Início Site Página 1734

AME CATALÃO: casos Miguel e Isabely comovem população de Catalão

0
Kelfi com o filho Miguel de 02 anos de idade, portador da AME1, e Charlene e Isabely de 08 anos, portadora da AME3, ambas realizam campanha nas redes sociais e lutam na Justiça para garantirem tratamento de alto custo para as crianças. Foto: TV Sucesso/Reprodução

Publicamos aqui neste Blog na semana passada, os casos do Miguel (02 anos de idade) e da Isabelly (08 anos de idade), duas crianças de Catalão portadoras de Atrofia Muscular Espinhal (AME). Hoje, terça-feira (17), o Programa Balanço Geral da TV Sucesso Catalão, mostrou os dois casos e o quanto as duas crianças precisam de ajuda para terem uma melhor qualidade de vida, pois ainda não foi encontrada a cura para tal enfermidade, existindo um tratamento de alto custo, o qual está sendo refugado pelos governos.

Caso Miguel

Kelfi, mãe do pequeno Miguel, disse que descobriu a doença em seu filho do sexto para o sétimo mês de vida, após  a criança apresentar alguns sinais. Kelfi disse que seu filho não conseguia firmar o pescoço e o tronco. A mãe contou ao repórter da TV Sucesso, Gustavo Marinho, que procurou um neuropediatra na cidade mineira de Uberlândia, que foi imediatamente encaminhado ao Sarah Kubitschek, em Brasília-DF, onde fez todos os exames, e que aos 10 meses tiveram o diagnóstico do pequeno Miguel de que ele era portador da Atrofia Espinhal Tipo 1 (AME1), o grau mais avançado da doença.

A mãe de Miguel conta que ela e seu marido sofreram bastante ao saberem da doença, tiveram inúmeras dificuldades para se adaptarem ao verem o sofrimento do filho, principalmente porque na época o medicamento que custa mais de R$ 360 mil reais cada dose, ainda estava em estudo. Com a aprovação do medicamento no ano passado, os pais de Miguel recorreram na justiça na tentativa de conseguirem o tratamento para a criança. Ela explicou a equipe de TV que ela recorreu ao Ministério Público da cidade para tentar conseguir as doses. A mãe revelou que o MP foi favorável à ação, porém, Kelfi disse que o Estado recorreu e está se recusando em pagar as seis doses iniciais que Miguel necessita. Agora, ela aguarda o julgamento do recurso que está agendado para acontecer no próximo dia 03 de agosto.

A vida de Miguel não é fácil, ele respira e se alimenta com ajuda de aparelhos, gradativamente está perdendo os movimentos das mãozinhas e perninhas. Necessitando de auxílio, os pais e amigos começaram uma campanha nas redes sociais, pois ele precisa de uma cadeira de rodas especial que está avaliada em mais de R$ 19 mil reais, isso com as devidas adaptações necessárias, uma hortasses dos membros superior e inferior, aparelho este,  para impedir que a mãozinha dele entorte mais e ao mesmo tempo possa fazer a correção em seu pezinho, que segundo a mãe, ainda é possível a correção. Miguel também precisa de um botam, além do axiômetro de mesa e a mesa ortostática.

Miguel, de apenas 02 anos de idade, já passou por duas cirurgias, a gastrectomia e traqueostomia. A última foi necessária devida os intervalos dos quadros de pneumonia que estavam muito pouco.

Kelfi faz um apelo e pede qualquer tipo de ajuda, deixando seu telefone disponível para quem quiser ligar para ela e conhecer de perto o caso do Miguel. 

Contato: Kelfi (64) 99600-3187.

Caso Isabely

A Mãe de Isabely conta que teve o diagnóstico da filha em abril de 2013, quando ela teve nas mãos exatamente o que sua filha tinha, contando ela que tudo na filha foi mais tardio, como sentar, engatinhar, e conseguir andar, o que aconteceu quando ela já estava com quase dois anos de idade. A mãe disse que Isabaley caminhava compensando o quadril e tinha o corpo muito hipotônico. Diante dos sintomas, os pais recorreram aos médicos de Goiânia, mas segundo Chalerne, mãe de Isabely, até conseguirem o diagnóstico fechado foram dois anos de luta, e quando descobriram, eles não tinham nenhuma esperança, a não serem as sessões de fisioterapias para que ela não perdesse o que havia conquistado, e de lá para cá, ou seja, há cinco anos, a Isabely faz além das fisioterapias, Isably faz  também fisorespiratória e terapia ocupacional.

