Início Site Página 163

Motociclista morre em acidente com carreta na GO-210, em Davinópolis

0

Na tarde desta segunda-feira (29), um grave acidente de trânsito matou um motociclista na GO-210, próximo ao trevo de acesso ao município de Davinópolis (GO).

De acordo com informações preliminares, uma carreta atingiu a moto quando o condutor, identificado como Diego, tentava atravessar a via. Com o forte impacto, o motociclista morreu ainda no local. Além disso, testemunhas relataram que o motorista da carreta fugiu sem prestar socorro.

Colisão entre moto e carreta deixa uma vítima fatal na GO-210 – Foto: Blog Diante do Fato

As equipes de resgate chegaram rapidamente, mas apenas confirmaram o óbito. Assim, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Catalão para os procedimentos necessários.

A Polícia Militar acompanhou a ocorrência, auxiliou no controle do tráfego e registrou o caso. Agora, as autoridades responsáveis irão apurar as circunstâncias do acidente.

Nova Aurora inaugura Academia Municipal de Musculação como presente pelos 72 anos da cidade

No dia 6 de outubro, às 8h, a Prefeitura de Nova Aurora inaugura a Academia Municipal de Musculação. O espaço moderno integra a programação de aniversário de 72 anos do município e chega para incentivar saúde, lazer e qualidade de vida.

Assim, a nova academia conta com professores capacitados, técnicos preparados para orientar os alunos e equipamentos modernos em uma área totalmente diferenciada.

Além disso, o prefeito Júnior Pimenta ressaltou que a obra é também um investimento estratégico na saúde pública:

“Essa inauguração é um presente especial para a população. Quando investimos em qualidade de vida, deixamos de investir em tratamentos futuros. Por isso, olhamos com atenção para todas as áreas, sempre pensando no bem-estar dos cidadãos. Queremos que a população tenha uma vida diferenciada e que Nova Aurora continue sendo uma das melhores cidades para se viver no Brasil”.

O vice-prefeito Danilo Araújo reforçou o convite para a comunidade:

“Essa é uma conquista de todos nós, pensada para oferecer mais saúde, lazer e bem-estar. A academia é de cada cidadão. Queremos ver nossa comunidade aproveitando ao máximo esse espaço. Convidamos todos a participarem da inauguração e celebrarem juntos os 72 anos de Nova Aurora”.

A entrega da Academia Municipal de Musculação marca as comemorações do aniversário da cidade. O evento reforça o compromisso da gestão em aliar desenvolvimento, cuidado com as pessoas e qualidade de vida.

Vanessa Rezende detalha premiação de até R$ 10 mil para alunos no Enem em Goiás

0

A coordenadora regional de educação, Vanessa Rezende, detalhou nesta semana as novidades anunciadas pelo governador Ronaldo Caiado para incentivar os estudantes da rede pública no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A principal delas é a premiação em dinheiro para os alunos que alcançarem as maiores notas em Matemática e Redação.

Premiação para Matemática e Redação

De acordo com Vanessa Rezende, os estudantes do 3º ano do ensino médio da rede pública poderão receber prêmios em dinheiro, assim como seus professores. Nesse sentido, as regras funcionam da seguinte forma:

  • Nota entre 850 e 899,99 em Matemática: R$ 5 mil para o aluno e R$ 5 mil para o professor;

  • Nota acima de 900 em Matemática: R$ 10 mil para o aluno e R$ 10 mil para o professor;

  • Redação com 980 pontos: R$ 5 mil para o aluno e para o professor de português;

  • Redação com nota máxima (1.000 pontos): R$ 10 mil para o aluno e R$ 10 mil para o professor.

Além disso, se mais de um estudante da mesma escola conquistar a premiação, parte do valor também será destinada ao gestor e ao coordenador pedagógico.

Vanessa reforçou ainda que apenas os alunos concluintes do ensino médio concorrem ao prêmio. Ou seja, os chamados treineiros, que fazem a prova apenas como preparação, não estão incluídos.

