4 de fevereiro de 2021

SINDICATOS AFIRMAM QUE COMÉRCIO DE CATALÃO TEM QUE ACATAR FERIADO E NÃO DEVEM ABRIR SUAS PORTAS; JUSTIFICATIVA É A COMEMORAÇÃO DO DIA DO COMERCIÁRIO

Dois sindicatos que representam os comerciários afirmaram em nota que o feriado de carnaval deverá ser seguido, e que comércios não poderão abrirem suas portas. Foto: Arquivo – Blog do Badiinho

Uma grande polêmica está sendo levantada nas redes sociais dos catalanos (as) diante da decisão do governador Caiado de não decretar o ponto facultativo no Poder Executivo do Estado de Goiás no feriadão de carnaval, o que foi seguido pelo município de Catalão, após divulgação da decisão do prefeito em exercício, Dr. João Sebba (PP), em também não decretar o ponto facultativo, permitindo o pleno funcionamento dos órgãos públicos no feriadão de carnaval deste ano.

A dúvida então, agora parte dos comerciantes da cidade, que indagam se poderão abrir ou não no feriado de carnaval, uma vez que os órgãos públicos do Estado e Município estarão em pleno funcionamento.

Pelo Sindicato dos Comerciários de Catalão (Sindicom), a resposta é NÃO, que informou em nota publicada ontem em suas redes sociais na tarde de ontem, quarta-feira (03), “de acordo com a cláusula da Convenção Coletiva do Trabalho, o trabalhador terá sim o direito ao descanso comerciário na segunda de carnaval, dia 15 de fevereiro, sendo usada a justificativa de que neste dia, comemora-se o dia do comerciário.

Outro sindicato que representa os trabalhadores comerciários em Catalão, é o Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas), que emitiu um documento seguindo a mesma decisão do Sindicom, que assegura o direito de repouso aos comerciários na cidade no dia 15 de fevereiro, feriado de carnaval, mesmo dia em que é comemorado o dia do comerciário.

Tentamos contato com o presidente da Associação Comercial Industrial e Serviços de Catalão e Câmara de Dirigentes Lojistas de Catalão (ACIC/CDL), Senhor César Safatle, porém, até o fechamento da matéria não tivemos nossas mensagens respondidas.

Escrito por: Badiinho Filho