Início Site Página 1750

12 de junho: dia da conscientização da Cardiopatia Congênita

0

Mas o que é Cardiopatia Congênita? São doenças do coração e/ou de grandes vasos na criança já ao nascimento. Tem origem na formação do embrião e são de causa multifatorial.  É a mal formação congênita mais comum e a segunda principal causa de mortalidade no primeiro ano de vida no Brasil. Estima-se que um bebê a cada cem nascidos vivos apresentem Cardiopatia Congênita.  Elas podem ser alterações de menor gravidade ou podem ser graves (30%), causando complicações severas e até mesmo o óbito.

O diagnóstico precoce, preferencialmente antes do nascimento, é fundamental para o tratamento adequado em momento oportuno. Ele pode ser feito através de exames simples e indolores como o Ecocardiograma fetal, ainda durante a gestação; o Teste do Coraçãozinho (Oximetria de pulso), feito na maternidade entre 24 e 48 horas de vida do bebê e o Ecocardiograma da criança.


Dra. Patrícia M. Louzada Cindra

Medicina – Universidade Federal de Juiz de Fora/MG
Residência Médica em Pediatria e Cardiologia Pediátrica – Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais. 

Escrito por: Redação/Artigo: Dra. Patrícia M. Luzada Cindra

Foto: Arquivo pessoal/Reprodução

Após reunião, Trump afirma que Kim assinará documento sobre desnuclearização

0
Após reunião, Trump afirma que Kim assinará documento sobre desnuclearização | Foto: Saul Loeb / AFP / CP

O presidente americano, Donald Trump, e seu colega norte-coreano, Kim Jong Un, fizeram história na manhã de terça-feira como os primeiros líderes dos Estados Unidos e da Coreia do Norte a se reunir. “Foi realmente um encontro fantástico”, que se desenvolveu “melhor do que qualquer um poderia imaginar”, disse Trump a jornalistas durante o almoço de trabalho com o líder norte-coreano. “Vamos assinar um documento“, declarou o presidente, sem dar detalhes.

Kim destacou na reunião que seu país e os Estados Unidos superaram muitas dificuldades de uma história difícil para realizar a cúpula em Singapura. “O caminho para chegar até aqui não foi fácil. Os velhos preconceitos e práticas funcionaram como obstáculos no nosso caminho, mas superamos todos eles e estamos aqui hoje”.

Os dois homens, de trajetórias e estilos radicalmente diferentes e com mais de 30 anos de diferença, conversaram cara a cara, com o auxílio de seus intérpretes, durante 48 minutos. Em seguida, realizaram uma reunião com suas respectivas equipes, antes de passar ao almoço de trabalho. Apesar da espetacular aproximação diplomática dos últimos meses, persistem muitas dúvidas sobre a cúpula entre os dois dirigentes.

A desenvoltura de Kim

O arsenal nuclear norte-coreano, que provocou uma série de sanções da ONU ao longo dos últimos anos, será a questão central das conversações. O chefe da diplomacia americana, Mike Pompeo, que se reuniu duas vezes com Kim Jong Un em pouco tempo, assegurou na segunda que as conversas entre Washington e Pyongyang haviam avançado rapidamente nos últimos encontros e se disse “muito otimista sobre as possibilidades de sucesso”. Pompeo afirmou que os Estados Unidos estavam dispostos a aportar à Coreia do Norte “garantias de segurança únicas, diferentes” das propostas feitas até agora, em troca de uma desnuclearização “completa, comprovável e irreversível”.

“Desde o primeiro momento”

Analistas e historiadores acreditam haver uma possibilidade, mas lembram que o regime de Pyongyang tem um histórico de promessas descumpridas. Em 1994 e em 2005 foram fechados acordos nunca aplicados. “Trump provavelmente cantará vitória seja qual for o resultado da cúpula, mas a desnuclearização da península coreana é um processo que vai levar anos”, avalia Kelsey Davenport, da Arms Control Association.

A “verdadeira prova” será “a adoção ou não pela Coreia do Norte de medidas concretas para reduzir a ameaça que representam suas armas nucleares”. O chefe da diplomacia americana garante, no entanto, que a situação é totalmente diferente desta vez e que o encontro dará frutos. “Só há dois homens que podem tomar decisões de tamanha importância. Estes dois homens estarão sentados na mesma sala”, afirmou Pompeo na véspera da cúpula.

