Porta voz dos caminhoneiros na região do Centro Oeste do Brasil, Wallace Landim (Chorão). (Foto: Redes Sociais/Reprodução).
Wallace Landim (Chorão) disse: “Boa noite! A paralisação continua, não estamos pedindo esmola”. Essa foi Mensagem do porta voz dos caminhoneiros na região do Centro Oeste do Brasil, após pronunciamento do Presidente Temer, informando que concederia redução de 46 centavos nas bombas, retiraria a cobrança de pedágios do eixo suspenso e preço mínimo de frete.
Traduzindo a mensagem de Chorão, a greve vai continuar! Logo mais, novas atualizações aqui nas redes do Blog do Badiinho.
A greve dos caminhoneiros partiu para o seu sétimo dia, e em Catalão uma missa foi celebrada pelo Padre Emerson Costa da Paróquia São Francisco de Assis, realizada às 11 horas da manhã deste domingo, na base de apoio dos caminhoneiros instaladas em frente ao Distrito Minero Industrial de Catalão (DIMIC).
Além das dezenas de caminhoneiros, participaram da missa, integrantes do grupo de motociclistas Estradeiros do Bem, e várias famílias que não se importaram com o sol escaldante durante a celebração.
Na sua homília, Padre Emerson disse que a Igreja Católica e a Paróquia São Francisco apoia a luta de todos os caminhoneiros, e que essa luta, ela é pela sobrevivência da raça humana.
Integrantes do Exército Brasileiro conversou com grevistas em Catalão-GO
No início da noite de ontem, sábado, 26 de maio, várias pessoas começaram a postar nas redes sociais de que o Exército Brasileiro estariam na cidade de Catalão, o que não aconteceu, sendo que na verdade um comboio vindo da cidade de Araguari-MG passando por Catalão. O porta voz do movimento dos caminhoneiros em Catalão conversou com os representantes das Forças Armadas e explicou como está acontecendo o movimento na cidade.
O representante das Forças Armadas fez alguns aconselhamentos aos manifestantes, desejou boa sorte e seguiu viagem com destino a Brasília-DF.
Vejam algumas fotos da Missa dos Caminhoneiros:
Foto: Blog do BadiinhoFoto: Blog do BadiinhoFoto: Blog do Badiinho
As três principais Universidades de Catalão, sendo elas: Centro de Ensino Superior de Catalão (Cesuc), Universidade Federal de Catalão (UFCAT) e a Faculdade UNA, emitiram notas em seus canais oficiais de divulgação, informando as suspensões de suas aulas já nesta segunda-feira (28), por decorrência da greve dos caminhoneiros que completou sete dias neste domingo (27). Leiam os comunicados de cada uma das três universidades de Catalão:
Comunicado Importante – Suspensão das Aulas de segunda (28) e terça (29).
Informamos que as atividades acadêmicas em todos os turnos, para as turmas de graduação, pós-graduação e mestrado estão suspensas nesta segunda-feira (28) e terça-feira (29 de maio), devido aos impactos da greve dos caminhoneiros e da crise de mobilidade urbana gerada pela escassez dos combustíveis. As aulas destes dias serão repostas em calendário a ser divulgado em breve. Desta forma, nenhum aluno terá prejuízo em seu calendário acadêmico.
Continuaremos monitorando os desdobramentos deste cenário e, quaisquer novidades, voltaremos a informar por meio de nossos canais de comunicação, como site e redes sociais. Fiquem atentos.
Dois homens foram baleados em Catalão na noite do último sábado (26), no Jardim Primavera. (Foto: Zap Catalão/Reprodução).
Em Catalão, a noite do último sábado, 26 de maio, foi de muita violência, registrando três tentativas de homicídio e um assassinato de um jovem de 19 anos de idade, que foi morto a tiros em uma confraternização que acontecia em uma casa do Distrito de Santo Antônio do Rio Verde, localizado há pouco mais de 80 quilômetros de Catalão.
Dois homens baleados no Jardim Primavera
O primeiro ato de violência aconteceu logo no início da noite, por volta das 19h20min, no Jardim Primavera, que segundo informações, as duas vítimas estariam em uma motocicletas quando foram alvejadas. Os baleados teriam pedido socorro para moradores das proximidades onde teria ocorrido o fato, os quais acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) que encaminharam as vítimas para o Pronto Socorro da Santa Casa de Catalão.
