29 de setembro de 2023

VÍDEOS MOSTRAM ALAGAMENTOS APÓS TEMPORAL EM CATALÃO; PREVISÃO É DE POSSIBILIDADE DE CHUVAS FORTES PARA HOJE

Imagem feito pelo Badiinho mostra ponto de alagamento na Avenida Raulina Fonseca Paschoal. Foto: Badiinho Moisés

Na tarde de ontem, quinta-feira, 28 de setembro, após um dia escaldante, e pela segunda vez nessa semana, os moradores de Catalão foram surpreendidos por um forte temporal que atingiu a cidade. Um grande volume de água inundou diversos bairros, especialmente a região central, que foi mais afetada pela chuva intensa. Em alguns lugares, os moradores relataram a ocorrência de granizo.

Leia também:

-CHUVA E VENTOS FORTES EM CATALÃO DERRUBAM ÁRVORES E POSTES, MAS ALIVIA CALORÃO; TEMPO INSTÁVEL PERMANECERÁ ATÉ O FINAL DA SEMANA

Vídeos compartilhados em grupos de WhatsApp da cidade e publicados por Badiinho no perfil do Blog do Badiinho no instragram, mostraram as áreas mais alagadas de Catalão após apenas meia hora de chuva intensa. Entre as áreas mais afetadas estavam a Avenida Raulina Fonseca Paschoal, a Avenida João Neves Vieira (próxima à represa do Haley) e o bairro Monsenhor Sousa. Durante esses temporais, a preocupação voltou para o complexo das três represas. Em um dos vídeos, um casal tentou escapar em uma moto em um ponto da Rua Moisés Salomão, no bairro São João, mas foram derrubados pela força da enxurrada. Apesar do susto, felizmente, eles não se feriram.

Complexo das três represas no bairro Monsenhor Sousa em Catalão. Foto: Badiinho Moisés

O professor e climatologista responsável pelo Laboratório de Climatologia da Universidade Federal de Catalão, Rafael Ávila, informou que a Estação Automática do Instituto Nacional de Meteorologia na cidade registrou um total de 30 mm de chuva no final da tarde e início da noite de ontem, 28 de setembro.

Quanto à previsão para hoje, sexta-feira, 29 de setembro, Rafael Ávila destacou que o dia será marcado por variações na nebulosidade, momentos de sol e pancadas de chuva em todo o Estado de Goiás. Isso se deve à chegada de uma frente fria vinda da região sudeste do Brasil, que traz umidade para a nossa região. A combinação de calor e umidade cria condições adequadas para a formação de áreas de instabilidade. A temperatura máxima pode atingir os 34ºC, com a umidade relativa do ar variando entre 30% e 75%. O sol nasceu às 06h01 e vai se pôr às 18h13.

O climatologista também emitiu um novo alerta para hoje, com risco potencial de chuvas locaismente fortes, assumindo o formato de tempestades, acompanhadas por rajadas de vento, raios e eventualmente granizo. O prognóstico para o final de semana no Estado aponta para pancadas de chuva isoladas devido à combinação de calor e umidade.

As informações foram fornecidas pelo professor Rafael de Ávila Rodrigues, do Laboratório de Climatologia do IGEO/UFCAT, com base no CIMEHGO/INMET.