Escrito por: Redação/Fonte: Correio do Povo 

Foto: Reprodução 

Concurso para Delegado da Polícia Civil abre inscrições hoje

0

Serão abertas nesta terça-feira, dia 12, a partir das 10 horas, as inscrições para o concurso de Delegado Substituto da Polícia Civil do Estado de Goiás. Os candidatos terão até às 23h59 do dia 11 de julho para efetuarem suas inscrições, cujo valor é de R$ 200. Serão ofertadas 100 vagas, com remuneração de R$ 19.242,52, e exige-se formação superior em Direito. O concurso será realizado pela Universidade Estadual de Goiás (UEG).

A seleção dos candidatos será realizada pela UEG e pela Polícia Civil em nove etapas: provas objetivas, provas discursivas, avaliação de aptidão física, avaliação médica, exame psicotécnico, avaliação da vida pregressa e investigação social, curso de formação profissional e avaliação de títulos.

Concurso anulado

Durante o período de inscrições, os candidatos que participaram do concurso de 2016, que foi anulado em todas as suas fases, poderão requerer gratuidade na taxa de inscrição. Para isso deverão seguir os procedimentos definidos no Edital que está divulgado no seguinte endereço eletrônico.

Já os candidatos que pagaram a taxa de inscrição no concurso de 2016, mas que não optaram pela participação no novo certame, poderão requerer a devolução do valor pago conforme instruções que serão publicadas pela Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan) após o dia 12 de julho.

 

 

 

Escrito por: Redação/Comunicação Setorial – Segplan 
Foto de Capa: Reprodução 

Trump e Kim Jong-Un se reúnem em Singapura

0

Uma cena inimaginável há poucos meses aconteceu às 22h04min de ontem, segunda-feira – 9h04 de terça na Ásia. O presidente norte-americano Donald Trump e o ditador norte-coreano Kim Jong-Un trocaram apertos de mãos e partiram para uma série de reuniões. O encontro histórico ocorreu na ilha de Sentosa, em Singapura.

 

Frente à frente, ambos trocaram aperto de mão duradouro e de forma amistosa antes de posarem para fotos dos jornalistas presentes. Em seguida, se dirigiram a uma sala para uma reunião. Antes de entrar no local, trocaram um novo aperto de mãos, novamente amistoso, quando já estavam acompanhados de seus respectivos intérpretes.

Tão logo chegaram à sala, ambos improvisaram algumas palavras antes da saída dos repórteres. “Foi difícil chegar até aqui”, comentou Kim Jong-Un. Passados os cumprimentos, a pauta do encontro fechado à imprensa girou em torno da desnuclearização da península coreana e na assinatura de um documento de compromissos. 

 

“Trabalhar juntos”

O primeiro contato entre os dois, que estavam acompanhados apenas de intérpretes, durou aproximadamente 45 minutos. Eles foram, depois disso, para uma sacada do hotel onde ocorre o encontro e acenaram à imprensa. Em seguida, partiram para a segunda reunião, com mais assessores de ambos os líderes. “Vamos trabalhar jutnos, vamos cuidar disso. É uma grande honra, muito obrigado”, afirmou Trump, antes de mais um aperto de mãos com o norte-coreano.

Escrito por: Reprodução/Correio do Povo 

Fotos: Reprodução 

Serpes divulga pesquisa de intenção de votos para Governador, Senador e Presidente, mas anula levantamentos de 1º e 2º votos para o Senado

0

No último domingo, 10 de junho, o Jornal O Popular publicou mais uma rodada da pesquisa Serpes de intenção de votos em Goiás para Governador, Senadores e presidente da república.

Nessa última rodada do Instituo Serpes mostra que o Senador Ronaldo Caiado (DEM) tem 38%, o atual Governador de Goiás, José Eliton Figueiredo  (PSDB) aparece com 10%, e o deputado federal Daniel Vilela (MDB), aparece com 5,6%. Já os demais candidatos, professora Kátia Maria (PT) registra 4,6%, em empate técnico com o emedebista, e o professor Weslei Garcia (PSOL) tem 1,1%. Dos 801 eleitores consultados, 23,1% ainda não decidiram o voto e 17,6% responderam que anulariam ou não votariam.

