Início Site Página 1714

Morre piloto goiano que sofreu acidente de avião no Pará

0
(Foto: Reprodução / Instagram)

Morreu na noite de hoje (30), o piloto goiano Cristiano Felipe Rocha Reis, de 31 anos, sobrevivente em estado grave, de um acidente de avião no Pará. De acordo com amigos, a vítima estava em um estado que não apresentava melhoras e durante à noite, sofreu uma parada cardíaca e não resistiu. 

A  queda do avião aconteceu na tarde do dia 27 de agosto, próximo à comunidade de Barra Mansa, em São Felix do Xingu, sudeste do Pará. De acordo com a Polícia Civil, cinco pessoas estavam na aeronave e três haviam morrido.

Escrito por: Redação/Fonte: O Popular

Foto: Reprodução

Horário de propaganda política no rádio e na TV começa nesta sexta (31)

0
Foto: Reprodução

Agora é pra valer, começa nesta sexta-feira, 31 de agosto, o horário de propaganda gratuita no rádio e na televisão para as eleições de 2018. Serão 35 dias seguidos, e o período vai até o dia 04 de outubro, três dias antes do primeiro turno. A propaganda voltará durantes as três semanas antes ao segundo turno, marcado para o dia 28 de outubro.

A propaganda dos candidatos à Presidência da República terá 25 minutos, divididos em dois espaços de doze e meio minutos cada um, e os programas dos presidenciáveis serão exibidos as terças, quintas e sábados.

No rádio das 07h às 07h12min e 30 segundos, e das 12h às 12h12min e 30 segundos. Na televisão, das 13h12min e 30 segundos e das 20h30min e 30 segundos às 20h42min e 30 segundos.

O Tribunal Regional Eleitoral (TSE), já sorteou a ordem dos partidos e coligações para o primeiro dia de propaganda no rádio e na televisão, eis a ordem: Unidos para Transformar o Brasil, Patriota, Democracia Cristã, Coligação Essa é a Solução, coligação Brasil Soberano, Coligação Sem Medo de Mudar o Brasil, Coligação Para Unir o Brasil, PSTU, Coligação Povo Feliz de Novo, Partido Novo, Coligação Mudança de Verdade, Coligação Brasil Acima de Tudo e Partido Pátria Livre.

Depois da primeira rodada de programas, entra em vigor o sistema de rodízio, com o último partido ou coligação passando para primeiro lugar, e assim sucessivamente, para que todos possam abrir a programação.

Para o cargo de governador, senador e deputado estadual, as propagandas serão às segundas, quartas e sextas-feiras, das 13h às 13h25 e das 20h30 às 20h55. Já nas rádios será das 7h às 7h25 e das 12h às 12h25. Confira o tempo diário e a ordem de aparição, definida por sorteio, dos candidatos a governador no horário eleitoral em Goiás em 2018:

Governador

José Eliton, coligação Goiás Avança Mais (PSDB, PSB, PTB, PSD, PPS, PR, SD, PV, Patriota, Rede e Avante: 03’27”77

Daniel Vilela, coligação Novas ideias, novo Goiás (MDB, PHS, PP, PRB): 02’18”05

Kátia Maria, coligação Mudança de Verdade (PT, PC do B): 01’26”

Ronaldo Caiado, coligação a Mudança é Agora (DEM, DC, PDT, PMB, PMN, PODEMOS, PROS,PRP, PRTB, PSC, PSL, PTC): 01’19”45

Weslei Garcia, Partido Socialismo e Liberdade (PSOL): 12”76

Alessandro Aquino, Partido da Causa Operária (PCO): 07”71

Marcelo Lira, Partido Comunista Brasileiro (PCB): 07”71

 

Escrito por: Redação/Com informações dos sites Mais Goiás e Agência Brasil 

Foto: Reprodução 

Aleitamento materno é assunto de palestras na Santa Casa de Misericórdia de Catalão

0
Provedor da Santa Casa de Misericórdia de Catalão, médico obstetra, Dr. Aguinaldo Gonçalves Mesquita ressaltou que no mundo inteiro, o mês de agosto é dedicado à amamentação. (Foto: Reprodução). 

A Santa Casa de Misericórdia de Catalão realizou na última quarta-feira (29/08) um ciclo de palestras para celebrar o “Agosto Dourado”, mês em que vários países intensificam a importância do aleitamento materno. As palestras encerraram a semana de comemoração do Agosto Dourado onde várias atividades foram realizadas com as gestantes e puérperas no hospital.

