Início Site Página 1687

EXP Parking reajusta valor da tarifa do estacionamento rotativo em Catalão; saiba os novos valores para as áreas azul e verde

0
Foto: Arquivo Blog do Badiinho

Sob a justificativa de que os valores das tarifas cobradas aos proprietários de veículos automotores de quatro rodas nas áreas azuis e verdes do estacionamento rotativo das principais ruas e avenidas do setor central de Catalão, não vinham sendo reajustadas desde 2014, ano que foi iniciado a cobrança pela hora de cada veículo parado, foi que a empresa EXP Parking, anunciou nessa sema semana um novo reajuste em suas tarifas. Veja como ficou os novos valores:

Área Azul  cobrança por hora: de R$ 2 reais p/ R$ 2.30, por cada hora parado, e o tempo máximo permito é de 2h.

Área Verde  cobrança por hora; deixa de ser R$ 1.50 e passa a ser a R$ 1.90 a cada hora estacionado, e o tempo de permanência no mesmo local é de 4h.

Em nota, a assessoria da EXP Parking afirmou que os valores estão sendo reajustados abaixo da inflação acumulada no período em que não reajustaram as tarifas, isso, desde o ano de 2014.

A empresa que administra o estacionamento rotativo na cidade de Catalão, disse ainda, que os reajustes garantirão uma melhor gestão do estacionamento público rotativo, proporcionando a redução da quantidade de veículos irregulares, além de servir de incentivo para a rotatividade e a democratização das vagas já existentes.

Escrito por: Badiinho Filho 

Campo Alegre de Goiás: capotamento na BR 050 deixa três pessoas feridas

0

Na tarda de ontem, quarta-feira (17), três pessoas ficaram em  capotamento na BR-050/GO, km 154, próximo ao município de Campo Alegre De Goiás.

De acordo com a PRF, a saida de pista, seguida de capotamento, envolveu um veículo Iveco/Daily,  de cor branca, com placas de Rio Claro/SP.  A PRF informou ainda, que uma equipe de resgate encaminhou os feridos para o Hospital Municipal da cidade de  Cristalina/GO.

Foto: Divulgação da PRF/Reprodução

Escrito por: Badiinho/Com informações da PRF – Catalão

Oportunidades de emprego: vagas desta quinta-feira (18/10)

0

Saibam quais são as oportunidades de trabalho ofertadas através do Sistema Nacional de Emprego (SINE) por meio da Secretaria de Trabalho e Renda de Catalão (SETRAER). As vagas desta quinta-feira (18/10) são:

– Auxiliar de Estoque e Logística, com Experiência na CTPS, masculino;
– Auxiliar de Manutenção Predial, com Experiência em Pintura Predial, Hidráulica e Manutenção em Mobílias. Masculino;
– Auxiliar de Refrigeração, com Experiência na CTPS, Disponibilidade de Horário. Masculino;
– Eletricista de Instalação Predial, com Experiência na CTPS. Masculino;
– Eletricista de Manutenção em Eletroeletrônica, com Experiência na CTPS. Masculino;
– Motorista Carreteiro, com Experiência na CTPS, CNH “E”. Masculino;
– Moto Taxista, que tenha Moto Própria. Ambos os Sexos;
– Pedreiro, com Experiência na CTPS. Masculino;
– Promotor de Vendas, com Experiência. Ambos os Sexos;
– Serralheiro Soldador, com Experiência na CTPS. Masculino;
– Torneiro Mecânico, com Experiência na CTPS, Conhecimento em Processos de Usinagem, Leitura e Interpretação de Desenhos Mecânicos. Masculino;
– Vendedor Pracista, com Experiência, Feminino.

Informações sobre as vagas podem ser obtidas na sede da secretaria, na Avenida 20 de agosto, 1857, Centro, em frente a Caixa Econômica Federal.

Observação: Algumas vagas podem ter sido preenchidas sem aviso prévio.

TSE convoca representantes de Bolsonaro e Haddad e pede clima de paz

0
Candidatos a Presidência do Brasil, deputado Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT). Fotos: Reprodução

A ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, se reuniu ontem, quarta-feira (17), com representantes das candidaturas de Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (PSL) para discutir a difusão massiva de notícias falsas e a onda de violência durante as eleições. O tribunal vem colocando preocupações com a disseminação de conteúdos colocando em dúvida o sistema de votação e apuração nestas eleições. Participaram do encontro também os ministros Luís Roberto Barroso e Edson Fachin.

