Início Site Página 821

SÁUDE DE CATALÃO SEGUE VACINANDO IDOSOS, CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS CONTRA COVID-19

0
Foto: Reprodução

Saúde convoca adolescentes de 12 a 17 anos para receberem a Terceira Dose 

A Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/Núcleo de Vigilância Epidemiológica, convoca adolescente de 12 a 17 anos que receberam a segunda dose da vacina contra a Covid-19 até o dia 08 de fevereiro, para aplicação da terceira dose.

A imunização acontece hoje,  quarta-feira (08), das 08 horas às 16 horas e 30 minutos em um único ponto de atendimento:

-Centro de Convivência da Terceira Idade – salão do CRAC.

 

 Documentos

É necessário levar documento com foto, CPF, cartão do SUS e cartão de vacina (comprovando a segunda dose). Todos originais e cópias.

Imagem: SMS – Ascom/Prefeitura de Catalão

 

Saúde convoca população adulta e gestantes e puérperas de 12 a 17 anos para receberem a Terceira Dose

 A Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/Núcleo de Vigilância Epidemiológica, convoca população adulta e gestantes e puérperas de 12 a 17 anos que receberam a segunda dose da vacina contra a Covid-19 até o dia 07 de fevereiro, para aplicação da terceira dose.

A imunização acontece hoje, quarta-feira (08), das 09 horas às 16 horas e 30 minutos em um único ponto de atendimento:

-Centro Integrado da Mulher (CIM).

 

 Documentos

É necessário levar documento com foto, CPF, cartão do SUS e cartão de vacina (comprovando a segunda dose). Todos originais e cópias.

Imagem: SMS – Ascom/Prefeitura de Catalão

Repescagem: Saúde convoca população de 18 anos ou mais para receber a primeira dose

O chamado vale também para aqueles que estão com segunda dose da Pfizer em atraso.

A Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/Núcleo de Vigilância Epidemiológica, convoca população de 18 anos ou mais para aplicação da primeira dose. E também convoca aqueles que estão com a segunda dose da Pfizer em atraso.

A imunização acontece hoje, quartafeira (08), das 09 horas às 16 horas e 30 minutos em um único ponto de vacinação:

-Centro Integrado da Mulher (CIM) – ao lado do Hospital Materno Infantil.


É necessário levar documento com foto, CPF, cartão de vacina comprovando a primeira dose e cartão do SUS (originais e cópias).

Imagem: SMS – Ascom/Prefeitura de Catalão

Covid-19: Saúde convoca adolescentes com imunossupressão de 12 a 17 anos para receberem a terceira dose da vacina

O chamado vale também para adolescentes gestantes e puérperas imunocomprometidas.

A Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/Núcleo de Vigilância Epidemiológica, convoca adolescentes com alto grau de imunossupressão (12 a 17 anos), que receberam a segunda dose da vacina contra a Covid-19 há mais de 8 semanas, para aplicação da terceira dose. O chamado inclui também adolescentes gestantes e puérperas imunocomprometidas.

A imunização acontece hoje, quarta-feira (08), das 09 horas às 16 horas e 30 minutos em um único ponto de atendimento:

-Centro Integrado da Mulher (CIM) – ao lado do Hospital Materno Infantil.

                                               
 Poderão ser imunizadas as seguintes pessoas:

com imunodeficiência primária grave;
• em quimioterapia (câncer);
• transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressores;
• portadores de HIV/ Aids;
• em uso de corticoide em doses ≥ ou igual a 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por mais de 14 dias;
• em uso de drogas modificadores da resposta imune;
• com doenças auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias;
• pacientes em hemodiálise;
• pessoas com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

É necessário levar documento com foto, CPF, cartão de vacina comprovando a segunda dose, cartão do SUS e relatório médico comprovando a comorbidade (originais e cópias).

Imagem: SMS – Ascom/Prefeitura de Catalão

 

Covid-19: Saúde convoca idosos de 60 anos ou mais e imunossuprimidos para receberem a quarta dose

A Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/Núcleo de Vigilância Epidemiológica, convoca exclusivamente idosos de 60 anos ou mais e pessoas com alto grau de imunossupressão de 18 anos ou mais, que já completaram quatro meses de intervalo após terem recebido a terceira dose (08/02), para aplicação da dose reforço (quarta dose).

Idosos acamados ou que possuem alguma dificuldade de locomoção, a vacinação poderá ser em casa. Para isso, um familiar ou responsável deve entrar em contato com o Núcleo de Vigilância Epidemiológica, por meio do telefone 64 9238-4557.

A imunização acontece hoje, quarta-feira (08), das 09 horas às 16 horas e 30 minutos em um único ponto de atendimento:

-Centro Integrado da Mulher (CIM) – ao lado do Hospital Materno Infantil.

                                               
Veja as pessoas que poderão receber a dose extra:

-com imunodeficiência primária grave;

-em quimioterapia (câncer);

-transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressores;

-portadores de HIV/ Aids;

-em uso de corticoide em doses ≥ ou igual a 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por mais de 14 dias;

-em uso de drogas modificadores da resposta imune;

-com doenças auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias;

-pacientes em hemodiálise;

-pessoas com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

 

Documentos obrigatórios

É necessário levar documento com foto, CPF, cartão de vacina comprovando a terceira dose, cartão do SUS e relatório médico comprovando a comorbidade. Todos originais e cópias.