Charlene explica também que quando ela foi diagnosticada, o Spinraza ainda estava em fase inicial de estudos. Liberado no Brasil no dia 28 de agosto de 2017, sendo o único no mundo, é um tratamento de alto custo, custando cada dose mais R$ 360 mil reais.

Com 08 anos de idade, Isabely precisa ao menos de seis doses iniciais do medicamento, sem condições, a mãe disse que irá recorrer na Justiça assim como fez a mãe de Miguel, para que ela consiga do Estado o tratamento para a sua filha, afirmando ela, que também entrará contra a União para que ela consiga não somente as seis doses, mas para que tenha o tratamento integral garantido a sua filha.

No momento a Isabely necessita de uma cadeira de rodas adaptada, de um quarto com banheiro adaptado em sua casa para facilitar a sua locomoção, pois sua casa é muito pequena e a mãe afirma que por conta disso a Isabely toma banho sentada em uma cadeira. Charlene e Kelfi, fazem uma campanha casada nas redes sociais e contam com a solidariedade dos catalanos e de outras pessoas de qualquer lugar do mundo, para que seus objetivos sejam alcançados, enquanto buscam na Justiça o direito ao acesso ao tratamento das crianças.

Telefone de contato da Charlene (64) 99931-4661

Conheça a campanha AME Catalão no Facebook 

Escrito por: Badiinho Filho

Fotos: Reprodução 

PRF de Catalão intensifica fiscalização na BR 050 durante o período de férias

0
Foto: Divulgação da PRF/Reprodução

Durante o mês de Julho, a Polícia Rodoviária Federal intensifica ações preventivas e repressivas em função do período de férias escolares em que muitas famílias viajam passando por rodovias federais.

Em um balanço parcial dos primeiros 15 dias do mês, retrata o intenso trabalho da PRF, e neste curto período já foram lavradas 1.561 multas, 257 pessoas atingidas por ações educativas e 22 veículos recolhidos ao depósito por estarem irregulares.

Dentre as ações desenvolvidas está a fiscalização diária com uso do radar fotográfico, equipamento que flagrou 572 motoristas em excesso de velocidade,  dos quais, 82 deles irão pagar multas no valor de R$ 1.467,35 por ultrapassagem em local proibido e 30 pessoas não estarem usando o cinto de segurança.

As imprudências causaram quatro acidentes que não deixaram mortos, porém, 9 pessoas se feriaram, e destes, três com com maiores gravidades.

A fiscalização de cargas excedentes, visa garantir que o transporte de cargas superdimencionadas com excessos de peso, largura, altura e peso, circulem obedecendo as normas de trânsito, evitando acidentes e garantindo fluidez do trânsito.

A comunicação da PRF de Catalão informou que a fiscalização durante o período de férias continuará até o final de julho. 

Escrito por: Redação/Fonte: PRF Catalão 

Foto: Divulgação da PRF 

Oportunidades de emprego: vagas desta terça-feira (17)

0

Saibam quais são as oportunidades de trabalho ofertadas através do Sistema Nacional de Emprego (SINE) por meio da Secretaria de Trabalho e Renda de Catalão (SETRAER). As vagas desta terça-feira (17/07) são:

-Atendente de balcão, com experiência na CTPS, feminino;

-Empregada domestica, com experiência e referencia feminino;
-Eletricista de automóveis, com experiência, masculino;
-Encanador, com experiência na CTPS, masculino;
-Moto taxista que tenha moto própria, ambos os sexos;
-Pedreiro de acabamento, com experiência na CTPS, masculino;
-Técnico em enfermagem, com experiência na CTPS, turno 12×12, ambos os sexos.

