança de pedágios dos caminhões que trafegam vazios nas rodovias federais concedidas à iniciativa privada.

 

Escrito por: Redação/Fonte: Agência Brasil 

Foto: Internet/Reprodução 

Avião da Força Aérea Brasileira cai no Rio; pilotos conseguem ejetar

0
Foto: Internet/Reprodução

Um avião F5 da Força Aérea Brasileira (FAB) sofreu uma pane e caiu na manhã de hoje (24) na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro. Segundo a Aeronáutica, os pilotos conseguiram ejetar da aeronave antes da queda.

De acordo com a Aeronáutica, a pane ocorreu depois de o avião decolar da Ala 12 da Base Aérea de Santa Cruz, por volta das 7h40.

Foto: Internet/Reprodução

A PRF informou que a aeronave caiu nas proximidades da Rodovia Rio-Santos (BR-101), próximo à Cidade das Crianças, mas não chegou a atingir a rodovia.

Escrito por: Redação/Fonte: Agência Brasil

Fotos: Internet/Reprodução 

🎥Alguns postos de combustíveis de Catalão já estão sem estoques; Procon realiza fiscalização para coibir preços abusivos

0
Na manhã de hoje, fila de carros na Avenida José Marcelino chegava ao Bar do Bolões na espera de abastecimento no Posto JK. (Foto: Rogério/Reprodução).

Desde a noite de ontem, quarta-feira (23), enormes filas se formam nos postos de gasolina da cidade de Catalão, milhares de pessoas estão buscando abastecer seus veículos antes que zere os estoques de combustíveis em todos os postos da cidade.

Corre corre começou na noite de ontem

Na noite de ontem, vários postos já não tinham mais combustíveis estocados e foi onde começou o corre corre na busca por abastecimento. Hoje, quinta-feira (24), as filas de veículos continuaram nos postos que ainda tinham combustíveis, mas muitos deles amanheceram sem estoques e outros acabaram com os estoques pela manhã.

Várias pessoas usaram as redes sociais para reclamar de vários estabelecimentos que estariam abusando dos preços, e segundo a assessoria jurídica do Procon de Catalão, uma fiscalização foi feita agora pela manhã em todos os estabelecimentos, ficando eles comprometidos a divulgarem um balanço sobre essas fiscalizações nas próximas horas.

Com quatro dias de greve dos caminhoneiros, em Brasília-DF a gasolina estava sendo vendida ao preço de R$ 10 reais, mas após reclamação o preço caiu para R$ 6 reais. Vejam matéria do Portal G1: 


Vejam algumas fotos feitas por internautas e enviadas para a nossa produção:

Foto: Internautas/Reprodução
Foto: Internautas/Reprodução
Foto: Internautas/Reprodução

Escrito por: Badiinho Filho

Fotos: Internautas/Reprodução

Catalão: homem de 46 anos sofre queimaduras de segundo grau após sua casa pegar fogo

0

Na noite de ontem, quarta-feira (23), um homem de 46 anos de idade sofreu queimaduras de segundo grau em seu antebraço, em uma das mãos e em um dos seus pés, após sua casa pegar fogo, na Avenida Ouvidor, no bairro Castelo Branco II. Concentrado em um cômodo da casa e ainda desconhecida a causa do incêndio, o fogo destruiu aparelhos eletrônicos, roupas e outros moveis da residência. 

A equipe de combate a incêndio do 10º Batalhão de Bombeiro Militar esteve no local controlou e apagou as chamas.  Quanto a vítima, ela foi conduzida para o Pronto Socorro da Santa Casa de Catalão por uma unidade de resgate do Corpo de Bombeiros de Catalão, onde permanece internada.  

Foto: Corpo de Bombeiros/Reprodução
Foto: Corpo de Bombeiros/Reprodução

Escrito por: Badiinho Filho 

Fotos: Corpo de Bombeiros/Reprodução 

Carreata com buzinaço dos caminhoneiros marcou terceiro dia da greve em Catalão que entrou no seu quarto dia

0


A greve dos caminhoneiros entrou nesta quinta-feira (24) em seu quarto dia, e na cidade de Catalão a manifestação segue crescendo e recebendo apoio da população da cidade.