Incentivo à participação

A coordenadora destacou que, para receber o prêmio, o estudante deve comparecer nos dois dias de aplicação do Enem. Assim, o incentivo também busca evitar desistências após o primeiro dia de prova.

Além disso, a Seduc tem oferecido materiais de preparação exclusivos para os alunos da rede estadual. “Temos professores dedicados e apostilas próprias, como o programa Só Vem Enem, que fortalece a preparação dos estudantes”, afirmou destacando e enaltecendo o trabalho da Professora Fátima Gavioli, secretária da Educação em Goiás .

Avaliações externas em andamento

Outro ponto importante ressaltado por Vanessa Rezende foi a realização do Saego, avaliação em larga escala que acontece em 1º de outubro em todas as escolas da rede estadual. Esse processo ocorre em três etapas: diagnóstica (fevereiro), formativa (julho) e somativa (outubro).

Dessa forma, é possível acompanhar a evolução do aprendizado dos alunos e preparar Goiás para o Saeb, avaliação em nível nacional. “Nosso compromisso é manter Goiás entre os primeiros colocados no ranking da educação básica no Brasil”, destacou a coordenadora.

Matrículas e rede estadual

Com cerca de 10 mil alunos na regional de Catalão, a coordenadora também antecipou que a Seduc divulgará em breve o cronograma de matrículas para 2026. Por isso, ela orientou os pais a acompanharem as redes sociais da Secretaria e da Coordenação Regional de Educação, a fim de não perderem os prazos.

Por fim, Vanessa Rezende agradeceu aos professores pelo empenho e deixou uma mensagem de incentivo: “Educação é o caminho mais seguro para conquistar sonhos e oportunidades. Temos um governo que olha com atenção e respeito para nossos estudantes”, concluiu. 

Jovem de 21 anos quase se afoga no Rio São Marcos, entre Catalão e Davinópolis

Na tarde deste domingo (28), uma guarnição náutica do 10º Batalhão de Bombeiros Militar (10º BBM) atendeu a uma ocorrência de possível afogamento no Rio São Marcos, próximo à ponte que liga Catalão a Davinópolis.

Segundo relatos da solicitante, um jovem de 21 anos nadava no rio quando submergiu e não retornou à superfície por alguns minutos.

A equipe chegou rapidamente ao local, encontrando a vítima já em segurança, fora da água. O jovem contou que quase se afogou, chegou a submergir algumas vezes, mas conseguiu alcançar a margem após esforço.

Os militares avaliaram o rapaz e confirmaram que ele não apresentava ferimentos e traumas. Todas as autoridades competentes receberam comunicação sobre a ocorrência.

O Corpo de Bombeiros alerta para a necessidade de cuidados redobrados ao nadar em rios e locais de correnteza, a fim de evitar acidentes.

Vagas de Emprego em Catalão nesta segunda-feira (29/09)

0

A Secretaria do Trabalho e Renda, através do SINE, anunciou nesta segunda-feira (29/09/2025) a abertura de 460 oportunidades de emprego em várias áreas, abrangendo diferentes níveis de experiência e perfis profissionais. Confira os detalhes sobre as vagas, a documentação necessária e como se candidatar.

Oportunidades Disponíveis

As vagas disponíveis contemplam diversos setores e incluem várias funções. Veja alguns exemplos:

  • Açougueiro – 4 vagas
  • Ajudante de obras – 4 vagas
  • Atendente balconista – 8 vagas
  • Atendente de padaria – 4 vagas
  • Auxiliar de produção – 17 vagas
  • Auxiliar de serviços gerais – 11 vagas
  • Caldeireiro montador – 22 vagas
  • Eletricista de manutenção – 13 vagas
  • Empregada doméstica – 9 vagas + 1 diarista
  • Frentista – 8 vagas
  • Jardineiro – 20 vagas
  • Mecânico de manutenção – 26 vagas
  • Mecânico de máquinas em geral – 41 vagas
  • Montador de andaimes – 40 vagas
  • Pedreiro – 22 vagas
  • Pintor industrial – 13 vagas
  • Guarda de vigilância – 10 vagas
  • Tratorista agrícola – 15 vagas
  • Vendedor interno – 9 vagas
  • Repositor de mercadorias – 3 vagas