Informações sobre as vagas podem ser obtidas na sede da secretaria, na Avenida 20 de agosto, 1857, Centro, em frente a Caixa Econômica Federal.

Observação: Algumas vagas podem ter sido preenchidas sem aviso prévio.

Enel e Caixa não chegam em acordo para contas de luz

0
Foto: André Costa/Reprodução

Representantes da Enel Distribuição Goiás e da Caixa Econômica Federal se reuniram ontem para negociarem um novo valor para o reajuste da tarifa cobrada pela instituição financeira para o recebimento de contas de luz do Estado, mas não chegaram a um acordo. Por isso, a distribuidora de energia anunciou que o descredenciamento de casas lotéricas, agências e correspondentes Caixa Aqui, a partir de 5 de agosto, está mantido.

De acordo com a Enel, diante da proposta apresentada pelo banco durante o encontro de ontem, mantendo o porcentual de aumento praticamente inalterado, a distribuidora manteve a decisão de descredenciamento das lotéricas. A medida foi motivada pelo pedido de reajuste de cerca de 30% proposto pelo banco na tarifa cobrada para receber as faturas de energia nas casas lotéricas. Com o descredenciamento, o consumidor goiano perderá 34,38% dos locais disponíveis para pagar a conta de luz.

De acordo com a Enel, o valor proposto pela Caixa chega a ser 50% acima do atualmente contratado pela distribuidora em canais semelhantes de outros bancos. “Esse reajuste traria reflexos nas tarifas de energia, atingindo diretamente os consumidores”, afirma a empresa, que reforça que disponibiliza mais de 1,7 mil agentes arrecadadores para pagamento das faturas no Estado, como supermercados, farmácias e grandes comércios. A Enel informa que segue aberta ao diálogo com a Caixa.

Em outros Estados do País, como Bahia e Pernambuco, esse descredenciamento já ocorreu este ano e trouxe muitos transtornos ao consumidor e para as distribuidoras de energia. Milhares de usuários reclamaram de dificuldades para fazer o pagamento das contas nos demais pontos de atendimento, o que elevou a inadimplência no serviço. A Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba) chegou a suspender os cortes de energia dos clientes com faturas em atraso. Os problemas obrigaram as distribuidoras locais e o banco a retomarem o contrato de recebimento das contas.

Escrito por: Redação/Fonte: Jornal O Popular 

Foto: Reprodução

Centro de Ensino Superior de Catalão (CESUC) é vendido por R$ 31,25 milhões

0
Foto: Reprodução

Segundo o site G1 Nacional, a Anima Educação assinou nesta segunda-feira (16) um acordo para aquisição de 100% do Cesuc por 31,25 milhões. De acordo com o G1, o pagamento será feito em parcelas, sendo R$ 10 milhões na data do fechamento da operação, prevista para 1º de Agosto e o restante pago em cinco prestações anuais, corrigidas pela inflação, além de contrato de locação de longo prazo dos imóveis.

O Centro de Ensino Superior de Catalão, Cesuc, foi fundado em Catalão em 1985. A faculdade tem atualmente 2.500 alunos de Catalão e região, nove  cursos de Graduação e três Pós-graduação latu sensu, nas áreas de Direito, Engenharia e Gestão e Saúde.

Por meio de nota enviada para o Blog do Badiinho, através da Assessoria de Comunicação UNA/Cesuc, foi comunicado que por meio desta integração, toda a comunidade do CESUC, formada por alunos, colaboradores e professores dos cursos de Graduação e Pós-Graduação lato sensu, passa a se beneficiar das perspectivas que se abrem não apenas pela possibilidade de criação de novos cursos e projetos acadêmicos, mas também de investimentos e troca de práticas nas mais diversas áreas do conhecimento.

Outras possibilidades surgem a partir desta união, já que a UNA faz parte da Ânima Educação, um dos maiores e mais importantes grupos participantes de ensino superior do País, que ao longo de seus 15 anos de história e presença em cinco estados brasileiros – São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Santa Catarina e Paraná – tem se caracterizado por ter suas instituições em posição de destaque nos rankings de qualidade do MEC, como é o caso da própria UNA.

