Início Site Página 1733

Com investimentos de mais de R$ 50 milhões de reais, Fertilizantes Tocantins é inaugurada em Catalão; produção poderá representar até 30% de todo o consumo de fertilizantes de Goiás

0
Após a cerimônia de inauguração, instalações foram apresentadas para as autoridades e imprensa que se fizeram presentes no evento. (Foto: Blog do Badiinho). 

Nas presenças de autoridades locais como o Prefeito de Catalão, Adib Elias Júnior e o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Deusmar Barbosa da Rocha, foi inaugurada na manhã desta quinta-feira, 19 de julho, mais uma unidade da Fertilizantes Tocantins, instalada dentro da planta da mineradora CMOC Internacional Brasil, com sede na Fazenda Ouvidor dos Cláudios, município de Catalão.

As obras que duraram 11 meses, receberam investimentos na ordem de R$ 52 milhões de reais, em uma área construída de 18.650 m², possuindo capacidade de armazenamento de até 80 mil toneladas.

Com potencial para produção 2,5 mil toneladas de fertilizantes por dia, CEO da empresa, José Eduardo Motta, disse que a unidade gerará 60 empregos diretos e outros 200 indiretos inicialmente.

Atualmente a FTO conta com oito unidades de produção localizadas nas cidades de Porto Nacional (TO), São Luis (MA), Querência (MT), Sinop (MT), Rondonópolis (MT), Barcarena (PA), Anápolis (GO), e agora, em Catalão, interior de Goiás. Além desssas oito cidades, a FTO também possuí escritório corporativo em Goiânia, capital goiana.

José Eduardo Motta disse em entrevista que Goiás sempre esteve incluso no processo de expansão da Multinacional, pois o Estado de Goiás é o sexto maior consumidor de fertilizantes do país. “Catalão foi escolhido por ser um polo minero químico, por estar estrategicamente localizado numa região que vamos conseguir atender todo o Estado, e por termos outro projeto que agregará ao de Catalão, atuando de uma forma complementar ao daqui, que é o projeto de Araguari-MG, possibilitando nossa atuação em todo o Triangulo Mineiro, região Noroeste de Minas e Alto Paranaíba”, revelou Monteiro sobre a implantação de mais uma unidade da FTO que acontecerá nos próximos meses, cidade mineira de Araguari.

Em agosto de 2016 a Fertilizantes Tocantins teve o controle acionário adquirido pelo grupo suíço EuroChem, um dos maiores produtores mundiais de fertilizantes.

No momento, a EuroChem está concluindo dois grandes projetos de produção de cloreto de potássio na Rússia denominados Volgakaliy e Usolskiy, sendo último já em operação. A intenção da Eurochem é se tornar uma das poucas empresas do mundo especializadas na produção de fertilizantes nitrogenados, fosfatados e potássicos, e assim, passando a dispor de um amplo canal de distribuição global, presente em mais de 40 países.

“A chegada da EuroChem no Brasil nos últimos dois anos, marca a entrada de um dos maiores grupos mundiais de produção de fertilizantes, e é a única empresa no mundo que produz os três elementos que são os fertilizantes nitrogenados, fosfatados e potássicos, e hoje, a Fertilizantes Tocantins trabalha com todas as linhas, atendendo do pequeno chacareiro aos grandes grupos e empresas do segmento agrícola.

“É muito importante para o Estado, para Catalão, que é uma região desenvolvida, que cresceu muito e vem crescendo… Enfim, acho que o Estado ganha em um momento que todos estão precisando de uma agenda mais positiva, e trazemos neste momento, essa agenda positiva para Catalão”, disse José Eduardo Motta, durante sua entrevista para alguns veículos de comunicação de Catalão que estiveram presentes no evento, confirmando também que serão criados 60 novos postos de trabalho diretos e outros 200 indiretos.

Quanto ao mercado, a unidade da Fertilizantes Tocantins em Catalão, cuja a sua capacidade de produção é 2,5  mil toneladas por dia, atenderá todo o Estado de Goiás, e as expectativas da empresa é que sejam produzidos 60 mil toneladas por mês, o que poderá representar até 30% de todo o consumo de Fertilizantes do Estado.