Além disso, há vagas para ajudante de carga e descarga, auxiliar administrativo, auxiliar de logística, balconista, borracheiro, cabelereiro, camareiro, carpinteiro, caseiro, churrasqueiro, consultor de vendas, copeiro, costureiro, cozinheiro, desenhista, estoquista, funileiro, garçom, gerente de loja, instalador fotovoltaico, inspetor de segurança, isolador térmico, maçariqueiro, manicure, marceneiro, massagista, motorista, oficial de serviços gerais, operador de caixa, recepcionista, saladeiro, serralheiro, soldador, tapeceiro, técnico em automobilística, trabalhador rural, varredor de rua, vendedor de serviços e vulcanizador.

Documentação Necessária

Assim, para se candidatar, os interessados precisam apresentar:

  • Carteira de trabalho (física ou digital);
  • CPF;
  • Número do PIS.

Para mais detalhes, consulte o SINE de Catalão.

Importante: Caso algum dos documentos esteja ausente, o atendimento será negado. Além disso, as vagas podem ser preenchidas sem aviso prévio.

Como se Candidatar

Assim, os candidatos devem comparecer ao SINE Catalão, onde poderão obter mais informações e realizar a candidatura. Este é um momento importante para aqueles que buscam uma chance de ingressar ou se recolocar no mercado de trabalho.

Portanto, aproveite esta oportunidade para se conectar a vagas que promovem inclusão e diversidade, garantindo acesso a diferentes setores do mercado profissional.

Não deixe para a última hora!

Homem agride companheira, filha e cunhada no Catalão Shopping e acaba preso

0

Na noite do último domingo (28), um caso de violência doméstica causou tumulto no Catalão Shopping e mobilizou a Polícia Militar.

De acordo com a ocorrência, um homem de 40 anos agrediu sua companheira, de 32 anos, a filha de apenas 7 anos e também a cunhada dentro de um estabelecimento comercial. Clientes que estavam no local tentaram conter o agressor, o que resultou em confusão.

Policiais do 18º Batalhão chegaram rapidamente e conseguiram controlar a situação. Eles prenderam o homem em flagrante e o levaram para a delegacia. A autoridade policial autuou o agressor por lesão corporal dolosa e vias de fato.

O episódio assustou frequentadores e lojistas, já que ocorreu em um espaço de grande circulação de famílias.

Assista o vídeo disponível no perfil do Blog do Badiinho no Instagram:

Instituto AtlasIntel: histórico de acertos reforça liderança de Daniel Vilela em 2026

0

A AtlasIntel, instituto de pesquisas que divulgou na sexta-feira (26) levantamento colocando Daniel Vilela (MDB) na frente da disputa pelo governo de Goiás em 2026, tem histórico de acertos no estado.

Leia também:

-Daniel Vilela lidera disputa pelo governo de Goiás em 2026 com ampla vantagem, aponta pesquisa

Histórico de acertos

Nas eleições de 2024, a empresa foi a primeira a indicar a virada de Leandro Vilela em Aparecida de Goiânia contra o deputado federal Professor Alcides (PL). Enquanto outros levantamentos mostravam vantagem do candidato do PL, a AtlasIntel já apontava o emedebista em crescimento até consolidar a vitória no segundo turno.

Em Goiânia, o instituto também antecipou os resultados, mostrando Sandro Mabel (UB) na liderança no segundo turno com 55,5% contra 44,5% de Fred Rodrigues (PL). Ainda no primeiro turno, destacou a chegada do candidato do PL em primeiro lugar, contrariando pesquisas que indicavam empate ou posições inferiores.

Pesquisa para 2026

No levantamento mais recente, Daniel Vilela aparece com 42,3% das intenções de voto para governador, mais de 25 pontos à frente dos principais adversários. Em segundo lugar, em empate técnico, estão Wilder Morais (PL) com 16,5%, Marconi Perillo (PSDB) com 15,6% e Adriana Accorsi (PT) com 15,4%.

