Nesta semana a Prefeitura de Catalão, emitiu comunicando informando que o Sistema Nacional de Emprego (SINE), órgão que funciona no prédio da Secretaria do Trabalho e Renda, não terá mais intervalo de almoço, permanecendo com atendimento ao público das 08h às 16h sem interrupção.
Segundo dados fornecidos pelo Ministério do Trabalho e Renda, através do SINE, somente no mês de setembro foram 1.983 atendimentos entre todos os serviços ofertados. Através do SINE que trabalha em parceria com o município, foram quase 200 vagas captadas com 503 encaminhamentos de trabalhadores para grandes empresas de Catalão nos últimos 30 dias.
O SINE funciona na Secretaria de Trabalho e Renda (Poupa Prazo), localizado na Avenida 20 de agosto, 1.882, no Centro de Catalão, em frente a Caixa Econômica Federal.
Wilker Ferreira (PR) e Diogo Rosa (MDB), são os candidato que concorrem a Prefeitura de Davinópolis. Foto: TRE/Reprodução
Os 3.331 eleitores da cidade de Davinópolis, localizada a 54 Km de Catalão, no próximo domingo, 28 de outubro, irão as urnas como todos demais eleitores do Brasil para escolher o próximo Presidente da República, mas dos davinopolinos também terão que participar de uma eleição suplementar para escolher o novo Prefeito e Vice Prefeito da cidade, na qual, dois candidatos estão na disputara para o chamado mandato tampão. Veja os nomes:
Prefeito: Wilker Ferreira da Silva (PR) – 41 anos de idade;
Vice: João José Rodovalho ‘Tita’ () – 35 anos de idade.
Prefeito: Diogo Rosa Nunes (MDB) – 30 anos de idade;
Vice: Nelson Machado da Silva (MDB) – 50 anos de idade.
A eleição suplementar na cidade de Davinópolis foi convocada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Goiás (TRE/GO), após a cassação do ex-prefeito Robson Luiz da Silva Gomes e seu vice, Rony Félix Rodovalho, eleitos nas eleições municipais de 2016, sofrem denúncia no Ministério Público por compra de votos e abuso do poder político e de autoridade, ambos negam as acusações.
Ordem de Votação em Davinópolis
Nessa semana o TRE/GO divulgou a ordem de votação para no município de Davinópolis-GO, onde os eleitores primeiro vão votar para Presidente da República e na sequência para Prefeito. O processo de votação iniciará às 08h e se encerrá às 17h.
O Juiz da 8ª Zona Eleitoral, Leonys Lopes Campos da Silva, baixou uma Portaria proibindo a comercialização de bebidas alcoólicas no próximo domingo (28) nos estabelecimentos comerciais da cidade de Davinópolis, em decorrência das eleições de 2º turno para escolha do novo Presidente da República do nosso país, e principalmente, devido a eleição suplementar de escolha do novo Prefeito e Vice-Prefeito da referida cidade. A nova eleição em Davinópolis,se faz necessária em cumprimento de medida judicial, após o ex-prefeito Robson Gomes e Rony Rodovalho terem perdido os seus respectivos mandatos, depois de sofrem processo de cassação por compra de votos e abuso do poder político e de autoridade.
A Portaria baixada pela Justiça Eleitoral impedindo a venda de bebidas em Davinópolis, a justificativa é para que sejam garantidas a ordem e a tranquilidade no dia das eleições, de modo a proporcionar a segurança dos eleitores e a normalidade da votação. Para o Juiz, o consumo de bebidas alcoólicas altera os ânimos, dando margem a desentendimentos entre os eleitores e potencializa a prática de crimes e contravenções penais.
A Portaria começa a valer a partir das 22h de sábado (27) e expira-se às 17h de domingo (28), sendo válida para estabelecimentos comerciais que explorem a venda de bebidas alcoólicas (bares, lanchonetes, restaurantes, hotéis, supermercados e similares).
