26 de março de 2021

UM CATALANO SURPREENDENTE; EX-PREFEITO HALEY MARGON VAZ COMPLETA 91 ANOS DE IDADE NESTE SÁBADO (27/03)

Haley Margon lendo o livro “Catalão – fragmentos do passado”, de Luís Estevam. Um dos políticos mais respeitados de Catalão completa 91 anos de idade neste sábado (27/03). Foto: Reprodução

Haley Margon continua fazendo história e demonstra ser um homem incansável. Todos os dias comparece ao Instituto João Margon onde cumpre expediente diuturnamente. Aos 91 anos de idade poderia muito bem desfrutar do dolce far niente, dedicando -se unicamente ao puro lazer.

Mas, não é o que acontece. O velho Haley Margon acompanha com interesse os destinos de Catalão, anda preocupado com o futuro educacional das novas gerações e cuida de centenas de árvores em crescimento nas nascentes do córrego Pirapitinga.

É, de fato, um semeador do futuro e um homem surpreendente. Suas ações e decisões carregam sempre uma boa dose de ineditismo. Doou os seus bens, inclusive a casa em que mora, para a constituição de um fundo educacional para menores, dirige ainda o seu próprio carro e comanda pessoalmente o plantio de cada espécime de árvore, em terrenos públicos, para recuperação ambiental.

Haley Margon no plantio de árvores. Foto: Reprodução

Educação e Meio Ambiente formam o dístico que move a cabeça de Haley Margon e onde acredita estar a garantia de um futuro melhor para Catalão. Neste sentido, acompanha de perto a estruturação da UFCat e coordena a formação de crianças na área da matemática avançada.

Gosta de leitura. Além de acompanhar o noticiário nos jornais, na última semana leu todo o livro “Catalão – fragmentos do passado”, dando sua opinião diretamente ao autor e comentando diversos episódios inseridos nas 432 páginas da obra.

Haley, neto do imigrante europeu João Margon, nasceu na beira do córrego Pirapitinga há exatamente 91 anos, no dia 28 de março de 1930. Na infância brincou e trabalhou, desde cedo, como todos os meninos da antiga Rua da Grota.

A sua vida merece ser revisitada porque se confunde com a própria história contemporânea do município de Catalão.

Desde cedo, algumas atividades marcantes surgiram na vida de Haley Margon. Ainda adolescente foi o primeiro presidente e fundador do grêmio estudantil do Ginásio Presidente Roosevelt. Anos depois assumiu a presidência do Rotary Clube e a direção do Clube Recreativo e Atlético Catalano.

Em termos políticos, Haley se colocou contra o governo militar no Brasil, sendo um dos fundadores do MDB, tendo sido eleito vereador, na década de 1960, pela oposição ao regime. Desde então, nunca mudou de partido continuando a vida inteira dentro da mesma agremiação.

Na década de 1980, o povo clamava por mudanças, pelo fim do autoritarismo militar e pela abertura democrática. Foi o momento em que Haley se elegeu prefeito municipal, com larga vantagem eleitoral, exercendo o mandato de 1983 a 1988. Sua administração alterou as bases do desenvolvimento de Catalão em todos os setores.

A partir daí, exerceu uma vida pública quase sem interrupções. Assumiu a presidência da Associação dos prefeitos da região sudeste e foi Secretário Geral do Ministério da Agricultura. Exerceu, como titular da pasta, o cargo de ministro interino da agricultura do Brasil por três vezes e, nas eleições de 1990, candidatou-se e foi eleito deputado federal.

Haley Margon cumpriu várias missões oficiais no exterior, tendo sido nomeado como Secretário de Fazenda do Estado de Goiás.

Interessante que, mesmo com todas as experiências exercidas na vida pública, Haley continua sendo um homem simples, metódico e trabalhador. Persiste em ser um benfeitor de Catalão, com a mesma e antiga preocupação que tinha com respeito aos problemas e às necessidades do povo. Continua acreditando que a educação é a forma suprema de transformação da sociedade. Tanto que, depois de suas atividades políticas, Haley tem se dedicado a desenvolver projetos em prol da comunidade catalana, principalmente na área educacional e na preservação do meio ambiente.

Pelas suas iniciativas em prol do curso superior para Catalão recebeu o título de Mérito Universitário da UFG em 2009. Mas, os seus trabalhos continuam, de forma ininterrupta, até hoje.

Parabéns pelo aniversário de 91 anos, Haley Margon Vaz!

Instituto João Margon Vaz em Catalão. Foto: Reprodução
Haley recebendo a primeira dose da vacina contra a Covid. Foto: Reprodução
Luís Estevam e Haley Margon. Foto: Reprodução

 

Escrito por: Luiz Estevam