 

Pessoas “imunossuprimidas”

Indivíduos que têm o sistema imunológico comprometido por alguma doença congênita ou pelo uso de medicamentos.

 

Sobre imunossupressão

O sistema imunológico é composto de células, tecidos e órgãos que ajudam o corpo a evitar infecções. A imunossupressão é o estado em que o sistema imunológico não está funcionando tão bem quanto deveria. Sem um sistema imunológico intacto, as infecções que o corpo poderia ser capaz de controlar sozinho podem se tornar graves e até fatais.

A supressão pode ser o resultado de uma doença que atinge o sistema de defesa do corpo, tal como a Síndrome da Imunodeficiência Humana (Aids), causada pelo vírus de imunodeficiência humana (HIV), ou em consequência dos agentes farmacêuticos usados para lutar contra determinadas circunstâncias, como o câncer.

Em alguns casos, a imunossupressão pode ser deliberadamente induzida. Essa indução pode ser necessária para intervenções terapêuticas, tais como o transplante de tecidos e órgãos, para reduzir o risco de rejeição.

Imagem: SMS – Ascom/Prefeitura de Catalão

Publicado por: Badiinho Moisés/Com informações da SMS – Ascom/Prefeitura de Catalão 

CATALÃO REGISTRA 280 NOVOS CASOS DE COVID-19 EM 48 HORAS; CINCO PESSOAS ESTÃO INTERNADAS, DUAS DELAS EM UTI

0
Foto: Reprodução

Falando em Covid-19, em um prazo de 48 horas em Catalão, um total de 280 novos casos da doença foram diagnosticados, elevando o total de positivados desde o início da pandemia para 19.029 pessoas.

No boletim da última segunda-feira (06) o total de positivados em 24 horas foi de 170 pessoas, e no de hoje, terça-feira (07), 110 pessoas receberam o diagnóstico positivo para covid-19 nas últimas 24 horas.

Com relação ao número de internações, no primeiro boletim epidemiológico da semana, quatro pessoas estavam sob internação clínica. No boletim de hoje, três pessoas estavam sob internação clínica e outras duas pessoas estavam em leitos de UTI.

Os hospitalizados são dois homens de 54 e de 72 anos de idade e uma mulher de 85 anos que estão internados clinicamente. Na UTI estão duas mulheres de 71 e 72 anos de idade. Veja abaixo os dois últimos boletins da Covid-19 em Catalão, informados e divulgados na tarde de segunda-feira (06) e desta terça-feira (07).

 

BOLETIM DA COVID-19 (06/06):

Imagem: SMS – Catalão/Divulgação


BOLETIM DA COVID-19 (07/06):

Imagem: SMS – Catalão/Divulgação

 

Leia também:

-HOSPITAL MATERNO INFANTIL VOLTA COM AMBULATÓRIO PARA SUSPEITAS DE COVID-19 E SINTOMAS GRIPAIS; ATENDIMENTO RETORNARÁ NESTA QUARTA-FEIRA (01/06)

-SECRETÁRIO DE SAÚDE DE CATALÃO RECOMENDA UTILIZAÇÃO DA MÁSCARA; VELOMAR TAMBÉM EXPLICOU SOBRE OS CASOS DE DENGUE

 

Publicado por: Badiinho Moisés

GOVERNO DE GOIÁS AMPLIA LEITOS PARA COVID-19

0
O Governo de Goiás anuncia ampliação para 176 o número de leitos exclusivos para pacientes com Covid-19. Ao todo, a rede estadual de saúde possui 3.245 vagas de internação, sendo 2.360 de enfermaria e 885 de UTI. Foto: SES-GO/Reprodução

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), anunciou ontem, segunda-feira (06), o acréscimo de 101 leitos na rede estadual para pacientes com Covid-19 – 66 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 35 de enfermaria. Com a mudança de perfil de leitos gerais para suportes específicos para pacientes com Covid-19 e a abertura de novos, o Estado passará a oferecer 176 leitos destinados ao enfrentamento da doença – sendo 116 leitos de UTI e 60 de enfermaria. Os novos leitos serão implantados nos próximos dias.

A ampliação é uma estratégia da SES-GO diante do atual cenário epidemiológico, com alta sazonal do número de casos da Covid-19, influenciada pelo clima frio, e também pelo aumento do número de solicitações de internações para casos suspeitos da doença, que necessitam de isolamento. Serão 20 novas vagas de UTI Covid em unidades da rede estadual em Itumbiara, 20 em Uruaçu, 16 em Goiânia e 10 em Nerópolis. Já os leitos de enfermaria para o tratamento da doença terão acréscimo de 15 novas vagas em Nerópolis, 10 em Goiânia e 10 em Uruaçu.

“Antes, tínhamos ao todo 244 leitos de UTI somente em três cidades, Goiânia, Aparecida e Anápolis. Hoje, nossa rede de hospitais, acrescidos dos convênios, nos dão leitos de UTI em 23 municípios goianos”, ressalta o governador Ronaldo Caiado sobre o processo de regionalização da saúde no Estado. Atualmente, a rede estadual de saúde possui 2.360 leitos de enfermaria e 885 leitos de UTI ativos, que somam 3.245 vagas para internação.

“Desde o início da pandemia, o Governo de Goiás priorizou a instalação de leitos em hospitais de alvenaria, com estruturas fixas, que permanecem ativos e podem ter perfil modificado novamente para pacientes com Covid-19, caso se constate essa necessidade”, explica o secretário de Estado da Saúde, Sandro Rodrigues.