Duas mulheres foram esfaqueadas no bairro São João
Duas mulheres foram esfaqueadas na noite do último sábado (26), na rua Brasília, no bairro São João, onde o autor das agressões fugiu logo em seguida. As vítimas foram encaminhadas para o Pronto Socorro da Santa Casa de Catalão por equipes do Corpo de Bombeiros e do SAMU.
Jovem de 19 anos de idade é morto a tiros em Santo Antônio do Rio Verde
Rickson Nunes de Oliveira, 19 anos de idade, levou um tiro no peito e não resistiu. (Foto: Redes Sociais/Reprodução)
Um desentendimento entre um grupo de jovens que se reuniram em uma casa de Santo Antônio do Rio Verde, distrito localizado há pouco mais de 80 quilômetros de Catalão, vitimou fatalmente um jovem de 19 anos de idade e feriu outro com 23 anos. O autor que fugiu logo após cometer o crime, segundo informações, que já teria sido identificado pela polícia, tinha um desentendimento com uma das vítimas.
Sobre o encaminhamento das vítimas para Catalão, os dois jovens baleados começaram a serem levados por pessoas que participavam da festa, mas no distrito de Pires Belo, as vítimas foram transferidas para uma ambulância do Serviço Móvel de Urgência (SAMU), que encaminhou os feridos para o Pronto Socorro da Santa Casa de Catalão, onde constatou-se o óbito do jovem Rickson Nunes de Oliveira, 19 anos de idade, que levou um tiro no peito. Já o outro rapaz de 23 anos de idade, passou por uma cirurgia, porém a Santa Casa de Catalão não concede informações sobre boletins de nenhuma paciente.
O porta voz da PM não divulgou para a imprensa nenhuma informação referente aos três casos.
Uma mulher de 36 anos de idade ficou feriada após se envolver em um acidente entre dois veículos no cruzamento da Avenida São João com Leopoldo de Bulhões, no bairro São João. O fato ocorreu por volta das meia noite, e os militares encaminharam a vítima até o Pronto Socorro da Santa Casa de Catalão com ferimentos leves.
Diante da incerteza sobre o desfecho do movimento grevista dos caminhoneiros e a volta à normalidade do abastecimento de combustíveis, o governador José Eliton editou decreto, na tarde deste sábado (26), com o objetivo de garantir o abastecimento para o transporte de produtos e serviços públicos essenciais e identificar a repercussão da crise em todos os setores da economia.
A medida prevê, inclusive, a possibilidade de intervenção na propriedade garantindo uma reserva técnica de combustíveis nos postos, para que as forças de segurança e de saúde tenham prioridade no abastecimento e para que se possa garantir a distribuição de insumos hospitalares. “Esta é uma ação fundamental, se levarmos em conta que há pacientes que dependem de determinados tipos de insumos para garantir a continuidade de seu tratamento”, comentou o governador.
Os efeitos da crise instalada no País, por conta do movimento de paralisação dos caminhoneiros e seus reflexos no cotidiano das famílias goianas, foram discutidos durante reunião convocada pelo governador José Eliton com auxiliares, presidentes e representantes dos poderes Legislativo e Judiciário, Ministério Público, Polícia Rodoviária Federal, Forças Aéreas, Infraero, Prefeitura de Goiânia, Procon, dentre outros.
A preocupação do governador, externada na abertura da reunião, é a de que o legítimo e democrático direito à manifestação e reivindicação da categoria não se sobreponha ao bem-estar das famílias, apenando-as com a falta de combustíveis, alimentos, remédios e assistência à saúde. “É importante destacar que nós compreendemos e respeitamos o movimento liderado pelos caminhoneiros. Suas reivindicações são claras. A Constituição garante o direito de manifestação, assim como exige a garantia do abastecimento essencial para a população. E esse mandamento constitucional em Goiás será cumprido à risca”, sentenciou o governador.
O encontro da tarde deste sábado, interpretado pelos participantes como um gabinete de gestão de crise comandado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado, serviu para que representantes de vários segmentos públicos pudessem apresentar um panorama do desabastecimento causado pela imobilidade dos caminhões que abastecem os postos de combustíveis. Os titulares ou seus representantes de cada área analisaram a situação atual e apresentaram projeções para as próximas 24 horas, caso a greve dos caminhoneiros não seja interrompida imediatamente.