A proposta foi  chamar a atenção para a importância da amamentação, além de reforçar que o ato de amamentar traz benefícios tanto para a mãe quanto para o bebê, reduzindo riscos de muitas doenças.

A médica obstetra Dra. Mileide Maria de Assunção abordou o tema “A importância do pré-natal para a amamentação”. A médica pediatra Dra. Révora Silvério Mendonça ministrou sobre “Orientações pediátricas para o sucesso da amamentação”. A palestra da enfermeira Juliana Gomes Rosa foi sobre “O manejo com as mamas e a conservação do leite materno” e, encerrando as palestras, a nutricionista Cibele Fonseca Mello, abordou “A importância da alimentação materna na amamentação”.

O provedor da Santa Casa de Misericórdia de Catalão, médico obstetra, Dr. Aguinaldo Gonçalves Mesquita ressaltou que no mundo inteiro, o mês de agosto é dedicado à amamentação. “Esse evento é muito importante para nós, pois intensifica o valor que o leite materno tem para os pequenos”, destacou o médico.

“O leite da mãe é a melhor coisa para o filho, principalmente nos seis primeiros meses de vida, que deve ser a alimentação exclusiva da criança. Temos que chamar a atenção para isso. O leite protege contra infecção e contra alergias, sem falar na prevenção contra a desnutrição. Queremos que as pessoas saibam disso”, reforçou Dr. Aguinaldo.

Estiveram presentes autoridades que defendem a causa, gestantes e acompanhantes, puérperas e equipe multiprofissional da Santa Casa.

 

 

Escrito por: Brenda Marra –  Assessora de Comunicação e marketing

 

Dupla Henrique e Juliano fazem show em Catalão no dia 19 outubro com lançamento do novo DVD Menos é Mais

0

A empresa mineira de promoção de eventos, Trem Bala Promoções, a qual já promoveu vários eventos de sucesso em nossa cidade, promoverá show da dupla Henrique e Juliano, no dia 19 de outubro, no Parque de Exposições de Catalão, com o lançamento do trabalho dos sertanejos, o DVD Menos é Mais.

O Blog do Badiinho a pedido da empresa Trem Bala Promoções e Eventos, iniciou uma pesquisa em nossa fan page oficial, para saber se os catalanos queria um evento com a cantora Marília Mendonça ou com dupla Henrique e Juliano. E claro, o resultado parcial da nossa enquete até o momento, mostra a preferência de 63% pela dupla Henrique e Juliano, o que foi prontamente acatada pela empresa Trem Bala Promoções.

Escrito por: Badiinho Filho 

Fotos: Reprodução 

Lançamento de dejetos de esgoto foi o que causou mortandade de peixes na represa do Haley

0
Nos últimos meses centenas de peixes morreram na represa do Clube do Povo, popularmente conhecida na cidade como represa do ex-prefeito Haley. Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Jornal Bom Dia Goiás da TV Anhanguera na edição de ontem, quarta-feira (29), destacou a mortandade de peixes na represa do Clube do Povo, um dos principais cartões postais da cidade de Catalão. O noticiário informou que as causas da quantidade de mortes dos peixes no local, está ocorrendo pelo lançamento de dejetos de esgoto nas águas da represa.

A Superintendência Municipal de Água e Esgoto de Catalão (SAE), responsável pelo fornecimento de água da cidade, informou que existem muitas ligações clandestinas na rede de esgoto do município.

Reportagem mostrou que técnicos da SAE com auxílio de um equipamento que detecta movimentação subterrânea em 5 metros de profundidade em um raio de 15 metros, estão fazendo um pente fino para identificar canos e tubulações que estão levando dejetos para a represa do Clube do Povo.

Funcionários da SAE estão vistoriando as ruas próximas da represa para localizar ligações clandestinas. Foto: TV Anhanguera/Reprodução

O trabalho da SAE começou a ser feito depois da conclusão de um estudo realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o qual mostrou que a mortandade dos peixes na represa, foi causado pelo lançamento de substâncias tóxicas que chegaram na represa por meio das tubulações da rede pluvial, a qual deveria ser utilizada exclusivamente para escoar a água da chuva, mas a represa recebeu dejetos que acabaram matando centenas de peixes.

Dejetos de esgoto estão sendo lançados na represa do Clube do povo e está provocando mortes de peixes. Foto: TV Anhanguera/Reprodução

“Além da boa contribuição desse esgoto clandestino que o pessoal está suspeitando, pois a gente já tirou algumas ligações, existe uma contribuição de óleo de vária oficinas aqui”, disse em entrevista, Enivan Antônio, gerente de manutenção da SAE.

