Laura Nascimento da Cunha, 1 ano de idade, faleceu por decorrência de um traumatismo craniano após sofrer um acidente de bicicleta no último dia 28. Foto: Redes Sociais/Reprodução
Aos que quiserem se despedir da pequena Laura Nascimento da Cunha, 1 ano de idade, que faleceu em Goiânia ontem, sexta-feira (05), vítima de um traumatismo craniano, após sofrer um acidente de bicicleta com sua mãe e seu outro irmão de 12 anos, em uma rua do Residencial Parati, no dia 28 de setembro, o velório está acontecendo desde às 03 horas da manhã no Memorial Jardim São Pedro, e o sepultamento está marcado para às 15 horas.
Entenda o caso
A bebê de 1 ano e 1 mês (28/08/2017), Laura Nascimento da Cunha, teve que ser transferida na tarde da última sexta-feira (28), em um helicóptero do Serviço Móvel de Urgências (SAMU), após sofrer um traumatismo craniano em decorrência de um acidente de bicicleta, em uma rua do Residencial Parati, em Catalão, acidente este que deixou feridos, além da criança , a mãe da bebê e outra criança de 12 anos de idade, as quais ficaram internadas na Santa Casa de Catalão e tiveram alta médica no último sábado (29).
Laura Nascimento da Cunha, 1 ano, ficou internada há uma semana no Hugol, em Goiânia. Foto: Arquivo pessoal/Reprodução
O Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (HUGOL), divulgou nota agora pouco, informando que a bebê, Laura Nascimento da Cunha, 1 ano, veio a óbito. A criança tinha sido transferida para a unidade hospitalar da capital, no dia 28 de setembro, quando sofreu um acidente de bicicleta que estava sendo conduzida pela sua mãe. A mesma perdeu o freio e chocou-se contra o muro de uma residência no Residencial Parati.
No acidente, além da bebê de 1 ano, a mãe e uma outra criança de 12 anos de idade, que também estavam na bicicleta, ficaram feridas, elas foram hospitalizadas na Santa Casa de Catalão, mas tiveram alta no dia seguinte.
Segundo boletim do Hugol, divulgado no início da tarde desta sexta-feira (05), a paciente Laura Nascimento da Cunha, veio a óbito às 4 horas da manhã
NOTA OFICIAL DO HUGOL
A paciente Laura Nascimento da Cunha, que estava internada no HUGOL, apesar de todos os esforços e procedimentos da equipe multidisciplinar da unidade hospitalar foi a óbito no dia 05/10/2018.
Entenda o caso
A bebê de 1 ano e 1 mês (28/08/2017), Laura Nascimento da Cunha, teve que ser transferida na tarde da última sexta-feira (28), em um helicóptero do Serviço Móvel de Urgências (SAMU), após sofrer um traumatismo craniano em decorrência de um acidente de bicicleta, em uma rua do Residencial Parati, em Catalão, acidente este que deixou feridos, além da criança , a mãe da bebê e outra criança de 12 anos de idade, as quais ficaram internadas na Santa Casa de Catalão e tiveram alta médica no último sábado (29).
O Blog do Badiinho entrou em contato com o pai da criança, Anderson Rodrigues, que informou que estava cuidando dos tramites legais para o traslado do corpo de Laura para a cidade de Catalão. O horário e local do velório não havia sido divulgado até a publicação da matéria.
Uma carreata realizada no início da noite de ontem, quinta-feira (04), anunciava que a Alvorada aconteceria logo mais às 02h da manhã desta sexta-feira (05). A santa, Nossa Senhora do Rosário, foi colocada em uma caminhonete e percorreu as principais ruas e avenidas da cidade de Catalão, seguida pelo casal de festeiros Marcos Inácio e Kedma Marques, além de dezenas de carros que acompanharam o cortejo.