A SES-GO mantém vigilância contínua em relação ao número de solicitações de internações para casos suspeitos de Covid-19, que necessitam de leitos específicos de isolamento, e avalia o cenário para as tomadas de decisão.


Leitos pediátricos

A SES-GO está reestruturando a rede estadual de leitos pediátricos para leitos de isolamento. Assim, esses leitos estarão adequados para receber tanto os pacientes gerais, quanto aqueles casos que necessitem de isolamento. A pasta esclarece que muitos pedidos recebidos no Complexo Regulador Estadual (CRE) relativos à Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) são cancelados após resultados de exame negativo para Covid-19 e, conclui-se que, mais de 60% das solicitações não chegaram à internação. Portanto, a reestruturação dos leitos pediátricos garantirá a otimização do uso das vagas.


Medidas preventivas

Diante do cenário epidemiológico atual, a SES-GO reforça a orientação para a vacinação contra Covid-19. Os municípios já foram orientados sobre a aplicação da segunda dose de reforço (DR2) em trabalhadores da saúde e pessoas a partir de 50 anos. A imunização desses dois grupos pode ser iniciada nos municípios para as pessoas que tenham tomado a primeira dose de reforço (DR1) há mais de quatro meses.

Até essa segunda-feira, Goiás distribuiu 14.518.679 doses de vacinas contra a Covid-19 aos 246 municípios. Referente à primeira dose, foram aplicadas 5.772.928 doses em todo o Estado. Em relação à segunda dose e a dose única, foram vacinadas 5.142.922 pessoas, e 2.263.495 pessoas receberam também a primeira dose de reforço. Entre as crianças de 5 a 11 anos, 49,06% receberam uma dose da vacina.

A pasta também mantém as recomendações para o uso de máscara de proteção respiratória em ambientes abertos e/ou fechados em Goiás, de acordo com a Nota de Recomendação nº 04.2022, divulgada no mês de março e baseada nas diretrizes da Sociedade Brasileira de Infectologia.

O Governo de Goiás trabalha diuturnamente no enfrentamento à Covid-19 e, mesmo com a redução de casos graves e óbitos da doença – taxa de letalidade 1,92% em Goiás – é importante reforçar as medidas preventivas como vacinação, uso de máscara facial cobrindo nariz e boca e higienização das mãos com álcool gel 70%.

 

Publicado por: Badiinho Moisés/Com informações da Comunicação Setorial da Secretaria de Estado da Saúde- SES

POLÍCIA MILITAR E FORÇAS DE SEGURANÇA DE CATALÃO VÃO FAZER EXERCÍCIO DE SIMULADO DE ATAQUES A AGÊNCIAS BANCÁRIAS NA NOITE DESTA TERÇA-FEIRA (07)

Representantes dos órgãos de segurança pública se reuniram nesta terça-feira (07) para definirem estratégias para exercício de simulado contra ataques a agências bancárias. Foto: Comunicação 9º CRPM/Divulgação.

A Polícia Militar e demais órgãos de segurança pública da cidade de Catalão, irão realizar um exercício de “Simulado de Defesa à Domínio de Cidade e Ataques à Instituições Financeiras”. De acordo com os comandos do 18º Batalhão de Polícia Militar (18º BPM) e do 9º Comando Regional de Polícia Militar de Catalão, essa atividade terá início às 23 horas e com previsão de término até às 02 horas da manhã desta quarta-feira (07), na avenida 20 de agosto, no centro da cidade, onde conta com a maior agências bancárias.

O exercício de simulado atende determinação do Governador de Goiás, Ronaldo Caiado e Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de Goiás, Coronel André Henrique Avelar de Sousa.

“Será algo totalmente controlado, com disparos de munições de festim, ação que simula um ataque real, e tem o objetivo de treinar o efetivo para uma eventual atuação de quadrilhas especializadas em ataques a bancos, e visa principalmente, uma resposta rápida e efetiva a este tipo de crime em nosso Estado.

No exercício de simulado vão participar todo o efetivo do 18º Batalhão de Polícia Militar, Companhia de Policiamento Especializado (CPE), 9º Comando Regional de Polícia Militar, Comando de Operações de Divisas (COD), Polícia Rodoviária Estadual (PRE), Batalhão Rural, Polícia Civil e além demais órgãos de segurança de Catalão como Polícia Rodoviária Federal (PRF), Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Superintendência Municipal de Trânsito de Catalão (SMTC).

 

Publicado por: Badiinho Moisés 

ENEL DISTRIBUIÇÃO GOIÁS REALIZA MUTIRÃO DE MANUTENÇÕES E LEVA CARAVANA DE SERVIÇOS A CAMPO ALEGRE

0

Caravana #EnelPorVocê oferece serviços como troca de lâmpadas, de geladeiras para clientes selecionados, atendimento móvel e cadastro no programa Tarifa Social de Energia Elétrica.

Em Campo Alegre serão realizadas inspeções em cerca de 20 quilômetros de redes elétricas, com auxílio de drones e equipamentos térmicos, correções de 15 pontos com defeitos mapeados, podas em 20 árvores e limpeza de faixa se servidão em cerca de 6.800 metros quadrados na zona rural.  Foto: Comunicação Enel D Goiás/Divulgação.

