Início Site Página 1697

DM divulga pesquisa para o Governo de Goiás e Presidente da República, mas não divulga números para corrida ao Senado Federal

0
Foto: Diário da Manhã/Reprodução

Em sua edição desta terça-feira (02), o Jornal Diário da Manhã, publicou pesquisa de intenção de votos para o Governo de Goiás e para Presidente da República. Na quinta avaliação do Instituto Grupom, o Senador e candidato a governador, Ronaldo Caiado (DEM), aparece com 42%, o que pode configurar em vitória de Caiado já no primeiro turno das eleições que acontece no próximo domingo, 07 de outubro. O Candidato da base governista, José Eliton Figueiredo (PSDB), aprece com 12,8% e Daniel Vilela (MDB) está com 12,3%.

A pontuação dos demais candidatos ao Governo de Goiás na pesquisa estimulada do Instituto Grupom foram as seguintes: Kátia Maria (PT) 5,7%, Wesley Garcia (PSOL) 0,9%, Alda Lúcia (PCO) 0,8% e Marcelo Lira (PCB) 0,7%. Votos Brancos 12,9% e Não Sabem e Não responderam 11,8%.

Foto: Diário da Manhã/Reprodução

Já no levantamento espontâneo, Ronaldo Caiado (DEM) apareceu liderando com 28%, seguido pelo governador José Eliton (PSDB) que tem 7,5% e pelo deputado Daniel Vilela (MDB) que está com 6,3%. Kátia Maria do PT aparece com 2,0% na espontânea, Wesley Garcia do PSOL com 0,1%. Já Alda Lúcia (PSTU) e Marcelo Lira (PCO) não pontuaram neste levantamento. Votos brancos 11,7% e indecisos 40,9%.

Intenção de voto em eventual 2º turno 

Foto: Diário da Manhã/Reprodução

O Grupom também mediu a rejeição dos candidatos ao Governo de Goiás. Vejam os números:

Foto: Diário da Manhã/Reprodução

O Governador e candidato a reeleição, José Eliton (PSDB), aparece com 37,9% de rejeição, seguido por Kátia Maria (PT) que têm 32,1%, Ronaldo Caiado (DEM) com 29,4%, Daniel Vilela (MDB) com 27,5%, Wesley Garcia (PSOL) com 24,4%, Marcelo Lira (PCB) com 24,0% e Alda Lúcia (PCO) com 22,8%.

O Grupom também mediu a intenção de votos para Presidente da República no Estado de Goiás. Vamos aos números:

Foto: Diário da Manhã/Reprodução

O candidato Jair Bolsonaro (PSL) lidera em Goiás com 39,3, seguido por Fernando Haddad (PT) 18,1%, Ciro Gomes (PDT) 7,1%, Geraldo Alckimin 5,9%, Henrique Meirelles (MDB) 4,5%, Marina Silva (REDE) 2,9%, João Amoedo (Novo) 2,8%, Álvaro Dias (Podemos) 1,3%, Cabo Daciolo (Patriota) 0,9% e Vera Lúcia (PSTU) 0,5% e Eymael (DC) 0,1%.


Metodologia

A pesquisa foi realizada por Grupom Consultoria Empresarial LDTA –CNPJ: 01.096.445/0001-80. Tem registro/protocolo nº GO-07355/2018 e realizada entre os dias 27 a 30 de setembro, entrevistou 861 pessoas, com margem de erro de 3,34 para mais ou para menos, margem de confiança de 95%, e foi realizada em 41 cidades.

Diário da Manhã não publicou pesquisa de intenção de voto para o Senado Federal em Goiás

Um fato curioso e que chama a atenção, foi que o Jornal Diário da Manhã não divulgou os números da corrida para o Senado Federal, onde em outros levantamentos feitos pelo próprio Grupom, apontava uma disputa totalmente embolada entre os candidatos Vanderlan Cardoso (PP), Jorge Kajuru (PRP), Marconi Perillo (PSDB) e Lúcia Vânia (PSDB), mas isso antes da deflagração da Operação Cash Delivery, promovida pela Polícia Federal e Ministério Público Federal, que culminou n a prisão do presidente licenciado da Agetop, Jayme Rincón, seu filho Rodrigo Rincón, mais três pessoas, além do comprimento de 14 mandados de busca e apreensão. Todos os envolvidos fazem parte do grupo político do ex-governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB).  

