14 de fevereiro de 2024

Priorizando crianças de 10 e 11 anos, vacinação contra a Dengue começa nesta quinta-feira (15/02) em 51 cidades de Goiás

Vacina Qdenga chega a Goiás e 51 municípios iniciarão a vacinação na nesta quinta-feira (15/02). Foto: Iron Braz

A campanha de vacinação contra a dengue terá início nesta quinta-feira (15) em Goiás. Mais de 72,8 mil doses da vacina Qdenga (TAK-003), desenvolvida pelo laboratório japonês Takeda Pharma e distribuída pelo Sistema Único de Saúde (SUS), já chegaram ao estado. Inicialmente, essas doses foram destinadas a 51 cidades, permitindo o início da imunização em crianças de 10 e 11 anos. A lista completa das cidades está disponível ao final do texto.

A vacinação em Goiás será conduzida em duas etapas, com um intervalo de três meses entre as doses. A superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, esclareceu que a opção por essa faixa etária se deve à necessidade de priorizar a imunização em uma faixa etária que apresenta proporcionalmente maior número de internações, uma vez que o laboratório não pôde fornecer doses suficientes para abranger toda a população.

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) afirmou que a imunização será expandida à medida que novas doses forem recebidas. Para que as crianças de 10 e 11 anos sejam vacinadas, é necessário apresentar documentos pessoais, levar o cartão de vacinação e estar acompanhado por um responsável maior de idade.

As 51 cidades que iniciarão a vacinação nesta quinta-feira são: Abadia de Goiás, Anicuns, Araçu, Avelinópolis, Brazabrantes, Campestre de Goiás, Caturaí, Damolândia, Goiânia, Goianira, Guapó, Inhumas, Itaguari, Itauçu, Jesúpolis, Nazário, Nerópolis, Nova Veneza, Ouro Verde de Goiás, Petrolina de Goiás, Santa Bárbara de Goiás, Santa Rosa de Goiás, Santo Antônio de Goiás, São Francisco de Goiás, Taquaral de Goiás, Trindade, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Caldazinha, Cezarina, Cristianópolis, Cromínia, Edealina, Edéia, Hidrolândia, Indiara, Jandaia, Leopoldo de Bulhões, Mairipotaba, Orizona, Piracanjuba, Pontalina, Professor Jamil, São Miguel do Passa Quatro, Senador Canedo, Silvânia, Varjão, Vianópolis, Vicentinópolis.

Escrito e publicado por: Badiinho Moisés/Com informações do G1 Goiás