Confira a entrevista com o CEO da Fertilizantes Tocantins, José Eduardo Monteiro

CEO da Fertilizantes Tocantis, José Eduardo Motta (Foto: Blog do Badiinho)

 

Veja algumas fotos do evento:

(Foto: Blog do Badiinho)
(Foto: Blog do Badiinho)
(Foto: Blog do Badiinho)
(Foto: Blog do Badiinho)
(Foto: Blog do Badiinho)
(Foto: Blog do Badiinho)
(Foto: Blog do Badiinho)
(Foto: Blog do Badiinho)
(Foto: Blog do Badiinho)
(Foto: Blog do Badiinho)
(Foto: Blog do Badiinho)
(Foto: Blog do Badiinho)
(Foto: Blog do Badiinho)
(Foto: Blog do Badiinho)

Escrito por: Badiinho Filho 

Fotos: Blog do Badiinho 

Arraiá da ACDL/CDL foi realizado para seus associados

0

Na noite do último dia 13 de julho, a direção da Associação Comercial Industrial e Serviços e Câmara de Dirigentes Lojistas de Catalão (ACIC/CDL), realizaram uma Festa Junina para seus associados e familiares.

A festa que aconteceu no Salão de Eventos da ACIC/CDL, foi recheada de muita bebida gelada, comida típica como caldo, milho verde, bolo de mandioca, dentre outas delícias da colunaria que utilizadas nos eventos desta época do ano.

Na festança, teve também apresentação de quadrilha, e quem quis dançar, se divertiu bastante na divertida dança caipira que foi puxada pelo ex-prefeito de Catalão, Velomar Gonçalves Rios. O empresário Ginercley que extravassou em sua vestimenta, chamando a atenção de todos com sua camisa de cor arregalada e causa xadrez, ganhou a competição de traje mais tradicional, e ganhou três meses de isenção de suas mensalidades de associado. 

 A Banda Swing e Sedução de Danilo Abrão, também animou a noite dos empresários e comerciantes que participavam do evento.

Tudo foi registrado pelo olhar atento da blogueira Maysa Abrão, mantenedora de Blog na cidade com temas voltados para área da cultura. Como parceira de sempre, ela cedeu algumas de suas imagens ao Blog do Badiinho.

Fotos: 

Foto: Maysa Abrão/Reprodução 
Foto: Maysa Abrão/Reprodução
Foto: Maysa Abrão/Reprodução
Foto: Maysa Abrão/Reprodução
Foto: Maysa Abrão/Reprodução

Google é multado em 4,3 bi de euros por forçar instalação de apps no Android

0
Foto: Reprodução

Uma semana depois de anunciar a possibilidade, a União Europeia confirmou a aplicação de uma multa de 4,3 bilhões de euros (o equivalente a mais de 19 bilhões de reais) ao Google por “violação das leis antitruste” do bloco econômico. Segundo comunicado emitido pela Comissão Europeia, a empresa “impôs restrições ilegais a fabricantes de dispositivos Android […] para consolidar sua posição dominante na busca pela internet”. A companhia disse não concordar com a decisão e que pretende recorrer.

A punição já era prevista. O ato de exigir a instalação do Chrome e da ferramenta de busca nos smartphones para garantir às fabricantes acesso à loja de apps Google Play Store não era bem visto por Margrethe Vestager, Comissária Europeia para Concorrência, de acordo com reportagem do jornal Washington Post da semana passada. Vestager confirmou seu ponto de vista: “Essas práticas negaram aos concorrentes a chance de inovar e competir por seus próprios méritos”, explica a política no comunicado oficial. “Elas também negaram aos consumidores europeus o benefício da competitividade na esfera mobile.”

O Google domina mais de 90% do setor de buscas na maioria dos países que fazem parte da UE. Muito dessa força, na visão do órgão que aplicou a multa, vem da estratégia da empresa de “amarrar” sua ferramenta de pesquisa e seu navegador à instalação da Google Play Store.

 “As condições do Google para licenciar [o sistema] tornam impossível para as fabricantes pré-instalar alguns apps sem instalar outros”, diz o texto da Comissão. “E fabricantes de dispositivos confirmaram que a Play Store é um app ‘obrigatório’, já que os usuários esperam encontrá-la pré-instalada em seus dispositivos (até porque eles podem baixá-la por conta própria).”

A companhia ainda dava incentivos financeiros às fabricantes para ter a exclusividade da ferramenta de busca nos smartphones. Assim, a marca conseguia restringir até mesmo a pré-instalação de outras engines nos aparelhos que rodam Android.

