6 de janeiro de 2022

Primeira morte por Ômicron no Brasil é registrada em Aparecida de Goiânia

Foto: Niaid/Reprodução

Aparecida de Goiânia registrou a primeira morte pela variante Ômicron do Brasil. Em divulgação feita nesta quinta-feira (6/1), a prefeitura do município informou que a vítima é um homem de 68 anos, portador de doença pulmonar obstrutiva crônica e hipertensão arterial. Ele estava internado em uma unidade hospitalar e estava vacinado com três doses.

Prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha lamentou o fato e ressaltou a necessidade do fortalecimento das medidas de proteção entre os membros da comunidade aparecidense. “Determinei a ampliação do Programa de Vigilância Genômica para que possamos acompanhar o avanço de qualquer nova variante e hoje, com tristeza, recebi a notícia da primeira vítima fatal da Ômicron”, declarou.

O secretário de Estado da Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, reforçou a necessidade da população manter as medidas de proteção já conhecidas e completar o calendário de vacinação tanto da covid-19 quanto da gripe. “As unidades básicas e pronto-socorro estão com procura muito aumentada”, explicou. Isto, segundo o titular da pasta estadual, se deve ao fato de que, em conjunto do novo coronavírus, as pessoas também sofrem pela gripe e dengue.

A transmissão comunitária da Ômicron em Aparecida de Goiânia foi confirmada há 10 dias. Até o momento, 2.386 sequenciamentos já foram realizados na cidade, que já confirmou 55 casos de Ômicron. A prevalência da variante alcançou a casa dos 93,5%, segundo a prefeitura.

 

Publicado por: Badiinho Moisés/Informações A Redação