24 de outubro de 2018

Bebê de aproximadamente três meses de vida foi abandona debaixo de uma árvore em Goiânia; criança foi levada para abrigo

Bebê foi resgatado em rua do Jardim Mirabel, em Goiânia, Goiás — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

No início da manhã da última terça-feira (23), policiais militares e o Corpo de Bombeiros, receberam um chamado para atender um chamado, mas para uma missão que fugia completamente de suas rotinas, pois era uma denúncia feita por um casal de morador da Rua Potengi, no Jardim Mirabel, na região oeste de Goiânia, que por volta das 4h50 da manhã escutou o choro da criança, a qual estava enrolada em uma manta, sem nenhum ferimento e em seguida a criança foi levada para o Hospital Materno-Infantil (HMI) para ser avaliada por uma equipe de médicos.

Em nota, o Hospital Materno Infantil informou que a bebê “deu entrada às 6h53 na unidade e foi avaliada pela equipe multiprofissional do Pronto Socorro de Pediatria (PSP), que constatou seu bom estado de saúde”. Conforme o hospital, acriança pesa 5,6kg e tem aproximadamente três meses de vida. A menina recebeu alta às 8h de ontem, acompanhada pelo Conselho Tutelar Região Leste de Goiânia.

De acordo com a delegada Paula Meotti, titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente de Goiânia (DPCA), a Polícia Civil vai investigar o que ocorreu.

“Nós vamos apurar este caso que chegou ao nosso conhecimento nesta manhã. Vamos buscar os responsáveis pela criança porque, pela circunstância encontrada pelos bombeiros, trata-se de abandono de incapaz”, disse em entrevista à imprensa da capital.

A criança foi encontrada por volta das 4h50 desta terça-feira, na Rua Potengi, no Jardim Mirabel, na região oeste de Goiânia. Conforme divulgou a assessoria de comunicação do Corpo de Bombeiros, moradores ouviram o choro da vítima e acionaram a Polícia Militar, que pediu reforço aos bombeiros.

A conselheira tutelar Érika Reis disse que foi oficiada pelo hospital e que está acompanhando o caso. “Nós vamos ver se encontramos algum parente desta criança, vamos apurar a circunstância social da família ou, se não houver condições, a criança deve ser encaminhada ao abrigo”, disse.

Às 10h45 desta terça-feira, o Conselho Tutelar informou que a menina foi encaminhada para o Abrigo Niso Prego, em Goiânia.

Roupinhas foram deixadas juntas da bebê abandonada debaixo de árvore em bairro de Goiânia. Foto: TV Anhanguera/Reprodução

Matéria levada ao ar no Bom Dia Goiás desta terça-feira, 24, mostra depoimentos do morador que encontrou a criança e dos militares do Corpo de Bombeiros que participaram da ocorrência.

“No encontro de dias árvores onde era um ambiente bem escuro, deixaram ela lá debaixo, mas ela (criança) estava bem sequinha, a roupa dela não estava molhada, e bem cuidada. Uma criança daquela idade, de dois a três meses, se pegar uma chuva, ela pode pegar uma crise de hipotermia e levar até a morte”, disse o cabo do Corpo de Bombeiros de Goiânia, Leandro Correia, destacando o período chuvoso que se encontrava no momento em que a criança foi encontrada e riscos que ela correu.

A Polícia agora tenta chegar a pessoa que abandonou a bebê, para isso ela está refazendo o caminho que o responsável pela criança teria feito. Imagens de câmeras de segurança podem ajudar a autoria do crime.

A delegada responsável pelo caso, Paula Meotti, disse o seguinte: Nós instauramos um inquérito pelo crime de abandono de incapaz, porque tudo indica que alguém que estava, talvez um responsável legal e que estava com essa criança, deixou ela nesse local, e essa bebê, obviamente não tinha condições nenhuma de se defender desse abandono”.

A menina com aproximadamente três meses de vida, após passar por avaliação, foi levada para um abrigo. “Se aparecer algum parente, ele terá que comprovar através de documentação e exames de DNA que é parente para retirar a criança, e se não aparecer nenhum parente ela irá para a adoção”, disse Rafael Rodrigues, do Conselho Tutelar da Região Leste de Goiânia, em entrevista concedida a equipe da TV Anhanguera de Goiânia.

Equipe do Corpo de Bombeiros resgata bebê em Goiânia, Goiás — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Escrito por: Redação/Fonte: G1/Goiás