Todos os donos de imóveis que estiverem lançando esgoto irregularmente na rede pluvial e consequentemente na represa do Clube do Povo, serão notificados.

Ele terá um tempo para regularizar essa situação de esgoto, e passado esse prazo de regularização, ele não estando adequado, nós iremos executar o trabalho e passaremos uma multa ao proprietário”, explicou o outro proprietário”, disse Ciro Josué Borges, outro coordenador de manutenção da SAE.

A Superintendência Municipal de Água e Esgoto de Catalão (SAE), disse que a multa para quem lançar esgoto na rede pluvial, pode chegar até a R$ 630 reais, mas até agora nenhum morador foi notificado por lançar esgoto na rede pluvial.

Represa do Clube do Povo é um dos principais cartões postais da cidade de Catalão. Foto:  Internet Reprodução

Escrito por: Badiinho Filho/Com Informações do BDG

Fotos: Reprodução 

TIM busca parceiros em Catalão com foco no mercado PME

0
Foto: Reprodução

A TIM está em busca de parceiros em Catalão/GO para atuar no mercado corporativo. O objetivo é comercializar planos e serviços para pequenas e médias empresas. Sob o modelo TBP (TIM Business Partner), o empresário gerencia o seu próprio negócio e monta uma equipe responsável pelas vendas.

“Buscamos empreendedores parceiros, pois há ótimas oportunidades de crescimento neste mercado”, afirma Elói Mezzomo, diretor do segmento corporativo da TIM para as regiões Centro-Oeste e Norte. No início do mês, a empresa divulgou oferta exclusiva para pequenas e microempresas, que contava, entre outras facilidades, com aparelhos top de linha, entre os quais o Samsung Galaxy S9, parcelado em 24 vezes. Para este mercado, há planos como o TIM Black Empresas, por exemplo, que, além de incluir ligações ilimitadas para todo o Brasil, entrega navegação no WhatsApp, Waze, Easy Taxi, e nas redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram), sem desconto na franquia.

 A TIM acaba de se reposicionar neste mercado. A operadora apresenta ofertas convergentes, unindo serviços fixos, de banda larga fixa e móvel e novas parcerias com foco na digitalização dos clientes. Interessados na parceria devem entrar em contato com a empresa pelo email [email protected]ou site www.tim.com.br/empresas.

Escrito por: Redação 

Foto: Reprodução 

STF julga constitucionalidade do ensino domiciliar no Brasil

0

O Supremo Tribunal Federal (STF) começa a julgar hoje (30) a constitucionalidade do ensino domiciliar no Brasil. Desde 2015, o tema aguarda uma determinação da Corte. A disputa coloca em lados opostos pais que desejam educar seus filhos em casa e o Poder Público que defende a obrigatoriedade da matrícula e a frequência escolar de crianças e adolescentes. O relator do caso é o ministro Luís Roberto Barroso.

De acordo com Associação Nacional de Educação Domiciliar (Aned), o número de famílias que optam pela educação em casa, prática conhecida como homeschooling, tem crescido no Brasil. Em 2018 chegou a 7,5 mil famílias, mais que o dobro das 3,2 mil famílias identificadas em 2016. A estimativa é que 15 mil crianças recebam educação domiciliar no país atualmente.

O julgamento no Supremo deve definir um entendimento único para todos os casos desse tipo que tramitam na Justiça brasileira, estabelecendo o que o tribunal chama de tese de repercussão geral.

Histórico

O caso que será julgado em plenário e servirá de parâmetro para os demais foi levado ao Supremo pelo microempresário Moisés Dias e sua mulher, Neridiana Dias. Em 2011, o casal decidiu tirar a filha de 11 anos da escola pública em que estudava no município de Canela (RS), a aproximadamente 110 km de Porto Alegre, e passar a educá-la por conta própria.

Eles alegaram que a metodologia da escola municipal não era adequada por misturar, na mesma sala, alunos de diferentes séries e idades, fugindo do que consideravam um “critério ideal de sociabilidade”. O casal disse que queria afastar sua filha de uma educação sexual antecipada por influência do convívio com colegas mais velhos.

A família argumenta ainda que, por ser cristã, acredita no criacionismo – crença segundo a qual o homem foi criado por Deus à sua semelhança – e por isso “não aceita viável ou crível que os homens tenham evoluído de um macaco, como insiste a Teoria Evolucionista [de Charles Darwin]”, que é ensinada na escola.