A Alvorada
Eram 02h da manhã, o Largo do Rosário já estava lotado com milhares de fiéis quando o General trilou o apito para que a Festa do Rosário começasse, e assim, autorizou os 25 ternos de congos a saírem da casa dos capitães com destino ao Largo do Rosário, onde cada terno teve seu tempo de apresentação em frente ao palco principal, seguindo para o salão do Centro Folclórico, onde receberam os cumprimentos do reinado, tomaram um café da manhã.
Reza do terço e missa dão sequência na parte religiosa
Logo no início do dia, às 06h da manhã, a parte religiosa foi seguida com a reza do primeiro terço da novena em reverência a Nossa Senhora do Rosário. A programação prossegue com o terço às 15h e às 18h e será encerrado às 19h com a celebração da santa missa que será celebrada no palco principal montado no Largo do Rosário, em frente à igreja.
O publicitário e jornalista, Návio Leão, diretor da TV Sudeste Canal 20, realizou ao longo dos últimos quinze dias, uma rodada de entrevistas com os principais candidatos a deputado estadual e com os candidatos a deputado federal por nossa região.
A última entrevista publicada na data de ontem, quinta-feira (04), fechando a rodada, foi a de Vanedelar Cardoso (PP), ex-prefeito de Senador Canedo por dois mandatos, candidato ao Governo de Goiás em 2010 e 2014, e, em 2016, disputou a Prefeitura de Goiânia, indo ao segundo turno com o ex-governador Íris Rezende (MDB). Agora, Vanderlan disputa uma das duas vagas de Senador da República por Goiás, bem posicionado nos levantamentos de institutos de pesquisas, Vanderlan é cotado a assumir uma das duas cadeiras para representar Goiás no Senado. Confiram a entrevista de Vanderlan Cardoso (PP), concedida no dia 13 de setembro.
Entrevista com o candidato a Senador Vanderlan Cardoso (PP):
Todas as entrevistas também estão publicadas nas redes sociais da TV Sudeste Canal 20. Confiram abaixo todas elas abaixo:
Entrevista com Candidato a deputado estadual, Deusmar Barbosa da Rocha (DEM)
Entrevista com o candidato a deputado estadual, Zaga (PHS)
Entrevista com o candidato a deputado estadual, Rodrigão (SD)
Entrevista com o candidato a deputado estadual, Gustavo Sebba (PSDB)
Entrevista com o candidato a deputado estadual, Thiago Simões (MDB)
Entrevista com o candidato a deputado estadual, Emerson Camargo (PP)
Entrevista com o candidato a deputado estadual, Júlio Paschoal (PSDB)
Entrevista com o candidato a deputado estadual, Paulo Arruda (PR)
Entrevista com o candidato a deputado estadual, Luiz Gustavo Sampaio (DC)
Entrevista com a candidata Camila Campos (PSOL)
Os principais candidatos a deputado federal pela região também foram entrevistados por Návio Leão, TV Sudeste Canal 20.
Entrevista com o candidato a deputado federal, Nair do Ferro Velho (PRTB)
Entrevista com o candidato a deputado federal, Carlos Albino (PTB)
Entrevista com o candidato a deputado federal, Geraldo Rocha (PHS)
Entrevista com o candidato a deputado federal. Zé Frederico (REDE)
Entrevista com o candidato a deputado federal, Professor Mascote (PSOL)
Entrevista com o candidato a deputado federal, Wallace Landim ‘Chorão’ (Podemos)
Saibam quais são as oportunidades de trabalho ofertadas através do Sistema Nacional de Emprego (SINE) por meio da Secretaria de Trabalho e Renda de Catalão (SETRAER). As vagas desta sexta-feira (05/10) são:
-Ajudante de cozinha, com experiência na CTPS, feminino; -Marceneiro, com experiência, ambos os sexos; -Mecânico de motor a diesel, com experiência na CTPS, masculino; -Mecânico de automóveis, com experiência na CTPS, masculino; -Moto taxista, que tenha moto própria, CNH “A”, ambos os sexos, que tenha disponibilidade para viagens; -Motorista entregador de gás, com experiência na CTPS, masculino; -Vendedor interno, com experiência na CTPS, ambos os sexos.