Escrito por: Badiinho Filho

HOMICÍDIO: mulher de 32 anos de idade morre após ser esfaqueada em Catalão

0
Mulher de 32 anos foi esfaqueada na noite do último domingo (30), chegou a ser socorrida, mas morreu na tarde desta segunda-feira (01). Foto: TV Anhanguera/Reprodução

O crime aconteceu por volta das 21h de ontem, domingo (30), em uma casa na Rua G2 no bairro Santa Terezinha, em Catalão.

Segundo informações, o Corpo de Bombeiros foi acionado e encontrou a vítima com várias perfurações pelo seu corpo, principalmente na região do tórax e abdome, ela foi encaminhada ao Pronto Socorro da Santa Casa de Catalão, mas a mulher acabou morrendo no início da tarde de hoje, segunda-feira (01).

Luciana dos Santos, 32 anos, vítima de esfaqueamento. Foto: Reprodução

No final da manhã desta segunda (01), o caso era tratado como tentativa de homicídio e a comunicação social da Polícia Militar de Catalão, havia divulgado uma nota informando que dois haviam sido apreendidos suspeitos de terem praticado o crime. Leiam a nota da Polícia Militar na íntegra:

Polícia Militar realiza a apreensão de menores de idade pela prática de atos infracionais análogos aos crimes de tentativa de homicídio e furto de veículo

Foto: Divulgação da PM/Reprodução

Na manhã desta segunda-feira, 01/10, a Polícia Militar realizou a apreensão de dois menores de idade pela prática de ato infracional análogo aos crimes de tentativa de homicídio e de furto, no bairro Santa Terezinha.

Eles desferiram vários golpes de faca contra a vítima, uma mulher, que foi hospitalizada e encontra-se em estado grave (Morte confirmada na tarde de hoje).

Após o delito, na madrugada de hoje, o cerco policial foi montado e os menores foram capturados nesta manhã.

Na tentativa de fuga, os menores tentaram furtar uma motocicleta, momento em que foram surpreendidos pelos PMs que estavam no cerco policial.

Dessa forma, os menores foram encaminhados ao DP e, posteriormente, deverão ser encaminhados para internação provisória.

Escrito por: Badiinho Filho 

Justiça determina que Kajuru apague vídeos ofensivos contra Vanderlan

0
Vereador em Goiânia, Jorge Kajuru (PRP), é também candidato ao Senador Federal em Goiás. Foto: Reprodução

A justiça eleitoral de Goiás determinou no último sábado, 29, que Jorge Kajuru retire de suas redes sociais vídeos em que ele fazia acusações levianas contra o candidato ao Senado pela coligação Novas Ideias, Novo Goiás, Vanderlan Cadoso (PP). O vereador também está proibido de publicar o vídeo novamente.

Kajuru publicou recentemente um vídeo acusando Vanderlan Carodos de ter se enriquecido ilicitamente quando era contador em Iporá, interior de Goiás, contudo, os fatos listados por Kajuru na gravação não condizem, nem de perto, com a realidade. Por isso, Vanderlan solicitou à justiça eleitoral a retirada do referido vídeo.

Antes da decisão judicial, Vanderlan fez vídeo esclarecendo as acusações feitas por Kajuru. Foto: Redes Sociais/Reprodução

Antes da decisão judicial, Vanderlan fez questão de esclarecer à população goiana as inverdades ditas por Kajuru. O candidato progressista mostrou, por exemplo, que não é e nunca fui contador, já que Kajuru o acusa de ter usado os meios dessa profissão para ganhos ilícitos. Vanderlan ressaltou ainda o hábito de Kajuru de fazer acusações levianas e infundadas, como já fez com Ronaldo Caiado, que hoje é o candidato a governador da chapa de Kajuru. “Não sou e nunca fui contador. Comecei a trabalhar muito cedo, por isso não tive a oportunidade de cursar uma faculdade, muito menos o curso de ciências contábeis”, esclareceu Vanderlan.

