Gás de cozinha ainda falta em muitas distribuidoras de Catalão. (Foto: TV Sucesso/Reprodução).
Matéria exibida ontem, quarta-feira (06), no Balanço Geral da TV Sucesso, emissora afiliada da Rede Record, mostrou que o Gás GLP está faltando em várias distribuidoras, e em algumas delas, quando chega a mercadoria, ela acaba em poucas horas.
Em um depósito de gás que funciona em Catalão por mais de 30 anos na Rua Major Paulino, no Bairro Nossa Senhora de Fátima, o proprietário afirmou para o repórter Gustavo Marinho, que essa é a segunda que acontece esse tipo de situação. A última crise de abastecimento do produto aconteceu em 1995, durante a greve dos petroleiros, os quais lutavam contra a privatização da Petrobras e a política do neoliberalismo. Naquela época, foram 32 dias de paralisação, causando muitos transtornos para a população brasileira.
Em 2018, a falta do gás de cozinha foi por decorrência da greve dos caminhoneiros, os quais pararam de transportar todos os tipos de mercadorias, inclusive o gás. Nos quase 10 dias de paralisação, os caminhoneiros lutavam por mudanças na política de reajustes combustíveis e também pela redução da carga tributária para o diesel.
Depois de mais de 15 dias, o produto reapareceu em alguns depósitos, porém não está sendo o suficiente para atender toda a demanda de Catalão, cidade que conta com pouco mais de 100 mil habitantes.
A previsão é que problema de abastecimento do gás de cozinha na cidade seja normalizado definitivamente na próxima semana.
Escrito por: Badiinnho Filho/Fonte: TV Sucesso Catalão
A Petrobras anunciou hoje (7) uma nova redução no preço da gasolina. A partir da amanhã, o combustível ficará 0,49% mais barato nas refinarias da estatal, passando a custar R$ 1,9521 o litro. Hoje, a gasolina está sendo negociada nas refinarias a R$ 1,9617.
Essa é a quarta queda consecutiva de preços anunciada pela empresa. Desde 2 de junho, quando o litro custava R$ 2,0113, o preço da gasolina já acumula uma redução de quase 6 centavos, ou seja, de 2,94%.
Saibam quais são as oportunidades de trabalho ofertadas através do Sistema Nacional de Emprego (SINE) por meio da Secretaria de Trabalho e Renda de Catalão (SETRAER). As vagas desta quinta-feira (07/06) são:
-Atendente de farmácia, com experiência na CTPS, conhecimento em vendas de medicamentos, masculino; -Biólogo, com experiência, CNH “AB”, masculino; -Empregada doméstica, com experiência, e que tenha disponibilidade para dormir no local de trabalho, feminino; -Jornalista, com experiência, CNH “AB”, masculino; -Mecânico de automóvel, com experiência na CTPS, masculino; -Moto taxista, com experiência, que tenha moto própria, ambos os sexos; -Pintor industrial, com experiência na CTPS, trabalhar em Minas Gerais, Serra do Salitre, masculino; -Supervisor de manutenção industrial, com experiência na CTPS , trabalhar em Minas Gerais, Serra do Salitre, masculino; -Técnico em segurança do trabalho , com experiência na CTPS, trabalhar em Serra do Salitre-MG, ambos os sexos.
Informações sobre as vagas podem ser obtidas na sede da secretaria, na Avenida 20 de agosto, 1857, Centro, em frente a Caixa Econômica Federal.
Observação: Algumas vagas podem ter sido preenchidas sem aviso prévio.
Para o Ministério Público, são sim as empresas mineradoras as responsáveis pelo chamado cheiro de barata. (Foto: José Pedro Júnior – Pidim – Jornal O Catalão).
Na última terça-feira, 05 de junho, foi o Dia Mundial do Meio Ambiente, e o Blog do Badiinho pautou novamente um assunto que incomoda toda a população catalana, é que todos os munícipes são incomodados com um forte cheiro de barata. Para muita gente, esse odor vem das duas mineradoras instaladas em nossa cidade.