Mas veja bem: o domínio mercado não é proibido pela lei da Europa. No entanto, as empresas que dominam o setor têm uma responsabilidade a mais e não devem abusar da posição, restringindo a competição – algo que, pela decisão da EU, é feito pelo Google.

Quer dizer que o Android vai mudar?

Levantada na última semana, essa possibilidade ainda existe. A decisão da Comissão Europeia não proíbe que o Google pré-instale seus apps e ferramentas no Android, mas exige que a empresa abra mais o sistema para as fabricantes. Mais ainda: a punição também obriga a marca a não impedir mais o uso de “forks” do Android pelas empresas – algo que a companhia impedia com seus termos de licenciamento do SO.

De qualquer forma,  o Google ainda vai recorrer da decisão, de acordo com comunicado emitido pela empresa no Twitter. Os 4,3 bilhões de euros são um recorde e equivalem a quase o dobro dos 2,4 bilhões de euros que a marca precisou pagar no ano passado, em outro caso de quebra da lei antitruste envolvendo a ferramenta de busca. Ainda assim, o valor todo equivale a apenas duas semanas da receita anual gerada pela empresa.

O grande problema para a companhia é a pressão que pode cair sobre ela fora do território europeu. Grupos de proteção aos direitos do consumidor e associações de comércio nos Estados Unidos aplaudiram a decisão da UE e esperam que órgãos norte-americanos sigam o exemplo.

Escrito por: Redação/Olhar Digital 

Foto: Reprodução 

Começa nesta quinta-feira (19), 2ª Quermesse da Capela São Lucas, no bairro Castelo Branco

0

Começa na noite desta quinta-feira, 19, na Capela São Lucas, no Setor Castelo Branco, a 2ª Quermesse Capela São Lucas, que acontece até o próximo domingo (22). Todas as notas o evento será animado com música ao vivo, barracas com comidas típicas e animados leilões. 

A Capela São Lucas fica situada na Avenida 111, 186, no bairro Castelo Branco, na mesma avenida onde é realizada a feirinha as quintas-feiras.

Foto mostra ornamentação da 1ª Quermesse São Lucas, realizada em 2017. Foto: Arquivo/Blog do Badiinho

Escrito por: Badiinho Filho

Foto: Reprodução

Oportunidades de emprego: vagas desta quarta-feira (18)

0

Saibam quais são as oportunidades de trabalho ofertadas através do Sistema Nacional de Emprego (SINE) por meio da Secretaria de Trabalho e Renda de Catalão (SETRAER). As vagas desta quarta-feira (18/07) são:


-Moto taxista, que tenha moto própria, ambos os sexos;

-Vendedor pracista, com experiência, que tenha moto ou carro próprio, ambos os sexos;
-Pedreiro, com experiência na CTPS.


Informações sobre as vagas podem ser obtidas na sede da secretaria, na Avenida 20 de agosto, 1857, Centro, em frente a Caixa Econômica Federal.

Observação: Algumas vagas podem ter sido preenchidas sem aviso prévio.

Quer ir de graça a todos os dias da Expo Catalão 2018? Então abra o seu processo na categoria AB na CFC Três Poderes e garanta o seu!

0

A CFC AB Três Poderes começou a semana com uma mega promoção para você que ainda vai abrir o seu processo para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Procure a CFC Três Poderes ainda nesta semana, situada na Avenida José Marcelino, 1.236 (em frente a Matriz São Francisco), fone: (64) 3442-51-00, dê entrada na sua CNH categoria AB, e ganhe na hora um passaporte para você curtir todos os shows da Expo Catalão 2018: Simone e Simaria (02/08), Rio Negro e Solimões (03/08), Gusttavo Lima (04/08) e Bruna Viola (05/08).

A CFC Três Poderes também trabalha com as categorias C, D, além de renovação da habilitação. Então, está esperando o que? Procure o Flávio Pontes e garanta sua festa na Expo Catalão 2018. (Se beber não dirija). 