Mediante a comprovação de Vanderlan de que todos os ataques de Kajuru são absurdos, o juiz José Proto de Oliveira determinou que os vídeos sejam retirados de todas as redes sociais em que foram publicados, estipulando multa diária de R$5.000 (Cinco mil reais) caso Jorge Kajuru descumpra a decisão. O magistrado concedeu o prazo máximo de dois dias para o cumprimento integral da decisão judicial.

Tutela antecipada Vanderlan x Kajuru


Escrito por: Redação

VIOLÊNCIA NAS ESTRADAS: três pessoas morreram vítimas de acidentes na região

0

O último final de semana em nossa região foi marcado por vários acidentes, três deles com vítimas fatais, os quais foram registrados na GO 330 entre Ipameri e Catalão, na BR 050 próximo a ponte Wagner Estelita Campos (Próximo à divisa Goiás com Minas Gerais) e o outro na manhã de hoje, segunda (01), na GO 020 próximo a Santa Cruz de Goiás.


Veículo bate em traseira de motocicleta e mata piloto de 41 anos de idade

Foto: TV Anhanguera Catalão/Reprodução

A Polícia Rodoviária Estadual (PRE), informou que um motociclista de 42 anos de idade, trafegava na GO 330 no sentido Ipameri, quando a 10 quilômetros de Ipameri, o motociclista foi atingido na traseira por um outro veículo, o qual não foi identificado porque fugiu do local. O piloto da moto estava sozinho e morreu na hora.

No mesmo acidente, duas mulheres que estavam em uma motocicleta, pararam para ver o que estava acontecendo e acabaram sendo atingida por uma caminhonete, que não parou a tempo e bateu na motocicleta. As duas mulheres foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros e levadas para o Hospital Municipal de Ipameri, mas já tiveram alta.

Motociclistas morreu após bater em  Guard Rail da BR 050

Foto: TV Anhanguera Catalão/Reprodução

Um motociclista de 36 anos de idade, morreu no final da manhã de ontem, domingo (30), após ter se envolvido em um grave acidente na BR 050, próximo a Ponte Wagner Estelita Campos, já no lado do Estado de Minas Gerais. Testemunhas relataram que o motociclista seguia no sentido Araguari-MG, quando perdeu o controle da motocicleta, bateu no Guard Rail (proteção de metal).

O piloto que com o impacto da batida foi arremessado chegou a ser socorrido e encaminhado ao Pronto Socorro da Santa Casa de Catalão por uma equipe da concessionária que administra a rodovia, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

O corpo do homem foi levado para a cidade mineira de Monte Carmelo-MG, onde foi velado e sepultado. 

Foto: TV Anhanguera Catalão/Reprodução

 

Jovem morre após bater de frente com carreta na GO 020 próximo a Santa Cruz de Goiás

Outro acidente grave na estrada que leva a capital de Goiás, desta vez GO 020, na manhã de hoje, segunda-feira (01), próximo a Santa Cruz de Goiás, onde um jovem de 26 anos de idade que estava conduzindo uma caminhonete acabou morrendo.

A PRE informou que o motorista de uma caminhonete seguia em baixa velocidade no sentido de Santa Cruz, quando foi atingido na traseira por uma carreta, que com o impacto o rapaz da caminhonete perdeu o controle e bateu de frente com uma outra carreta. O motorista da caminhonete chegou a ficar preso nas ferragens, morreu na hora.

