Início Site Página 1716

Abiarroz manifesta-se contrariamente ao tabelamento de fretes

0
Foto: Reprodução

Na próxima segunda-feira, 27 de agosto, o Supremo Tribunal Federal (STF) analisará a Medida Provisória nº 832, de 27 de maio de 2018, convertida na Lei nº 13.703/2018, que instituiu a Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas. A Lei consiste no tabelamento dos fretes dos caminhoneiros e impacta custos de uma série de setores, levando a consequências deletérias para toda a sociedade brasileira.

O ministro Luiz Fux, relator designado para apreciar a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIn), promoverá oitiva com o setor produtivo e de transportes para subsidiar a manifestação sobre a constitucionalidade do tabelamento.

No entendimento da Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz), a imposição do tabelamento do frete rodoviário já elevou o custo de operação das empresas, ameaça a produção agrícola em áreas distantes dos grandes centros e acarreta o aumento dos preços dos alimentos ao consumidor. A indústria do arroz calcula que o preço do arroz nos supermercados teve um aumento de mais de 10% em função do preço mínimo do frete.

A expectativa da Abiarroz é que o Poder Judiciário declare a inconstitucionalidade do tabelamento de fretes, pois a manutenção do tabelamento resultará desestímulo à economia, com impacto sobre a produção de bens essenciais, além da diminuição da capacidade de crescimento do país, aumento da inflação e do desemprego. A entidade reforça que o livre mercado deve prevalecer e que a sociedade não merece pagar a conta de políticas públicas desastrosas.

Escrito por: Ascom –  Abiarroz – Associação Brasileira da Indústria

Foto: Reprodução

Preço mínimo do frete é tema de audiência pública nesta segunda-feira (27) no STF

0
Audiência pública, convocada pelo ministro Luiz Fux. Foto: Reprodução/Internet

Representantes do governo, do setor produtivo e dos caminhoneiros se reúnem na próxima segunda-feira (27) no Supremo Tribunal Federal para discutir os termos da Medida Provisória (MP) 832, convertida na Lei 13.703/2018, que instituiu a política de preços mínimos no transporte rodoviário de cargas. A audiência pública, convocada pelo ministro Luiz Fux, começa às 14h na Sala de Sessões da Primeira Turma (anexo II A, 3º andar) do STF.

Serão ouvidos dois oradores indicados por órgãos governamentais, como a Advocacia-Geral da União (AGU), o Ministério dos Transportes (MT) e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), e por entidades de classe, entre elas a Associação do Transporte Rodoviário de Carga do Brasil (ATR Brasil), a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Cada expositor terá 10 minutos para abordar o tema.

Estão sob a relatoria do ministro Fux a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5956, proposta pela ATR Brasil, e as ADIs 5959 e 5964 ajuizadas respectivamente pela CNA e pela Confederação Nacional da Indústria CNI. Todas questionam a constitucionalidade da MP 832 e da Resolução 5820/2018 da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que estabelecem e regulamentam a política de preços mínimos do transporte rodoviário de cargas.

A questão do frete já foi tratada em duas audiências preliminares realizadas com os setores envolvidos, mas não houve consenso entre as partes. Diante do impasse, o ministro Luiz Fux convocou a audiência pública, a fim de debater o tema antes de decidir sobre os pedidos de liminar formulados nas três ações sob sua relatoria.

Quando da convocação, o relator determinou a suspensão de todos os processos individuais ou coletivos e as liminares em tramitação nas diversas instâncias da Justiça que questionem a MP do Frete e a resolução da ANTT. Como a matéria é muito técnica, o ministro considerou prudente aguardar as informações que serão trazidas ao Tribunal pelos representantes dos diversos setores envolvidos na questão. “Essa audiência pública vai trazer muitas informações necessárias ao julgamento de um tema que, de alguma maneira, retrata o quadro de um setor da economia sobre o qual não temos expertise”, disse Fux.

Escrito por: Redação/Fonte: Site STJ

Eleições 2018: pesquisa Grupom mostra crescimento de Vanderlan Cardoso que disputa uma das vagas de Senador da República por Goiás

0
Foto: Jornal Diário da Manhã/Reprodução

O jornal Diário da Manhã, em parceria com o instituto Grupom, divulgou na útlima quinta-feira, 23, mais uma rodada de pesquisas de intenção de votos para o Senado em Goiás. O levantamento aponta um crescimento significativo do candidato Vanderlan Cardoso (PP), da coligação Novas Ideias, Novo Goiás.

