6 de junho de 2018

🎥Vídeo mostra prática de pesca predatória no lago da Usina Hidrelétrica Serra do Facão

O vídeo flagrado e denunciado por meio de redes sociais mostra pescadores de Minas Gerais no lago da Usina Hidrelétrica Serra do Facão, no município de Catalão, no qual cerca de três pessoas dentro de uma canoa, exibem e se gabam da quantidade de pescados, todos os tucunarés, porém, a maioria dos peixes está fora dos padrões como peso e medidas exigidos por lei, o que caracteriza em pesca predatória e crime ambiental.

O caso foi divulgado em uma página no facebook usada justamente para denunciar a prática de pesca predatória e, fez com que esse vídeo chegasse ao conhecimento das autoridades protetoras do Meio Ambiente, como é o professor da Universidade Federal de Goiás (UFG) e vereador Marcelo Mendonça (Rede), que durante a sessão parlamentar da última terça-feira (05), apresentou um requerimento pedindo para que Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Catalão (SEMMAC), amplie a fiscalização nos rios do município e, principalmente, no lago da usina Serra do Facão, para coibir a prática da pesca predatória em nossa região, que segundo o parlamentar, vem sendo praticada por pescadores de outros estados, principalmente de Minas Gerais, como é o caso deste vídeo, os quais, segundo afirmou o vereador durante o comentário na apresentação, o trio é de uma cidade de Minas.

Maioria dos peixes estavam fora dos padrões como peso e medidas exigidos por lei, o que caracteriza em pesca predatória e crime ambiental. (Foto: Redes Sociais/Reprodução).

O Blog do Badiinho apurou que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Catalão (SEMMAC), não pode realizar fiscalização em água sem um acompanhamento da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Cidades e Assuntos Metropolitanos (SECIMA) ou do Batalhão Ambiental, podendo apenas realizar fiscalizações em barrancos dentro do perímetro de Catalão, ou seja, é uma fiscalização bem restrita. Porém, pode ser feitas parcerias com as policias rodoviárias Estadual e Federal e campanhas de conscientização.

Nossa produção entrou em contato com o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Idelvone Mendes Ferreira, para falar sobre o assunto, mas devido compromissos já agendados para o dia de hoje, impossibilitou o secretário em falar com a nossa reportagem, porém, ele se comprometeu em atender o blog amanhã, quinta-feira, 07 de junho.

Escrito por: Badiinho Filho 

Foto e Vídeo: Redes Sociais/Reprodução