17 de março de 2023

TRADIÇÃO GOIANA: FESTA DO MILHO EM JESÚPOLIS BUSCA RECORDE MUNDIAL COM PRODUÇÃO DE 20 MIL PAMONHAS

Mais de 20 pamonhas foram produzidas na 13ª Edição da Pamonhada de Jesúpolis, no Sul de Goiás. Foto: Divulgação/Pref. Jesúpolis

Jesúpolis, cidade localizada na região sul de Goiás, realizou nesta sexta-feira (17/03), a 13ª edição da maior Pamonhada do mundo. O evento, que já se tornou tradicional na cidade, é realizado durante a Festa do Milho e conta com a participação voluntária da população.

Este ano, a prefeitura de Jesúpolis tem como objetivo fabricar mais de 20 mil pamonhas para entrar no Guinness Book, o livro dos recordes, como a maior e mais farta pamonhada do planeta. Para isso, mais de 5 mil hectares de milho foram plantados na lavoura comunitária da cidade.

Mais de 5 mil hectares de milho foram plantados na lavoura comunitária para a fabricação das 20 mil pamonhas. Foto: Divulgação/Pref. Jesúpolis

A 13ª Pamonhada de Jesúpolis acontece de forma gratuita e aberta ao público, com a colaboração intencional da população. No evento, são servidas pamonhas de sal e doce, além de outros sabores como à moda, com jiló e outros, todas distribuída de forma gratuita para a comunidade.

A Pamonhada de Jesúpolis já se tornou tão importante para o estado de Goiás, que a Assembleia Legislativa do Estado (Alego) definiu a pamonha como Patrimônio Cultural Imaterial Goiano. Por este motivo, o evento foi incluído no Calendário Cívico e Turístico do Estado.

Para os amantes da culinária goiana, a Pamonhada de Jesúpolis é um evento imperdível. Além de provar as deliciosas pamonhas, os visitantes podem curtir outras atrações, como apresentações musicais, danças típicas e diversas outras atividades culturais.

Comunidade é quem faz Pamonhada de Jesúpolis. Foto: Divulgação/Pref. Jesúpolis

Com a conclusão da 13ª edição da Pamonhada de Jesúpolis, a cidade se consolida como um importante destino turístico em Goiás, atraindo visitantes de todo o país em busca de sabores e tradições locais.

Leia também:

-PAMONHA É DECLARADA PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL GOIANO

 

Publicado por: Badiinho Moisés