Na última rodada da pesquisa Diário da Manhã/Grupom, em 18 de julho, o candidato pepista aparecia com 20,1% das intenções de voto, já na pesquisa divulgada nesta quinta Vanderlan aparece com 24%. Outro ponto importante mostrado pelo levantamento, é que a rejeição do progressista é a menor entre os candidatos melhores posicionados.

“Nossa candidatura foi uma das últimas a serem confirmadas e mesmo assim a população goiana já abraça o nosso projeto. Sou candidato ao Senado justamente por ver que a sociedade precisa de um político que entenda de verdade o que o trabalhador passa no dia-a-adia. Venho de família humilde, como a maioria das famílias de Goiás, trabalhei de sol a sol, lutei para vencer na vida e, por isso, conheço a realidade do povo, sei de suas dificuldades e quero ajuda-los a crescer. Esta é minha maior motivação para ser senador pelo nosso Estado”, avaliou Vanderlan Cardoso.

O candidato mostrou-se animado com sua campanha e salientou que ainda há grande margem para crescimento, já que quase metade da população ainda está indecisa quanto a escolha de seus senadores e a maioria ainda nem sabe que ele é candidato.

“Estamos caminhando o estado inteiro, conversando, levando à população nossos projetos. É assim que faço política, olhando nos olhos das pessoas. A pesquisa Grupom mostra que 49% dos eleitores ainda não decidiram seu voto para senador, é muita gente. Vamos intensificar nossas visitas e caminhadas a todas as cidades de Goiás, levando para os goianos nossas propostas, que, tenho certeza, são as melhores para os cidadãos”, disse Vanderlan.

Ex-prefeito de Senador Canedo, Vanderlan Cardoso (PP), foi candidato ao governo de Goiás nas eleições de 2010 e 2014 e à prefeitura de Goiânia em 2016. (Foto: Internet/Reprodução). 

Vanderlan Cardoso (PP), 55 anos, goiano de Iporá – cidade polo da região Oeste do estado – é casado com senhora Izaura Cardoso, pai de dois filhos, empresário e ex-prefeito de Senador Canedo (município da região metropolitana de Goiânia). Foi candidato ao governo de Goiás nas eleições de 2010 e 2014 e à prefeitura de Goiânia em 2016.

É empresário do ramo de alimentos e bebidas, proprietário fundador do Grupo CICOPAL, com sede em Senador Canedo.

Depois de alcançar o sucesso na vida empresarial, Vanderlan percebeu que poderia ajudar mais sua comunidade na vida pública, quando em 2004 aceitou o convite para ser candidato à prefeitura de Senador Canedo e foi eleito com mais de 57% dos votos válidos. Em 2008 se candidatou novamente e foi reeleito com mais de 80% dos votos.

Em 2010 e em 2014 disputou as eleições estaduais para Governador de Goiás e em 2016 disputou a Prefeitura de Goiânia, indo para o segundo turno e terminando a campanha em segundo lugar.

O ex-prefeito foi membro do Conselho Deliberativo do Transporte Coletivo – CDTC e, quando foi prefeito de Senador Canedo recebeu inúmeros prêmios nacionais em reconhecimento por sua gestão na cidade.

Hoje é candidato a Senador por Goiás pelo Progressistas e defende a redução de impostos e a geração de emprego e renda. Vanderlan acredita que o Senado Federal precisa de pessoas como ele, que sempre trabalhou para sustentar sua família e que sabe o valor que tem os altos impostos que são pagos pelo trabalhador.

Escrito por: Leandro Arantes

Fotos: Reprodução

GIRO POLICIAL: mulher é esfaqueada em Catalão e homem é ferido por disparo de arma de chumbinho

0

Uma mulher de 38 anos, foi esfaqueada no pescoço na madrugada de hoje, sábado, 25, ela teria dado entrada no Pronto Socorro da Santa Casa de Catalão por volta das 04 horas da manhã, onde passou por cirurgia e segue internada. A unidade hospitalar não fornece boletins sobre o estado de saúde de seus pacientes.

Segundo a PM, não houve o registro dessa ocorrência.