A incorporação do CESUC fortalece o plano de expansão da UNA e da Ânima Educação pelo estado de Goiás, visando impactar positivamente as regiões onde atuam por meio de ensino de qualidade, contribuindo para a construção do projeto de vida e carreira de milhares de estudante.

De acordo com Paulo Antônio Lima, diretor do CESUC, fazer parte da UNA vem ao encontro do crescimento de Catalão e região. “A qualidade que caracteriza os cursos do CESUC poderá ser ainda mais fortalecida por meio desta integração, favorecendo toda a comunidade de Catalão e cidades próximas”, destaca ele, que mantém sua atuação como diretor da instituição.

A faculdade UNA atua no ensino superior há mais de 55 anos. Está presente em diversas regiões do Estado de Minas Gerais e também em duas cidades de Goiás: Catalão e Jataí. Figura pelo 7º ano como o Melhor Centro Universitário privado de Minas e, pelo 8º ano consecutivo, o Melhor Centro Universitário privado de Belo Horizonte, de acordo com a avaliação do IGC (Índice Geral de Cursos), divulgado pelo Ministério da Educação (INEP/MEC) em dez/2017 – o principal indicador nacional de qualidade do ensino superior no Brasil. A Una conta com mais de 50 cursos de graduação, entre bacharelado, licenciatura e graduação tecnológica, sendo que diversos são ranqueados no Guia do Estudante da Editora Abril (com 62 estrelas na edição 2017 do Guia) e no Ranking Universitário Folha de São Paulo – RUF. O Programa de Pós-Graduação oferece mais de 60 cursos de especialização e 2 mestrados nas áreas de Administração e Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local, listados entre os Melhores do Brasil pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Escrito por: Badiinho Filho

Foto: Reprodução 

Fertilizantes Tocantins investe R$ 52 milhões para inaugurar unidade em Catalão

0
Empresa vai inaugurar uma nova unidade no município de Catalão (GO) na próxima quinta-feira, 19 de julho. Foto: Reprodução 

Com um modelo de negócios inovador no Brasil, a Fertilizantes Tocantins (FTO), controlada pelo grupo suíço EuroChem, dará mais um importante passo em seu plano de expansão, iniciado em 2008. Nesta quinta-feira, dia 19 de julho, a empresa vai inaugurar uma nova unidade no município de Catalão (GO), consolidando a posição entre os líderes no mercado brasileiro.

A fábrica de Catalão, que recebeu investimento de R$ 52 milhões, será uma das maiores do Estado, no seu segmento, além de ser a mais moderna. A planta, construída numa área de 18.650 m², dispõe de uma capacidade de armazenagem estática de 80 mil toneladas. A unidade vai gerar 60 empregos diretos e possui um potencial de produção média de 2,5 mil toneladas de fertilizantes/dia. Os fertilizantes serão expedidos a granel, ensacados em sacos de 50 quilos e em big bags (1 tonelada).

“Goiás sempre esteve presente no nosso projeto de crescimento, com esta nova unidade a FTO passa a atender as principais regiões produtoras do Centro-Oeste brasileiro, uma região com produtividade alta e crescente”, afirma o CEO da empresa, José Eduardo Motta, lembrando a forte presença da FTO no Estado de Mato Grosso, onde a empresa opera três unidades, Querência, Rondonópolis e Sinop, sendo que esta última unidade foi inaugurada em maio de 2018.

Com a chegada da fábrica no Estado de Goiás, que atualmente consome aproximadamente 3,2 milhões de toneladas de fertilizantes, a empresa planeja ocupar uma posição de destaque de forma ágil e eficiente. A importância estratégica de Goiás fica ainda mais evidenciada pelo fato do grupo ter escolhido a sede corporativa na capital do Estado, Goiânia.

 “A expectativa é de que nos próximos anos o Estado de Goiás represente até 15% do total das vendas da empresa. Antes mesmo da inauguração já efetivamos 60% das vendas projetadas para o ano e a fábrica já possui matéria-prima suficiente para atender acima deste volume comercializado”, afirma Eric Santos, diretor de Vendas Centro-Sul da FTO.  