Informações sobre as vagas podem ser obtidas na sede da secretaria, na Avenida 20 de agosto, 1857, Centro, em frente a Caixa Econômica Federal.
Observação: Algumas vagas podem ter sido preenchidas sem aviso prévio.
Dando sequência ao Seminário de Transição UFG/UFCAT “Que Universidade Queremos?” será realizada, no próximo dia 05 de outubro, uma palestra com o Magnífico Reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professor Roberto Leher, à partir das 19h, no Auditório Prof.ª Sirlene Duarte (Bloco Didático 1).
O tema do seminário – que universidade queremos – propõe refletir sobre qual o tipo de instituição a UFCAT será e as relações entre a comunidade e a instituição em diferentes dimensões, especialmente as que envolvem o ensino, a pesquisa e a extensão, pilares da Universidade.
Segunda edição
Na primeira edição do seminário a Regional recebeu a professora Iracema Santos Veloso, Reitora da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), instituição criada em 2013 em um processo de desmembramento da Universidade Federal da Bahia (UFBA), semelhante ao processo UFG/UFCAT, que explanou à comunidade acadêmica sua experiência na condução deste momento e os desafios de organizar uma nova instituição voltada para a interiorização do ensino superior público. A UFOB é uma instituição de tamanho similar ao da UFCAT, situada no interior da Bahia e com desafios similares. A UFRJ é a maior instituição federal de ensino superior do País.
Em defesa da educação
Roberto Leher tem se destacado no meio acadêmico por suas pesquisas na área de políticas públicas em educação. Em artigo publicado em agosto deste ano no Jornal do Brasil, o reitor alertou que “A parte visível das consequências sobre a área de ciência e tecnologia é devastadora. Mas é preciso ampliar o olhar para a destruição do sistema de educação superior, ciência, tecnologia e inovação em sua amplitude”, referindo-se à Emenda Constitucional 95, que estabelece o teto de gastos público no Governo Federal.
No mesmo texto, Leher defendeu o engajamento da sociedade em favor da defesa da universidade pública. “O país necessita de uma concertação democrática e comprometida com o desenvolvimento social, o que requer, obrigatoriamente, recolocar no eixo da política nacional a valorização do trabalho. É preciso uma coalizão que permita um pacto republicano que impeça a desorganização do exitoso sistema de ciência e tecnologia lastreado pelo sistema federal de ensino superior”, contextualizou.
Com graduação em Ciências Biológicas pela própria UFRJ (1984), Roberto Leher é mestre (Universidade Federal Fluminense, 1989) e doutor (USP, 1998) em Educação. Em 2018, completa 30 anos de serviços prestados à UFRJ, onde, além de reitor desde 2015, é professor titular da Faculdade de Educação.
A Justiça do Trabalhode Porangatu em conjunto com o leiloeiro oficial Álvaro Sérgio Fuzo, realizam leilão eletrônico no dia 18de outubrode 2018, a partir das 13h00, pelo site www.leiloesjudiciais.com.br/go.
No evento será leiloada usina de Biodiesel com 87.117m² de área de terreno,c/ máquinas e equipamentos. Área de produção: barracões, oficinas, áreas de carregamento/descarregamento e outras benfeitorias 5.850m². Área administrativa: recepção, auditório, laboratório, salas de controle e outras benfeitorias 3.820m², localizada na Rod. BR-153, Km 65, Fazenda Lages emPorangatu. O bem está sendo leiloado devido ação trabalhista, a dívida já chega a mais de R$ 2 milhões, está avaliado em R$ 31.429.112,00 e será ofertado pelo lance inicial de R$ 15.714.556,00.