Disparo de arma no Castelo Branco

Na noite da última sexta-feira (24), um homem com idade não identificada, foi atingido no braço por um tiro. A Polícia Militar de Catalão acredita que o ferimento teria sido causado por um disparo de uma arma de chumbinho. O fato aconteceu na Rua 112, no bairro Castelo por volta 20h30.

A PM também informou ao Blog do Badiinho que o autor já teria sido identificado e seria apresentado a Delegacia de Polícia nas próximas horas. Ao que tudo indica, a causa teria sido uma discussão entre autor e vítima ocorrida anteriormente.

Escrito por: Badiinho Filho 

Eleições 2018: candidata Marina Silva (REDE) visitou fazenda no município de Ipameri-GO

0
Marina Silva fez discurso após visitar fazenda no interior de Goiás (Foto: Reprodução)

Marina Silva, candidata da Rede à Presidência, fez campanha em Goiás. Marina Silva chegou a uma fazenda a 200 quilômetros de Goiânia no meio da manhã. Marina cumprimentou funcionários e correligionários. Para amenizar o calorão, tomou um suco. A fazenda é classificada pela Embrapa como referência de agronegócio sustentável.

A candidata Marina Silva foi até Ipameri porque acredita que esse modelo desenvolvido na fazenda pode ser copiado em todo o Brasil: alta produtividade no campo sem degradar o meio ambiente.

“Temos no nosso plano de governo o objetivo de fazer do Brasil o país mais sustentável e com maior produtividade agrícola do mundo. Os produtores querem assistência técnica e é isso que nós vamos disponibilizar. Querem crédito acessível e é isso que nós vamos disponibilizar”.

Ela também defendeu a criação de um sistema nacional de segurança pública para melhorar a segurança no campo.

Escrito por: Redação/Fonte: G1/Jornal Nacional 

Foto: Reprodução – JN

Pais que não vacinarem as crianças podem perder a tutela dos filhos

0
Foto: Internet/Reprodução

O promotor de justiça Eduardo Prego, do Centro de Apoio Operacional da Saúde (CAOSAÚDE), do Ministério Público de Goiás, é enfático ao alertar que a lei prevê que qualquer pessoa – inclusive profissionais de Saúde – podem denunciar pais ou responsáveis que não levem os filhos para vacinar nas campanhas organizadas pelo Ministério da Saúde. “Vivemos em um período em que doenças consideradas erradicadas estão voltando. Por isso, a atenção contra a reinserção do vírus no Brasil tem de ser redobrada”, diz o promotor.

Eduardo cita que, pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), podem ser aplicadas medidas de proteção contra os responsáveis por crianças não vacinadas. As penalidades vão desde a multa de 3 a 20 salários mínimos até a perda da guarda da criança e destituição da tutela. O ECA diz no artigo 14 que “O Sistema Único de Saúde (SUS) promoverá programas de assistência médica e odontológica para a prevenção das enfermidades que ordinariamente afetam a população infantil, e campanhas de educação sanitária para pais, educadores e alunos”.

Diz ainda, no primeiro parágrafo, que “é obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias”. “O vizinho ou qualquer pessoa pode acionar o Conselho Tutelar de sua região, caso saiba de casos de pais que, por omissão ou crença em fake News, deixam de vacinar os filhos”, explica.

O promotor adverte que a vacina é a única medida eficaz para proteger as crianças da enfermidade tão perigosa e nociva. “Posso ir além: caso a criança venha a óbito por falta de vacinação o responsável pode responder por homicídio”, alertou.

Disque-Denúncia

Para denúncias de omissão, disque 127 do Ministério Público. 

Escrito por: Redação/Comunicação SES-GO

Foto: Reprodução 

Hugo Deleon anuncia Festa do Peão em Três Ranchos, fala sobre obras no município e seu posicionamento nas eleições deste ano

0

O Blog do Badiinho esteve na cidade do Lago Azul nesta semana, onde entrevistamos o prefeito Hugo Deleon de Carvalho (PSDB). Ele falou sobre a 5ª Festa do Peão de Três Ranchos, a ser realizada no mês de setembro, sobre obras e eventos em andamento, e sobre as eleições deste ano.

Blog do Badiinho: Depois de várias especulações e até mesmo alguns veículos já terem vazado a informação, como foi fazer mais uma festa economizando?