Escrito por: Badiinho Filho/Informações TV Anhanguera Catalão 

Presidente da Agetop, construtora e outros 6 são acionados por má qualidade de asfalto em trecho da GO-305

0
Buracos na pista, que deveria ter garantia por 5 anos. Foto: Reprodução

O promotor de Justiça Lucas Arantes Braga propôs na última sexta-feira (28/9) ação de improbidade administrativa contra o presidente da Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop), Jayme Rincon, e outros seis acionados, além da empresa KM Engenharia Limitada, por irregularidades envolvendo a má qualidade do asfalto da rodovia GO-305, no trecho entre Goiandira e a Rodovia GO-330. São também réus na ação Kléber Tavares Barreto, José Marcos de Freitas Musse, Lourival Caixeta, José Francisco Marques Primo, Wanderley David de Souza e Luiz Carlos Garcia. Rincon foi preso na sexta (28) em operação da Polícia Federal pelo MPF.

Segundo apontado na ação, a Agetop firmou contrato com a empresa em 2014 para execução dos serviços de terraplanagem e pavimentação asfáltica da rodovia GO-305, no trecho entre Goiandira e a GO-330, com extensão de 15,200 km, no qual se estipulou o pagamento de R$ 3.296.799,26 pela execução da obra. Pelo contrato, a empresa ficaria responsável, pelo prazo de 5 anos, pela solidez e segurança da obra e dos materiais especialmente nos casos de defeitos como buracos, recalques, falhas de bico. A empresa ficaria ainda responsável por toda a sinalização da via, tanto vertical, quanto horizontal.

No entanto, não somente o Ministério Público, mas também o Tribunal de Contas do Estado (TCE) constataram diversas irregularidades no cumprimento do contrato. Análises técnicas feitas por engenheiros do tribunal e também vistorias realizadas pelo oficial da promotoria constataram diversas irregularidades relacionadas à má execução e qualidade da obra e à falta de sinalização e licença ambiental. 

Ocorre que, apesar dos diversos defeitos na pista constatados pela fiscalização do TCE, do Ministério Público e da própria Agetop, a empresa KM Engenharia Ltda. solicitou à Agetop que, após os reparos, emitisse o termo de recebimento de obra (TRO) com efeitos retroativos, o que caracterizaria nítido ato ilegal capaz de prejudicar e dispensar o prazo de garantia de cinco anos. Mesmo assim, este pedido foi acatado pelo diretor de obras rodoviárias da Agetop, José Marcos Musse, em 2012.

Para o promotor, restou cabalmente demonstrado que, em razão das diversas irregularidades praticadas pelos requeridos, a obra apresentou graves problemas estruturais e foi construída sem a devida licença ambiental e sem a sinalização de trânsito, tendo sido a empresa dispensada da obrigação contratual de garantir a qualidade dos serviços pelo prazo de 5 anos, devendo, portanto, restituir os valores estabelecidos no contrato (R$ 3.296.799,26) e no aditivo (R$ 1.319.613,58), devidamente corrigidos.

Desse modo, é pedida na ação a condenação dos réus na reparação do dano ao erário, no valor R$ 4.616.412,84, corrigido monetariamente. 

 

Escrito por: Redação/Texto: Cristina Rosa / Assessoria de Comunicação Social do MP-GO- Fotos: Promotoria de Goiandira.  

Oportunidades de emprego: vagas desta segunda-feira (01/10)

0

Saibam quais são as oportunidades de trabalho ofertadas através do Sistema Nacional de Emprego (SINE) por meio da Secretaria de Trabalho e Renda de Catalão (SETRAER). As vagas desta segunda-feira (01/10) são:

-Armador de ferragens na construção civil, com experiência na CTPS, masculino;
-Auxiliar de jardinagem, com experiência, masculino;
-Auxiliar de mecânico para automóveis, com experiência, masculino;
-Ajudante de eletricista, com experiência em construção civil, masculino;
-Carpinteiro, com experiência na CTPS, masculino;
-Costureira geral, com experiência em modinha, feminino;
-Encanador, com experiência na CTPS, masculino;
-Mecânico de automóveis, com experiência na CTPS, masculino;
-Motorista de ônibus urbano e rodoviário, CNH “D”, experiência na CTPS, curso de transporte e atividade remunerada averbada na CNH;
-Moto taxista, que tenha moto própria, CNH “A”, ambos os sexos, que tenha disponibilidade para viagens;
-Padeiro, com experiência na CTPS, masculino;

Informações sobre as vagas podem ser obtidas na sede da secretaria, na Avenida 20 de agosto, 1857, Centro, em frente a Caixa Econômica Federal.