Nossa produção entrou em contato com o Promotor de Justiça, Dr. Roni Alvacir Vargas, que trava uma batalha para autuar as duas mineradoras, pois para o Ministério Público, são sim, as duas empresas mineradoras as responsáveis pelo chamado cheiro de barata.
Respondendo aos questionamentos enviados pelo blog, o Promotor disse que o Estado de Goiás requereu a extinção de um processo, pois para a Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Cidades e Assuntos Metropolitanos (SECIMA), ela não vê nenhuma irregularidade no funcionamento das duas mineradoras. Opinião divergente a do Ministério Público, pois a causa do cheiro de barata em Catalão, é o fluoreto gasoso emitido na atmosfera pelas empresas Mosaic e Copebrás.
Segundo o Promotor de Justiça, Dr. Roni Alvacir Vargas, o próximo passo do processo é o Juiz de Direito sanear o feito e intimar as partes para especificação das provas a serem produzidas, oportunidade na qual o MP requererá a produção de prova pericial.
Leiam o que disse o Promotor de Justiça, Dr. Roni Alvacir Vargas ao Blog do Badiinho:
Promotor de Justiça de Catalão, Dr. Roni Alvacir Vargas. (Foto: Internet/Reprodução).
Blog do Badiinho: Durante anos a população de Catalão sente-se incomodada com um forte cheiro de barata, alguns afirmam que esse cheiro vem das mineradoras da cidade, e também é de conhecimento de todos que o MP acionou essas mineradoras no ano de 2015. Existem novas denúncias?
Dr. Roni. A. Vargas:Em relação ao questionamento sobre o andamento do processo da ação civil pública (cheiro de barata), informo que o Estado de Goiás requereu a extinção do processo, pois, não vê nenhuma irregularidade no funcionamento das empresas Mosaic e Copebrás. Resumindo, para a SECIMA não existe nenhum problema de emissão de fluoretos em Catalão, pois, as emissões das empresas estão dentro dos padrões legais. Para o MP, o problema existe e a causa do cheiro é fluoreto gasoso emitido na atmosfera pelas empresas Mosaic e Copebrás.
Blog do Badiinho: Atendendo a uma recomendação do MP, as mineradoras promoveram no dia 31 de setembro de 2017, uma Audiência Pública, onde as duas mineradoras (Vale e CEMOC) apresentaram dados obtidos por análise de analistas e engenheiros que afirmaram que os odores não vem das empresas, porém o cheiro ainda continua. Na época, os representantes destas empresas disseram que estes relatórios seriam repassados ao MP. Qual foi à avaliação feita pelo senhor? Como estão às investigações por parte do MP sobre o cheiro de barata e quais serão as próximas medidas a serem tomadas pelo MP?
Dr. Roni. A. Vargas:O próximo passo do processo é o Juiz de Direito sanear o feito e intimar as partes para especificação das provas a serem produzidas, oportunidade na qual o MP requererá a produção de prova pericial. Como o trabalho do IPT foi realizado em sede extrajudicial (nos autos do ICP), não possui valor como prova pericial judicial, sendo necessária a realização de nova perícia, pois, as empresas contestam o laudo do IPT. O grande problema dessa prova pericial é o seu elevado custo, e, quem arcará com ele. Para o MP, as empresas deveriam arcar com o custo da perícia em prestígio ao princípio da prevenção e considerada a inversão do ônus da prova. Mas, existe decisão do TJGO num outro processo movido pelo MP em Catalão, que não entendeu dessa forma e mandou o Estado de Goiás pagar os honorários periciais.
Segue em anexo, a última manifestação do MP no processo:
Polícia Civil de Goiás prendeu mais três suspeitos de envolvimento em ataques em Ipameri. (Foto: Internet/Reprodução)
A Polícia Civil de Goiás realizou a prisão de mais três suspeitos de envolvimento nas explosões em agências bancárias, Correios e invasão a uma joalheria, ocorrido no dia 08 de maio, na cidade de Ipameri. Na ação, os criminosos colocaram fogo em veículos em rodovias que dão acesso a cidade fizeram alguns moradores de reféns.