Hugo Deleon: Realmente é um momento de muitas dificuldades para todos nós, tanto para a iniciativa privada quanto para o poder público. Todos passamos por uma crise financeira muito grande. Essa Festa do Peão, tradicional não somente em nosso município, vinha sendo cobrada pela população. No ano passado eu não consegui fazê-la, esse ano estou contendo gastos em alguns setores. Deixarei de realizar outros eventos que fizemos no ano passado, priorizando a Festa do Peão. A vantagem dessa festa, com o formato programado por nós, é que será uma parceria público-privada. Isso nos proporcionou a realização. Uma Festa do Peão, por menor que seja, envolve um gasto médio de R$ 150 mil, R$ 200 mil. Para nós, graças à parceria que estamos realizando com a iniciativa privada, vamos realizar uma festa no valor de R$ 160 mil, mas pagando apenas R$ 50 mil dos cofres públicos. Será possível fazer a festa, agradar a nossa população sem onerar os cofres públicos. A grade artística foi contratada de acordo com a nossa realidade financeira, porém contaremos com uma estrutura muito bem montada com palco, som, iluminação, arena, arquibancadas, camarotes, tudo com segurança, que é a marca de todas as nossas festas. A boiada do rodeio é a mesma da pecuária de Catalão. Apesar de não termos shows de grande nível, será uma festa marcada pela organização.

Blog do Badiinho: A 5ª. Festa do Peão será com cobrança de ingresso?

Hugo Deleon: Por ser uma parceria público-privada, ela vai ser mista, tendo dois dias de entrada franca, na abertura e no final do rodeio. O primeiro dia com portões abertos será na quinta-feira (6/09), show com Wesley e Thiago, e no domingo, dia 9 de setembro, onde contaremos com o show da dupla Léo e Adriano. Nos dias em que serão cobrados ingressos, os preços serão populares e estipulamos para a empresa não ultrapassar o valor de R$ 20 reais.

Blog do Badiinho: Esses valores de ingressos seria para custeio das despesas de estrutura?

Hugo Deleon: Exatamente, a empresa entrará com cerca de R$ 120 mil de investimento, então é o que ela vai entrar e terá que captar, com a praça de alimentação, ingressos, patrocínios… A empresa ficará responsável por todo o evento, desde a divulgação, contratação e pagamento dos cachês desses artistas, custeio dos gastos com alimentação e hospedagem, contratação e premiação dos peões, montagem de toda a estrutura, praça de alimentação, palco, tendas, banheiros químicos, equipe de segurança… Um gasto muito alto para a iniciativa privada e ela terá que ter algum meio de captação de retorno. Essa captação vai ficar nos camarotes, praça de alimentação e venda de ingressos durante duas noites do evento.

Blog do Badiinho: Onde será realizada a 5ª. Festa do Peão?

Hugo Deleon: Definimos que a Festa será realizada no Sambódromo, pois lá é um espaço apropriado, com muros, uma área bastante ampla com muita acessibilidade para todos com muita comodidade.

Na entrevista o prefeito de Três Ranchos destacou as obras em andamento na cidade turística, uma delas o asfaltamento de diversos bairros, tendo lançando recentemente a segunda etapa.

Prefeito de Três Ranchos, Hugo Deleon de Carvalho (PSDB). Foto: Reprodução/Internet

Blog do Badiinho: Quais são as principais obras em destaque, prefeito?

Hugo Deleon: No final do ano passado revitalizamos a Praça das Mães, no Centro, e agora estamos realizando, através das secretarias de Educação, Meio Ambiente e Obras, a revitalização do Bosque Municipal, tornando o local ideal para a visitação das famílias, principalmente das nossas crianças. Mas a mais importante obra de todas é a pavimentação e drenagem da água em ruas de diversos bairros da cidade. Terminamos a primeira etapa das obras de asfalto, a empresa veio e fez a terraplanagem, deixou as ruas todas imprimadas e agora, com o pagamento dessa primeira etapa, a empresa iniciou na semana passada a cobertura com capa asfáltica, e irá finalizar com a cobertura de polímero. Uma obra muito bem executada, nossa engenheira de fiscalização está acompanhando de perto, eu estou acompanhando de perto. Essa obra exigiu muito no papel, mas tudo está sendo cumprido à risca.

Blog do Badiinho: Existe uma previsão para conclusão?