Os interessados poderão apresentar proposta de parcelamento por valor igual ou superior ao da avaliação no 1º leilão e no 2º leilão por valor igual ou superior ao lance mínimo, com entrada de 25% e o restante em até 30 vezes, estando a proposta condicionada à aceitação do Juiz. Propostas de parcelamento,
No próximo domingo, 07 de outubro, assim como no restante de todo o país, os 69.441 eleitores de Catalão aptos a participarem do processo eleitoral, e os 92.296 eleitores aptos a votarem das cidades de Anhanguera, Cumari, Davinópolis, Goiandira, Nova Aurora, Ouvidor, Três Ranchos, incluindo os de Catalão, cidades que compõe a 8ª Zona Eleitoral, vão às urnas para escolherem o próximo Presidente do Brasil, Governador de Goiás, dois Senadores da República, 17 deputados federais que representarão Goiás no Congresso Nacional nos próximos quatro anos e os 41 deputados estaduais que fiscalizarão os atos do próximo Governador de Estado na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego).
No próximo domingo (07), o horário de votação em primeiro turno é das 8h às 17h. Em Catalão, são 199 seções de votações que estarão espalhadas em diversos locais. Já nas outras sete cidades que integram a 8ª Zona, os locais de votação somam-se 70 seções.
Urnas eletrônicas ainda estão na sede da Justiça Eleitoral de Catalão e começarão a serem levadas para as cidades vizinhas na próxima sexta-feira (05). Foto: Arquivo Blog do Badiinho.
O Blog do Badiinho solicitou junto a Justiça Eleitoral local, a lista completa dos 269 locais de votação da 8ª Zona Eleitoral. Vejam abaixo todos os locais de votação, começando pela cidade de Catalão.
Locais de votação de Catalão
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE CATALÃO-CESUC
COLÉGIO ESTADUAL ABRÃO ANDRE 3441-3066
COLÉGIO ESTADUAL ANICE CECÍLIO PEDREIRO 3442-2992
COLÉGIO OBJETIVO
COLÉGIO UNIVERSITÁRIO
COLÉGIO APROV KIDS
COLÉGIO ESTADUAL CAROLINA VAZ DA COSTA
COLÉGIO ESTADUAL JOÃO NETTO DE CAMPOS 3441-2458
COLÉGIO NOSSA SENHORA MÃE DE DEUS – UNIDADE II
CRECHE IRMA IOLANDA (CAIC)
ESCOLA ESTADUAL DONA IAYA
ESCOLA ESTADUAL DR DAVID PERSICANO 3411-1909
ESCOLA ESTADUAL MARIA DAS DORES CAMPOS
ESCOLA ESTADUAL WILSON ELIAS DEMOCH
ESCOLA MUNICIPAL FREI JOÃO FRANCISCO
ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ SEBBA
ESCOLA MUNICIPAL NILDA MARGON VAZ
ESCOLA MUNICIPAL PATOTINHA
ESCOLA MUNICIPAL PROF MARIA CONCEIÇÃO MARTINS SILVA
ESCOLA MUNICIPAL PROF RUTH SILVA – Observação: as seções dessa Escola serão instaladas na Escola Municipal Pedro Neto Paranhos
Locais de votação das outras cidades que compõe a 8ª Zona Eleitoral:
Festa religiosa da Igreja Católica com mais 140 anos de tradição, reúne milhares de fieis de Catalão e de várias regiões do país. Foto: Olivia Luiz/Reprodução
Amanhã, às 2h da manhã, a população de Catalão irá acordar com o som dos tambores dos mais de 5 mil dançadores dos 25 ternos de Congo, onde eles partirão da casa de cada capitão com destino ao Largo do Rosário, anunciando que a 142ª Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário está começando.
Assim que se apresentarem, os dançadores serão cumprimentados pelo reinado da Festa, e logo após degustarão de um delicioso café da manhã, o qual foi preparado pelo casal de festeiros e toda sua comissão organizadora durante toda a semana, que fabricaram diversos tipos de quitandas caseiras, como bolos, biscoitos e roscas. O café da manhã será servido no salão de eventos do Centro Folclórico.