A apresentação do trio para a imprensa goiana aconteceu na última terça-feira, na sede da Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO), em Goiânia, capital do estado. Jardel Nascimento Alves Ferreira, 33 anos de idade, Edmílson Ribeiro do Vale, 56, e Lúcio Flávio de Carvalho de 37 anos de idade, foram presos por suspeitas de participação na ação criminosa. Com os três a Polícia Civil também apreendeu 60 kg de explosivos, os quais eram utilizados nas ações da quadrilha.
Dois dos presos pela Polícia Civil, Jardel e Lúcio foram detidos na cidade de Ipameri no dia 24 de maio, mesmo mês dos ataques na cidade. Já Edmílson foi detido em Santa Rosa, também no dia 24 de maio, os quais ainda permanecem na carceragem da Delegacia Estadual de Investigações e qualquer momento e devem ser transferidos para a central de triagem.
O Pelotão de Bombeiro Militar de Ipameri atendeu por volta das 07h30 de hoje, quarta-feira (06), uma vítima com queimaduras com ácido sulfúrico, nas instalações da empresa Caramuru. O homem de 37 anos de idade teve 31% do corpo queimado, como face, membro inferior direito, membro superior esquerdo, parte do tórax e abdômen, provocando-lhe queimaduras de 1° e 2° grau.
Foto: Corpo de Bombeiros/Reprodução
Após os primeiros socorros, a vítima foi encaminhada ao Pronto Socorro Municipal de Ipameri para atendimento médico especializado.
Provedor da Santa Casa de Catalão, Dr. Aguinaldo Gonçalves Mesquita homenageando as mamães. (Foto: Ascom S.C.C/Reprodução).
Sabendo o quanto o Dia das Mães é uma data especial, a Santa Casa de Misericórdia de Catalão em parceria com a Unimed Catalão, comemorou na última quarta-feira (30) o Dia das Mães com as gestantes, puérperas e equipe médica do serviço de obstetrícia e pediatria.
A equipe da Santa Casa preparou um encontro especial onde os médicos ginecologistas obstetras, pediatras, puderam falar sobre o momento mais importante na vida da gestante, o nascimento de um filho, emocionando não só as mães, mas todos os presentes.
O provedor da Santa Casa e médico obstetra, Dr. Aguinaldo Mesquita Gonçalves, destacou a missão de amor que é colocar crianças no mundo e, agora sua outra missão, que é gerir a Santa Casa.
A segurança e confiança na Santa Casa e no Dr. Aguinaldo é passada de geração em geração, a dona Terezinha das Graças e Silva deu um depoimento que emocionou a todos, contando que teve sua filha com Dr. Aguinaldo e todas as mulheres de sua família também, recentemente seu bisneto chegou ao mundo pelas mesmas mãos.
“Tenho a minha profissão como uma missão muito grande de amor ao próximo, já realizei mais de 11 mil partos, trabalho com muito amor e dedicação, tenho as gestantes como minhas filhas, cada criança que nasce é uma alegria compartilhada com as mães”, declarou emocionado, Dr. Aguinaldo.
A Santa Casa de Misericórdia de Catalão conta com o Pronto Atendimento de Obstetrícia da Unimed 24h, com médicos ginecologistas obstetras e pediatras de plantão no local, oferecendo conforto e segurança às gestantes.
Escrito por: Redação – Texto: Brenda Marra/Ascom Santa Casa de Catalão
A notícia ainda é de bastidores, porém, notícia veiculada no site O Popular na manhã de hoje, é que os caminhoneiros já estão se mobilizando através de grupos de Whatsapp para uma nova greve, e desta com mais força ainda. O motivo de uma nova paralisação? Revisão na alteração da tabela de preço mínimo de frete, considerada a maior conquista dos caminhoneiros dentro do pacote de negociações entre a classe e o governo federal.