Ontem, em seu terceiro dia a greve dos caminhoneiros em nossa cidade foi marcada por uma grande carreata, com as carretas desengatadas, os caminhoneiros partiram logo nas primeiras horas do dia para as principais ruas e avenidas da cidade de Catalão. Eles saíram do primeiro ponto de mobilização, que está instalado em frente ao Distrito Minero Industrial de Catalão (DIMIC), e pela BR 050, com apoio de um caminhão de som cedido pelo SIMECAT, ele se foram fazendo um buzinaço pela BR 050 até o terceiro ponto da mobilização, localizado em frente a Adubos Araguaia. De lá, eles percorreram várias das principais ruas e avenidas da cidade de Catalão fazendo buzinaço, convocando a população a apoiarem o movimento. 

Presidente da Força Sindical no Estado de Goiás e vereador na cidade de Catalão, se ajuntou aos caminhoneiros e pede que a população de Catalão apoiem o movimento e sejam solidários aos caminhoneiros, levando água e comida para os manifestantes. Na última sessão do parlamento catalano, o vereador dedicou todo seu tempo que tem para assuntos pessoais, para prestar apoio aos caminhoneiros que estão parados em Catalão. A assessoria do vereador extraiu o vídeo da TV Catalão, página no Facebook que transmite as sessões da Câmara de Vereadores de Catalão, e após editá-lo, compartilhou nas redes sociais, e a sua fala tem rodado grupos de Whatsapp do Brasil inteiro. Vejam as declarações do vereador Rodrigão (SD): 


Na noite de ontem, uma família fez uma panelada de caldo, colocou no porta-malas de seu carro e levou para os caminhoneiros, mostrando a generosidade e o quanto a população catalana são acolhedores e solidários. 

Em noite fria, caminhoneiros em greve recebem caldo quente de uma família de Catalão. (Foto: Zap Catalão/Reprodução).

Nossa reportagem falou com o Wallace Landim, líder do movimento na região Centro Oeste, o qual desmentiu boataria propagadas em grupos de Whatsapp de que os manifestante impediriam a passagem de ônibus e micro-ônibus. Segundo o líder do movimento, que esteve em Brasília-DF ontem juntamente com o presidente da Associação Brasileira dos Caminhoneiros, José da Fonseca Lopes, participando das negociações com representantes do Governo Federal, porém, não houve acordo e a greve seguirá acontecendo e entrando no seu quarto dia. 

Vejam o que disse o presidente da Associação Brasileira dos Caminhoneiros, José Fonseca Lopes, em entrevista coletiva concedida a noite após finalizada a reunião: “O que nós podemos fazer, é dar um prazo até sexta-feira (25) para vocês (governo) fazerem o que? Se juntarem com a Câmara e o Senado e resolverem essa legislação para que amanhã (hoje) a gente vindo aqui já tenham uma posição, ou se não for amanhã (hoje), sexta-feira (25) é o prazo máximo, aí vai parar tudo, não vai funcionar mais nada, o que vai ficar e vamos dar uma condição agora, serão os perecíveis, cargas vivas e medicamentos, somente isso que vai passar, combustíveis não vão passar mais”, disse o presidente em entrevista veiculada na Band News. 

“As empresas estão usando o nosso movimento aqui para parar de trabalhar porque estão sem combustíveis, ninguém está obstruindo ônibus nada não, está tudo normal, a BR está livre, as pessoas estão com o direito de ir e vir, tudo normal, e a única coisa que a gente está fazendo aqui é conscientizar os motoristas que aqui não tem mais, não passa nenhum caminhão, a pista está livre, você pode pegar daqui (Catalão) para Brasília-DF ou daqui para Uberlândia que você não vê nenhum  caminhão rodando, e não somos nós, são os motoristas que querem rodar”, disse Wallace Landim, líder do movimento na região centro oeste.

Escrito por: Badiinho Filho 

Fotos e vídeos: Redes Sociais/Reprodução

Nota do Blog do Badiinho

0

Comunicamos aos nossos leitores que durante toda essa semana estivemos realizando alguns reparos em nossos servidores, o que ocasionou algumas quedas e comprometeu a atualização constante em nossas publicações. Estamos sempre trabalhando na busca do melhor conteúdo e melhorias em nosso site para que você passa ter facilidades ao acessar nosso conteúdo. Pedimos desculpas pelos nossos transtornos e agradecemos a compreensão!