Hugo Deleon: Essa pavimentação passa por várias etapas: a terraplanagem, a imprimação, agora está sendo executada a capa e depois virá a cobertura de polímero. Depois a gente prestará contas dessa segunda etapa, executaremos o pagamento da empresa, aí partiremos para uma nova etapa, que será a drenagem, considerada a mais pesada. Será realizada nos setores Ayrton Senna e Centro II, conhecido como Portelinha, e lá são drenagens grandes, com muito declive, mas será com tubulações de 1000 milímetros, que demandará algumas semanas. Pretendemos entregar essa obra no mais tardar em outubro, no final de outubro, se Deus quiser.

A cidade de Três Ranchos também se destacou na realização de eventos esportivos em diversas modalidades.

Blog do Badiinho: Prefeito, pontue por favor quais foram os eventos esportivos já realizados, quais estão em andamentos e quais estão programados.

Hugo Deleon: Gostamos muito de esportes, sou amante e praticante de esportes, principalmente de futebol, e desde o ano passado a gente investiu bastante nesse setor. Contamos com uma equipe muito competente na secretaria de Esportes, e enalteço o comando do secretário de Esportes, Valdemar Pereira Neto, que tem nos cobrado os investimentos e a execução dos projetos. Colocamos algumas marcas em nossa gestão com relação a alguns eventos esportivos. Iniciamos um torneio de bilhar e esse ano já realizamos novamente, no mês de julho. Realizamos o encontro esportivo entre Goiandira e Três Ranchos, reunimos centenas de atletas daqui e de Goiandira. Estamos realizando agora o torneio Trucão de Oito, que envolve vinte equipes, sendo seis de Três Ranchos e outras quatorze de Ouvidor. Na semana passada fizemos a abertura do 5º. Torneio de Futebol Society Meu Time do Coração, onde temos quatro categorias, sendo mais de 30 equipes com mais de 200 atletas envolvidos; equipes de Três Ranchos, Ouvidor e Catalão.

Outro assunto lembrado durante a entrevista: assassinato de Eurípedes Pereira, o ‘Euripão’, prefeito de Catalão morto no dia 2 de agosto de 1998. O crime segue sem solução. Ele era natural de Três Ranchos, tendo sido secretário municipal e prefeito na cidade do Lago Azul.

Blog do Badiinho: O senhor conheceu e acompanhou o ‘Euripão’. A polêmica do assassinato dele persiste.

Hugo Deleon: Nesse ano completa-se duas décadas da morte do ex-deputado e ex-prefeito Eurípedes Pereira. 20 anos do seu assassinato. Ele foi uma referência para toda a nossa região. Um político dinâmico, humilde, e com os poucos recursos que tinha, saiu de uma cidade pequena – à época, Três Ranchos tinha menos de 3.000 habitantes – conseguindo fazer uma carreira política brilhante em menos de dez anos. Acredito que se ele não tivesse sido assassinado, se sua vida não tivesse sido ceifada de forma tão trágica, ele estaria hoje ajudando demais Três Ranchos, Catalão e a nossa região. Com certeza ele estaria ocupando um dos maiores cargos públicos do Estado de Goiás, quem sabe até concorrendo a grandes pleitos nessa eleição estadual. Infelizmente ele teve a sua carreira política interrompida por essa fatalidade, até hoje não solucionada. Esperávamos que isso fosse solucionado para trazer paz ao nosso município, para os familiares dele, mas lamentavelmente isso não aconteceu. Ele deixou um legado muito grande, da sua humildade, do seu trabalho, da sua estrela que brilhou muito intensamente.

Eurípedes Pereira, natural de Três Ranchos, foi morto a tiros no dia 03 de agosto de 1998, neste ano ele estava exercendo o cargo de Prefeito de Catalão. (Foto: Reprodução). 

O prefeito de Três Ranchos também falou sobre as eleições de outubro, quando os brasileiros vão escolher presidente, senadores, governadores, deputados federais e estaduais.

Blog do Badiinho: O senhor é um dos prefeitos que está se destacando nas cidades interioranas do Brasil. Recebeu prêmio por isso. É popular, experiente. Não poderíamos deixar de perguntar; como irá se posicionar nas eleições que acontecem em outubro?

