Início Site Página 1763

MEC confirma: UFG será gestora da UFCAT e UFJ

0
UFCAT (Foto: Bárbara Zaiden)


Segundo o Ministério da Educação (MEC) a UFG será tutora das novas universidades Federal de Jataí (UFJ) e Federal de Catalão (UFCAT). As informações foram confirmadas pela Assessoria de Comunicação Social. O reitor da UFG, professor Edward Madureira Brasil, já havia apontado essa possibilidade em reunião com os docentes da UFCAT e a diretoria do Adufg-Sindicato, no dia 27 de abril.

O MEC ainda confirmou as informações dadas pelo reitor e pela vice-reitora, Sandramara Matias. Afirmou ao JP que tem dialogado com as universidades tutoras, que vão assinar um Termo de Cooperação para estabelecer o processo de tutoria. O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão precisa liberar essas funções. Só depois o MEC fará a nomeação de reitor e vice-reitor pro tempores.

“A nomeação dos reitores pró-tempore precisa seguir o que diz a legislação, sendo prerrogativa do ministro de Estado da Educação. No entanto, essa nomeação ocorre para que possa haver o processo de eleição do primeiro reitor efetivo, o que será feito dentro da autonomia da instituição e a participação da comunidade acadêmica”, afirma a assessoria do ministério.

“A primeira informação que tivemos é que UFG seria tutora. A intenção da reitoria é cooperar de forma mais transparente possível. A universidade tutora tem um papel que diz respeito aos processos administrativos e acadêmicos e, para isso, é construído um termo ou protocolo de cooperação entre as duas universidades definindo responsabilidades de cada um. […] A tutora não intervém na autonomia da nova universidade”, diz a vice-reitora Sandramara.

Durante o processo de estruturação dessas instituições, a universidade tutora guia as novas universidades e fornece o auxílio necessário para a organização administrativa e burocrática. Atualmente, outras três universidades foram criadas: Universidade Federal do Delta do Parnaíba (Piauí), Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (Garanhuns, Pernambuco), Universidade Federal de Rondonópolis (Mato Grosso), todas a partir de desmembramento de campus.

O MEC informou que, assim como em Goiás, as demais instituições serão tutoriadas pelas instituições de origem. Em Catalão a reunião será em junho.


Falta diálogo

Na semana anterior à reunião com reitor, em Jataí, durante o evento Mais Sindicato, promovido pelo Adufg-Sindicato, os professores reclamaram da falta de diálogo entre a reitoria e a comunidade acadêmica, que, segundo eles, não foi ouvida.

“Os professores reclamaram que não estavam sendo oficialmente informados sobre o processo. As notícias vinham somente de conversas informais, de que reuniões estavam sendo realizadas pelo ‘grupo gestor’ mas sem a participação da comunidade”, afirmou o diretor de Assuntos Interinstitucionais do Adufg Sindicato e professor da UFJ, Luis Contim.

Por isso, foi necessário que o sindicato fizesse o intermédio entre a UFJ e a UFG.  “O que todos nós temos passado é isso de ouvir conversa de corredor, que muito nos assusta. Claro que são boatos, mas a gente ouve ‘fulano vai ser pró-reitor’. A as informações estão chegando dessa maneira”, contou a professora Ludmilla Maia durante o Mais Sindicato.

Na reunião do dia 27 o reitor se defendeu, afirmou que as informações de reuniões não teriam sido devidamente repassadas à comunidade, mas que isso não significava falta de transparência. Disse, ainda, que promoveu um evento com os chefes das unidades, que deveriam estender o convite ao restante da comunidade. Segundo os professores, isso não ocorreu.

Edward ainda disse que acompanhou o processo de escolha da universidade tutora no MEC. Segundo ele, com isso o processo de implantação da UFJ seria mais simples e rápido, finalizado em dois anos. Afirmou que sugeriu ao Ministério que os atuais diretores de Jataí e Catalão fossem indicados como reitores pro tempore por terem sido eleitos pela comunidade e estarem a par da realidade das novas instituições.