A pesquisa ouviu 2.872 eleitores entre os dias 17 e 23 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.

Credibilidade

Em entrevistas, o CEO da AtlasIntel, Andrei Roman, defende a credibilidade da empresa. Segundo ele, pesquisas só mantêm relevância quando acertam de forma consistente:

“Se não existe credibilidade, não há importância”, afirmou.

Roman ressaltou ainda a atuação do instituto em toda a América Latina e nos Estados Unidos, lembrando que a AtlasIntel chegou a projetar corretamente a vitória de Donald Trump no voto popular.

Com informações do Diário de Goiás

Velomar entrega caminhão-comboio e anuncia novos maquinários em Catalão

0

A Prefeitura de Catalão entregou, nesta quinta-feira (25/09), um caminhão-comboio que vai reforçar os serviços de infraestrutura do município. O veículo chega em um momento estratégico, já que as chuvas começaram e a demanda por manutenção aumenta. O anúncio ocorreu no almoxarifado municipal e contou com a presença do prefeito Velomar Rios e do secretário de Infraestrutura, Bruno Evangelista, demais secretários e vereadores.

Investimento abaixo do previsto

Prefeito afirmou que caminhão-comboio foi pago à vista o que permitiu melhor preço na aquisição. Foto: Pedro Araújo

O caminhão, moderno e equipado para realizar manutenções diretamente no campo, custou pouco menos de R$ 600 mil. Inicialmente, a previsão era de R$ 750 mil. No entanto, como a prefeitura pagou à vista, a empresa reduziu o preço.
“Esse veículo dará manutenção em toda a nossa frota de máquinas, garantindo maior durabilidade e vida útil. É um investimento importante e que chegou em boa hora”, afirmou Velomar.

Frota em renovação constante

Motoniveladora adquirida por meio de recursos de emenda parlamentar. Foto: Pedro Araújo

Além dessa aquisição, o prefeito lembrou que a frota municipal passa por um processo contínuo de renovação. Ele destacou que novos caminhões, pás mecânicas e moto niveladoras já foram incorporados ao patrimônio público. Parte desses equipamentos chegou por meio de emendas parlamentares dos deputados Zé Nelto e Vanderlan Cardoso.

“Já recebemos duas retroescavadeiras e outras duas devem chegar no início do mês que vem. Também adquirimos moto niveladoras e outros maquinários que vão reforçar o atendimento à população, principalmente na zona rural”, pontuou o gestor.

Caminhão Tapa-buraco será entregue na próxima semana

Velomar também anunciou que o caminhão destinado à operação Tapa-buracos já está pronto. Ele se encontra em São Paulo, onde participa de uma feira do setor.
“A empresa pediu para expor o caminhão porque se trata de um modelo muito moderno. Nós autorizamos e, logo após a feira, o veículo seguirá para Catalão. Na próxima semana, faremos a entrega oficial”, explicou o prefeito.

Manutenção no campo garante economia

O secretário de Infraestrutura, Bruno Evangelista, detalhou as funções do novo caminhão-comboio. Segundo ele, a tecnologia vai permitir abastecer e realizar manutenções nas máquinas diretamente no campo, evitando deslocamentos até o pátio.

“Esse equipamento reduzirá custos e tempo de oficina. Além disso, garantirá maior qualidade no trabalho de recuperação de estradas rurais. Por isso, a aquisição chega na hora certa”, destacou.

Aniversário com entregas e homenagens

Prefeito Velomar ao ser homenageado na Superintendência Municipal de Água e Esgoto (SAE) pelo seu aniversário de 66 anos de idade. Foto: Badiinho Moisés

No mesmo dia, o prefeito Velomar comemorou aniversário e participou de uma missa em ação de graças na Igreja Nova Matriz. Ao longo da data, ele recebeu diversas homenagens de servidores e lideranças locais.

“Foi um dia completo: bênçãos, homenagens, visitas a obras e entrega desse benefício para Catalão. Agradeço a Deus e ao povo pela missão de estar prefeito da cidade”, declarou.