Segundo representantes das candidaturas, que falaram a jornalistas ao fim do encontro, os ministros do TSE mostraram preocupação com os conteúdos enganosos e casos de agressão. Rosa Weber teria feito um apelo para que a campanha ocorra em clima de paz e para que os candidatos incentivem apoiadores a fazer uma campanha pacífica.

Em relação a conteúdos colocando em dúvida a lisura do processo eleitoral, os ministros defenderam a segurança das urnas eletrônicas e do sistema de votação. Mas, conforme os relatos, não houve resolução ou encaminhamentos concretos, apenas recomendações dos ministros.

“As sugestões [do TSE] foram no sentido de que nós comunicássemos aos nossos clientes para que continuassem se esforçando para que houvesse cada vez mais a instrução dos eleitores para que se evite qualquer atitude que possa ser considerada violência. Embora nós tenhamos dito que isso foge ao controle de qualquer candidato. A violência existe, é um fenômeno no Brasil, e não se pode atribuir isso a um candidato”, relatou o advogado da candidatura de Jair Bolsonaro, Tiago Ayres.

Sobre as notícias falsas, o advogado da candidatura de Jair Bolsonaro acrescentou que o tema preocupa o político e sua campanha, que também estariam sendo alvos de mensagens deste tipo. Ele citou como exemplo as mensagens atribuindo ao deputado voto contra a Lei Brasileira de Inclusão, suspensas pelo TSE após questionamento da candidatura.

O coordenador da campanha de Fernando Haddad, Emídio Souza, informou que os representantes da candidatura pediram providências do TSE e de órgãos como a Polícia Federal em relação à disseminação de notícias falsas sobre o candidato do PT e da onda de violência que atribuiu aos apoiadores de Jair Bolsonaro.

“A disseminação de fake news, desta forma, deforma a democracia, altera o resultado eleitoral. Não é possível que a Justiça assista impassível tamanha agressão à democracia”, pontuou o coordenador. Sobre os atos de violência, Souza informou que solicitou um pronunciamento da presidente do TSE em defesa do bom senso. “Não é possível tamanha agressividade nesta campanha”. Não houve resposta sobre o pleito, segundo ele.

Fenômeno eleitoral

O fenômeno das notícias falsas vem marcando as eleições deste ano. A missão internacional da Organização dos Estados Americanos (OEA) manifestou preocupação com o fenômeno da desinformação durante o 1º turno e elogiou a segurança das urnas. No balanço da votação do 1º turno, a presidente do TSE, ministra Rosa Weber, também alertou para o problema, em especial, vídeos e mensagens colocando em dúvida a lisura do processo eleitoral.

Nos últimos dias, o TSE mandou retirar publicações falsas contra a candidatura de Haddad tratando da distribuição do que passou a ser chamado de kit gay. Na segunda (15), nova decisão ordenou a retirada de vídeos relacionando a candidata a vice, Manuela d’Ávila à hipersexualização de crianças. Ontem, o ministro Sérgio Banhos barrou propaganda contra Bolsonaro segundo a qual o candidato do PSL teria votado contra a Lei Brasileira de Inclusão (LBI).

WhatsApp

A rede social WhatsApp tem sido o foco de maior preocupação. Estudo divulgado na última quarta (17), por professores da Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e integrantes da Agência Lupa que acompanhou 347 grupos na plataforma encontrou entre as imagens mais compartilhadas um índice de apenas 8% de caráter verdadeiro.

Ontem, o conselho consultivo do TSE para notícias falsas realizou reunião à distância com representantes da plataforma de troca de mensagens WhatsApp. O objetivo foi discutir formas de garantir o alcance de respostas diante da divulgação de notícias falsas dentro da rede social.

A videoconferência foi uma providência decidida em reunião realizada na semana passada. Integrantes do colegiado manifestaram receios em relação à disseminação de notícias falsas na plataforma, especialmente mensagens e vídeos colocando em dúvida a lisura do processo eleitoral e apontando supostas fraudes nas urnas.