A Enel Distribuição Goiás leva a Caravana #EnelporVocê para Campo Alegre de Goiás nesta quarta-feira (8). Ao longo de todo o dia, os clientes do município poderão trocar lâmpadas gratuitamente, contar com serviços oferecidos por uma Loja de Atendimento Móvel e se cadastrar na Tarifa Social de Energia Elétrica, desde que se enquadrem nos pré-requisitos do programa do Governo Federal. Nesta oportunidade, também serão trocadas 50 geladeiras de clientes pré-selecionados pela área social da Prefeitura Municipal. Adicionalmente, a companhia realizará um mutirão de manutenções na rede elétrica do município, com a participação de cerca de 40 colaboradores, que atuarão na poda de árvores próximas a rede elétrica e na correção de defeitos como estruturas degradadas e cabos em mau estado de conservação.

Populaçao de Campo Alegre vai contar com serviços oferecidos por uma Loja de Atendimento Móvel e se cadastrar na Tarifa Social de Energia Elétrica, desde que se enquadrem nos pré-requisitos do programa do Governo Federal. Foto: Comunicação Enel D Goiás/Divulgação.

A Caravana #EnelporVocê será realizada no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, do bairro Céu Azul, das 9h às 17h, onde os clientes da companhia poderão trocar, gratuitamente, até 4 lâmpadas incandescentes ou fluorescentes – exceto modelos tubulares –, que têm alto consumo de energia, por outras novas, de LED, que são até 80% mais econômicas e duram 10 vezes mais que os modelos antigos. Uma Loja de Atendimento Móvel da Enel também ficará no local, disponibilizando todos os serviços disponíveis nas lojas tradicionais da empresa, como parcelamentos, religações, negociações de débitos, ligações novas e troca de titularidade. Os moradores de baixa renda do município, que possuem o Cadastro Único e se enquadram nos pré-requisitos do programa, também terão atendimento para se cadastrar na Tarifa Social de Energia Elétrica, que concede descontos de até 65% na conta de energia elétrica. Ainda no local, serão trocadas as 50 geladeiras doadas pela Enel para clientes necessitados, selecionados pela Secretaria Municipal de Assistência Social. 

Clientes do município de Campo Alegre de Goiás poderão trocar lâmpadas gratuitamente. Foto: Comunicação Enel D Goiás/Reproduç]ao

O responsável pela Unidade Territorial Sul da Enel Distribuição Goiás, Rômolo Moreira, destaca que, além dos serviços e do atendimento à população, a companhia aproveita a oportunidade para realizar manutenções em formato de mutirão no município. “Os mutirões complementam nossa Caravana #EnelporVocê, pois aproveitamos a oportunidade para adiantar algumas ações previstas no nosso Plano de Manutenções visando a qualidade do fornecimento de energia. Além disso, é uma ótima ocasião para nos reunirmos com as equipes em campo e reforçar a importância da realização do trabalho seguro e com qualidade”, completa.

Em Campo Alegre serão realizadas inspeções em cerca de 20 quilômetros de redes elétricas, com auxílio de drones e equipamentos térmicos, correções de 15 pontos com defeitos mapeados, podas em 20 árvores e limpeza de faixa se servidão em cerca de 6.800 metros quadrados na zona rural.  Adicionalmente, será realizada uma obra de melhoria na rede do bairro Vila Aurora, beneficiando 200 casas e pequenos comércios.

Na Caravana da Enel, em Campo Alegre de Goiás, serão trocadas 50 geladeiras de clientes pré-selecionados pela área social da Prefeitura Municipal. Foto: Comunicação da Enel D Goiás/Divulgação.

Investimentos

Desde 2017, a Enel Goiás já investiu R$ 9,7 milhões no sistema elétrico de Campo Alegre, principalmente em obras para a melhoria da qualidade do fornecimento de energia, manutenção e digitalização das redes existentes, expansão do sistema e conexão de novos clientes.

Rômolo Moreira ressalta que parte desse investimento reflete na intensificação do número de manutenções preventivas e corretivas no município. De acordo com ele, somente entre janeiro de 2021 e maio de 2022, a companhia já realizou 553 podas de árvores que estavam em contato com a rede, corrigiu 835 pontos de degradação, como cabos deteriorados, postes, cruzetas e isoladores danificados, e limpou cerca de 835 quilômetros quadrados de faixa de servidão na zona rural. Adicionalmente, foram inspecionados cerca de 180 quilômetros da rede elétrica, a fim de encontrar possíveis anomalias e programar as manutenções necessárias.

 Aliadas às manutenções, a Enel tem investido fortemente na digitalização da rede elétrica de Campo Alegre, por meio de equipamentos telecontrolados. Os aparelhos telecomandados permitem a operação do sistema elétrico de forma remota, pelo Centro de Operações, localizado em Goiânia, dando mais agilidade na retomada do fornecimento de energia em casos de falhas. Esses equipamentos podem ser religadores automáticos ou chaves telecomandadas de redes trifásicas. Até o momento, 18 telecontroles já estão em operação no município.

 

Serviço

Caravana #EnelPorVocê em Campo Alegre

Quando: quarta-feira (8).

Horário: 9h às 17h.

Local: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Rua Moacir Costa, bairro Céu Azul, Campo Alegre.