Rejeição

Pesquisa para o Senado Federal 

Para as duas vagas de Senador, a pesquisa mostrou que ex-governador Marconi Perillo (PSDB) aparece em primeiro com 14% das intenções de voto, segundo pesquisa Serpes/O POPULAR realizada dos dias 3 a 8 de junho. A senadora Lúcia Vânia (PSB) é a segunda colocada, com 10,2% e o ex-prefeito de Senador Canedo, Vanderlan Cardoso (PP), teria ocupado o terceiro lugar, com 8,7%.

Até aí estava tudo bem, seria somente mais um levantamento considerado normal, isso se o Instituto Serpes não tivesse divulgado um comunicado no próprio Jornal O Popular ter comunicado que anulou os levantamentos de 1º e 2º votos para o Senado, o que gerou dúvidas nos demais números da pesquisa para muitos partidos, entre eles o MDB, do pré-candidato Daniel Vilela que emitiu uma nota afirmando que acionaria o Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Goiás (TRE/GO).

Serpes anula levantamentos de 1º e 2º votos para o Senado

O instituto Serpes Pesquisas de Opinião e Mercado divulgou nota nesta segunda-feira (11) em que comunica a nulidade, por questões técnicas, dos levantamentos detalhados de primeiro e segundo votos na disputa ao Senado em Goiás da nova rodada da pesquisa contratada pelo POPULAR, divulgada domingo (10). Os dados gerais das intenções de voto para o Senado não se alteram e seguem válidos (veja quadro).

Houve questionamentos ao instituto porque três pré-candidatos não apareceram na lista do segundo voto. A direção do Serpes explicou que os registros das pesquisas são feitos por coletor eletrônico e um equívoco na configuração do equipamento – códigos por ordem alfabética – provocou erros no processamento das relações dos dois votos em separado.

 “Ao O Popular, nosso cliente, aos candidatos e ao eleitorado em geral pedimos sinceras desculpas”, diz a nota do instituto.

 De acordo com os dados gerais, o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) é o primeiro colocado na disputa ao Senado, com 14% das intenções de voto, seguido pela senadora Lúcia Vânia (PSB), com 10,2%.


Nota do MDB

 

MDB solicita ao TRE-GO dados de pesquisa Serpes

O diretório estadual do MDB protocolou nesta segunda-feira (11) petição ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Carlos Escher, requerendo os questionários respondidos da pesquisa eleitoral do Instituto Serpes, publicada no último domingo. Após o próprio instituto anular os resultados das perguntas sobre 1ª e 2ª intenção de voto na disputa pelo Senado, sob a justificativa de que houve um erro na coleta eletrônica e processamento dos dados, o partido resolveu averiguar se não houve problemas semelhantes com os demais questionários.

“O fato é que a pesquisa toda ficou sob suspeição após constatado um erro crasso no que diz respeito à disputa ao Senado, cujo levantamento de 1º e 2º voto acabou sendo anulado. Então queremos conferir se a coleta eletrônica de dados não foi incorreta também nos demais questionários”, afirma o ex-vereador Agenor Mariano, pré-candidato ao Senado pelo MDB. “Existem divergências nesta pesquisa em comparação a alguns levantamentos muito recentes do próprio instituto, inclusive os que não foram divulgados, e vamos checar se trata-se de uma questão metodológica ou de algum problema com a coleta e o processamento dos dados”.

 O pedido se deu com base na Resolução 23.549/2017, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que determina que “os partidos políticos e as coligações poderão ter acesso ao sistema interno de controle, à verificação e à fiscalização de coleta de dados das entidades e das empresas que divulgarem pesquisas de opinião relativas aos candidatos e às eleições, incluídos os referentes à identificação dos entrevistadores e, por meio de escolha livre e aleatória de planilhas individuais, mapas ou equivalentes, confrontar e conferir os dados publicados, preservada a identidade dos entrevistados.”