O documento ainda frisa que além de não poderem vender, determina aos comerciantes que caso estes estabelecimentos permaneçam de portas abertas, tais produtores devem ser retirados de exposição, descantando que caso o comerciante cometa crime de desobediência eleitoral, ele sofrerá as sanções previstas no artigo 347 do Código Eleitoral, que prevê pena de detenção de três meses a um ano de prisão e pagamento de multa.
Leiam abaixo a Portaria Nº 03/2018 do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Goiás – 8ª Zonal Eleitoral:
O contador e vice-presidente de Registro do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás, Marcelo Cordeiro Silva, ministra na noite de hoje, quarta-feira (24), palestra na X Semana de Contabilidade promovida pela Faculdade Cesuc, em Catalão.
Com o tema “O Impacto da Tecnologia na Contabilidade”, Marcelo irá abordar temas atuais e relevantes referentes à profissão contábil.
Ainda na noite de abertura da Semana de Contabilidade, haverá a palestra “Empreendedorismo, Inovação e Startups”, ministrada pelo renomado Janderson Santos.
Ao final das palestras, também será feita uma homenagem aos profissionais com mais tempo de registro no Conselho Regional de Contabilidade de Goiás.
A X Semana de Contabilidade também será realizada na quinta (25) e se encerra na sexta-feira (26) no Sesi Catalão, quando será aberta a todo o público. As atividades são uma excelente oportunidade para que informações relevantes sejam compartilhadas entre os profissionais, estudantes e colaboradores da área contábil.
Irritados com o descumprimento da tabela do piso mínimo do frete e o que entendem ser uma falha da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em fiscalizar a medida, caminhoneiros de Goiás estão se mobilizando para bloquear as estradas do Estado na próxima segunda-feira (29/10) para fazer uma fiscalização informal.
“Vamos bloquear a pista, as entradas das fábricas. Todos os caminhões que estiverem carregados abaixo do piso mínimo vai (sic) ter de voltar para a transportadora. Só sai de Catalão dentro do piso mínimo”, diz Wallace Landim, o Chorão, uma das lideranças da categoria. Assim, o bloqueio deverá atingir as cargas que vêm do Sul do País através de São Paulo.
O movimento não deve atingir São Paulo, segundo informou presidente do Sindicato dos Transportadores Autônomos de Bens (Sindicam) de São Paulo, Norival de Almeida Silva, o “Preto”.
Porém, os bloqueios podem não ficar limitados a Goiás. Em Santa Catarina, a categoria deve se reunir para decidir se adere ou não ao movimento, segundo informou o autônomo Alexandre Fróes, que atua no porto de Itajaí. “A movimentação está em todos os Estados”, informou. Além da mobilização do dia 29, há uma paralisação sendo convocada para o dia 10 de novembro.
Dentro da própria categoria há quem coloque em dúvida a efetividade da iniciativa dos caminhoneiros de Goiás. “A ideia é ótima, mas a execução é muito complicada”, avaliou o presidente do Sindicato dos Transportadores Autônomos de Carga (Sinditac) de Ijuí (RS), Carlos Alberto Litti Dahmer. “Se existe a lei e a penalidade e o caminhoneiro se sente acuado para cobrar seu direito, não acredito que vá enfrentar a transportadora de cara limpa.”
“Lista negra”
Uma queixa recorrente dos caminhoneiros é essa: as transportadoras estão pagando frete abaixo do piso mínimo estabelecido nas tabelas da ANTT. Se o caminhoneiro não aceita, ele entra para uma espécie de “lista negra” e não é mais contratado. Assim, eles se sentem impedidos de exigir seus direitos. Por isso, cobram uma ação mais contundente da ANTT.
A agência, porém, ainda está elaborando uma versão completa das tabelas de piso mínimo do frete e o regulamento com as penalidades para o descumprimento delas. Nada disso está pronto.
Existe uma tabela em vigor, feita às pressas para encerrar a paralisação, mas os próprios caminhoneiros reconhecem que ela contém erros. Por exemplo, cobrar mais barato para transportar uma carga perigosa do que uma carga comum. A ANTT também tem feito fiscalizações, mas ainda não aplica penas.
A demora causa impaciência. “Eu não acho justo parar um país para fazer uma agência de governo funcionar, mas é isso que pode acontecer”, disse Chorão.