 

Publicado por: Badiinho Moisés/Com informações da Enel Goiás 

VÍDEO: PERSONAGEM FOFÃO DE TRENZINHO DA ALEGRIA DE CALDAS NOVAS FOI ATROPELADO POR MOTOCICLETA

0
Personagem Fofão foi atropelado no centro de Caldas Novas. Foto: Reprodução

O  personagem Fofão de um Trenzinho da Alegria, foi atropelado por um motociclista no centro de Caldas Novas na noite de ontem, segunda-feira (06). Nas imagens, nota-se que o rapaz fantasiado pula do trenzinho e, sem perceber a presença da moto, é colhido pelo motociclista.

De acordo com informações de moradores da cidade de Caldas Novas, tanto o rapaz fantasiado quanto o motociclista, tiveram apenas ferimentos leves.


PARQUE DE DIVERSÕES E TRENZINHOS SÃO ATRAÇÕES PARA A CRIANÇADA EM CALDAS NOVAS

Parque no centro de Caldas Novas. Foto: Reprodução

 Além dos clubes e parques aquáticos com águas termais, o centro de Caldas Novas conta com um grande parque de diversões, além de dezenas de trenzinhos da alegria, os quais contam com inúmeros jovens fantasiados de personagens de desenhos como Batman, Homem Aranha, Super-Homem, Fofão, e tantos outros, trabalhadores esses que se desdobram e se arriscam para arrancar sorrisos da criançada e dos turistas que visitam Caldas Novas.

Em Caldas Novas, diversos Trenzinhos da Alegria circulam pelas ruas e avenidas da cidade turística Foto: Reprodução

 

ASSISTA O VÍDEO DO MOMENTO DO ACIDENTE:

ONZE PESSOAS FORAM FLAGRADAS DIRIGINDO EMBRIAGADAS NA ‘OPERAÇÃO BALADA RESPONSÁVEL’ REALIZADA EM CATALÃO

‘Operação Balada Responsável’ em frente a Subestação Rodoviária do bairro São João na noite da última sexta-feira (03/06). Foto: Thiago Silva/Diante do Fato.

O Detran de Goiás e a Polícia Militar promoveram na cidade de Catalão a ‘Operação Balada Responsável’ na última sexta-feira (03) e no sábado (04), e ao todo, 11 pessoas foram flagradas dirigindo sob o efeito de bebidas alcoólicas.

Dados do Detran Goiás informaram que na sexta-feira (03), 90 veículos foram abordados, dos quais, 18 eram motocicletas. Ao todo, 17 pessoas se recusaram a fazer o teste do bafômetro, 06 pessoas foram comprovadas que estavam dirigindo sob efeito de álcool, 16 foram multados e tiveram os veículos apreendidos pelo licenciamento estar vencido, além de 16 pessoas terem sido flagradas sem a CNH.

Na noite de sábado, 04 de junho, dia em que aconteceu dois grandes eventos particulares na cidade, a ‘Operação Balada Responsável’ abordou 59 veículos, além de 14 motocicletas, 25 pessoas recusaram em fazer o teste do bafômetro, 05 pessoas foram flagradas dirigindo sob efeito de álcool, 14 pessoas estavam com o licenciamento do veículo vencido e 16 não tinham a CNH.

Ao todo entre sexta-feira e sábado, 149 pessoas foram autuadas por algum tipo de infração no trânsito durante a ‘Operação Balada Responsável’, em Catalão, conforme aponta os dados informados ao Badiinho pela comunicação setorial do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (DETRAN/GO).

Leia também: 

-FESTAS MOVIMENTARAM FINAL DE SEMANA, EM CATALÃO; ‘OPERAÇÃO BALADA RESPONSÁVEL’ FOI REALIZADA PELO DETRAN E PMGO

Publicado por: Badiinho Moisés

FESTAS MOVIMENTARAM FINAL DE SEMANA, EM CATALÃO; ‘OPERAÇÃO BALADA RESPONSÁVEL’ FOI REALIZADA PELO DETRAN E PMGO

O último fim de semana, em Catalão, foi marcado por dois grandes eventos em horários e locais diferentes na cidade de Catalão.

 

FESTA DA GRAVATA

Festa da Gravata com show da dupla Israel e Rodolffo no estádio do CRAC. Foto: Badiinho Moisés

O primeiro deles aconteceu no estádio de futebol do time do CRAC, e o Genervino da Fonseca, que agora se chama Arena Rifertil, recebeu a 1ª Edição da Festa da Gravata com shows de Rodrigo e Alex, DJ e Open Farra, além do show da dupla Israel e Rodolffo.

O evento em formato Sunset teve início às 14hrs e contou com áreas louges, camarotes e área vip, tendo continuidade em parte do período noturno. Até a publicação não obtivemos contato com a organização para sabermos o número exato de pessoas que estiveram presentes, mas estima-se que cerca de 5 mil baladeiros (as) passaram pela Arena Rifertil.

 

BONDE DO FORRÓ FECHOU O SABADÃO EM CATALÃO                

Banda Bonde do Forró fez show no Fogão de Lenha. Foto: Badiinho Moisés

A noite de sabadão de eventos em Catalão, foi encerrada no Fogão de Lenha Show, com show da Banda Bonde do Forró, que seguem viajando o Brasil afora com sua turnê em comemoração aos 20 de anos de carreira.

O espaço Fogão de Lenha Show recebeu cerca de 4 mil pessoas na noite do último sábado.