Uma publicação compartilhada por Blog do Badiinho (@blogdobadiinho) em
A parte religiosa da grandiosa festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário, será iniciada com a novena às 6horas. Os terços serão rezados durante nove dias, em três horários: 6h, 15h e às 18h, sendo encerrada o dia religioso com a celebração da Santa Missa no palco instalado no Largo do Rosário, todos os dias. A última missa acontece no domingo, dia 14 de Outubro.
No decorrer dos 10 dias de evento, vamos atualizando vocês sobre toda a programação da centenária Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário.
Hoje ainda a comissão trabalham duro na preparação das quitandas para o delicioso café da manhã para mais de 5 mil dançadores dos 25 ternos de congo:
A transcrição da conversa é, segundo a PF, um diálogo entre Márcio Garcia de Moura – policial militar e motorista de Rincón, também preso na Operação Cash Delivery – e um homem identificado como Márcio, que, conforme a corporação, também é PM e funcionário do doleiro Álvaro José Novis.
Moura:Aí veio 3 mensageiros seus. É isso mesmo?
Márcio:É, um levou 7 e outro levou 5, Né?
Moura: Então tá certo, né?
Márcio: Isso. Aí faz um ponto dois. [segundo a PF, ele se refere a R$ 1,2 milhão de reais]
A defesa de Marconi Perillo informou à TV Anhanguera que o ex-governador foi liberado pela Polícia Federal para prestar depoimento só após as eleições. A defesa já havia dito, na última sexta-feira (31), que não há provas dos fatos citados pelo delator e que eles se referem a questões antigas, sem qualquer indício contra Perillo.
Os advogados de Jayme Rincón e do filho dele disseram à emissora que estão trabalhando no caso e não vão comentar o assunto por enquanto. Jayme, que até então era presidente da Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop), após a prisão teve o cargo substituído pelo atual Procurador-Geral do Estado, Luiz Cesar Kimura.
O site do G1 em Goiás e a TV Anhanguera tentaram contato com o advogado do PM Márcio Moura, mas as ligações e mensagens não foram retornadas até a última atualização desta reportagem.
Em um dos trechos do inquérito, a polícia diz que, segundo versão apresentada por colaboradores, Marconi Perillo, que é candidato ao Senado Federal atualmente, teria dito ao executivo da Odebrecht Ambiental, Fernando Reis, que ele esperasse uma contribuição “do tamanho da Odebrecht”, em Goiás.
No inquérito consta que Marconi, ao solicitar os valores para suas campanhas, se mostrava favorável às demandas da Odebrecht em Goiás, como, por exemplo, na construção do VLT, que não saiu do papel, além de obras de esgoto no Entorno do Distrito Federal.
Conforme apurou a TV Anhanguera, apesar da suspeita de envolvimento de Marconi Perillo no esquema, a Justiça Federal não pediu a prisão dele por conta da Lei Eleitoral, que proíbe a prisão de candidatos 15 dias antes do pleito, exceto em casos de flagrante.
O ex-governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB) — Foto: Murillo Velasco/G1
Entrega do dinheiro
Segundo as investigações, os PMs eram responsáveis por pegar o dinheiro de propina em São Paulo. O pagamento de R$ 1,2 milhão teria sido entregue na Rua Hadock Lobo, na capital paulista, onde, conforme a PF, fica o apartamento onde mora o filho de Jayme Rincón, Rodrigo Rincón, um dos presos da Operação Cash Delivery.
Em uma das conversas, o motorista do doleiro liga para um outro motorista de Jayme Rincón, identificado como Sérgio, para confirmar o endereço do apartamento onde faria a entrega de “encomendas”, que, segundo a PF, tratava-se de propina.
Márcio:Oi, Sérgio. Meu nome é Márcio. Tudo bom?
Sérgio:Tudo joia!
Márcio:Tudo bem. Eu tenho umas encomendas aí para te entregar. Só confirmando contigo. Aí é 1259, 72 né?
Sérgio: 1259, 72 [segundo a PF, trata-se do número do prédio e apartamento Rodrigo Rincón]
Márcio: Aguarda aí que já estão caminhando para aí, está bom?