Produtos Especiais – Além dos fertilizantes convencionais, a nova unidade de Catalão está preparada para atender o importante mercado de produtos especiais no Estado de Goiás, tais como cana-de-açúcar, fertirrigação, entre outras. São matérias-primas nitrogenadas de base nítrica, produzidas na Europa pela EuroChem, utilizadas nestas culturas, que complementam a linha de produtos especiais da FTO conhecidas por Linha Forte.

Sobre a Fertilizantes Tocantins/EuroChem

Fundada em 2003 a Fertilizantes Tocantins está estrategicamente localizada nas áreas de maior crescimento agrícola do Brasil: Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Minas Gerais. A FTO teve crescimento de dois dígitos por sete anos consecutivos, com vendas de fertilizantes que superaram a marca de 1.200.000 toneladas em 2017, se colocando entre as principais empresas de fertilizantes do Brasil.

Atualmente a FTO conta com oito unidades de produção localizadas nas cidades de Porto Nacional (TO), São Luis (MA), Querência (MT), Sinop (MT), Rondonópolis (MT), Barcarena (PA), Anápolis (GO), Catalão (GO) e possui escritório corporativo localizado em Goiânia (GO).

Com o objetivo de manter o ambicioso plano de crescimento no país, assim como o de verticalizar a cadeia de produção, em agosto de 2016 a FTO teve o controle acionário adquirido pelo grupo suíço EuroChem, um dos maiores produtores mundiais de fertilizantes.

No momento a EuroChem está concluindo dois grandes projetos de produção de cloreto de potássio na Rússia denominados Volgakaliy e Usolskiy, sendo que este último já está em operação. Consequentemente, a Eurochem se tornará uma das poucas empresas do mundo a ter em seu portfolio a produção de fertilizantes nitrogenados, fosfatados e potássicos, além de dispor de um amplo canal de distribuição global, presente em mais de 40 países. 

Escrito por: Redação/Ascom FTO

Foto: Reprodução 

Nova função do Instagram promete chacoalhar o mercado digital

0
Foto: Reprodução

O Instagram acaba de marcar um gol de placa ao desenvolver mais uma função que promete movimentar o mercado digital: o Instagram Television (IGTV). Trata-se de uma função desenvolvida exclusivamente para a publicação de vídeos de até uma hora. Até hoje, o limite máximo de tempo era de um minuto para as publicações no feed.

A nova ferramenta, que pode ser usada dentro do próprio aplicativo – um ícone de televisão foi inserido no canto superior direito da tela, o que me faz lembrar que estamos diante de uma nova forma de ver TV – ou em um App independente, tem como foco principalmente os criadores de conteúdo com conta verificada, ou seja, com aquele “check” azul ao lado do nome que identifica os perfis.

Isso demonstra o claro objetivo do Instagram de estreitar os laços, leia-se negócios, com influenciadores, celebridades e marcas, que trazem para a rede (e para os próprios Instagramers) diversas oportunidades e cifras vultuosas. Aliás, bastou a atualização para vários deles já anunciarem novas ações para o IGTV. Vale lembrar que os usuários comuns, diga-se de passagem, também foram contemplados com a novidade, só que com um tempo bem menor, é claro: apenas 10 minutos.

Um dos motivos pelos quais o IGTV chama a atenção é que ele veio para concorrer diretamente com outro gigante do setor, o Youtube. Para isso, o Instagram lançou mão de alguns recursos, a começar pela disposição do vídeo, que deve ser feito na vertical, seguindo a linha de uso do smartphone. O Youtube já havia feito isso recentemente, quando permitiu que as postagens fossem feitas em seu App na vertical, acabando com o dilema dos usuários que queriam assistir a um vídeo em tela cheia nessa posição, mas tinha de posicionar o celular na horizontal.