Uma das preocupações manifestadas por integrantes do órgão após o encontro foi como encontrar meios para garantir que desmentidos e direitos de resposta alcançassem no WhatsApp usuários atingidos pelas mensagens iniciais, objetivo que é conseguido em redes como Facebook e Twitter.

Segundo o vice-procurador eleitoral, Humberto Jacques de Medeiros, o WhatsApp se propôs a disponibilizar ferramentas ao TSE já adotadas por agências de checagem de conteúdos enganosos e fabricados. Mas o vice-procurador não detalhou que sistemas poderão ser aplicados e qual a serventia deles.

De acordo com Jacques de Medeiros, os representantes da plataforma relataram encontrar “dificuldades” para aplicar a metodologia de outras redes sociais, como mecanismos de checagem de fatos (como no Facebook e no Google) e possibilidades de veiculação de direito de resposta aos mesmos usuários alcançado pelas mensagens originais consideradas falsas. O WhatsApp estaria “aquém disso”, nas palavras do procurador.

Escrito por: Redação/Agência Brasil 

FEMINICÍDIO: duas mulheres de 36 e 39 anos são esfaqueadas em Catalão; suspeito do crime atenta contra sua própria vida

0

No final da noite de ontem, quarta-feira (17), um caso de violência contra duas mulheres foi registrado na cidade de Catalão. A dupla tentativa de homicídio aconteceu por volta das 23h40, na Rua Travessa D, 128, no Jardim Paineiras, onde uma mulher de 36 e outra de 39 anos foram esfaqueadas.

A vítima de 36 anos de idade, teve cortes na cabeça e nos lábios e perfurações nas costas. Já a outra vítima, uma mulher de 39 anos de idade, apresentava um ferimento de esmagamento em sua orelha direita. As duas vítimas receberam os primeiros atendimentos do Corpo de Bombeiros e foram encaminhadas ao Pronto Socorro da Santa Casa de Catalão.

Segundo informações, o suspeito de ser autor da dupla tentativa de homicídio, seria o esposo de uma das vítimas, o qual atentou contra sua própria vida.

Em breve novos posts com atualização da matéria.

Escrito por: Badiinho Filho

Após visita ao candidato do PSL no último sábado (13), Vanderlan Cardoso (PP) organiza ato Pró-Bolsonaro na capital de Goiás

0
Candidato a Presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), Senador da República eleito em Goiás, Vanderlan Cardoso (PP) e o Ministro das Cidades, Alexandre Baldy (PP). Foto: Instagram/Reprodução

Após ter anunciado apoio ao presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), em visita realizada no último sábado (13), ao lado do Ministro das Cidades, Alexandre Baldy, o eleito Senador da República mais votado no Estado de Goiás, está organizando um evento Pró-Bolsonaro, na próxima sexta-feira (19), no Parque de Exposições de Goiânia.

O evento que está marcado para às 12h, será um encontro entre prefeitos e lideranças, o qual leva o nome de “Meu Partido é o Brasil”.

Vanderlan Cardoso (PP), usou as redes sociais para convidar as lideranças para o ato de apoio a candidato do PSL, Jair Bolsonaro, com a seguinte legenda: “Construímos uma aliança em torno de propostas. Quero contribuir com o próximo presidente, para termos um Brasil mais próspero para todos. Está na hora de arregaçar as mangas e mudar o Brasil”, escreveu o parlamentar eleito.

Escrito por: Badiinho Filho 

IV SEC – Semana de Engenharia Civil marcará as comemorações dos 10 anos do curso na UFG-Regional Catalão

0
Foto: Reprodução

Comemorando os 10 anos de Engenharia Civil na Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão, o Centro Acadêmico da Engenharia Civil (CACivil) juntamente com o departamento de professores do curso  a Regional Catalão realizarão a IV SEC-Semana de Engenharia Civil, evento a ser realizado do dia 5 a 9 de novembro e que contará com diversas palestras, minicursos e visitas técnicas apresentadas por palestrantes e profissionais renomados de suas respectivas áreas.