“Esse processo em Jataí poderia ter sido conduzido de outra forma, com mais transparência para a comunidade acadêmica, que é o desejo de todos. Muitos falam de rumores sobre a gestão pro tempore já ter sido indicada. Existe a necessidade de maior transparência e diálogo. Se queremos um Brasil melhor, precisamos começar pela universidade”, disse o presidente do Adufg-Sindicato, Flávio Alves da Silva.

Contudo, o professor compreende que isso pode facilitar na adaptação de muitos processos, pois a nova universidade não precisa seguir à risca o mesmo modelo da instituição tutora, mas com ressalvas: “Estou realmente muito preocupado com o que vai acontecer na UFJ”.

A professora Cecília Moreira, do Curso de Medicina Veterinária, enfatizou o empenho dos docentes nesse processo. “Nosso estatuto e regimento será escrito com a participação de cada um de nós. Só aproveitaremos o que for bom [da UFG]. Vamos buscar outras universidades pra conhecer diferenças. Teremos tempo pra isso”, disse.

A diretora de Convênios e Assuntos Jurídicos do sindicato, Ana Christina Kratz, lembrou a importância da mobilização da comunidade acadêmica nesse processo. “Um dos papéis do sindicato é ajudar a mobilizar, mas ele não faz sozinho. Nós assumimos o compromisso de mobilizar, mas não de ser a mobilização”, disse Ana Christina. O diretor Financeiro do sindicato, Thyago Marques, destacou que é importante que os docentes já tenham em vista as propostas concretas que se quer para a nova universidade.

Escrito por: Redação/Fonte: Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg)

Fotos: Ascom Adufg/Reprodução

Estudantes têm até hoje para se inscrever no Enem

0
Inscrições para o Enem 2018 são feitas pela internet. (Foto: Internet/Reprodução)

Termina hoje (18) às 23h59 (horário de Brasília) o prazo para os estudantes se inscreverem no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018. As inscrições são feitas pela internet, na página do participante.

Mesmo os candidatos que pediram a isenção da taxa do Enem devem fazer a inscrição para a prova. Para se inscrever, o participante deverá apresentar o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e do documento de identidade e criar uma senha. O candidato precisa também informar um endereço de e-mail válido e um número de telefone fixo ou celular, que será usado para enviar informações sobre o exame.

O pagamento da taxa de inscrição para quem não conseguiu a isenção, no valor de R$ 82, deve ser feito até 23 de maio nas agências bancárias, casas lotéricas e agências dos Correios.

Com o fim do prazo de inscrição, também fica encerrada a possibilidade de alterar dados cadastrais, o município onde o estudante quer fazer a prova e a opção de língua estrangeira. Os candidatos que precisarem de atendimento especializado têm que fazer o pedido no ato da inscrição.

Para o uso do nome social na prova do Enem, o pedido poderá ser feito entre os dias 28 de maio e 3 de junho.

As provas do Enem serão aplicadas em dois domingos, nos dias 4 e 11 de novembro. Os resultados serão divulgados em janeiro.

Escrito por: Redação – Badiinho/Agência Brasil 

Foto: Internet/Reprodução

Oportunidades de emprego: vagas desta sexta-feira (18)

0

Saibam quais são as oportunidades de trabalho ofertadas através do Sistema Nacional de Emprego (SINE) por meio da Secretaria de Trabalho e Renda de Catalão (SETRAER). As vagas desta sexta-feira (18/05) são:

-Ajudante de obras, com experiência na CTPS, masculino;

-Biscoiteiro e quitandeiro, com experiência, ambos os sexos;
-Balconista de açougue, ambos os sexos, com experiência na CTPS;
– Editor de TV e Vídeo, ambos os sexos;
-Engenheiro senior, com experiência na CTPS, masculino, (PCD);
-Moto taxista, com moto própria, ambos os sexos, CNH “B”;
-Motorista de caminhão basculante, com experiência na CTPS, masculino;
-Operador de caixa, com experiência na CTPS, feminino;
-Operador de pá carregadeira, com experiência na CTPS, masculino;
-Técnico de planejamentos e programação de manutenção, com experiência na CTPS, masculino (PCD);
-Vendedor pracista, com experiência na CTPS, moto própria, masculino.