De acordo com o governador, no âmbito da Secretaria Estadual de Saúde a preocupação é com o abastecimento das unidades com insumos hospitalares. Em decorrência da falta de combustível, algumas unidades do interior tiveram de suspender cirurgias eletivas pela ausência de insumos. Os estoques nos hospitais da capital são suficientes para atender as necessidades por apenas uma semana.
Os maiores problemas, segundo a Secretaria de Saúde, estão na região Sudoeste do Estado. As unidades de atenção básica à saúde da capital estão funcionando normalmente. O representante da prefeitura de Goiânia, Paulo Ortegal, disse que há uma preocupação constante para que não haja falta de combustível para atender as ambulâncias e especialmente os veículos do Samu.
Na educação, a falta de combustível já apresentou problemas. Há ineficiência no transporte escolar e na distribuição de alimentos para a merenda. A situação é mais delicada, segundo o governador, na região do Entorno do Distrito Federal.
Ao avaliar o transporte público da capital, o governador disse que a circulação dos ônibus está assegurada no Eixo Anhanguera. “A Metrobus está com seus estoques adequados, o que garante a regularidade do transporte naquele corredor”, afiançou. A mesma tranquilidade, todavia, não se verifica em relação às demais empresas que operam o sistema de transporte da capital em função da limitação de combustível. Por esta razão, um procedimento de contingenciamento foi estabelecido para garantir um transporte mínimo aos usuários.
Na área de segurança, foi constatado que o abastecimento ainda é adequado. Não há falta de combustível para as viaturas e demais veículos. A Infraero, que administra o Aeroporto Santa Genoveva, pintou um quadro não muito alentador durante a reunião. O aeroporto, apesar de ainda operar com chegadas e partidas de acordo com as planilhas de operação das empresas aéreas, está completamente sem combustível. Da necessidade diária de 200 mil litros de queresone de aviação, o aeroporto só recebeu 80 mil litros ontem, sexta-feira (25).
De acordo com o governador, os caminhões que abastecem o aeroporto estão parados em barreiras no interior de Goiás e de São Paulo. A Infraero e a Polícia Rodoviária Federal já desenharam um plano para liberar os caminhões e escoltá-los até Goiânia.
Em entrevista coletiva após a reunião, José Eliton informou que já está em andamento um conjunto de ações de escolta de determinados caminhões para atender as agendas que foram estabelecidas como prioritárias. Salientou que a Secretaria da Fazenda está convocando plantão dos órgãos de fiscalização e emissão de documentos para atender no Polo de Senador Canedo, propiciando o embarque e o transporte de combustíveis.
Escrito por: Redação/Gabinete de Imprensa do Governador de Goiás
Um grave acidente na GO 210 entre Catalão e Goiandira, deixou cinco pessoas feridas, vitimando fatalmente uma jovem de apenas 17 anos e de idade. O acidente, uma colisão frontal entre um GM Vectra e Picape Fiat Strada, aconteceu por volta das 12h34min, no KM 65, próximo da entrada do aterro municipal.
Segundo o Corpo de Bombeiros, duas vítimas tiveram ferimentos mais graves, entre elas estava uma jovem de 17 anos de idade, que chegou a ser transferida para o Pronto Socorro da Santa Casa de Catalão, mas não resistiu aos ferimentos. As outras vítimas também foram levadas para o Pronto Socorro da Santa Casa de Catalão para atendimentos médicos.
Atualizaremos as informações em breve.
Foto: Corpo de Bombeiros/ReproduçãoFoto: Corpo de Bombeiros/ReproduçãoFoto: Corpo de Bombeiros/ReproduçãoFoto: Corpo de Bombeiros/ReproduçãoFoto: Corpo de Bombeiros/Reprodução
Para quem achou que os caminhoneiros de Catalão se renderiam as intimidações impostas pelo Governo Federal, principalmente após o anúncio do Presidente Michel Temer, de que as forças armadas seriam usadas para desfazer bloqueios e assim obrigarem os caminhoneiros autônomos a rodarem, o que vimos, foi a situação no país se agravar ainda mais, pois a estratégia de quererem classificar os caminhoneiros como bandidos, revoltou mais ainda a população brasileira, e se eles já estavam sendo solidários com os caminhoneiros, hoje de manhã, a população catalana vestidas com roupas em verde e amarelo, com bandeiras do Brasil, balões e cartazes nas mãos, foram para as ruas da cidade junto com os caminhoneiros.
