21 de maio de 2018

Com as presenças do Ministro da Educação e do Governador de Goiás, UFCAT foi lançada oficialmente em evento no Campus da UFG

Mesa composta por autoridades. (Foto: Badiinho).

Quem esteve no auditório Paulo Basílio Perillo na manhã desta segunda-feira (21), no Campus da UFG de Catalão, presenciou um momento histórico para a educação de Catalão, é que lá foi realizada a solenidade que oficializou a Universidade Federal de Catalão (UFCAT). No mesmo evento, foi lançado também o curso de Medicina.

A mesa foi composta por políticos da oposição e situação, como o presidente da Câmara de Vereadores de Catalão, Deusmar Barbosa da Rocha (DEM), diretora da UFG Regional de Catalão, Roselma Luchese, Senadores Wilder Moraes e Ronaldo Caiado (DEM), Ministro da Educação Rossieli Soares da Silva, Governador de Goiás, José Elito Figueiredo (PSDB), Reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Edward Madureira Brasil, Prefeito Adib Elias (MDB) e o ex-prefeito Haley Margon Vaz, deputado federal Thiago Peixoto (PSD), deputados estaduais Gustavo Sebba (PSDB) e José Nelto (Podemos). Todos estes políticos citados, deixaram suas divergências de lado e fizeram discursos moderados, voltados para a Educação, aliás, este era o tema do evento.

Um sonho de 30 anos construído por “várias mãos” e que agora se torna realidade. Aliás, esse foi o tom do discurso do reitor Edward Madureira, que fez questão de ressaltar o trabalho da banca goiana no Congresso junto ao Governo Federal, do Governo do Estado com as parcerias, mas quem recebeu homenagem especial foi o ex-prefeito, Haley Margon Vaz, que nunca desistiu da Universidade e lutou por ela com “unhas e dentes”. O ministro da Educação, Rossieli Soares, veio especialmente para a ocasião.

O prefeito Adib Elias lembrou, em seu discurso, o salto na Educação e Economia que o município terá com a Universidade.

O deputado federal, Thiago Peixoto (PSD), quebrou o protocolo e cedeu sua fala ao ex-prefeito Haley Margon.

O senador Ronaldo Caiado falou que a Educação e Saúde são dois setores que não devem ser politizados (numa referência ao envolvimento de todos no processo). Seu colega, Wilder Moraes preferiu destacar suas emendas para Goiás e o governador, José Eliton destacou o que ele chamou de impactos profundos, por exemplo, econômicos com a UFCAT, destacando o momento histórico.

O Governador José Eliton ao finalizar sua fala, garantiu R$ 3 milhões do Governo do Estado para bancar parte da construção de um prédio da Medicina, cujo valor total será de R$ 8 milhões reais.

Em entrevista, o Ministro da Educação, Rossieli Soares, fez questão de ressaltar que a Tutoria (como se fosse uma transição da UFG para UFCAT) será coordenada pela Federal de Goiás. O Tutor será nomeado por ele mesmo. Segundo o Ministro, pela experiência que tem, todo processo deve levar de 2 a 3 anos, mas que no ano que vem já teremos a primeira turma de Medicina com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desse ano.

Após a solenidade, a comitiva dirigiu-se onde está sendo construído o edifício da saúde, no Setor Barca. 

Áudio com o Ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva: 


Áudio da entrevista com o Governador José Elito Figueiredo:

Áudio das entrevistas com o Ministro da Educação, Rossieli Soares, Senadores Ronaldo Caiado, Wilder Moraes e Prefeito Adib Elias: 


Escrito por: Badiinho Filho – Com colaboração da Jornalista Cristina Mesquita.

Fotos: Badiinho Filho