Outra novidade é a definição dos vídeos, que passam a ter 4k, conferindo à imagem alta resolução. Isso só reforça que a estratégia de criação de vídeos para serem consumidos no celular tem tudo para ser cada vez mais profissional e, portanto, promissora. Agora mais do que nunca é possível gerar conteúdos de excelente qualidade para as empresas, sem que para isso elas precisem fazer altos investimentos na criação, desenvolvimento e veiculação dos mesmos. Vale lembrar que, por enquanto, os vídeos do Youtube possuem resolução HD de, no máximo, 1080p, bem inferior ao da IGTV, o que, com certeza, vai forçar a concorrente a apresentar melhorias nesse quesito.

Esses pontos, por si só, têm tudo para impactar a forma como assistimos a esse tipo de conteúdo na internet e também a geração de novos negócios. A briga promete ser boa, o que é ótimo para o mercado. Aguardemos as cenas dos próximos capítulos.

Escrito por: Redação/Denis Casita – especialista em Marketing Digital e CEO da Performa Web

Foto: Reprodução/Internet 

Inscrições para o Fies já estão abertas, até dia 22, com oferta de 155 mil vagas

0

Os alunos interessados em participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) no segundo semestre de 2018 já podem concorrer a uma vaga. Desde a zero hora desta segunda-feira, 16, o sistema de inscrições do programa está liberado. Estão sendo ofertadas 155 mil vagas, sendo 50 mil com juro zero. O prazo de inscrições para o Fies acaba no domingo, 22.

Para se inscrever é preciso acessar a página do Fies Seleção na internet. O Novo Fies é um modelo de financiamento estudantil que divide o programa em diferentes modalidades, oferecendo condições a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato. Pode concorrer quem tenha feito uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média igual ou superior a 450 pontos e nota acima de zero na redação.

A modalidade juro zero é destinada aos candidatos com renda mensal familiar per capita de até três salários mínimos. Nesse caso, o financiamento mínimo é de 50% do curso, enquanto o limite máximo semestral é de R$ 42 mil. As outras duas modalidades, chamadas de P-Fies, destinam-se a estudantes com renda familiar de até cinco salários mínimos. Para atender a essa parcela de candidatos, o P-Fies opera com recursos dos Fundos Constitucionais e dos Agentes Operadores de Crédito.

Poderão ser financiados os cursos de graduação com conceito maior ou igual a três no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) ofertados pelas instituições de ensino superior participantes do Fies. Também poderão participar do programa os cursos que, ainda não avaliados pelo Sinaes, estejam autorizados para funcionamento pelo cadastro do Ministério da Educação. Durante o curso, o estudante deve ter aproveitamento acadêmico para permanecer com o financiamento.

O resultado da seleção será publicado em 27 de julho, em chamada única. Os candidatos pré-selecionados na modalidade que exige comprovação de renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos deverão complementar as informações da inscrição no período de 27 a 31 de julho e, posteriormente, efetivar a contratação do financiamento.

Escrito por: Redação/Você no Enem 

Foto: Reprodução 

Enel e Caixa devem renovar contrato para que pagamentos de contas de energias continuem sendo pagas nas agências lotéricas de Goiás

0
Estava prevista para hoje, segunda-feira (16), novo encontro entre o atual presidente da Enel em Goiás, Abel Rochinha e a superintendente da Caixa, Marise Fernandes. (Foto: Internet/Reprodução)

Representantes da Enel Distribuição e da Caixa Econômica Federal, devem se reencontrar nesta semana para tratarem da renovação do contrato entre a companhia energética e o banco, a fim de assegurarem o pagamento das contas de energia em agências lotéricas de todo o Estado de Goiás.

Segundo a coluna Giro do Jornal O Popular desta segunda-feira, 16 de julho, vereadores, deputados e até mesmo o governo goiano, começaram a intermediar  para evitarem o fim do contrato entre ambas às partes. Com as articulações políticas acontecendo, existe uma expectativa de que as contas de energia continuem sendo pagas nas  casas loterias da capital e do interior.

