InícioGOIÁSGoiás decreta estado de emergência em saúde por avanço...
- Anúncio -

Goiás decreta estado de emergência em saúde por avanço da Síndrome Respiratória Aguda Grave

O Governo de Goiás decretou estado de emergência em saúde por causa da Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e do aumento na ocupação de leitos de UTI. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta quarta-feira (15).

Com o decreto, o governo determinou a criação do Centro de Operações de Emergência em Saúde por Srag (Coe-Srag). A Secretaria de Estado da Saúde (SES) vai coordenar o centro e concentrar ações de enfrentamento à doença.

- Anúncio -

Além disso, durante a vigência da emergência, a SES poderá comprar insumos e materiais de saúde com mais agilidade. Também poderá contratar serviços específicos para atender à demanda provocada pela síndrome.

Embora o decreto permita maior rapidez nos processos, a dispensa de licitação não será automática. Ela só ocorrerá quando houver justificativa e interesse público.

- Advertisement -

A Secretaria de Saúde também poderá estabelecer critérios para diagnóstico da Srag e definir novas regras para o enfrentamento da doença. Ao mesmo tempo, o governo autorizou a contratação de servidores temporários e o remanejamento de profissionais entre unidades de saúde.

Em relação aos casos, a SES registrou 2.560 ocorrências da doença em 2026. No mesmo período de 2025, o número foi maior, com 2.909 casos. Portanto, apesar da emergência, não houve aumento em comparação ao ano anterior.

Por outro lado, a cobertura vacinal segue baixa no estado. Apenas 8,69% da população se imunizou contra a influenza, com cerca de 115 mil doses aplicadas. A doença é uma das principais causas da Srag. A vacinação continua disponível na rede pública, principalmente para os grupos prioritários.

Por fim, o decreto não estabelece prazo para o fim do estado de emergência.

Maria Eduarda Furtado
Maria Eduarda Furtado
Graduanda em Letras Português/Inglês pela UFCAT, editora e redatora da empresa Badiinho Publicidades e produtora de jornalismo da emissora de rádio Cultura 101.1 FM, em Catalão (GO).

- Anúncio -

Inscreva-se para Ficar por Dentro das Novidades!

- Anúncio -

- Anúncio -

- Anúncio -

spot_img

- Anúncio -