Sérgio:Tudo bem!
Além das gravações telefônicas da empresa de Novis, a Polícia Federal teve acesso a conversas via Skype, ligações de celulares e passagens aéreas dos PMs, que, segundo a corporação, saíram de Goiânia supostamente para buscar o dinheiro em São Paulo.
A Justiça Federal concedeu, na quarta-feira (3), um habeas corpus para que Rodrigo Rincón seja colocado em liberdade, mas o mesmo não havia sido cumprido até a publicação desta reportagem. Conforme decisão, mesmo que se confirme a autoria dos crimes, não há indícios de que Rodrigo, em liberdade, possa atrapalhar as investigações. Segundo o desembargador, além disto, faltaram requisitos para manter a prisão temporária dele.
Tabela que mostra supostos repasses de propina ao ex-governador Marconi Perillo — Foto: Reprodução/TV Globo
Prisões
Cinco pessoas foram presas durante a operação, deflagrada na última sexta-feira (28). Além de Jayme Rincón, Márcio Garcia de Moura – policial militar e motorista de Rincón – tiveram a prisões temporárias convertidas em preventivas, ou seja, por tempo indeterminado.
Já nos do empresário Carlos Alberto Pacheco Júnior e do engenheiro civil e filho de Jayme, Rodrigo Godoi Rincón, a prisão temporária foi prorrogada por mais cinco dias.
Somente o advogado Pablo Rogério de Oliveira foi solto.
Todos os envolvidos sempre negaram envolvimento com o suposto esquema criminoso. A operação investiga o recebimento de propina de R$ 12 milhões durante as duas últimas gestões de Perillo à frente do governo do estado, em troca de favorecer empreiteiras em contratos.
No pedido para autorização dos mandados, a PF afirmou que não solicitou a prisão de Perillo por causa da lei eleitoral. A legislação determina que candidatos não podem ser presos 15 dias antes do pleito, a não ser em flagrante. Esse prazo começou a contar no dia 22 de setembro.
Jayme Rincon é preso em operação da Polícia Federal, em Goiânia, Goiás — Foto: Reprodução/ TV Anhanguera
Investigações
De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), Perillo, quando ainda era senador e depois como governador, pediu e recebeu propina para favorecer a Odebrecht em contratos e obras. Os valores, segundo as investigações, foram de R$ 2 milhões em 2010 e R$ 10 milhões em 2014.
Na denúncia, Marconi Perillo é citado como líder do esquema. Jayme Rincón é apontado como braço-direito do ex-governador, responsável pela entrega do dinheiro solicitado pelo político. O filho de Jayme, Rodrigo Rincón, teria colaborado diretamente com o recebimento do dinheiro, tendo sido beneficiário de parte dos pagamentos.
Além disso, os policiais militares Sergio Rodrigues de Souza (falecido) e Márcio Garcia de Moura teriam transportado o dinheiro conforme pedidos de Marconi, assim como Pablo Rogério de Oliveira e Carlos Alberto Pacheco Junior.
Ao todo, foram cumpridos 14 de busca e apreensão. A ação ocorreu em cinco cidades – Goiânia (GO), Pirenópolis (GO), Aruanã (GO), Campinas (SP) e São Paulo (SP). Foram apreendidos R$ 80 mil na casa de Jayme Rincón. Outros R$ 940.260, na casa do motorista dele.
De acordo com as investigações, a propina era entregue em dinheiro em espécie e transportada em malas e mochilas. O MPF apontou que houve ao menos 21 entregas do dinheiro irregular em 2014 feitas a mando da Odebrecht para favorecer Perillo.
Também segundo o MPF, os indícios colhidos nas apurações mostram que Perillo atuava como chefe do grupo e Rincón era braço direito dele.
O policial militar e motorista Márcio Garcia de Moura (de cinza) e Jayme Rincón (branco) durante audiência de custódia em Goiânia; eles foram presos na Operação Cash Delivery — Foto: Paula Resende/G1