2 de outubro de 2018

DM divulga pesquisa para o Governo de Goiás e Presidente da República, mas não divulga números para corrida ao Senado Federal

Foto: Diário da Manhã/Reprodução

Em sua edição desta terça-feira (02), o Jornal Diário da Manhã, publicou pesquisa de intenção de votos para o Governo de Goiás e para Presidente da República. Na quinta avaliação do Instituto Grupom, o Senador e candidato a governador, Ronaldo Caiado (DEM), aparece com 42%, o que pode configurar em vitória de Caiado já no primeiro turno das eleições que acontece no próximo domingo, 07 de outubro. O Candidato da base governista, José Eliton Figueiredo (PSDB), aprece com 12,8% e Daniel Vilela (MDB) está com 12,3%.

A pontuação dos demais candidatos ao Governo de Goiás na pesquisa estimulada do Instituto Grupom foram as seguintes: Kátia Maria (PT) 5,7%, Wesley Garcia (PSOL) 0,9%, Alda Lúcia (PCO) 0,8% e Marcelo Lira (PCB) 0,7%. Votos Brancos 12,9% e Não Sabem e Não responderam 11,8%.

Foto: Diário da Manhã/Reprodução

Já no levantamento espontâneo, Ronaldo Caiado (DEM) apareceu liderando com 28%, seguido pelo governador José Eliton (PSDB) que tem 7,5% e pelo deputado Daniel Vilela (MDB) que está com 6,3%. Kátia Maria do PT aparece com 2,0% na espontânea, Wesley Garcia do PSOL com 0,1%. Já Alda Lúcia (PSTU) e Marcelo Lira (PCO) não pontuaram neste levantamento. Votos brancos 11,7% e indecisos 40,9%.

Intenção de voto em eventual 2º turno 

Foto: Diário da Manhã/Reprodução

O Grupom também mediu a rejeição dos candidatos ao Governo de Goiás. Vejam os números:

Foto: Diário da Manhã/Reprodução

O Governador e candidato a reeleição, José Eliton (PSDB), aparece com 37,9% de rejeição, seguido por Kátia Maria (PT) que têm 32,1%, Ronaldo Caiado (DEM) com 29,4%, Daniel Vilela (MDB) com 27,5%, Wesley Garcia (PSOL) com 24,4%, Marcelo Lira (PCB) com 24,0% e Alda Lúcia (PCO) com 22,8%.

O Grupom também mediu a intenção de votos para Presidente da República no Estado de Goiás. Vamos aos números:

Foto: Diário da Manhã/Reprodução

O candidato Jair Bolsonaro (PSL) lidera em Goiás com 39,3, seguido por Fernando Haddad (PT) 18,1%, Ciro Gomes (PDT) 7,1%, Geraldo Alckimin 5,9%, Henrique Meirelles (MDB) 4,5%, Marina Silva (REDE) 2,9%, João Amoedo (Novo) 2,8%, Álvaro Dias (Podemos) 1,3%, Cabo Daciolo (Patriota) 0,9% e Vera Lúcia (PSTU) 0,5% e Eymael (DC) 0,1%.


Metodologia

A pesquisa foi realizada por Grupom Consultoria Empresarial LDTA –CNPJ: 01.096.445/0001-80. Tem registro/protocolo nº GO-07355/2018 e realizada entre os dias 27 a 30 de setembro, entrevistou 861 pessoas, com margem de erro de 3,34 para mais ou para menos, margem de confiança de 95%, e foi realizada em 41 cidades.

Diário da Manhã não publicou pesquisa de intenção de voto para o Senado Federal em Goiás

Um fato curioso e que chama a atenção, foi que o Jornal Diário da Manhã não divulgou os números da corrida para o Senado Federal, onde em outros levantamentos feitos pelo próprio Grupom, apontava uma disputa totalmente embolada entre os candidatos Vanderlan Cardoso (PP), Jorge Kajuru (PRP), Marconi Perillo (PSDB) e Lúcia Vânia (PSDB), mas isso antes da deflagração da Operação Cash Delivery, promovida pela Polícia Federal e Ministério Público Federal, que culminou n a prisão do presidente licenciado da Agetop, Jayme Rincón, seu filho Rodrigo Rincón, mais três pessoas, além do comprimento de 14 mandados de busca e apreensão. Todos os envolvidos fazem parte do grupo político do ex-governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB).  

Escrito por: Badiinho Filho