A agência informa que tem trabalhado na maior rapidez possível. No entanto, não pode atropelar prazos e ritos, para não prejudicar a solidez jurídica das normas que está elaborando.
Presidente eleito
No momento, a agência ainda colhe sugestões para elaborar as penalidades pelo descumprimento da tabela. O prazo para apresentação de propostas acaba no dia 9 de novembro. Depois disso, elas ainda precisarão ser consolidadas para só então ser elaborada a norma.
É por causa desse prazo do dia 9 que algumas lideranças chamam uma paralisação para o dia 10. Mas a ideia divide a categoria. “Preto”, por exemplo, não pretende mobilizar a base paulista para esse movimento tampouco.
“Eu não vou tomar uma decisão antes de falar com o presidente eleito”, informou “Chorão”. Ele já conversou com o candidato a vice-presidente na chapa de Jair Bolsonaro (PSL), o general Hamilton Mourão, para pedir uma audiência com aquele que acredita que será eleito no próximo domingo.
Outras lideranças também esperam dialogar com o presidente eleito ainda este ano, na expectativa de obter dele algum compromisso de apoio à categoria. O próprio Supremo Tribunal Federal (STF), que analisa a constitucionalidade de o governo elaborar tabelas com preços mínimos do frete, também aguarda o resultado das urnas.
Entre as medidas adotadas para encerrar a greve, está o subsídio destinado a garantir um desconto de R$ 0,30 por litro de diesel. Essa medida acaba no dia 31 de dezembro próximo. Porém, não é algo que mobilize os caminhoneiros, porque as regras para o cálculo da tabela dos preços mínimos do frete contemplam o repasse das variações de preço do combustível. No entendimento deles, se a tabela for mantida e for cumprida, o subsídio não é necessário.
Das três vítimas fatais que morreram no acidente de ontem, terça-feira (23), entre Catalão e Campo Alegre de Goiás, onde a motorista, uma mulher de 47 anos bateu de frente com uma carreta, apenas o corpo de um homem, do Sr. Clementino Carvalho da Silva, 56 anis de idade, foi liberado aos familiares pelo Instituto Médico Legal (IML) de Catalão, para ser velado e sepultado. A liberação aconteceu por volta de 1h da manhã desta quarta-feira (24).
Sobre o velório, segundo informações do repórter Jean Carlo da Rádio Xavantes FM de Ipameri, o corpo do Senhor Clementino foi levado para a cidade de Cristalina-GO, onde mora os familiares da vítima, porém, está sendo decido se o velório e o sepultamento será lá em Cristalina ou será levado o Estado do Maranhão, onde mora uma filha dele.
Jean Carlo também informou para a nossa produção, que conversou com a prefeita da cidade de Ipameri, Daniela Vaz Carneiro, sobre as assistências prestadas por parte do município aos familiares das vítimas. Segundo o repórter , a prefeita informou que já foi acionado o seguro do veículo que indenizará em R$ 10 mil a cada vítima fatal, e está aconselhando os familiares de como agir para acionar Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre, ou por sua Carga, a Pessoas Transportadas ou não – DPVAT, que também dá cobertura em caso de vítimas fatais.
A prefeita disse ainda que todo os demais suportes estão sendo prestados aos familiares.
Corpo das outras duas vítimas só após resultados de exames de DNA e arcada dentária
Já os outros dois corpos, incluído o da motorista que dirigia a ambulância, segundo o diretor do 8º Núcleo Regional da Polícia Técnica Científica, Willians Viana Ferreira, os familiares compareceram ontem à noite no IML de Catalão, para que pudesse ser coletados os materiais biológicos para a realização de exames de DNA e arcada dentária para reconhecimento das vítimas.
Segundo Wilians, exames de DNA é um pouco mais demorado, podendo levar até 30 dias para obtenção do resulto, isso dependendo da demanda em Goiânia. Já o de arcada dentária é um pouco mais rápido, questão de semana ou no máximo 10 dias.