 O MDB também protocolou no TRE uma representação eleitoral por divulgação divergente daquela exigida por lei, que determina prazo mínimo de 5 dias para publicação após registro da pesquisa. A multa pode chegar a R$ 106 mil.

 

Escrito por: Badiinho Filho/Com informações do Jornal O Popular

Fotos: Reprodução

Homem que estaria abusando de menores em avenida movimentada de Catalão furta ambulância para fugir

0

Parece piada, zoação, mais não é não, o vídeo foi feito na manhã desta segunda-feira (11), na Avenida Raulina Fonseca Paschoal, próximo da Escola Nossa Senhora Mãe de Deus. 

No vídeo, um dos adolescentes que estava próximo do ocorrido, no calçadão da Avenida Raulina, no Centro de Catalão, narra que uma pessoa estaria passando a mão na bunda de outras adolescentes, e os rapazes que estavam com suas coleguinhas não gostaram nada do que viram e partiram para cima do possível violentador. Um motorista de ambulância ao passar pelo local, parou para apaziguar, porém, o homem que estava abusando da menores, teria pegando a ambulância ainda de cidade desconhecida e fugido em alta velocidade.

O caso está tomando conta das redes sociais, principalmente na rede WhatsApp, inclusive com a divulgação de uma foto do possível sabe-se lá que termo deve-se usar para ele, porém, a PM disse desconhecer o caso.


Escrito por: Badiinho Filho 

Vídeo: Redes Sociais/Reprodução

PROS fecha com Demóstenes para o Senado

0
O anúncio de apoio ao procurador Demóstenes Torres (PTB) foi feito pelo presidente da legenda em Goiás, deputado Lincoln Tejota, durante encontro na capital. (Foto: Reprodução). 

O Partido Republicano da Ordem Social (PROS) anunciou, nesta segunda-feira, 11, apoio ao nome do procurador de Justiça Demóstenes Torres (PTB) para o Senado. 

O anúncio foi feito pelo presidente da legenda em Goiás, deputado Lincoln Tejota, durante encontro na capital. 

“Demóstenes é o maior autor de leis da história do Senado e um dos maiores defensores do Estado de Goiás. Ele foi vítima de uma injustiça. Agora está voltando agora e tem o que mostrar, tem serviço prestado e terá o nosso apoio”, declarou.

Durante discurso, Demóstenes agradeceu a manifestação e se colocou à disposição para trabalhar em parceria com o PROS.

Lincoln, tenho certeza que você estará em Brasília no ano que vem e, se Deus permitir, trabalharemos juntos no Congresso. Vamos fazer boas leis para ajudar Goiás e o Brasil. Sabemos que não dá para fazer as coisas sozinhos. Estamos andando em todos os municípios e vamos melhorar a vida do povo. Você é um lutador e vem de uma família lutadora, por isso terá sucesso”, assinalou.

O PROS faz parte da base aliada ao governo de Goiás e já declarou apoio à reeleição do governador José Eliton (PSDB).

Escrito por: Redação/Conteúdo Político 

Foto: Reprodução

Cerca de R$ 200 mil reais foram levados em assalto dentro da Sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão

0
Sindicato fica localizado na Rua Moisés Santana, no Bairro São João. (Foto: Internet/Reprodução). 

O crime foi registrado na tarde da última sexta-feira (08), na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão (Simecat), situado na Rua .Moisés Santana, no bairro São João.

Segundo a assessoria do sindicato, dois bandidos teriam entrado no sindicato, rendido um dos funcionários e obrigado ele ir até onde estava o cofre, onde estariam guardados cerca de R$ 200 mil reais, sendo esse montante em cheques e dinheiro em espécie, valor este que segundo a assessoria, seriam para pagar ações judiciais e também para devolução de contribuição assistencial aos trabalhadores, pagamentos os quais já estariam programados pelo departamento financeiro.


Porque esse dinheiro estava lá na sede do Sindicato?

Segundo uma nota divulgada pelo Simecat, o dinheiro estaria na sede “devido à transição de diretoria por conta da desincompatibilização do presidente e de um diretor no último dia 5, por conta das eleições, a quantia estava guardada no cofre da entidade até que os trâmites bancários fossem regularizados”, assim diz trecho da nota.