A CFC Três Três Poderes fica em frente a Matriz São Francisco de Assis, no bairro Nossa Senhora de Fátima. Foto: Divulgação/Reprodução

Escrito por: Badiinho Filho 

Foto: Divulgação/Reprodução 

PSD de Vilmar Rocha e PP do Ministro Alexandre Baldy podem estar na chapa do MDB de Daniel Vilela

0
Possível chapa de Daniel Vilela (MDB) poderá ser composta por Vanderlan Cardoso (PP) na primeira vaga de Senador, deputado Heuler Cruvinel (PP) na vice e o ex-deputado e ex-Secretário de Estado, Vilmar Rocha (PSD), rumores ganham força nos bastidores políticos de Goiânia. Fotos: Internet/Reprodução

Muitos são os rumores nos bastidores políticos na política de Goiás entorno das eleições para a escolhas dos novos deputados Estaduais e Federais, Senadores, Governadores dos Estados e o novo Presidente da República, e sendo encerrado o assunto Copa Mundo na Rússia, as articulações entorno do processo eleitoral começaram a ganhar muita força, com isso,  as definições para a composição das chapas já começam a serem desenhadas.

 Nos bastidores políticos da capital de Goiás, a chapa do deputado federal Daniel Vilela (MDB) poderá ter na vice, nada mais nada menos que o deputado federal Heúller Cruvinel do PP do atual Ministro das Cidades, Alexandre Baldy, que também indicaria para uma das vagas de Senador de Vilela, o ex-prefeito de Senador Canedo, Vanderlan Cardoso, que deixou o PSB do saudoso Eduardo Campos após disputar duas eleições consecutivas (Governo de 2014 e Prefeitura de Goiânia 2016). Não obtendo êxito em nenhuma delas, Vanderlan teve votações expressivas nas duas disputas, principalmente em Goiânia, e têm sido aparecido bem lembrado para o Senado espontaneamente nos recentes levantamentos feitos pelos institutos de pesquisas de Goiás.

A segunda vaga para o Senado do grupo emedebistas, seria destinada ao ex-deputado e ex-Secretário de Estado, Vilmar Rocha (PSD), que entrou em pé de guerra com a base governista na briga por espaço na chapa majoritária do ninho tucano. O entrave do possível engajamento de Vilmar Rocha na campanha do pré-candidato a governador Daniel Vilela (MDB), seria o deputado Thiago Peixoto (PSD), cotadíssimo para ser o vice do governador José Eliton (PSDB), pré-candidato ao governo.

Escrito por: Badiinho Filho 

Foto: Reprodução 

Conta de luz subirá até 3,86% com reajuste de receita de hidrelétricas

0

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou ontem, terça-feira, 17 de julho, reajuste de 45,52% na receita anual de geração de 69 usinas hidrelétricas que atuam no regime de cotas. A medida vai provocar aumento nas contas de luz entre 0,02% e 3,86%, segundo a Aneel. O impacto médio será de 1,54%.

O impacto na conta de luz depende da data do reajuste aprovado pela Aneel e da quantidade de cotas (volume de energia) que cada distribuidora compra das hidrelétricas. O volume de cotas de cada distribuidora representa, em média, 22,64% dos contratos de energia das concessões.

A remuneração total recebida pelas usinas, de julho de 2018 a junho de 2019, será de R$ 7,944 bilhões.

Segundo a Aneel, a receita anual de geração é calculada considerando os valores do Custo da Gestão dos Ativos de Geração (GAG), acrescidos de encargos de uso e conexão, receita adicional por remuneração de investimentos em melhorias de pequeno e grande porte, investimentos em bens não reversíveis, Taxa de Fiscalização dos Serviços de Energia Elétrica, custos associados aos programas de Pesquisa e Desenvolvimento e Eficiência Energética e eventuais ajustes.

O regime de cotas foi implantado por meio da Medida Provisória nº 579, de 2012, com renovação automática das concessões de usinas hidrelétricas. Para isso, as hidrelétricas tiveram que vender energia às distribuidoras por um preço fixo, determinado pela Aneel, ao contrário de firmarem preços conforme o mercado e as realidades das instituições.

Escrito por: Redação/Agência Brasil 

Foto: Reprodução 

Kujuru é anunciado para a segunda vaga de Senador na chapa de Caiado; Adib Elias será o coordenador geral da campanha

0
Durante anúncio de Jorge Kajuru para a segunda vaga de Senador, Prefeito de Catalão, Adib Elias foi anunciado como o coordenador geral da campanha. Foto: Facebook/Reprodução

Mais um evento político pró-Caiado foi realizado na manhã desta terça-feira (17), em Goiânia. Além da oficialização do nome do vereador Jorge Kajuru (PRP) na segunda vaga de Senador da República no grupo caiadista, o evento oficializou o 12º partido na chamada frente “Unidos Para Mudar Goiás”, que conta além do Democratas e do PRP, com o Pros, DC (antigo PSDC), Podemos, PSC, PSL, PTC, PMN, PPL e PRTB, assim diz matéria publicada no início da tarde de hoje no site do O Popular.


