20 de agosto de 2020

PREPAREM OS AGASALHOS, POIS FRENTE FRIA CHEGA EM CATALÃO AMANHÃ; CLIMATOLOGIA DA UFCAT PREVÊ QUEDA NA TEMPERATURA PARA 12°C

São previstas temperaturas abaixo de 12ºC, tanto em Catalão quanto nas demais regiões de Goiás. Foto: Arquivo – Drone Super/Blog do Badiinho.

A partir da próxima sexta-feira (21/08), está previsto à atuação de uma grande e intensa massa de ar polar na região Centro Sul do Estado de Goiás que está se deslocando sobre o continente sul americano. São previstas temperaturas abaixo de 12ºC.

O frio de origem polar está associada à atuação de uma Frente Fria no Sul do Brasil, sendo que a influência desta massa de ar frio será a responsável pelo declínio acentuado das temperaturas, principalmente durante o próximo final de semana em Catalão. Sobre a previsão de chuva as chances são muito pequenas, visto que, massa de ar frio possuir característica seca.

Diante deste contexto, o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (CIMEHGO) mostra que através dos prognósticos do modelo WRF demonstram queda acentuada nas temperaturas mínimas, devido ao avanço da massa de ar polar sobre o Brasil que irá influenciar nas temperaturas em nosso Estado, com isso a partir de quinta-feira as temperaturas já entram em declínio gradativo na região Sudoeste do Estado. Na sexta o ar frio se espalha na região centro sul do Estado. Sábado e domingo teremos ainda temperaturas baixas. Na segunda-feira a massa de ar polar perde intensidade e gradativamente as temperaturas voltam a subir.

As informações acima foram reportadas ao Badiinho pelo Professor Rafael de Ávila Rodrigues, responsável pelo Laboratório de Climatologia da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), conforme estudos e informações do INMET/CIMEHGO.

Previsão para 20 de Agosto. Foto: Reprodução
Previsão para 21 de Agosto. Foto: Reprodução
Previsão para 22 de Agsto. Foto: Reprodução

 

Escrito por: Redação