Entenda o caso
Por volta das 5h30, uma ambulância que levava pacientes para hemodiálise de Domiciano Ribeiro , município de Ipameri para Catalão, se envolveu em uma colisão com um caminhão ocasionando a morte dos três ocupantes no trecho de Campo Alegre, na região sudeste do estado. A condutora, de 47 anos, e um passageiro ficaram carbonizados enquanto o terceiro ocupante foi arremessado para fora do veículo.
De acordo com levantamentos preliminares a ambulância rodou na pista invadindo a faixa contrária e colidiu com a carreta. No local a pista é simples e estava seca no momento do acidente.
Bebê foi resgatado em rua do Jardim Mirabel, em Goiânia, Goiás — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros
No início da manhã da última terça-feira (23), policiais militares e o Corpo de Bombeiros, receberam um chamado para atender um chamado, mas para uma missão que fugia completamente de suas rotinas, pois era uma denúncia feita por um casal de morador da Rua Potengi, no Jardim Mirabel, na região oeste de Goiânia, que por volta das 4h50 da manhã escutou o choro da criança, a qual estava enrolada em uma manta, sem nenhum ferimento e em seguida a criança foi levada para o Hospital Materno-Infantil (HMI) para ser avaliada por uma equipe de médicos.
Em nota, o Hospital Materno Infantil informou que a bebê “deu entrada às 6h53 na unidade e foi avaliada pela equipe multiprofissional do Pronto Socorro de Pediatria (PSP), que constatou seu bom estado de saúde”. Conforme o hospital, acriança pesa 5,6kg e tem aproximadamente três meses de vida. A menina recebeu alta às 8h de ontem, acompanhada pelo Conselho Tutelar Região Leste de Goiânia.
De acordo com a delegada Paula Meotti, titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente de Goiânia (DPCA), a Polícia Civil vai investigar o que ocorreu.
“Nós vamos apurar este caso que chegou ao nosso conhecimento nesta manhã. Vamos buscar os responsáveis pela criança porque, pela circunstância encontrada pelos bombeiros, trata-se de abandono de incapaz”, disse em entrevista à imprensa da capital.
A criança foi encontrada por volta das 4h50 desta terça-feira, na Rua Potengi, no Jardim Mirabel, na região oeste de Goiânia. Conforme divulgou a assessoria de comunicação do Corpo de Bombeiros, moradores ouviram o choro da vítima e acionaram a Polícia Militar, que pediu reforço aos bombeiros.
A conselheira tutelar Érika Reis disse que foi oficiada pelo hospital e que está acompanhando o caso. “Nós vamos ver se encontramos algum parente desta criança, vamos apurar a circunstância social da família ou, se não houver condições, a criança deve ser encaminhada ao abrigo”, disse.
Às 10h45 desta terça-feira, o Conselho Tutelar informou que a menina foi encaminhada para o Abrigo Niso Prego, em Goiânia.
Roupinhas foram deixadas juntas da bebê abandonada debaixo de árvore em bairro de Goiânia. Foto: TV Anhanguera/Reprodução
Matéria levada ao ar no Bom Dia Goiás desta terça-feira, 24, mostra depoimentos do morador que encontrou a criança e dos militares do Corpo de Bombeiros que participaram da ocorrência.
“No encontro de dias árvores onde era um ambiente bem escuro, deixaram ela lá debaixo, mas ela (criança) estava bem sequinha, a roupa dela não estava molhada, e bem cuidada. Uma criança daquela idade, de dois a três meses, se pegar uma chuva, ela pode pegar uma crise de hipotermia e levar até a morte”, disse o cabo do Corpo de Bombeiros de Goiânia, Leandro Correia, destacando o período chuvoso que se encontrava no momento em que a criança foi encontrada e riscos que ela correu.
A Polícia agora tenta chegar a pessoa que abandonou a bebê, para isso ela está refazendo o caminho que o responsável pela criança teria feito. Imagens de câmeras de segurança podem ajudar a autoria do crime.
A delegada responsável pelo caso, Paula Meotti, disse o seguinte: Nós instauramos um inquérito pelo crime de abandono de incapaz, porque tudo indica que alguém que estava, talvez um responsável legal e que estava com essa criança, deixou ela nesse local, e essa bebê, obviamente não tinha condições nenhuma de se defender desse abandono”.