Atenciosamente: Abadio Moisés Filho (Badiinho).  

Prefeito de Ouvidor é acionado pelo MP por contratação ilegal de servidor

0
Prefeito de Ouvidor, Onofre Galdino Pereira Júnior. Foto: Internet/Reprodução

A promotora de Justiça Ariete Cristina Rodrigues Vale propôs ação de improbidade administrativa contra o prefeito de Ouvidor, Onofre Galdino Pereira Júnior, por uso irregular e ilegal da mão de obra de um servidor  para fins e interesses particulares. A atuação do servidor aconteceu no período entre abril de 2015 e maio de 2016, gerando prejuízo ao erário de cerca de R$ 47 mil, valor corrigido monetariamente.

Dessa forma, é pedida a condenação dos dois réus na obrigação do ressarcimento integral do dano causado ao município, assim como às sanções previstas na Lei de Improbidade Administrativa.

Conforme detalhado na ação, comprovou-se que servidor, apesar de trabalhar regularmente em uma farmácia na cidade de Catalão, acumulava suposta atividade laborativa no município de Ouvidor. Ao apurar o caso, ficou constatado, por meio de informações repassadas pela Controladoria Municipal de Ouvidor, que houve pagamentos ao servidor, contudo, nenhum procedimento licitatório ou contrato referente ao trabalho do servidor foi encontrado no órgão.

Além disso, em depoimento à promotora, ele afirmou que foi contratado verbalmente, não tendo assinado contrato ou integrado procedimento licitatório e que teria recebido o valor de R$ 2,4 mil, sendo que a nota fiscal de pagamento era emitida em valor pouco superior a R$ 3 mil. Em sua declaração, Anderson alegou que trabalhava no almoxarifado da Farmácia Básica Municipal.

No entanto, em depoimento ao MP, a farmacêutica do município e servidoras da Farmácia Básica afirmaram que não trabalharam com o citado servidor no local. Para a promotora, “chega a ser uma afronta, um verdadeiro desrespeito e descaso com o administrado, o financiador do serviço público, inclusive dos salários e subsídios dos gestores e servidores, uma ‘suposta’ contratação como o foi a de Anderson Henrique, sem licitação, sem contrato, sem absolutamente nenhuma formalidade, em detrimento da legalidade e direitos básicos do cidadão”.

Ariete acrescenta que “é inconcebível que o dinheiro público seja desviado de forma tão vil, informal e dantesca, numa verdadeira e inquestionável roda viva de corrupção e desvio, em detrimento da educação, segurança e saúde do povo, que fica à mercê da deficiência do serviço púbico e do descaso dos administradores”.

Escrito por: Redação/Fonte: Site do Ministério Público do Estado de Goiás

Foto: Internet/Reprodução 

Greve dos Caminhoneiros: Transduarte diz que combustível estocado garante funcionamento do transporte público somente até neste sábado (26)

0
Foto: Divulgação/Reprodução

Com a greve dos caminhoneiros ganhando força que chega a desabastecer alguns postos de combustíveis de nossa cidade, a produção do Blog do Badiinho entrou em contato com o gerente da empresa Transduarte, responsável pelo transporte público na cidade de Catalão, Edmar Oliveira, que segundo ele, o combustível que a empresa detém estocado, permitirá que os ônibus continuem rodando até o próximo sábado (26), mas caso a greve dos caminhoneiros prossiga e o combustível não chegue na cidade de Catalão, os serviços de transporte público poderão ser paralisados. 

Segundo Oliveira, dois caminhões carregados com combustíveis que estavam chegando na cidade de Catalão para serem estocados na garagem da Transduarte, estão parados desde ontem, terça-feira (22), em um dos bloqueios dos manifestantes. 

Edmar disse também, que os serviços esporádicos prestados pela empresa Transduarte foram todos paralisados, e que a empresa tem atendido apenas seus contratos contratos, como por exemplo, o transporte público. 

 

Escrito por: Badiinho Filho 

Foto: Divulgação/Reprodução