 

BALADA RESPONSÁVEL, EM CATALÃO

Foto: Thiago Silva/Diante do Fato

A cidade de Catalão não recebeu somente as baladas com atrações artísticas, e para conter pessoas que se excedem ao consumir bebidas alcoólicas, principalmente aqueles que bebem e insistem em dirigir, o Detran de Goiás promoveu nas noites de sexta (03) e sábado (04), a ‘Operação Balada Responsável’, que promoveu centenas de abordagem, dezenas de apreensões de veículos por diversas irregularidades que vão de documentação atrasadas até mesmo embriaguez ao volante, matéria essa, que você irá conferir os dados em um novo post ainda hoje.

 

Publicado por: Badiinho Moisés 

QUER TRABALHAR? ENTÃO CONFIRA EM QUAL DAS 74 VAGAS DA SECRETARIA DO TRABALHO E RENDA DESTA SEGUNDA-FEIRA (07/06) VOCÊ SE ENCAIXA

0

Oportunidades de emprego oferecidas pela SETRAER/SINE (SECRETARIA DE TRABALHO E RENDA DE CATALÃO) – Dia: 07/06/2022 – Interessados procurar na Av. 20 de agosto n 1857 (Em frente a Caixa econômica Federal).

1. Arte Finalista, com experiência, ambos os sexos – 01 vaga;

2. Assistente Administrativo, com experiência, informática, masculino – 01 vaga;

3. Assistente Administrativo, com experiência na área tributária, disponibilidade de horário, ambos os sexos – 01 vaga;

4. Auxiliar Administrativo, com experiência na CTPS, CNH “B”, disponibilidade para viajar, masculino – 01 vaga;

5. Auxiliar de Cozinha, com experiência na CTPS, parar trabalhar das 16:20 as 00:00 horas, feminino – 01 vaga

6. Auxiliar de Escritório, com experiência, CNH “B”, masculino – 01 vaga;

7. Auxiliar de Jardinagem, masculino – 01 vaga;

8. Auxiliar de Limpeza, para trabalhar em escala 12×36, das 18:00 as 06:00 horas, masculino – 01 vaga;

9. Auxiliar de Limpeza, com experiência em canteiros de obra, ambos os sexos – 01 vaga;

10. Balconista de Açougue, com experiência, masculino – 01 vaga;

11. Borracheiro, com experiência na CTPS, masculino – 01 vaga;

12. Borracheiro, masculino – 01 vaga;

13. Camareira de Hotel, com experiência na CTPS, feminino – 01 vaga;

14. Cuidador de Idoso, com experiência, feminino – 01 vaga;

15. Eletricista Auxiliar, com disponibilidade para viajar, masculino – 02 vagas;

16. Eletricista, com experiência na CTPS e experiência em reformas de alternadores e motores de partida, ambos os sexos – 01 vaga;

17. Eletricista Automotivo, com experiência na CTPS, masculino – 01 vaga;

18. Empregada Doméstica, com experiência na CTPS, para trabalhar no bairro Alto da Boa Vista 1 , feminino – 01 vaga;

19. Encanador, com experiência na CTPS, masculino – 01 vaga;

20. Entregador de Gás, com experiência, CNH “AB”, masculino – 01 vaga;

21. Estoquista, para trabalhar como estagiário, masculino – 01 vaga;

22. Fiscal de Loja, com disponibilidade de horário, ambos os sexos – 01 vaga;

23. Garçom, com experiência, para trabalhar no período noturno, feminino – 01 vaga;

24. Gerente Administrativo, com experiência na CTPS, ambos os sexos – 01 vaga;

25. Mecânico Automotivo de Linha Pesada, com experiência em Ônibus, ambos os sexos – 01 vaga;

26. Monitor Infantil, com experiência, para trabalhar das 15:00 as 23:00 horas, feminino – 01 vaga;

27. Montador de Moveis, com experiência, masculino – 01 vaga;

28. Montador de Moveis, com experiência, masculino – 01 vaga;

29. Motorista de Escolta, com cursos em dia, averbados na CNH, credencial de batedor, possuir CNH”C” e disponibilidade para viajar, ambos os sexos – 01 vaga;

30. Motorista de Micro Ônibus, com experiência na CTPS, CNH “D” ou “E”, curso de transporte de passageiros, ambos os sexos – 01 vaga;

31. Motorista Entregador, com experiência, CNH “A”, masculino – 01 vaga;

32. Motorista Entregador, com experiência na CTPS, CNH “AB”, masculino – 01 vaga;

33. Motorista Entregador, com experiência na CTPS, disponibilidade de horário, CNH “AB”, masculino – 01 vaga;

34. Motorista Entregador, com experiência na CTPS, CNH “AB”, masculino – 01 vaga;

35. Oficial de Serviços Gerais, vaga exclusiva para PCD, ambos os sexos – 02 vagas;

36. Operador de Caixa, com experiência, disponibilidade de horário, ambos os sexos – 01 vaga;

37. Operador de Caixa, com experiência, para trabalhar das 15:00 as 23:00 horas, ambos os sexos – 01 vaga;

38. Padeiro, com experiência na CTPS, ambos os sexos – 01 vaga;

39. Pedreiro, com experiência na CTPS, masculino – 02 vagas;

40. Pizzaiolo, com experiência, masculino – 01 vaga;

41. Recepcionista de Hotel, com experiência na CTPS, para trabalhar das 07:00 as 19:00 horas, ambos os sexos – 01 vaga;

42. Repositor de Mercadorias, disponibilidade de horário, ambos os sexos – 03 vagas;

43. Servente de Obras, com experiência na CTPS, masculino – 03 vagas;

44. Servente de Obras, com experiência, masculino – 05 vagas;

45. Servente de Obras, masculino – 03 vagas;

46. Servente de Obras, com experiência na CTPS, masculino – 01 vaga;

47. Técnico em Informática, com experiência, ambos os sexos – 01 vaga;

48. Técnico em Segurança do Trabalho, com experiência na CTPS, para ficar alojado há cerca de 110 km de Catalão, masculino – 01 vaga;