​Além de todas as programações visando o aumento do conhecimento dos participantes, a IV Semana da Engenharia Civil trará várias atividades para lazer sendo: festas, eventos esportivos, campeonato de ponte de palitos de picolé e mais, apresentação da tradição cultural da cidade de Catalão (Congadas), da Orquestra Mãos que Tocam da Fundação Espirita Nova Vida (FENOVA), além de um Sarau da Engenharia Civil. 

Para saber como participar e ter maiores detalhes da IV SEC – Semana de Engenharia Civil, visite a página do evento: https://www.secufcat.com 

Escrito por:Redação 

Pesquisa constata só 8% de imagens verdadeiras em grupos de WhatsApp

0
Foto: Internet/Reprodução

Um levantamento realizado pelos professores Pablo Ortellado (USP), Fabrício Benvenuto (UFMG) e pela agência de checagem de fatos Lupa em 357 grupos de WhatsApp encontrou entre as imagens mais compartilhadas apenas 8% podendo ser classificadas como verdadeiras. O estudo buscou analisar o fenômeno da desinformação e das mensagens falsas em grupos na plataforma, que vem sendo apontada como principal espaço de disseminação desse tipo de conteúdo.

O estudo analisou conteúdos enviados entre os dias 16 de setembro de 7 de outubro, ou seja, em boa parte do 1º turno das eleições deste ano. A amostra trouxe 347 grupos monitorados pelo projeto Eleição sem Fake, da UFMG. Os resultados, portanto, não podem ser generalizados. Mas trazem indícios importantes para a compreensão deste fenômeno. Ao todo, eles reuniram mais de 18 mil usuários. No período, circularam 846 mil mensagens, entre textos, vídeos, imagens e links externos.

Das 50 imagens mais compartilhadas nos grupos checadas pela agência Lupa, considerando foto e texto, apenas quatro foram consideradas verdadeiras (8%), entre elas uma de Bolsonaro em uma maca e outra do autor da facada no candidato, Adélio Bispo de Oliveira. Do total, oito (16%) eram falsas, como a montagem de Dilma com Che Guevara.

Quatro (8%) foram consideradas insustentáveis, conceito da agência para conteúdos que não se baseiam em nenhum banco de dados público confiável, como fotos de Lula e FHC afirmando que os dois se reuniram para planejar assaltos a banco. Outras nove eram fotos reais, mas com alusões a teorias da conspiração sem comprovação.

Da amostra, sete fotos eram reais, mas tiradas de contexto, como um registro de Aécio Neves e Fidel Castro acompanhado da acusação do político tucano ter virado “aluno” do dirigente cubano. Três imagens foram consideradas sátiras, seis estavam associadas a textos de opinião, o que a agência não checa, e três não foram examinadas por não ser possível aferir se a foto havia sido tirada no Brasil ou não. No total, 56% das imagens que mais circularam foram consideradas “enganosas”.

Caso BNDES

O levantamento dos professores e da Agência Lupa detalhou o caso das mensagens sobre supostos empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para obras fora do Brasil. De oito sobre o tema acompanhadas de fotos, apenas duas eram verdadeiras. Outras três traziam dados considerados “exagerados” e duas eram falsas, como a alegação de que o banco teria financiado um gasoduto em Montevidéu e o soterramento de uma ilha em Sarmiento, na Argentina.

Propostas

Os autores divulgaram propostas em artigos e em documento ao WhatsApp solicitando a redução da possibilidade de encaminhamento de mensagens para, no máximo, cinco destinatários. Hoje, este limite é de até 20 pessoas ou grupos. Segundo o professor da USP Pablo Ortellado, o WhatsApp respondeu que tal medida seria inviável.

“Nós discordamos. Na Índia, após uma série de linchamentos causados por boatos difundidos no aplicativo, o WhatsApp conseguiu implementar mudanças em poucos dias. Nossa situação é bastante grave. Estamos conclamando também o TSE e outras instituições com poder regulatório para agir”, escreveu Ortellado, em texto em sua rede oficial sobre o relatório.

Escrito por: Redação/Agência Brasil 

PRF inicia fiscalização por câmeras de monitoramento na BR-050 em Catalão e região

0
Trechos da BR-050 estão sendo monitorados por câmeras de monitoramento. Foto: Divulgação da PRF/Reprodução

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Catalão, iniciou a fiscalização por câmeras de videomonitoramento na Rodovia BR-050. A ação é resultado de uma parceria entre a PRF e a concessionária que administra a rodovia 

Ao todo são 60 câmeras distribuídas ao longo do trecho, gerando uma cobertura de quase 100% da rodovia na região.