Informações sobre as vagas, podem ser obtidas na sede da secretaria, na Avenida 20 de agosto, 1857, Centro, em frente a Caixa Econômica Federal.

 

Observação: Algumas vagas podem ter sido preenchidas sem aviso prévio.

Detento de 26 anos é assassinado dentro da cadeia de Catalão

0
Charles Rodrigues Vieira, 26 anos de idade, foi morto dentro da cadeia de Catalão no final da tarde de ontem, quinta-feira (17), enquanto tomava banho de sol. (Foto: Divulgação/Reprodução). 

O detento Charles Rodrigues Vieira, 26 anos de idade, que cumpria pena na cadeia de Catalão por tráfico de drogas, morreu na tarde de ontem, quinta-feira, 17, enquanto tomava banho de sol na Unidade Prisional, localizada no Jardim Primavera, na saída para Ipameri.

O corpo de Charles foi encontrado por volta das 17 horas, com perfurações que teriam sido ocasionadas por um objeto perfurante fabricado artesanalmente pelos próprios detentos, os chamados chuchos. 

Em nota, a Administração Penitenciária (DGAP) confirmou a morte do detento, a qual também informa que uma sindicância foi aberta para apurar o caso. Nenhum detento assumiu a autoria do crime e a Polícia Civil foi acionada para iniciar as investigações. 

O corpo de Charles só foi retirado de dentro do presídio de Catalão pelo Instituto Médico Legal (IML) por volta das 21 horas. 

IML corpo deixou unidade prisional por volta das 21 horas. Foto: Zap Catalão/Reprodução


Leiam nota Administração Penitenciária de Goiás 

 

*NOTA-DGAP* Morte no presídio em Catalão

A Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) informa que o preso Charles Rodrigues Vieira, de 26 anos, foi morto na tarde desta quinta-feira (17/5) na unidade prisional de Catalão.

Por volta das 17h, após o banho de sol, ele foi encontrado desacordado e com ferimentos feitos por objeto artesanal pontiagudo (chucho). Nenhum preso assumiu a autoria do crime.

A Polícia Civil foi acionada para iniciar as investigações do caso.

Foi determinada abertura de sindicância para apuração dos fatos.

*Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP)*

PM de Catalão apreendeu menores portando bolsa com maconha

0

Na noite de ontem, quarta-feira (16), durante uma abordagem rotineira a quatro pessoas, após constatado que eram menores de dezoito anos e durante a busca pessoal os PMs localizado com os eles, uma bolsa contendo 1. 734 (mil e setecentos e trinta e quatro) gramas de maconha. A PM não divulgou em qual setor foi procedida a abordagem. 

Os menores infratores foram o ouvidos e liberados conforme determina a legislação.

Foto: Divulgação da PM/Reprodução

Escrito por: Redação/Texto: Tenente José Humberto 18º BPM

Foto: Divulgação da PM/Reprodução 

Avião usado por Maiara e Maraísa é interditado pela Anac

0
Maiara e Maraísa. (Foto: Instagram/Divulgação)

O blogueiro Lauro Jardim do Jornal O Globo, divulgou na manhã desta quinta-feira, 17 de maio, que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) interditou o avião utilizado pela dupla Maiara e Maraísa para deslocamentos de um show para outro em várias regiões do país.

Segundo a matéria de Lauro Jardim, a interdição se deu durante uma operação contra os táxis aéreo-piratas. Os pilotos envolvidos também tiveram as suas licenças suspensas.

O jornalista também revela que Maiara e Maraísa são reincidentes na polêmica, pois em 2017 elas já teriam sido notificadas. Neste ano, inclusive elas quase sofreram um acidente voando em um desses aviões.

O avião que levava o cantor Amado Batista também foi interditado ontem, quarta-feira (16) pela Anac. O avião teve que dar cerca de 13 voltas sobre o aeroporto de Vitória da Conquista-BA, no último dia 12 de maio, devido as luzes da pista estarem apagadas após um erro de comunicação com a torre de controle, o que aconteceu após o artista conseguir comunicar o assessor via telefone.