Hugo Deleon: A política e o Brasil passam por uma crise muito grande, e sempre falo que estamos passando por três crises ao mesmo tempo. Política, ética e econômica. Isso tudo afeta muito o Brasil, mas estamos em época de eleições, de decidirmos o que será melhor para o Brasil, para o nosso Estado, e a gente tem, querendo ou não, que participar da política. É através dela que acontecem as coisas boas também. Se queremos mudança, se queremos transformações, precisamos participar. Seja como eleitor, como cabo eleitoral, até mesmo como candidato. Temos os nossos candidatos, escolhidos por gratidão, por terem prestado serviços ao nosso município e ao Estado, e escolhemos alguns dos candidatos porque passaram pelos nossos critérios.

Blog do Badiinho: Quais são eles?

Hugo Deleon: Para deputado estadual, apoiamos em 2014 o deputado Gustavo Sebba (PSDB). Foi um parlamentar que – apesar não ter feito aquilo que a gente esperava, pois esperávamos um pouco mais – mesmo com a crise, mesmo com as limitações de um deputado – trabalhou muito bem de acordo com aquilo que ele tinha na mão, representou muito bem o nosso município, a nossa região. É um político jovem, com ideias novas e a gente acredita no potencial dele. Temos muita gratidão ao deputado federal Thiago Peixoto (PSD), pois foi o que mais fez por Três Ranchos em toda a nossa história de emancipação política. Infelizmente, o deputado Thiago teve questões políticas, problemas partidários que fizeram com que ele desistisse de ser novamente candidato a deputado federal. Isso nos entristeceu muito. Na última segunda-feira (20), levei a Goiânia os nossos vereadores, o meu vice-prefeito Milson Santana, ex-prefeitos, ex-vice-prefeitos, e conversamos com o Thiago. Ele nos apresentou o deputado federal Lucas Vergílio (Solidariedade) e nos pediu que o apoiássemos. Ele estará nos dando todo o respaldo que o Thiago nos deu. Partindo para as eleições de governador, se a gente tem hoje uma estrutura com pavimentação asfáltica de boa qualidade em todo o Estado de Goiás, com obras sendo realizadas em Três Ranchos através do programa Goiás na Frente do ex-governador Marconi e do governador José Eliton, isso se dá muito ao apoio de todo o Governo do Estado. Por gratidão, não teria como a gente caminhar com outra pessoa a não ser com o Zé Eliton. Além de preparado, é uma pessoa de diálogo. Para se administrar, para se fazer alguma coisa na política, deve haver muito diálogo! Para o Senado Federal, definimos por dois candidatos aqui em Três Ranchos, tradicionalíssimos em nosso Estado, políticos que deixaram marcas muito grandiosas. Lúcia Vânia (PSB) foi autora de grandes iniciativas no Congresso Nacional, propulsora de acabar com os ranchos, e Três Ranchos passou por esse processo. As pessoas mais antigas se lembram disso. O outro nome que apoiamos é o de Marconi Perillo (PSDB), que dispensa comentários. É claro que há o desgaste político de 20 anos de mandato, e isso desgasta qualquer político, mas o Marconi deixou sua marca registrada, de muito trabalho. Para as eleições presidenciais, a disputa ficou indefinida com o Lula na prisão. Com o indeferimento da campanha do Lula (PT), temos o nome muito bem posicionado do deputado Jair Bolsonaro (PSL), quem vem ganhando grande simpatia por onde ele passa, mas eu disse; como escolhi o Zé Eliton de candidato a governador, eu acredito muito no diálogo e não vejo capacidade de diálogo no Bolsonaro. Acredito muito na capacidade de governabilidade do Geraldo Alckmin (PSDB), por ter governado por vários mandatos o Estado de São Paulo. São Paulo é exemplo, com crescimento, desenvolvimento, geração de emprego, uma economia equilibrada, e eu vou ficar no conservadorismo nessa eleição, até porque eu tenho medo da mudança radical. O Brasil está passando por grandes crises, e se a gente passar por uma crise ainda maior, podemos pegar rumos muito ruins. Apesar de querer muito a mudança, não posso querer radicalismo.

Blog do Badiinho: Obrigado, prefeito.

Hugo Deleon: Quero agradecer a você, Badiinho, pelo espaço cedido para conversarmos com quem visita o seu blog. Obrigado a todos os seus seguidores, em cada um dos seus canais nas redes sociais.