A via foi toda sinalizada com placas que advertem o usuário sobre a fiscalização remota por câmeras, conforme previsto na Resolução nº 471/2013, do Contran.

A medida visa ampliar a capacidade de atuação da PRF, coibindo infrações em todo o trecho sob responsabilidade da unidade de Catalão, que abrange desde a divisa com Minas Gerais até o Distrito de Domiciano Ribeiro e assim evitar acidentes e, consequentemente, preservar vidas.

As principais infrações observadas são a ultrapassagem em local proibido, ultrapassagem forçada, uso de celular ao volante e não uso do cinto de segurança.

Ao todo são 60 câmeras distribuídas ao longo do trecho, gerando uma cobertura de quase 100% da rodovia na região. Foto: Divulgação da PRF/Reprodução

As “multas” são enviadas aos endereços dos veículos cadastrados no DETRAN. O condutor flagrado ultrapassando em local proibido é autuado com multa de R$ 1.467,35, além de 7 pontos na CNH.

De acordo com coma a concessionária que administra a rodovia, até o término da duplicação serão instaladas mais 40 câmeras, alcançando, dessa forma, a cobertura total do trecho.

Escrito por: Redação/PRF – Catalão 

Prefeitura entrega 7 primeiras chaves das 50 casas a serem reformadas na Vila Mutirão

0
Solenidade de entrega das chaves aconteceu na manhã desta quarta-feira (17), no gabinete do prefeito. Foto: Secom Catalão/Reprodução

Foram entregues na manhã desta quarta-feira (17) no gabinete do Prefeito, sede da Prefeitura de Catalão, as chaves de 7 casas que foram reconstruídas pelo município no bairro Teotônio Vilela, popularmente conhecido como Vila Mutirão. A reforma faz parte do Programa chamado Reforma Integral de Residência Popular que irá beneficiar ao todo, 50 famílias de baixa renda. Uma iniciativa da Prefeitura através das secretarias de Habitação, Promoção e Ação Social, Assuntos Comunitários e Obras.

Para que as primeiras chaves fossem entregues hoje, foram em média 45 dias de trabalho. As casas que há séculos foram edificadas ainda com placas receberam paredes de alvenaria. Telhados foram trocados, banheiros reformados e receberam até piso novo.

A entrega das demais casas será feita por etapas. As residências continuam sendo reformadas e a estimativa é que aproximadamente R$ 1 milhão (recurso do tesouro municipal) seja investido.

Para que essas famílias fossem beneficiadas a prefeitura realizou um mapeamento para identificar e contemplar realmente as famílias mais carentes. O processo passou pelas secretarias de Promoção e Ação Social, Assuntos Comunitários e Habitação.

Durante a entrega das chaves os moradores estavam emocionados e agradeceram. “Eu tenho muito que agradecer ao prefeito e toda sua equipe que nos concedeu o privilégio de daqui em diante vivermos muito mais felizes, porque era um sonho reformarmos nossa casa e não tínhamos condição. A minha casa, por exemplo, estava muito velha e a transformação foi tamanha. Qualquer agradecimento é pequeno diante do benefício e da alegria que proporcionaram às nossas famílias”, disse Maria Isabel Alves da Cunha que depois de mais de 30 anos conseguiu essa reforma.

Na oportunidade o prefeito Adib Elias lembrou que outros benefícios ainda serão destinados para a comunidade do bairro. A prefeitura através da SAE, inclusive, já está construindo uma rede de esgoto sanitário. São 18 quilômetros investidos com recurso próprio e que vai dar mais qualidade de vida e até saúde para a população. A proposta é levar também asfalto da melhor qualidade para continuar transformando o bairro. “Eu, junto com a minha equipe, estou muito alegre e satisfeito de poder estar realizando esse sonho para vocês. É o dinheiro do povo retornando em benefícios para o povo, dando condição de viver melhor e com mais qualidade”, disse Adib Elias.

Escrito por: Redação/Fonte: Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Catalão