Observação: Algumas vagas podem ter sido preenchidas sem aviso prévio.

Mãe e dois filhos ficam feridos após acidente de bicicleta em Catalão; bebê de 1 ano tem quadro grave

0
Criança de 1 ano está internada no Hugol, em Goiânia, em estado grave. Foto: Reprodução

Uma mulher, cuja idade não foi revelada, e os dois filhos, um adolescente de 12, e uma bebê, de 1 anos, ficaram feridos após um acidente de bicicleta, em Catalão. Todos foram levados para o hospital. A criança precisou ser transferida pera Goiânia e tem quadro grave.

O acidente ocorreu na tarde de sexta-feira (28). A mulher e os filhos estavam na bicicleta e foram encaminhados por terceiros para a Santa Casa de Catalão. A coordenação de enfermagem da unidade disse a reportagem do G1/Goiás que a mulher alegou ter batido em um muro após a bicicleta perder o freio.

Ainda segundo a Santa Casa, a mulher e o filho foram atendidos e tiveram alta na tarde do último sábado (29).

Já o bebê precisou ser transferido de helicóptero para para o Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol). A unidade de saúde informou, segundo boletim do fim da manhã de sábado (29), que o quadro dela é considerado grave. Ela está sedada e respira com ajuda de aparelhos.

Escrito por: Redação/Com informações do G1/Goiás

TRAGÉDIA: batida entre cinco veículos deixa mãe e bebê mortos e mais sete pessoas feridas, em Jaraguá

0
Acidente na BR-153 em Jaraguá deixa mãe e filha mortas e outras sete pessoas feridas — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Uma motorista e a bebê dela morreram e outras sete pessoas ficaram feridas após um acidente envolvendo cinco veículos na BR-513, em Jaraguá, na região central de Goiás. A batida ocorreu no fim da tarde deste domingo (30). A motorista foi identificada como Geska Aline Zago, de 31 anos, já a identidade e a idade da filha dela não foram divulgadas.

O Corpo de Bombeiros esteve no local e levou os feridos para o Hospital Municipal de Jaraguá. De lá, a mãe de Geska, que também não teve a identidade divulgada, foi levada em estado grave para uma unidade de saúde de Anápolis, a 55 km de Goiânia.

Bombeiros tiram corpo da motorista de 31 anos preso nas ferragens após acidente na BR-153 — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Segundo o tenente dos bombeiros Giskard Xavier Nunes a motorista morreu no local e ficou com o corpo preso às ferragens. Já a bebê foi socorrida por terceiros e levada ao Hospital Municipal de Jaraguá, onde morreu.

“Nós fizemos o desencarceramento do corpo da mãe e transportamos outras quatro vítimas. O Samu transportou os outros feridos, todos para o mesmo hospital. A paciente mais grave, no entanto, que era a mãe da motorista que morreu, foi levada para Anápolis”, detalhou.

 A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que o local ficou parcialmente interditado por causa do acidente.

Escrito por: Redação/Fonte: Portal G1/Goiás

Preço médio do diesel tem reajuste de 2,8% e passa a R$ 2,36 por litro

0

O preço médio do diesel  teve um reajuste de 2,8% a partir de ontem, domingo (30), passando a R$ 2,3606 por litro. A informação foi divulgada pela Petrobras por meio de nota. Segundo a companhia, “o valor reflete a média aritmética dos preços de diesel rodoviário, sem tributos, praticados pela Petrobras em suas refinarias e terminais no território brasileiro”.

A alteração no preço atende à metodologia definida na Resolução nº 743/2018 da Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) para os novos preços de referência correspondentes ao terceiro período da terceira fase do Programa de Subvenção Econômica do Diesel, que se estende de 30 de setembro a 29 de outubro.