Escrito por: Badiinho Filho

Foto: Instagram/Divulgação

Uberlândia receberá novo show de Alexandre Pires em agosto

0
Cidade será a primeira do interior de Minas a receber a apresentação do cantor Alexandre Pires com o ‘Baile do Nêgo Véio’ .

Ele é um dos artistas mais versáteis da música brasileira e escolheu Uberlândia, sua terra natal, para ser a primeira cidade do interior de Minas a receber o seu mais novo show: o ‘Baile do Nêgo Véio’. No dia 17 de agosto, o uberlandense Alexandre Pires desembarca na ‘terra gentil que seduz’ para encantar o público em uma apresentação inédita na cidade.

O show do mineirinho, que terá 3 horas de duração e traz um espetáculo com os maiores sucessos dos anos 90, promete não deixar ninguém parado. O show acontece no Castelli Master e a venda de ingressos será divulgada em breve. O evento é uma promoção da Ícone Live Marketing.

A turnê ‘Baile do Nêgo Véio’ é uma mistura de ritmos e artistas que marcaram a década de 90, como Ara Ketu, Art Popular, Banda Eva, Daniela Mercury, Harmonia do Samba, Katinguelê, Skank, Maurício Manieri, Terra Samba, Só pra Contrariar e muito mais. O público pode esperar por uma apresentação repleta de energia que vai fazer muita gente voltar no tempo para relembrar sucessos como ‘Que Se Chama Amor’, ‘O Canto da Cidade’, ‘Carrinho de Mão’, ‘Liberar Geral’, ‘Beleza Rara’, ‘Marrom Bombom’ e dezenas de outros hits.   

Além do show com Alexandre Pires, o evento também terá apresentação de DJs. Em breve serão divulgadas mais informações.   

Escrito por: Redação

Foto: Assessoria/Reprodução 

Consumo de tabaco é responsável por 90% dos casos de câncer de pulmão

0
Fumantes têm risco 20 vezes maior de desenvolver tumores pulmonares; Apesar das intensas campanhas de conscientização, Brasil deve fechar 2018 com mais de 31 mil novos casos registrados da doença. (Foto: Internet/Reprodução).

O tabagismo está na origem de 90% de todos os casos de câncer de pulmão – entre os 10% restantes, 1/3 é dos chamados fumantes passivos – no mundo, sendo responsável por ampliar em cerca de 20 vezes o risco de surgimento da doença. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Brasil deverá somar 31.270 novos casos de tumores pulmonares em 2018. Além disso, o mau hábito aumenta as chances de desenvolver ao menos outros 13 tipos de câncer: de boca, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, intestino, rim, bexiga, colo de útero, ovário e alguns tipos de leucemia. Apesar destes dados não serem novidade, o país ainda registra um elevado número de casos de neoplasias malignas entre a população fumante.

A oncologista Mariana Laloni, do Centro Paulista de Oncologia (CPO) – Grupo Oncoclínicas, diz que a maioria dos pacientes com câncer de pulmão apresenta sintomas relacionados ao próprio aparelho respiratório, tais como: tosse, falta de ar e dor no peito. “Outros sintomas inespecíficos também podem surgir, entre eles perda de peso e fraqueza. Em poucos casos, cerca de 15%, o tumor é diagnosticado por acaso, quando o paciente realiza exames por outros motivos. Por isso, a atenção aos primeiros sintomas é essencial para que seja realizado o diagnóstico precoce da doença”, diz.

Segundo a médica, existem dois tipos principais de câncer de pulmão: carcinoma de pequenas células e de não pequenas células. “O carcinoma de não pequenas células corresponde a 85% dos casos e se subdivide em carcinoma epidermóide, adenocarcinoma e carcinoma de grandes células. O tipo mais comum no Brasil e no mundo é o adenocarcinoma e atinge 40% dos doentes”, destaca a Dra. Mariana.

O tratamento do câncer de pulmão se baseia em cirurgia, tratamento sistêmico (quimioterapia, terapia alvo e imunoterapia) e radioterapia. Sempre que possível, a cirurgia é realizada na tentativa de se retirar uma parte do pulmão acometido. Atualmente, os procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos, por vídeo (CTVA) são cada vez mais realizados com menor tempo de internação e retorno mais rápido do paciente às suas atividades. A indicação da cirurgia depende principalmente do estadiamento, tipo, do tamanho e da localização do tumor, além do estado geral do paciente.

