12 de março de 2021

NOVO DECRETO PODERÁ SER PUBLICADO AINDA HOJE; COMUNICAÇÃO DO MUNICÍPIO INFORMOU QUE ADIB ELIAS APRESENTOU SUGESTÕES AO COMITÊ

Novo decreto deve ser publicado ainda hoje. Foto: Arquivo

Diante das várias indagações de nossos leitores e seguidores, que após a publicação do novo mapa de calor e de recomendações aos municípios, realizada na manhã de hoje pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), mantendo praticamente todas as regiões em situação de calamidade (vermelho), o Badiinho procurou a Secretaria de Comunicação para trazer maiores informações.

De acordo com Luiz Carlos Bordoni, que repassou as informações ao Badiinho, e mesmo sem conceder qualquer detalhes do conteúdo a ser descrito no documento, o novo decreto deverá ser publicado ainda hoje, provavelmente no final da tarde até o início da noite, informando ainda que o Prefeito Adib Elias (POD) apresentou algumas sugestões ao Secretário de Saúde do Município, Velomar Rios, as quais serão apresentadas ao Comitê de Enfrentamento para a formatação de uma decisão final.

Segundo Bordoni, pelo mapa de calor e recomendação, é orientado aos municípios que mantenham as restrições, porém, é defendido que seja publicado um Decreto pelo Estado para que os municípios possam segui-lo.

O atual decreto que está vigente, prevalece até o próximo domingo (14), e pretime que apenas serviços considerados essenciais fiquem abertos, sendo adotado na cidade o toque de recolher e a proibição da venda de bebidas alcoólicas.

“SITUAÇÃO EM GOIÁS CHEGOU NO LIMITE”, AFIRMOU CAIADO QUE PODERÁ FAZER PRONUNCIAMENTO NA IMPRENSA GOIANA

No final da noite de ontem, republicamos aqui uma matéria do Jornal O Popular, informando que o Governador Ronaldo Caiado (DEM) fará pronunciamento nos próximos dias, para informar que a situação em Goiás chegou no seu limite, assunto que foi discutido no final da tarde desta quinta-feira (11) em videoconferência do democrata com presidentes dos poderes e órgãos autônomos, que apoiaram a iniciativa.

Conforme o apurado com participantes da reunião, o governador explicou que a situação chegou “no limite” e “acabou a capacidade de atendimento” no Estado, assim como praticamente não há mais possibilidades de abertura de novos leitos. Apesar do acerto na reunião, detalhes do pronunciamento e da transmissão nos meios de comunicação não estão definidos.

Ele também manifestou preocupação com a dificuldade de garantir o isolamento social com as medidas em vigor, especialmente na Região Metropolitana, e com organização de movimentos de desobediência aos decretos restritivos que estão em vigência.

A avaliação no encontro foi de que, apesar da dificuldade de impor novas medidas via decreto estadual, por exemplo, os órgãos podem agir com mais unidade e rigidez diante de tentativas de burlar as restrições vindas de empresários ou de flexibilização por parte de gestores municipais.

Participaram do encontro os presidentes da Assembleia Legislativa, Lissauer Vieira (PSB), do Tribunal de Justiça, Carlos Alberto França, além do procurador-geral de Justiça, Aylton Flávio Vecchi, dos presidentes dos tribunais de Contas do Estado, Edson Ferrari, e dos Municípios, Joaquim de Castro, e do defensor público-geral, Demilson Rabelo da Silva Júnior.

 

Escrito por: Badiinho Filho