Ouçam áudio da entrevista com o prefeito Hugo Deleon:

Entrevista: gravada no dia 23/08/2018 por Badiinho Filho

Colaboração: João Antônio Camargo Pinheiro (Revisão) 

Foto: Badiinho Filho 

CLIMA SECO E SAÚDE: Dra. Patrícia M. Louzada Cindra fala de como evitar doenças e viroses em crianças nessa época crítica do ano

0
Foto: Reprodução

O outono e o inverno favorecem o surgimento de uma série de prejuízos à saúde, fazendo com que os prontos-socorros fiquem lotados. A maioria das doenças destas época do ano (gripes, resfriados, conjuntivites e até gastroenterites) é causada por vírus, que se multiplicam com maior facilidade com clima seco e se propagam mais facilmente em aglomerações e ambientes fechados. As viroses, por debilitarem o sistema imunológico, podem abrir caminho para doenças bacterianas, como amigdalites e sinusites.

A condição de saúde de quem adoece está diretamente relacionada à gravidade dos quadros. Crianças e idosos que tem a imunidade mais frágil e portadores de doenças crônicas podem ter manifestações mais severas. Para bebês, a melhor prevenção é sempre o aleitamento materno.

Todos, em especial crianças e idosos, devem estar com a vacinação em dia.

Os adultos que convivem com crianças e idosos também devem ser imunizados contra gripe.

Deve-se sempre lavar bem as mãos e usar álcool gel, principalmente antes das refeições.

É importante também evitar aglomerações, usar lenço de papel descartável para assoar o nariz e manter os ambientes arejados.

É preciso cuidado redobrado com crianças em idade escolar: se apresentarem tosse intensa, febre alta, secreção ocular, diarreia ou vômito, deve permanecer em casa devido ao risco de transmissão aos colegas.

A limpeza das vias aéreas com soro fisiológico é outra medida positiva, assim como umidificar o ambiente com toalhas molhadas e bacias com água (cuidado com crianças pequenas!).

O uso de umidificador não está contra-indicado, desde que o ambiente seja bem higienizado, arejado e não fique úmido demais.

Dra. Patrícia M. Louzada Cindra: Medicina – Universidade Federal de Juiz de Fora/MG
Residência Médica em Pediatria e Cardiologia Pediátrica – Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais. 

Escrito por: Redação/Artigo: Dra. Patrícia M. Luzada Cindra

Foto: Arquivo pessoal/Reprodução

Comunidade da Mumbuca realizou à 3ª Caminhada do Divino em louvor a Nossa Senhora D’Abadia; evento religioso atravessa três gerações

0
Dezenas de pessoas de diversas idades participaram da 3ª Caminha do Divino em louvor a Nossa Senhora D’Abadia, realizada no último dia 12 de agosto. Foto: Reprodução

Uma tradicional celebração em louvor a Nossa Senhora D’Abadia, na Comunidade da Mumbuca, zona rural do município de Três Ranchos, atravessa três gerações.

Todos dos anos, uma novena é celebrada na comunidade, uma forma de expressarem o carinho e a devoção da comunidade pela Santa.

No domingo dos pais, no dia 12 de agosto, foi realizada a 3ª Caminhada do “Divino”, evento este, também realizado em louvor a Nossa Senhora D’Abadia. Neste ano, cerca de 70 fiéis e devotos da santa, saíram das margens da GO 330 nas proximidades da Hidráulica Pica Pau, por volta das 5h39 da manhã, ponto de partida de onde os devotos partiram em caminhada até o centro comunitário da Mumbuca, um percurso de aproximadamente 20 quilômetros.

Após a caminhada, a fé foi mais uma renovada com a reza do terço, em agradecimento por todos terem conseguido concluir o percurso com segurança.  Assim como de costume, em seguida foi servido um delicioso almoço para todos os participantes.

 

 Encerramento

Na noite do dia 15 de agosto, a novena foi encerrada com uma procissão e com a coroação de Nossa Senhora D’Abadia.  Após encerrada a parte religiosa, foi servido um delicioso jantar.

Fotos enviadas pelos participantes 

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

 

Escrito por: Badiinho Filho 

Foto: Reprodução 

Rodoshopping será transformado em Catalão Shopping Center; investimento será de R$ 100 milhões de reais

0
Projeto externo do Catalão Shopping Center. Foto: Planet Promo/Reprodução

Foi realizado ontem, quinta-feira, 23 de agosto, uma coletiva de imprensa para anunciar as obras de construção do Catalão Shopping Center, que segundo seus quatro investidores, os valores a serem investidos chegarão aos R$ 100 milhões de reais, os quais R$ 50 milhões serão do grupo e outros R$ 50 milhões de lojistas.