49. Trabalhador Agropecuário, para trabalhar em linha de Produção, ambos os sexos – 06 vagas;

50. Trabalhador Rural, com experiência na CTPS, para trabalhar em Campo Alegre, masculino – 01 vaga;

51. Vendedor Interno, com experiência em Ferragista ou materiais para construção, ambos os sexos – 01 vaga;

52. Vendedor Interno com experiência, ambos os sexos – 02 vagas;

53. Vendedor Interno e Externo, para vendas de cursos profissionalizantes, ambos os sexos – 02 vagas;

54. Vendedor Externo, com moto própria, ambos os sexos – 01 vaga;

55. Vendedor Externo, com experiência, CNH “AB”, ambos os sexos – 01 vaga.

 

Observação: Para TODOS os atendimentos será obrigatório a apresentação da carteira de trabalho, caso for carteira de trabalho digital estar munido com CPF e número de PIS, na ausência de ambos não haverá atendimento.

Algumas vagas podem ter sido preenchidas sem aviso prévio. Necessário à apresentação da CTPS, RG e CPF.

CRIANÇAS, ADOLESCENTES E IDOSOS SEGUEM SENDO VACINADOS CONTRA COVID-19 PELA SÁUDE DE CATALÃO

0
Foto: Reprodução

Covid-19: Saúde convoca crianças de 5 a 11 anos para receberem a vacina pediátrica

A aplicação será tanto para primeira quanto para segunda dose.

Catalão com o Plano Nacional da Vacinação contra a Covid-19 para crianças. Hoje, terça-feira (07), a primeira dose da vacina pediátrica continuará liberada para todas as crianças que tenham entre 5 e 11 anos de idade. E também será aplicada a segunda dose nas crianças que receberam a primeira dose da Pfizer, entre os dias 17 de janeiro a 9 de abril.

-Ambas aplicações estão sendo realizadas no Centro Integrado da Mulher (CIM), das 09h às 14h.


Documentos obrigatórios

A criança deverá estar munida de documento com foto ou certidão de nascimento, CPF (se já for inscrita), cartão do SUS e cartão de vacina. Todos originais e cópias.

Imagem: SMS – Ascom/Prefeitura de Catalão

 

Covid-19: Saúde convoca crianças de 6 a 11 anos para receberem a segunda dose da CoronaVac

Intervalo entre doses da vacina CoronaVac é de 28 dias.

Hoje, terça-feira (07), a Secretaria Municipal de Saúde fará a aplicação da segunda dose pediátrica em crianças de 6 a 11 anos que receberam a primeira dose da CoronaVac entre os dias 26 de janeiro a 06 de maio.

A aplicação do imunizante acontece em um único ponto de atendimento. Mas atenção: a criança deve estar acompanhada dos pais ou representante legal.

-Centro Integrado da Mulher (CIM);

-Das 09 horas às 16 horas e 30 minutos.

 

Documentos obrigatórios

A criança deverá estar munida de documento com foto ou certidão de nascimento, CPF (se já for inscrita), cartão do SUS e cartão de vacina. Todos originais e cópias.

Intervalos diferentes

O Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NVE) alerta que o intervalo de 28 dias vale apenas para a Coronavac. As crianças que tomaram doses da Pfizer (de 5 anos a 11 anos, 11 meses e 29 dias e as crianças com comorbidades) devem aguardar pelo intervalo de 56 dias (oito semanas), para completar o esquema vacinal. A vacinação infantil contra a covid-19 teve início em Catalão, no dia 17 de janeiro.

Imagem: SMS – Ascom/Prefeitura de Catalão

 

Saúde convoca população adulta e gestantes e puérperas de 12 a 17 anos para receberem a Terceira Dose

A Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/Núcleo de Vigilância Epidemiológica, convoca população adulta e gestantes e puérperas de 12 a 17 anos que receberam a segunda dose da vacina contra a Covid-19 até o dia 07 de fevereiro, para aplicação da terceira dose.

A imunização acontece hoje, terça-feira (07), das 09 horas às 16 horas e 30 minutos em um único ponto de atendimento:

-Centro Integrado da Mulher (CIM).

 

 Documentos

É necessário levar documento com foto, CPF, cartão do SUS e cartão de vacina (comprovando a segunda dose). Todos originais e cópias.

Imagem: SMS – Ascom/Prefeitura de Catalão

Repescagem: Saúde convoca população de 12 anos ou mais para receber a primeira dose

O chamado vale também para aqueles que estão com segunda dose da Pfizer em atraso.

A Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/Núcleo de Vigilância Epidemiológica, convoca população de 18 anos ou mais para aplicação da primeira dose. E também convoca aqueles que estão com a segunda dose da Pfizer em atraso.