A menina com aproximadamente três meses de vida, após passar por avaliação, foi levada para um abrigo. “Se aparecer algum parente, ele terá que comprovar através de documentação e exames de DNA que é parente para retirar a criança, e se não aparecer nenhum parente ela irá para a adoção”, disse Rafael Rodrigues, do Conselho Tutelar da Região Leste de Goiânia, em entrevista concedida a equipe da TV Anhanguera de Goiânia.
Equipe do Corpo de Bombeiros resgata bebê em Goiânia, Goiás — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros
Saibam quais são as oportunidades de trabalho ofertadas através do Sistema Nacional de Emprego (SINE) por meio da Secretaria de Trabalho e Renda de Catalão (SETRAER). As vagas desta quarta-feira (24/10) são:
-Carpinteiro, com experiência na CTPS, masculino; -Cortadeira para confecção de roupas, feminino; -Entregador de gás, com experiência, CNH “A”, masculino; -Motorista de caminhão, com experiência na CTPS, CNH “D”, masculino; -Moto taxista, que tenha moto própria, ambos os sexos; -Salgadeiro, com experiência, feminino; -Vendedor pracista, com experiência, ambos os sexos, CNH “AB “e que tenha veículo próprio; -Vendedor pracista, com experiência em vendas, que tenha veículo próprio CNH “AB”, ambos os sexos;
Informações sobre as vagas podem ser obtidas na sede da secretaria, na Avenida 20 de agosto, 1857, Centro, em frente a Caixa Econômica Federal.
Observação: Algumas vagas podem ter sido preenchidas sem aviso prévio.
Na última sexta-feira, 19 de outubro, a Trem Bala Promoções realizou mais um mega evento no Parque de Exposições de Catalão, show com a dupla Henrique e Juliano, que trouxeram para público goiano, o repertório de seu mais recente trabalho, o DVD Menos é Mais. Claro, o espaço ficou repleto de gente bonita da nossa cidade, as quais abrilhantaram mais ainda o ambiente.
As lentes do João Batista, fotógrafo alegre e amigo da galera, registraram a felicidade de quem acompanhava o evento, visivelmente estampada nos belos sorrisos para o click do Blog do Badiinho. Valeu e até a próxima!
Em nova pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência a pedido da TV Globo e do jornal O Estado de S. Paulo, Jair Bolsonaro (PSL) segue à frente no segundo turno da disputa pela Presidência da República com 57% dos votos válidos (tinha 59%), enquanto Fernando Haddad atinge 43% (eram 41%). O percentual de votos válidos de cada candidato corresponde à proporção de votos do candidato sobre o total de votos, excluídos os votos brancos, nulos e indecisos.
Considerando os votos totais, Jair Bolsonaro tem 50% das citações (eram 52%) e Fernando Haddad, do PT, alcança 37% das menções entre os eleitores brasileiros (mesma intenção de voto verificada anteriormente). Aqueles que declaram votar em branco ou anular o voto somam 10% e os que não sabem ou não respondem totalizam 3% (eram 9% e 2%).
Rejeição
A pesquisa também apontou o potencial de voto e rejeição para presidente. O Ibope perguntou: “Para cada um dos candidatos a Presidente da República citados, gostaria que o(a) sr(a) dissesse qual destas frases melhor descreve a sua opinião sobre ele”?
Jair Bolsonaro
Com certeza votaria nele para presidente – 37%
Poderia votar nele para presidente – 11%
Não votaria nele de jeito nenhum – 40%
Não o conhece o suficiente para opinar – 11%
Não sabem ou preferem não opinar – 2%
Fernando Haddad
Com certeza votaria nele para presidente – 31%
Poderia votar nele para presidente – 12%
Não votaria nele de jeito nenhum – 41%
Não o conhece o suficiente para opinar – 14%
Não sabem ou preferem não opinar – 2%
O registro da pesquisa na Justiça Eleitoral foi feito sob o protocolo BR-01112/2018. Os contratantes foram o Estado e a TV Globo.