De acordo com a Petrobras, o novo período do programa “continua a prever o ajuste nos preços médios regionais (Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte sem Tocantins e Nordeste com Tocantins). O pagamento da subvenção permanece condicionado à comprovação de que os preços praticados pelas empresas habilitadas são inferiores aos preços de comercialização definidos pela ANP para as cinco regiões”.

Escrito por: Redação/Agência Brasil 

Crac de Catalão encerra participação na divisão de acesso vencendo o Trindade no último final de semana

0
Crac de Catalão venceu a equipe do Trindade fora de casa pelo placar de 1 a 0. Foto: Reprodução

O Clube Recreativo e Atlético Catalano (Crac), na tarde do último sábado (29), no estádio Abrão Manoel da Costa, na cidade de Trindade, em partida de abertura da última rodada do Campeonato Goiano da Divisão de Acesso, venceu pelo placar de 1 a 0. Quem marcou o único gol da partida foi marcado pelo atacante Devyson, aos 22 minutos do segundo tempo. 

Crac de Catalão é o campeão da divisão de acesso. Foto: Reprodução

O Crac de Catalão é o campeão da divisão de acesso e fechou sua participação na competição com 33 pontos. Nas 14 partidas disputadas, o Leão do Sul ganhou 10, empatou 3 e sofreu apenas uma derrota. Já a equipe do Trindade, terminou a competição em sexto lugar com 16 pontos. Das 14 partidas o tacão ganhou cinco, sofreu um empate e oito derrotas. 


Ficha técnica 

Local: estádio Manoel da Costa, em Trindade

Data: 29 de setembro 2018, sábado

Horário: 16 horas 

Árbitro: Gabriel Queiroz 

Assistentes: Adriano Mendes e Joaquim André

Renda: R$ 680,00 

Público: 34 pagantes 

Gol: Davyson 22′ 2T 2t (Crac)

Trindade: Weverton; Neris, Café, Augusto e Gharib; Bruno Sabino (Geovane), Júnior, Wallace e Dan (Douglinhas); Cardoso e Flávio (Lucão). 

Técnico: Raphael Miranda 

Crac: Michel Alves (Gabriel); Adriano, Renato, Willian Goiano e Maninho; Lucas, Dudu e Zizu (Devyson; Romarinho (Gláucio), Édipo e Alef. 

Técnico: Zé Roberto

 

Campeonato Goiano da Divisão de Acesso/2018 – 3º Turno (Último) – 5ª Rodada (Ultima): 
 
Grupo A:
 
Novo Horizonte FC 3×1 Santa Helena EC – Durval Ferreira Franco (Ipameri)
 
Árbitro: Jean Carlos Narciso. Assistentes: Alexandre Amaral e Oclemar Veiga.
 
Gols: Victor Sapo 4’ e Guilherme (falta) 32’ do 1º tempo. Judson 7’ e Marcelo Nicácio (SH) 16’ do 2º tempo.
 
Renda: R$ 2.800,00. Público pagante: 230.
 
Obs.: Com este resultado, o Novo Horizonte FC sagra-se vice-campeão da competição.
 
 
Goiânia EC 1×1 Aseev – Olímpico Pedro Ludovico (Goiânia)
 
Árbitro: Osimar Moreira. Assistentes: Leone Carvalho e Julio César Faleiro.
 
Gols: Edson Silva (cabeça) 3’ e Wanderson (G) 21’ do 2º tempo.
 
Renda: R$ 6.210,00. Público pagante: 572.
 
Obs.: Com este resultado, a Aseev fica rebaixada para a Terceira Divisão/2019.
 
 
Grupo B:
 
América FC 2×0 Goianésia EC – Centro Esportivo João Vilela (Morrinhos)
 
Árbitro: Bruno Rezende. Assistentes: Márcio Soares e Marco Aurélio Dantas.
 
Gols: Watthimen (pênalti) 31’ e Elcarlos 34’ do 2º tempo.
 
Expulsão: Martinez (G) 34′ do 2º tempo.
 
Renda: R$ 470,00. Público pagante: 63.
 
 
Classificação geral final:

 

Escrito por: Badiinho Filho