Adib Elias é anunciado como coordenador geral da campanha

No período da tarde, assessores do Prefeito de Catalão, Adib Elias Júnior, usaram as redes sociais para noticia que ele havia sido escolhido para ser o coordenador da campanha do Senador Ronaldo Caiado na corrida ao Palácio das Esmeraldas. Adib participava do evento e disse que foi surpreendido com o anúncio.

Escrito por: Badiinho Filho 

Foto: Reprodução

Veja a movimentação da PM de Catalão nas últimas horas

0

Polícia Militar realiza a apreensão de menores de idade por tentativa de roubo a residência

Foto: Divulgação da PM/Reprodução

Na manhã de ontem, segunda-feira, (16), a Polícia Militar foi acionada para atendimento de uma ocorrência de tentativa de roubo em residência, no Bairro São João.

De imediato, as viaturas realizaram cerco policial, colheram as informações dos possíveis autores, dois menores de idade, de 15 e 17 anos, e conseguiram localizá-los e abordá-los no Bairro Mãe de Deus.

De posse dos agressores da sociedade foi apreendido um dos objetos que tentaram roubar, uma TV.

Dessa forma, os menores infratores foram autuados por ato infracional análogo ao crime de tentativa de roubo à residência e seguem para local específico de internação provisória.

Polícia Militar realiza a recaptura de foragido da justiça

Foto: Divulgação da PM/Reprodução

Na manhã da última segunda-feira, (16), a Polícia Militar realizava patrulhamento e abordagens a pessoas em atitude suspeita no Bairro Flamboyant.

Em uma dessas abordagens, um foragido da justiça foi identificado, havendo em seu desfavor Mandado de Prisão em aberto pelo crime de furto.

Dessa forma, o agressor da sociedade foi encaminhado ao presídio local para cumprimento da pena.

Polícia Militar realiza a prisão de traficante de drogas

Foto: Divulgação da PM/Reprodução

Na manhã da última segunda-feira, (16), a Polícia Militar realizou abordagem a um indivíduo em atitude suspeita no Jardim Paraíso, nesta cidade.

Com o agressor da sociedade foram localizadas várias porções de entorpecentes e dinheiro, provavelmente, oriundo do tráfico de drogas, além de uma arma branca (faca).

Em sua residência foram localizadas algumas rodas de veículos, sem origem comprovada.

Dessa forma, o agressor da sociedade, de 24 anos, foi preso em flagrante pelo crime de tráfico de drogas e o material localizado com ele foi apreendido.

Polícia Militar prende em flagrante suspeito de adulteração de sinal veicular em Ouvidor

Foto: Divulgação da PM/Reprodução

Na noite dessa segunda-feira, (16), Policiais Militares realizavam  várias abordagens a pessoas suspeitas  na cidade de Ouvidor.

Um dos veículos abordados, que estava sem placa, tinha alterado  outros sinais identificadores, tais como, número do  chassis e do motor.

Diante da situação, o autor do crime e o veículo foram encaminhados para a Delegacia de Polícia para as devidas providências.

Polícia Militar apreende menores de idade com  drogas no Bairro Castelo Branco

Foto: Divulgação da PM/Reprodução

Ainda noite de ontem, segunda-feira (16), a Polícia Militar realizava Operações Policiais na cidade de Catalão.

Ao visualizar dois indivíduos em atitude suspeita, a abordagem foi procedida e os abordados, menores de idade, foram flagrados com porções de entorpecentes.

Diante do fato, os menores,  a substância entorpecente e o dinheiro localizados foram encaminhados para a Delegacia para as devidas providências.

 

Polícia Militar realiza a prisão de autor de roubo

Foto: Divulgação da PM/Reprodução

Na manhã  desta terça-feira (17), as equipes da Polícia Militar receberam informações de uma ocorrência de roubo, tendo o autor abordado a vítima e, mediante violência, tomado sua bolsa contendo documentos e certa quantia em dinheiro, empreendendo fuga, logo em seguida, pelo Bairro São João.

De imediato, as equipes realizaram um cerco policial e, com o apoio de testemunhas, localizaram o autor, de 29 anos, que foi preso em flagrante com todo o patrimônio roubado.

Escrito por: Redação/Fonte: Ascom 18º BPM

Fotos: Divulgação da PM/Reprodução