Após a cirurgia, a quimioterapia e a radioterapia são indicadas para destruir células tumorais microscópicas residuais ou que estejam circulando pelo sangue. Para a Dra. Mariana, a combinação de tratamento sistêmico e radioterapia também pode ser administrada no início do tratamento para reduzir o tumor antes da cirurgia, ou mesmo como tratamento definitivo quando a cirurgia está contraindicada. A radioterapia isolada é utilizada algumas vezes para diminuir sintomas como falta de ar e dor.

Mas o grande avanço dos últimos anos, ainda de acordo com a oncologista do CPO, é a imunoterapia. Baseado no princípio de que o organismo reconhece o tumor como um corpo estranho desde a sua origem, e de que com o passar do tempo este tumor passa a se disfarçar para o sistema imunológico e então se aproveitar para crescer, a imunoterapia busca reativar a resposta imunológica contra este agente agressor.

“Atuando através do bloqueio dos fatores que inibem o sistema imunológico, as medicações imunoterápicas provocam um aumento da resposta imune, estimulando a atuação dos linfócitos e procurando fazer com que eles passem a reconhecer o tumor como um corpo estranho”, explica a Dra. Mariana.


E se eu parar de fumar?

Principal fator de risco evitável de tumores pulmonares, o tabaco está presente em cigarros, charutos, cachimbos, narguilé e também nos cigarros eletrônicos. E, ao contrário do que muitos usuários destes produtos acreditam, nunca é tarde demais para parar. Segundo a especialista do CPO, os benefícios à saúde começam apenas 20 minutos após interromper o vício: a pressão arterial volta ao normal e a frequência do pulso cai aos níveis adequados, assim como a temperatura das mãos e dos pés são normalizadas.

Em 8 horas, os níveis de monóxido de carbono no sangue ficam regulados e o de oxigênio aumenta. Passadas 24 horas, o risco de se ter um acidente cardíaco relacionado ao fumo diminui. E após apenas 48 horas, as terminações nervosas começam a se recuperar de novo e os sentidos de olfato e paladar melhoram. De duas semanas a três meses, a circulação sanguínea melhora consideravelmente. Caminhar torna-se mais fácil e a função pulmonar melhora em até 30%.

A partir de um a nove meses, os sintomas comuns em fumantes, como tosse, rouquidão, e falta de ar ficam mais tênues. Os cílios epiteliais iniciam o crescimento e aumentam a capacidade de eliminar muco, limpando os pulmões. A pessoa fica mais disposta para realizar atividades físicas. Em cinco anos, a taxa de mortalidade por câncer de pulmão de uma pessoa que fumou um maço de cigarros por dia diminui em pelo menos 50%. Quinze anos após parar de fumar, torna-se possível assegurar que os riscos de desenvolver câncer de pulmão se tornam praticamente iguais aos de uma pessoa que nunca fumou.

Para mais informações, acesse www.eseeuparardefumar.com.br.


Sobre o grupo oncoclínicas

Fundado em 2010, é o maior grupo especializado no tratamento do câncer na América Latina. Possui atuação em oncologia, radioterapia e hematologia em 10 estados brasileiros. Atualmente, conta com mais de 48 unidades entre clínicas e parcerias hospitalares, que oferecem tratamento individualizado, baseado em atualização científica, e com foco na segurança e o conforto do paciente.

Seu corpo clínico é composto por mais de 400 médicos, além das equipes multidisciplinares de apoio, que são responsáveis pelo cuidado integral dos pacientes. O Grupo Oncoclínicas conta ainda com parceira exclusiva no Brasil com o Dana-Farber Cancer Institute, um dos mais renomados centros de pesquisa e tratamento do câncer no mundo, afiliado a Harvard Medical School, em Boston, EUA.