A Polícia Militar esteve no local para registrar a ocorrência, agora o caso será investigado pela Polícia Civil.


Confiram a nota publicada na página do Simecat:

 

Escrito por: Badiinho Filho 

Foto: Internet/Reprodução 

Processo de liquidação é interrompido e nova comissão foi eleita para recuperar Cooperativa Agropecuária de Catalão (Coacal)

0

Na última quinta-feira, 07 de junho, foi realizada no Tatersal de Elite do Parque de Exposições de Catalão, uma Assembleia Extraordinária da Cooperativa Agropecuária de Catalão (Coacal), a qual contou com a presença de mais de 130 produtores rurais (cooperados e ex-cooperados) que votaram por unanimidade pela destituição da Comissão de Liquidação, que tinha como presidente Carlos Henrique Duarte, e aprovaram a formação de uma outra Comissão, desta vez não para vender, mas sim para tentar recuperar a Cooperativa e reativá-la novamente.

Um dos pontos levantados pelo advogado Classicley Costa é quanto aos componentes que compunham a Comissão de Liquidação, os quais todos tiveram suas contas rejeitadas na última Assembleia.

Outros pontos importantes foram pautados pelo advogado, como para quem iria o lucro da liquidação? Classicley também levantou outros questionamentos aos cooperados, como por exemplo, se o patrimônio da Coacal não for o suficiente para liquidar a dívida, quem arcaria com o restante da dívida? Deixando claro que se obtivesse lucros na venda dos bens, os cooperados não veriam esse lucro, mas os prejuízos sim.

O próximo passo agora é a nova Comissão eleita nessa Assembleia Extraordinária do último dia 07 de junho, apresentar em um prazo de 30 dias, novos estudos apresentando que é viável a tentativa de recuperar a Cooperativa Agropecuária de Catalão (Coacal). A Comissão criada é liderada por produtores rurais de grande credibilidade e o ex-presidente da Coacal Absalao Ramos.

Diretoria Provisória 

  • Absalao Ramos 
  • Teófilo Evangelista 
  • João Pereira 
  • João Geraldo
  • Hamilson 
  • Wender Ferreira 
  • Marcos Felix 
  • Joelison 
  • Sebastião Vilmar 
  • Luiz Mário de Oliveira  
  • Amauri Antônio Ferreira 
  • Júlio Agenor Ferreira Júnior  

Assistam a transmissão da TV Catalão e entenda o caso da Coacal:

Leiam também: 

Inaugurada há quase 60 anos atrás, Cooperativa Agropecuária de Catalão (Coacal) fecha fábrica de laticínio

Audiência Pública discutiu dívida milionária da COACAL e o fechamento de fábrica de laticínio; produtores participarão de assembleia hoje às 13 horas

Em assembleia cooperados reprovam contas da Coacal e aprovam sua liquidação

COACAL NA MIRA DA JUSTIÇA; frente parlamentar é criada para acompanhar caso passo a passo, nova assembleia poderá ser convocada e Justiça será acionada

 

Oportunidades de emprego: vagas desta segunda-feira (11)

0

Saibam quais são as oportunidades de trabalho ofertadas através do Sistema Nacional de Emprego (SINE) por meio da Secretaria de Trabalho e Renda de Catalão (SETRAER). As vagas desta segunda-feira (11/06) são:

Atendente de farmácia, com experiência na CTPS, conhecimento em vendas de medicamentos, masculino;
-Biólogo, com experiência, CNH “AB”, masculino;
-Empregada doméstica, com experiência, e que tenha disponibilidade para dormir no local de trabalho, feminino;
-Jornalista, com experiência, CNH “AB”, masculino;
-Mecânico de automóvel, com experiência na CTPS, masculino;
-Pintor industrial, com experiência na CTPS, trabalhar em Minas Gerais, Serra do Salitre, masculino;
-Vendedor interno, com experiência na CTPS, conhecimentos em informática, feminino.

 

Informações sobre as vagas podem ser obtidas na sede da secretaria, na Avenida 20 de agosto, 1857, Centro, em frente a Caixa Econômica Federal.

Observação: Algumas vagas podem ter sido preenchidas sem aviso prévio.