Comunidade Surda de Catalão comemora 1º ano de fundação

0

A Associação da Comunidade Surda de Catalão (ACSC) celebrou neste sábado (27) o seu primeiro aniversário. A festa ocorreu no Clube da Acfertil e reuniu cerca de 100 pessoas, entre surdos, ouvintes e membros da entidade. O encontro foi marcado por momentos de integração, conscientização e celebração.

Primeiro aniversário da ACSC reforça união e inclusão – Foto: ACSC

Entre os presentes, estiveram autoridades locais como o vereador Gilberto, o diretor do Instituto Federal Goiano, Alex Tristão, e a diretora do Sindicato Rural de Catalão, Cyntia Gomide. A diretoria da ACSC também participou ativamente da programação. Além disso, a data reforçou a importância do Setembro Surdo, mês dedicado à valorização da comunidade surda no Brasil, e lembrou o Dia Nacional do Surdo, celebrado em 26 de setembro.

Durante a comemoração, os participantes aproveitaram comidas típicas, o corte do bolo e ainda concorreram a sorteios de brindes. Ademais, para enriquecer o evento, a professora doutora Márcia Lima, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), conversou com os presentes sobre inclusão e fortalecimento da comunidade surda.

Assim, a celebração foi muito mais do que um simples aniversário, ela simbolizou união, luta por direitos e avanço da acessibilidade em Catalão. O primeiro ano da ACSC marca, portanto, o início de uma trajetória que busca ampliar espaços de participação e dar mais visibilidade às pessoas surdas em todo o país.

Celebração da ACSC simboliza luta por direitos e acessibilidade – Foto: ACSC

Metabase busca reajustes acima da inflação para trabalhadores do setor mineral em Catalão

0

O Sindicato Metabase de Catalão iniciou as articulações para as campanhas salariais que têm data-base em 1º de novembro. As negociações envolvem trabalhadores da CMOC Brasil, empresa de extração de nióbio, da Mosaic e da Fertigran, empresas de fertilizantes, todas elas representadas pela entidade.

Segundo o diretor de Comunicação do sindicato, Mário Neto, os acordos contemplam cláusulas sociais e econômicas. No entanto, a gestão do presidente Diego Hilário adotou uma estratégia que prevê a negociação das cláusulas sociais a cada dois anos. Assim, os direitos como adicionais de hora extra, bônus de férias e gratificações já estão assegurados até 2026. Por isso, em 2025 o foco recai exclusivamente sobre as cláusulas econômicas, como reajustes salariais e benefícios.

Reajustes e benefícios em pauta

Presidente do Sindicado Metabase, Diego Hilário. Foto: Badiinho Moisés

O sindicato defende aumentos salariais acima da inflação e também cobra reajustes significativos no vale alimentação. “Na Mosaic, nosso objetivo é avançar de forma robusta no vale alimentação, que ficou para trás em anos anteriores. Tradicionalmente buscamos índices de 8% a 10% acima da inflação, mas, neste caso, queremos mais”, afirmou Mário Neto.

Na CMOC, a diretoria pretende manter conquistas históricas, como o 14º vale alimentação, além de garantir ganhos reais nos salários. Já na Fertigran, a meta segue o mesmo caminho: ampliar o valor dos benefícios e assegurar reajustes acima da inflação.

Participação da categoria

Para definir as prioridades, o sindicato realizou a chamada “Assembleia de Pauta”. Nesse processo, dirigentes foram até a porta das empresas, disponibilizaram urnas e recolheram de forma anônima as demandas dos trabalhadores.

Após a coleta, o sindicato entregou as pautas às empresas, que contam com cerca de 30 dias para apresentar propostas. Em seguida, os trabalhadores avaliam as respostas em assembleias abertas, realizadas em frente às unidades. “Aqui, a decisão sempre parte do trabalhador. A categoria vota de forma transparente, em assembleia e em voto aberto”, destacou o dirigente sindical.

Com a inflação em queda no país, a direção sindical acredita que chegou o momento de garantir ganhos reais. “Está na hora de o trabalhador voltar a aumentar sua renda, com reajustes acima da inflação e melhorias nos benefícios”, concluiu Mário Neto.