 

Escrito por: Redação

Foto: Internet/Reprodução 

Prefeitura de Catalão apresenta dois novos veículos adquiridos para a Secretaria de Meio Ambiente e inaugura reforma e ampliação do Cetas

0
Foto: SECOM – Prefeitura de Catalão

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (16) a cerimônia de entrega e apresentação de dois novos veículos adquiridos pela prefeitura e que agora compõem a frota da Secretaria de Meio Ambiente. Na oportunidade também foi inaugurada a reforma e ampliação feita no CETAS – Centro de Triagem de Animais Silvestres. Autoridades políticas locais e funcionários da secretaria participaram da solenidade.

Os dois veículos zero km, um Fiat Mobi e um Palio Adventure, serão utilizados na parte de fiscalização e patrulhamento ambiental. A aquisição foi feita a partir de compensação ambiental. O investimento foi de R$ 118 mil. De acordo com o chefe da pasta, Idelvone Mendes Ferreira, “com esses dois novos carros a Secretaria Municipal de Meio Ambiente passa a ter ao todo 8 veículos à disposição para melhorar a efetivação do serviço de fiscalização no município na parte ambiental”.

Quanto à reforma e ampliação do Cetas – o Centro de Triagem de Animais Silvestres – onde são atendidos, alimentados e tratados cerca de 150 animais, os trabalhos foram feitos também com verba de compensação ambiental. O valor investido foi de R$ 54 mil. A obra contou com cercamento com muro e melhorias nos recintos para recepção dos animais apreendidos, em situação de maus tratos e acidentados, recolhidos pela própria secretaria bem como pela Polícia Ambiental e Bombeiros. Com essa reforma e ampliação do espaço o Centro de Triagem de Catalão se torna o único em todo o estado de Goiás devidamente regulamentado e dentro das exigências do IBAMA e da SECIMA – Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos.

Na ocasião, o prefeito Adib Elias aproveitou para lembrar da importância do trabalho realizado pela secretaria de Meio Ambiente na cidade. “Essa secretaria foi totalmente reconstruída, a estrutura mais que recuperada foi refeita e hoje de forma espetacular desenvolve um trabalho com várias ações importantes para o município sendo referência na realização das atividades que desenvolve em Catalão e região”, destacou.

Foto: SECOM – Prefeitura de Catalão
Foto: SECOM – Prefeitura de Catalão

Escrito por: Redação/SECOM – Prefeitura de Catalão

Polícia faz operação contra pedofilia em 24 estados e em Brasília; 22 mandados de busca e apreensão em Goiás

0
(Foto: Divulgação)

O Ministério Extraordinário da Segurança Pública (MESP) deflagrou, nesta quinta-feira (17), a Operação Luz na Infância 2. Cerca de 2,6 mil policiais civis cumprem mais de 500 mandados de busca e apreensão de arquivos com conteúdos relacionados a crimes de exploração sexual contra crianças e adolescentes.

De acordo com nota do ministério, suspeitos já estão sendo presos em flagrante. Os alvos foram identificados por meio de material obtido em ambientes virtuais. De acordo com os investigadores, esse material representa “indícios suficientes de autoria e materialidade delitiva”.

A operação está sendo deflagrada em parceria com as Polícias Civis do Distrito Federal e de 24 estados.

Goiás

Em Goiás, estão sendo cumpridos 22 mandados de busca e apreensão em Goiânia, Senador Canêdo, Anápolis, Luziânia, Valparaíso, Pontalina, Iporá, Rio Verde e Jataí. Alguns suspeitos também foram detidos em flagrante, mas, até o momento, não foram divulgadas maiores informações sobre esses casos.

De acordo com a PC-GO, as equipes procuram arquivos com conteúdos relacionados a crimes de exploração sexual contra crianças e adolescentes. Os alvos foram identificados pela Diretoria de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Dint/Senasp/MESP), com base em elementos informativos coletados em ambientes virtuais, que apresentavam indícios suficientes de autoria e materialidade delitiva.

As investigações duraram quatro meses e os dados obtidos foram repassado às Polícias Civis, em especial delegacias de proteção à criança e ao adolescente, e repressão a crimes informáticos, que instauraram inquéritos e solicitaram aos juízes locais a expedição dos mandados.

Escrito por: Redação-Badiinho/Fontes: Agência Brasil e O Popular 

Foto: internet/Reprodução