16 de novembro de 2023

VENTOS FORTES E CHUVA ISOLADA: ESTRAGOS EM TRÊS RANCHOS E GOIANDIRA

Arvóre caída em rua da região central de Três Ranchos após chuva com ventos fortes. Foto: Reprodução/Redes Socias

Após uma série de dias marcados por um calor intenso, com as temperaturas ultrapassando os 38 graus Celsius e reduzindo significativamente a umidade relativa do ar, Catalão experimentou uma chuva tímida na tarde da última quarta-feira (15/11). No entanto, ela foi bastante isolada, totalizando apenas 1,2 mm.

Leia também:

-FORTE ONDA DE CALOR DEVE CONTINUAR ATÉ O FINAL SEMANA

Diferentemente de Catalão, algumas cidades da região enfrentam danos causados ​​pela chuva e fortes ventos. Em Três Ranchos, a força do vento arrastou e danificou estruturas na prainha artificial, destelhou casas e derrubou diversas árvores na área urbana e rural. Felizmente, não houve vítimas. A cidade de Três Ranchos completou na manhã desta quinta-feira (16/11), 12 horas sem energia elétrica. 

Outra cidade afetada pela tempestade foi Goiandira, situada a aproximadamente 17 quilômetros de Catalão. Lá, a intensidade do vento derrubou árvores e danificou a fiação da rede elétrica em um determinado ponto da cidade, conforme documentado por moradores e compartilhado no Blog do Badiinho.

O Badiinho também recebeu relatos, confirmados pelo Corpo de Bombeiros, de que várias árvores foram derrubadas pela força do vento na GO-330, entre Catalão e Ipameri. Os bombeiros trabalharam arduamente para remover essas árvores e restabelecer a normalidade do trânsito na região.

O climatologista e responsável pelo Laboratório de Climatologia da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), professor Rafael Ávila, explicou que a chuva registrada na região foi resultado da formação de sistemas convectivos locais, característicos desta época do ano. O contraste térmico entre o ar muito quente e seco na região e o avanço de uma frente fria vinda do sul do Brasil provocaram uma ascensão rápida na atmosfera, gerando chuvas de granizo e ventos fortes.

O especialista destacou que a onda de calor na região centro-sul de Goiás não foi totalmente dissipada. Gradualmente, a partir desta quinta-feira (16) e sexta-feira (17), a intensidade do calor diminuirá. No final de semana, são esperadas chuvas mais volumosas, e a partir da próxima segunda-feira, 20 de novembro, prevê-se um aumento significativo na umidade relativa do ar, resultando em um clima mais ameno e agradável.

Em Catalão, ontem, quarta-feira (15/11), os termômetros chegaram à marca de 39.3°C. por volta das 09h30 desta quinta-feira (16), a temperatura em Catalão já atingia os 31°C, indicando que o dia será de intenso calor.

 

VEJAM MAIS FOTOS E VÍDEOS DO TEMPORAL NAS CIDADES DA NOSSA REGIÃO:

Temporal em Goiandira. Foto: Dvlgação/Leitor
Temporal em Goiandira. Foto: Dvlgação/Leitor
Temporal em Três Ranchos. Foto: Dvlgação/Leitor
Temporal em Três Ranchos. Foto: Dvlgação/Leitor
Temporal em Três Ranchos. Foto: Dvlgação/Leitor
Temporal em Três Ranchos. Foto: Dvlgação/Leitor