Além da reação popular negativa para Enel, pesa também o lado financeiro, pois na avaliação da alta cúpula da Caixa, é que o rompimento de contrato com a concessionária de energia seria um replay de outros Estados, os quais houve  a ruptura, a exemplos  de Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte, Estados estes em que foram registradas perdas catastróficas para os cofres públicos e principalmente paras as companhias de energia elétrica, as quais perceberam o número de inadimplência aumentarem.

A expectativa é que a reunião entre o presidente da Enel Distribuição, Abel Rochinha, e a superintendente da Caixa  Econômica Federal (CEF) em Goiás, Marise Fernandes, acontecesse ainda na data de hoje, segunda-feira (16).

Entenda o caso

Foto: Reprodução

A Enel Distribuição Goiás, antiga Celg, anunciou no último dia de 10 de julho, que a partir do dia 5 de agosto as faturas de energia da companhia não poderão mais ser pagas nas casas lotéricas, nos Correspondentes Caixa Aqui e nas agências bancárias da Caixa Econômica Federal. Isso porque o contrato de arrecadação com a Caixa foi encerrado.

Segundo a distribuidora, isso ocorreu devido ao reajuste de cerca de 30% proposto pelo banco na tarifa cobrada para receber as faturas nesses locais de atendimento. Para se ter uma ideia, o valor proposto pela Caixa chegava a ser 50% acima do atualmente contratado pela Enel em canais semelhantes de outros bancos.

Além disso, a Enel informou que naquela oportunidade se o contrato fosse renovado poderia refletir inclusive nas tarifas de energia, o que atingiria também os consumidores. De acordo com a distribuidora, as taxas de arrecadação entrariam no cálculo da tarifa na próxima revisão.

Como alternativa, a Enel diz que a orientação para os clientes de bancos conveniados (Banco do Brasil, Santander, Bradesco, Itaú, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Banco de Brasília, Intermedium, Safra, Mercantil, Bancoob e Sicredi) é para que cadastrarem suas contas em débito automático, o que é possível ser feito pelos canais de atendimento dos próprios bancos (internet banking, app ou agência). Atualmente, a distribuidora tem 220 mil clientes já cadastrados na opção de débito automático.

Outra opção indicada é pagar a fatura por meio do serviço de internet banking e nos caixas eletrônicos dos bancos conveniados, desde que seja correntista. A companhia reforçou que a Caixa Econômica continua recebendo pagamento das contas de luz de correntistas do banco em seus canais eletrônicos

Permanecerá ativo também o serviço de pagamento online que dispensa a apresentação da fatura de energia para realização do pagamento, este serviço permanecerá disponível nas Lotéricas e Correspondentes da Caixa com a cobrança de R$ 2,80 na próxima fatura. A Enel também disponibiliza mais de 1,7 mil agentes arrecadadores para pagamento das faturas de energia elétrica, como supermercados, farmácias ou grandes comércios.

De lá para cá, o anúncio do fim de contrato entre o banco e a Enel, acarretou em uma chuva de críticas dos consumidores goianos, colocando os representantes políticos em saia justa e os obrigando a intermediarem novas negociações para que a população de Goiás não fique no prejuízo.

Escrito por: Badiinho Filho 

Foto: Reprodução 

Prainha de Três Ranchos volta a ficar movimentada durante os finais de semana

0
Prainha a beira do lago azul de Três Ranchos voltou a receber visitantes durante os finais de semana. (Foto: Ricardo Boaron/Reprodução).

O sol escaldante dos finais de semana tem atraído centenas de pessoas para a Prainha Artificial da cidade turística de Três Ranchos. Nas fotos enviadas pelo responsável da organização e infraestrutura da prainha, Ricardo Boaron, mostra a quantidade de pessoas de Três Ranchos e região se refrescando nas águas do belíssimo lago azul.

Construída para o carnaval de 2017 e mantida em outros eventos e fins de semana, a Prainha Artificial na beira no Paranaíba, em Três Ranchos, foi um marcos na administração do prefeito Hugo Deleon de Carvalho, pois proporcionou lazer e diversão com infraestrutura para todas as classes sociais em um dos cartões postais mais visitados da região sudeste.

Escrito por: Badiinho 

Fotos: Reprodução