Os caminhoneiros estão ressabiados e temem um lobby de empresários donos de transportadoras que estão se movimentando para derrubarem a nova tabela de preços que foi recém-instituída pelo governo como contrapartida para acabar com a greve, além de outros benefícios como a não cobrança do eixo suspenso nas praças de pedágios, redução de 0, 46 centavos.
José Fonseca Lopes, presidente da Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abecam), o qual esteve a frente das negociações com o governo durante a greve encerrada na semana passada e que participa hoje de uma reunião na Casa Civil para discutir o assunto, disse o seguinte: “Não vejo coisa muito boa vindo pela frente, mas vamos lutar para encontrar um meio-termo para ambas as partes”.
Um dos porta-vozes dos caminhoneiros, Wallace Landim ‘Chorão’, está em Brasília desde o último final de semana tentando diálogo com representantes do Governo Federal.
O Blog do Badiinho continuará acompanhando como estão as negociações em Brasília e no restante do país.
Saibam quais são as oportunidades de trabalho ofertadas através do Sistema Nacional de Emprego (SINE) por meio da Secretaria de Trabalho e Renda de Catalão (SETRAER). As vagas desta quarta-feira (06/06) são:
-Biólogo, com experiência, masculino; -Mecânico, com experiência na CTPS, masculino; -Atendente de farmácia, com experiência na CTPS, conhecimento em vendas de medicamentos, masculino; -Cozinheira com experiência na CTPS, feminino; -Moto taxista, com experiência, que tenha moto própria, ambos os sexos; -Jornalista, com experiência, CNH “A”, masculino.
Informações sobre as vagas podem ser obtidas na sede da secretaria, na Avenida 20 de agosto, 1857, Centro, em frente a Caixa Econômica Federal.
Observação: Algumas vagas podem ter sido preenchidas sem aviso prévio.
O vídeo flagrado e denunciado por meio de redes sociais mostra pescadores de Minas Gerais no lago da Usina Hidrelétrica Serra do Facão, no município de Catalão, no qual cerca de três pessoas dentro de uma canoa, exibem e se gabam da quantidade de pescados, todos os tucunarés, porém, a maioria dos peixes está fora dos padrões como peso e medidas exigidos por lei, o que caracteriza em pesca predatória e crime ambiental.
O caso foi divulgado em uma página no facebook usada justamente para denunciar a prática de pesca predatória e, fez com que esse vídeo chegasse ao conhecimento das autoridades protetoras do Meio Ambiente, como é o professor da Universidade Federal de Goiás (UFG) e vereador Marcelo Mendonça (Rede), que durante a sessão parlamentar da última terça-feira (05), apresentou um requerimento pedindo para que Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Catalão (SEMMAC), amplie a fiscalização nos rios do município e, principalmente, no lago da usina Serra do Facão, para coibir a prática da pesca predatória em nossa região, que segundo o parlamentar, vem sendo praticada por pescadores de outros estados, principalmente de Minas Gerais, como é o caso deste vídeo, os quais, segundo afirmou o vereador durante o comentário na apresentação, o trio é de uma cidade de Minas.
Maioria dos peixes estavam fora dos padrões como peso e medidas exigidos por lei, o que caracteriza em pesca predatória e crime ambiental. (Foto: Redes Sociais/Reprodução).
O Blog do Badiinho apurou que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Catalão (SEMMAC), não pode realizar fiscalização em água sem um acompanhamento da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Cidades e Assuntos Metropolitanos (SECIMA) ou do Batalhão Ambiental, podendo apenas realizar fiscalizações em barrancos dentro do perímetro de Catalão, ou seja, é uma fiscalização bem restrita. Porém, pode ser feitas parcerias com as policias rodoviárias Estadual e Federal e campanhas de conscientização.
Nossa produção entrou em contato com o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Idelvone Mendes Ferreira, para falar sobre o assunto, mas devido compromissos já agendados para o dia de hoje, impossibilitou o secretário em falar com a nossa reportagem, porém, ele se comprometeu em atender o blog amanhã, quinta-feira, 07 de junho.