A imunização está acontecendo hoje, terça-feira (07), das 09 horas às 16 horas e 30 minutos em um único ponto de vacinação:

Centro Integrado da Mulher (CIM) – ao lado do Hospital Materno Infantil.

 

É necessário levar documento com foto, CPF, cartão de vacina comprovando a primeira dose e cartão do SUS (originais e cópias).

Imagem: SMS – Ascom/Prefeitura de Catalão

 

Covid-19: Saúde convoca adolescentes com imunossupressão de 12 a 17 anos para receberem a terceira dose da vacina

O chamado vale também para adolescentes gestantes e puérperas imunocomprometidas.

A Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/Núcleo de Vigilância Epidemiológica, convoca adolescentes com alto grau de imunossupressão (12 a 17 anos), que receberam a segunda dose da vacina contra a Covid-19 há mais de 8 semanas, para aplicação da terceira dose. O chamado inclui também adolescentes gestantes e puérperas imunocomprometidas.

A imunização acontece hoje, terça-feira (07), das 09 horas às 16 horas e 30 minutos em um único ponto de atendimento:

-Centro Integrado da Mulher (CIM) – ao lado do Hospital Materno Infantil.

 Poderão ser imunizadas as seguintes pessoas:

com imunodeficiência primária grave;
• em quimioterapia (câncer);
• transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressores;
• portadores de HIV/ Aids;
• em uso de corticoide em doses ≥ ou igual a 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por mais de 14 dias;
• em uso de drogas modificadores da resposta imune;
• com doenças auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias;
• pacientes em hemodiálise;
• pessoas com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

É necessário levar documento com foto, CPF, cartão de vacina comprovando a segunda dose, cartão do SUS e relatório médico comprovando a comorbidade (originais e cópias).

Imagem: SMS – Ascom/Prefeitura de Catalão

 

Covid-19: Saúde convoca idosos de 60 anos ou mais e imunossuprimidos para receberem a quarta dose

A Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/Núcleo de Vigilância Epidemiológica, convoca exclusivamente idosos de 60 anos ou mais e pessoas com alto grau de imunossupressão de 18 anos ou mais, que já completaram quatro meses de intervalo após terem recebido a terceira dose (07/02), para aplicação da dose reforço (quarta dose).

Idosos acamados ou que possuem alguma dificuldade de locomoção, a vacinação poderá ser em casa. Para isso, um familiar ou responsável deve entrar em contato com o Núcleo de Vigilância Epidemiológica, por meio do telefone 64 9238-4557.

A imunização acontece hoje, terça-feira (07), das 09 horas às 16 horas e 30 minutos em um único ponto de atendimento:

-Centro Integrado da Mulher (CIM) – ao lado do Hospital Materno Infantil.

Veja as pessoas que poderão receber a dose extra:

-com imunodeficiência primária grave;

-em quimioterapia (câncer);

-transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressores;

-portadores de HIV/ Aids;

-em uso de corticoide em doses ≥ ou igual a 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por mais de 14 dias;

-em uso de drogas modificadores da resposta imune;

-com doenças auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias;

-pacientes em hemodiálise;

-pessoas com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

 

Documentos obrigatórios

É necessário levar documento com foto, CPF, cartão de vacina comprovando a terceira dose, cartão do SUS e relatório médico comprovando a comorbidade. Todos originais e cópias.

 

Pessoas “imunossuprimidas”

Indivíduos que têm o sistema imunológico comprometido por alguma doença congênita ou pelo uso de medicamentos.

 

Sobre imunossupressão

O sistema imunológico é composto de células, tecidos e órgãos que ajudam o corpo a evitar infecções. A imunossupressão é o estado em que o sistema imunológico não está funcionando tão bem quanto deveria. Sem um sistema imunológico intacto, as infecções que o corpo poderia ser capaz de controlar sozinho podem se tornar graves e até fatais.

A supressão pode ser o resultado de uma doença que atinge o sistema de defesa do corpo, tal como a Síndrome da Imunodeficiência Humana (Aids), causada pelo vírus de imunodeficiência humana (HIV), ou em consequência dos agentes farmacêuticos usados para lutar contra determinadas circunstâncias, como o câncer.

Em alguns casos, a imunossupressão pode ser deliberadamente induzida. Essa indução pode ser necessária para intervenções terapêuticas, tais como o transplante de tecidos e órgãos, para reduzir o risco de rejeição.

 

Recomendação do Ministério da Saúde

De acordo com o Ministério da Saúde, a decisão de recomendar uma segunda dose de reforço (quarta dose) para pessoas imunossuprimidas foi motivada pelas novas evidências científicas que apontam uma tendência à redução da efetividade das vacinas contra a covid-19 com o passar do tempo.

Essa segunda dose de reforço amplifica a resposta imunológica, oferecendo maior proteção, especialmente para a população imunossuprimida, que pode já não apresentar uma resposta vacinal adequada.

Já a recomendação para vacinar os idosos com a quarta dose, se deu pelo alto índice de mortalidade entre os idosos desta faixa etária durante a circulação da variante Ômicron, que foi superior aos óbitos ocorridos nos dois outros picos da pandemia em 2020 e 2021.

Imagem: SMS – Ascom/Prefeitura de Catalão

Publicado por: Badiinho Moisés/Com informações da SMS – Ascom/Prefeitura de Catalão