Em uma caminhada que foi levada ao som de um trio elétrico, os manifestantes saíram do Posto JK, desceram pela Avenida José Marcelino e foram para a Avenida 20 de agosto, onde cantaram o hino nacional e rezaram um pai nosso antes de encerrar o ato. Primeiro uma mini carreata de caminhões saiu anunciando a passagem dos manifestantes, em seguida ciclistas, depois as pessoas que marchavam, por último, motociclistas que também acompanhavam o ato de protesto dos caminhoneiros, e por onde eles passavam, eram aplaudidos pela população.
O portava do voz e representante do movimento Wallace Landim (Chorão), acompanhou a marcha em cima de um trio-elétrico cedido por sindicatos que prestam apoio a greve dos caminhoneiros, onde usando o microfone agradeceu aos apoios recebidos e informou os caminhoneiros presentes, sobre uma reunião realizada em Brasília na noite de ontem.
Hoje, sábado, 26, a greve dos caminhoneiros em Catalão, também entrou no seu sexto dia, causando desbastecimentos dos 21 postos de combustíveis, dos depósitos de gás GLPs, paralisação da produção da montadora da Mitsubishi e o comprometimento no transporte público, que desde de quinta-feira (24), vêm trabalhando em números de veículos reduzidos e com a unificação de linhas, mas com a possibilidade de paralisação total já na segunda-feira (28), por decorrência da falta de diesel.
Municípios da região sudeste também estão sendo afetados, como Três Ranchos, Ouvidor e Davinópolis, que já não tem combustíveis nos postos, e prefeituras encontram dificuldades de transportar pacientes em ambulâncias e alunos das zonas rurais. Em Três Ranchos por exemplo, o prefeito Hugo Deleon informou que não foi possível fazer o transporte de alunos que estudam em Catalão na última sexta (27), devido a falta de combustíveis, e que outros setores já estão sendo afetados.
Fiquem conectados aqui e em nossas redes sociais, pois o Blog do Badiinho continuará na cobertura total da greve dos caminhoneiros em Catalão.
Vejam algumas fotos e vídeos que fizemos durante a marcha em favor dos caminhoneiros realizada na manhã deste sábado, 26 de maio:
Foto: Blog do BadiinhoFoto: Blog do BadiinhoFotos: Blog do BadiinhoFoto: Blog do BadiinhoFoto: Blog do BadiinhoFoto: Blog do BadiinhoFoto: Blog do BadiinhoFoto: Blog do BadiinhoFoto: Blog do BadiinhoFoto: Blog do BadiinhoFoto: Blog do Badiinho
Governador de Goiás, José Elito Figueiredo (PSDB), convocou reunião emergencial com representantes das Forças Armadas, representantes dos órgãos de Segurança, Judiciário e Legislativo, para juntos avaliarem os impactos da greve dos caminhoneiros no estado. Foto: Ascom/Governo de Goiás.
Governador José Eliton se reúne com auxiliares de governo, presidentes e representantes dos Poderes Judiciário e Legislativo, Ministério Público, PRF, Forças Armadas e Infraero para avaliação dos impactos do movimento grevista dos caminhoneiros em Goiás.
Estão presentes o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Gilberto Marques Filho; procurador-geral de Justiça de Goiás, Benedito Torres Neto; presidente da Assembleia Legislativa, José Vitti; representantes da PRF Goiás e do Exército – GO; entre outras autoridades.
Matéria sujeita a atualização a qualquer momento.
Escrito por: Redação/Fonte: Assessoria do Governador
Erick Silva Sousa, 25 anos de idade, morreu esfaqueado no início da manhã deste sábado (26). (Foto: Redes Sociais/Reprodução).
Um rapaz de 25 anos de idade, morreu vítima de esfaqueamento no início da manhã de hoje, sábado (26). O crime aconteceu na praça do Setor Ipanema, por volta das 05h30 da manhã. Segundo informações do Corpo Bombeiros, o jovem que estava com ferimentos no peito e nos braços, chegou a ser levado para o Pronto Socorro da Santa Casa de Catalão, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
Outro homem de 42 anos de idade, também foi encaminhado para o Pronto Socorro da Santa Casa de Catalão com cortes no braço e em seu rosto. Informações é que a PM teria prendido um suspeito pela manhã, porém não tivemos a confirmação devido o porta voz do 18º Batalhão de Polícia Militar não respondido nossas solicitações até a publicação desta matéria.