5 de agosto de 2021

GOIÁS PODE TER CHUVAS ISOLADAS A PARTIR DO DIA 17 DE AGOS, PREVÊ CIMEHGO

Uma frente fria, que está vindo da região Sul do Brasil, irá se deslocar pelos próximos dias possibilitando assim pequenas áreas de instabilidade na região Sudoeste de Goiás. Foto: Wildes Barbosa.

Chuvas em forma de pancadas isoladas podem acontecer em Goiás a partir do dia 17 de agosto. Segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo) uma frente fria, que está vindo da região Sul do Brasil, irá se deslocar pelos próximos dias possibilitando assim pequenas áreas de instabilidade na Sudoeste de Goiás.

Gerente do Centro, André Amorim explica que é necessário acompanhar pelos próximos dias como essa frente fria irá se deslocar e como será sua atuação sobre a massa do ar seco, que atualmente atua na região Central do país.

A entrada das áreas de instabilidade no Estado deve melhorar a umidade relativa do ar por um período curto, de um a dois dias, ou seja, durante sua atuação. Atualmente, algumas regiões de Goiás no período da tarde estão apresentando índices abaixo dos 20%, o que é considerado estado de alerta.

Além da melhora da umidade, durante o período de atuação da frente fria as temperaturas elevadas tendem a ficar amenas, podem ocorrer ainda ventanias e dependendo da intensidade da frente descargas atmosféricas. “Em alguns municípios podem chovem mais do que em outros. Uma chuva rápida que logo vai embora”, pontua André.

A amplitude térmica continua deixando as temperaturas amenas pela manhã, em elevação durante a tarde.

Em Goiás, nesta quarta-feira (5), devido à massa de ar seco o tempo segue estável com o céu claro e em algumas regiões a umidade relativa do ar pode ficar abaixo dos 20% no período da tarde. Já para a capital a previsão também é de céu claro e o índice da umidade deve ficar em torno dos 22%.

No final de semana, o tempo deve se manter estável e com céu claro. A amplitude térmica e dos baixos índices da umidade relativa do ar no período da tarde devem continuar agindo e os índices, na maioria das regiões goianas, deve ficar abaixo dos 20%.

 

Publicado por: Badiinho Filho/Informações do O Popular.