16 de fevereiro de 2024

Governador Caiado destacou a participação coletiva e as conquistas durante a sessão que marcou a reabertura dos trabalhos na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego)

Governador Ronaldo Caiado (UB) ao lado do presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, deputado Bruno Peixoto. Fotos: Lucas Diener e Rubens Couto  

A abertura do segundo ano da atual legislatura da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) foi marcada por uma reflexão sobre os avanços significativos do Estado e o compromisso de continuar fortalecendo as políticas públicas de proteção social. A cerimônia ocorreu na tarde de ontem, quinta-feira (15/02), no plenário Iris Rezende, na sede da Casa Legislativa, em Goiânia, e contou com a participação dos representantes dos três Poderes.

O governador Ronaldo Caiado enfatizou a importância da colaboração conjunta, transparência e democracia na governança, elementos que contribuíram para tornar a administração estadual a mais bem avaliada do país, segundo pesquisas recentes. “O Governo de Goiás está bem avaliado hoje, e isso é fruto da colaboração de todos. Essa parceria foi essencial para superar desafios e alcançar resultados significativos. Sem a participação coletiva, não teríamos conquistado o que alcançamos”, ressaltou.

Ao fazer um balanço da última legislatura, o presidente da Alego, deputado Bruno Peixoto, reconheceu o impacto positivo da cooperação entre os poderes. “Estamos colhendo os frutos da sua gestão em áreas como economia, saúde, segurança pública e outras. Esta Casa contribuiu para mudanças significativas que promovem um futuro seguro, estável e próspero”, destacou Peixoto. Também estiveram presentes o presidente do Tribunal de Justiça (TJ-GO), desembargador Carlos Alberto França; o procurador-geral de Justiça, Cyro Terra Peres; o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-GO), Saulo Mesquita; e o defensor público-geral de Goiás, Tiago Gregório.

 

Desafios à vista

Ronaldo Caiado participou da sessão solene de abertura do ano legislativo na Alego: “Sem participação coletiva não se chega aos resultados que alcançamos”. Fotos: Lucas Diener e Rubens Couto  

Ao relembrar os principais desafios enfrentados nos últimos anos, Caiado destacou o equilíbrio fiscal e a segurança como prioridades. Segundo ele, os avanços nessas áreas foram cruciais para impulsionar outras políticas públicas.

Atualmente, Goiás lidera o Índice Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e concretizou a regionalização da saúde, uma promessa antiga que se tornou realidade durante sua gestão. O governador também anunciou a inauguração do Complexo Oncológico de Goiás (Cora), o primeiro hospital público dedicado ao tratamento de câncer no Estado, previsto para o início de 2025. O investimento total do Governo de Goiás na área da saúde alcançou R$ 17 bilhões.

Caiado ainda mencionou a redução das desigualdades por meio do programa Goiás Social e os investimentos de R$ 15 bilhões em infraestrutura, especialmente na recuperação das rodovias estaduais, além da diminuição dos índices de criminalidade em Goiás durante seu mandato. “Ainda há muito a ser feito. Avançamos em uma etapa, mas temos várias outras a atingir. Jamais considerarei que resolvemos todos os problemas, mas estamos progredindo rapidamente para construir uma nova realidade em Goiás”, ressaltou Caiado, enfatizando a importância de priorizar as regiões menos assistidas do Estado.

 

Sessão solene

Sessão de reabertura da Alego foi marcada por presenças de autoridades dos três Poderes. Fotos: Lucas Diener e Rubens Couto  

A sessão de abertura da 20ª legislatura da Alego começou com o discurso do deputado Paulo Cezar Martins, representando a oposição, que agradeceu ao governador por ouvir as demandas da bancada. Renato de Castro, representante da base, destacou a capacidade da gestão estadual em executar um projeto integrado de desenvolvimento do estado. Em seguida, o presidente Bruno Peixoto destacou as principais ações da atual gestão da Alego, com ênfase no aumento da produtividade, redução de custos operacionais e transparência.

Plenário Iris Rezende, na sede da Casa Legislativa, em Goiânia. Fotos: Lucas Diener e Rubens Couto  

 

Escrito e publicado por: Badiinho Moisés