Segundo o porta voz do grupo, Vinícius Castro, eles vislumbravam o empreendimento desde 2014, mas só foi efetivado em dezembro do ano passado. Castro também disse que para chegarem a este projeto que foi apresentado, diversas pesquisas foram feitas, as quais avaliaram o mercado, a localização, ou seja, os pós e contra dos valores a serem investidos.

Grupo de quatro pessoas laçam o Catalão Shopping Center. Foto: Badiinho Filho

Uma indagação de muitos é com relação a rodoviária que funciona no local. Vinicius Castro disse que ela será mantida, porém modernizada, afirmando que Catalão terá uma das melhores rodoviárias do Estado de Goiás, se não a melhor. Os investidores vão aproveitar o fluxo de cerca de 40 mil pessoas que passam pelo local todos os meses, isso pela rodoviária.

A promessa é de que serão colocadas telas que informarão os horários de chegadas e partidas dos ônibus, além da climatização e local de espera confortável para os usuários da rodoviária.

Quanto a geração de empregos, a expectativa inicial é que sejam criados 1.500 novos postos diretos e indiretos.  A previsão para entrega da primeira etapa da obra que já está em andamento é para março de 2019, e finalização total está prevista para outubro do mesmo ano.

Sobre o andamento das obras, no atual momento está sendo feita a substituição do telhado, um problema antigo do espaço, mas problemas como o escoamento da água, também serão sanados com um  projeto de construção de uma nova rede, colocando fim nos conturbados alagamentos que aconteciam nas imediações do Shopping.

Como está prevista para tão logo chegarem as obras de duplicação da BR 050, o acesso ao Catalão Shopping Center foi bastante discutido, pois segundo os seus investidores, está sendo analisado entre os engenheiros e a concessionária que administra a rodovia, a construção de um acesso que poderá ser feito em uma rua paralela ao empreendimento.

Felicíssimo Sena, renomado advogado de Goiás, é um dos sócios do empreendimento, ele é natural da vizinha cidade de Ouvidor, a qual deixou nos anos de 1966 para iniciar sua carreira profissional no ramo da advocacia.

Natural de Ouvidor-GO, o advogado Felicíssimo Sena é um sócios do empreendimento. (Foto: Badiinho Filho).

“Catalão é uma das cidades mais prósperas do Estado de Goiás, nós estamos aqui fazendo investimentos na ordem de R$ 100 milhões, os quais R$ 50 milhões serão dos investidores e os outros R$ 50 milhões que serão pagos pelos lojistas. Nós acreditamos que vamos alcançar 1.500 empregos diretos e indiretos e assim movimentar a economia de Catalão. Esperamos entregar o Shopping completamente reformado em outubro de 2019, e até lá trabalharemos com hipótese de 1.500 empregos diretos e indiretos”. A rodoviária será muito útil, pois ela atenderá a demanda do Shopping e dos usuários dos serviços de transporte”, disse Felicíssimo Sena em entrevista.

Projeto interno do Catalão Shopping Center. Foto: Planet Promo/Reprodução

O Blog do Badiinho indagou Dr. Felicíssimo  se a ligação com a região pesou na hora de concretização do negócio. “Na verdade eu fui convidado pelo Dr. Vinícius Castro, principal operador do Shopping e atendendo a esse convite, resolvemos integrar a esse projeto, porque acreditamos que ele será altamente exitoso”, respondeu Sena ao blog.

Outro sócio do empreendimento que conversou com o Blog do Badiinho, foi Vinícius Castro. Veja o que ele disse:

Sócio do empreendimento, Vinícius Castro. Foto: Badiinho Filho

“Nós estamos pesquisando a cidade de Catalão e região desde o ano de 2014, fizemos várias pesquisas, ficamos inclusive muito surpresos com o potencial de Catalão, cidade que tem uma economia muito pujante, uma renda per capita altíssima, e tem essa demanda por esse empreendimento, que irá trazer para a sua população, lazer, cultura, gastronomia, entretenimento, além do centro de compras, pois nosso objetivo é proporcionar isso tudo em um único local em Catalão”, afirmou Vínicos Castro ao blog.  

Fotos do evento

Escrito por: Badiinho Filho 

Fotos: Badiinho