17 de novembro de 2023

SEXTA-FEIRA AINDA SERÁ DE MUITO CALOR EM CATALÃO; CHUVA NO FINAL DE SEMANA VAI COLOCAR FIM NAS ALTAS TEMPERATURAS

Previsão aponta chuvas volumosas em Catalão e em demais regiões de Goiás neste final de semana. Foto: Badiinho Moisés

A previsão do tempo para essa sexta-feira, 17 de novembro, prevê muito calor ao logo do dia, em Catalão, cidades vizinhas e em demais regiões de Goiás. O climatologista Rafael Ávila, informou logo nas primeiras horas do dia de hoje, que teremos uma sexta com predomínio de sol e possibilidade de pancadas de chuvas em áreas isoladas, isso devido à combinação de calor e umidade proveniente da região norte do Brasil, permitindo que as temperaturas máximas continuem elevadas e a umidade relativa do ar em declínio em Catalão, e em todas as regiões do Estado.

Ávila disse que para hoje, a temperatura máxima poderá chegar aos 37ºC e umidade relativa do ar variando entre 20% a 70%, o sol nasceu às 05:34hs e vai ser pôr às 18:29hs.

No informe do professor Rafael Ávila, climatologista e coordenador do Laboratório de Climatologia da Universidade Federal de Catalão, dois avisos de riscos foram destacados, entre eles o de potencial a saúde da população em decorrência da onda de calor, que está atingindo todas as regiões do estado.

O outro aviso de risco, também de potencial risco a saúde da população, é em decorrência da baixa umidade relativa do ar em todas regiões de Goiás.

Já a previsão para o final de semana, é a confirmação do avanço de uma frente fria pela região sudeste do Brasil, que vai favorecer a ocorrência de pancadas de chuvas no sábado (18) e domingo (19), o que contribuirá para que tenhamos temperaturas amenas e uma melhora significativa da umidade relativa do ar. Porém, existe um alerta para risco potencial de formação de tempestades em várias regiões do Estado de Goiás.

Essas informações são do Professor Rafael de Ávila Rodrigues Laboratório de Climatologia, conforme os dados do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Catalão (IGEO/UFCAT FONTE) e do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo).

Escrito e publicado por: Badiinho Moisés