Em resposta, a família recebeu um comunicado da Secretaria de Educação de Canela ordenando a “imediata matrícula” da menina em uma escola. O Conselho Municipal de Educação também deu parecer contra o ensino domiciliar, “por não se encontrar regulamentado no Brasil”.

O casal recorreu à Justiça, mas teve negado um mandado de segurança em primeira e segunda instâncias. Em sua sentença, o juiz Franklin de Oliveira Neto, titular da Comarca de Canela, escreveu que a escola é “ambiente de socialização essencial” e que privar uma criança do contato com as demais prejudica sua capacidade de convívio.

“O mundo não é feito de iguais”, escreveu o juiz. “Uma criança que venha a ser privada desse contato possivelmente terá dificuldades de aceitar o que lhe é diferente. Não terá tolerância com pensamentos e condutas distintos dos seus”.


Diversidade na escola

Para a Advocacia-Geral da União (AGU), as normas brasileiras estabelecem que a educação deve ser oferecida de forma gratuita e obrigatória pelo Poder Público.

“É muito importante destacar que a escola possibilita um aprendizado muito mais amplo que aquele que poderia ser proporcionado pelos pais, no âmbito domiciliar, por maiores que sejam os esforços envidados pela família. Isso porque ela prepara o indivíduo para situações com as quais inevitavelmente haverá de conviver fora do seio familiar, além de qualificá-lo para o trabalho”, diz a AGU.

Para a instituição, nenhum núcleo familiar será capaz de propiciar à criança ou ao adolescente o convívio com tamanha diversidade cultural, como é próprio dos ambientes escolares. “Sendo assim. a escola é indispensável para o pleno exercício da cidadania”, acrescenta.

De acordo com a Procuradoria-Geral da República, a educação familiar não encontra amparo na Constituição. “A utilização de instrumentos e métodos de ensino domiciliar para crianças e adolescentes em idade escolar, em substituição à educação em estabelecimentos escolares, por opção dos pais ou responsáveis, não encontra fundamento próprio na Constituição Federal”.

Há oito anos, o Conselho Nacional de Educação (CNE) emitiu um parecer orientando que as crianças e os adolescentes sejam matriculados em escolas devidamente autorizadas. O CNE também entende que a legislação vigente enfatiza “a importância da troca de experiências, do exercício da tolerância recíproca, não sob o controle dos pais, mas no convívio das salas de aula, dos corredores escolares, dos espaços de recreio, nas excursões em grupo fora da escola, na organização de atividades esportivas, literárias ou de sociabilidade, que demandam mais que os irmãos apenas, para que reproduzam a sociedade, onde a cidadania será exercida”.

Direito à dignidade

Na avaliação das famílias favoráveis ao homeschooling, a educação domiciliar garante o direito à dignidade e ao respeito, assegurando uma educação mais individualizada e, portanto, mais efetiva.

“Mesmo nas melhores escolas, a educação necessariamente é provida de forma massificada, sem atentar para as necessidades específicas de cada criança e sem prover a elas as técnicas, os instrumentos e as metodologias do ensino-aprendizagem mais adequadas e qualificadas ao tempo presente”, diz a Aned.

“Estamos buscando a autonomia educacional da família, não somos antiescola, não estamos lutando contra escola, apenas somos a família buscando uma nova opção que, no nosso entender, é melhor para o nosso filho”, diz o presidente da Aned, Rick Dias.

Ele conta que tirou os filhos da escola há oito anos, quando a mais velha tinha 12 anos e o mais novo, 9. Hoje, a mais velha cursa relações internacionais em uma universidade particular. “Não cremos que o Estado deva definir como devemos educar nossos filhos”.

Escrito por: Redação/Agência Brasil 

Fotos: Reprodução 

Oportunidades de emprego: vagas desta quinta-feira (30/08)

0

Saibam quais são as oportunidades de trabalho ofertadas através do Sistema Nacional de Emprego (SINE) por meio da Secretaria de Trabalho e Renda de Catalão (SETRAER). As vagas desta quinta-feira (30/08) são:

-Acabador de mármore e granito, com experiência, ambos os sexos;
-Babá, com experiência, feminino;
-Cortador de pedras (serrador), com experiência na CTPS, ambos os sexos;
-Cozinheiro, com experiência, feminino;
-Mecânico diesel, linha pesada com experiência na CTPS, CNH “AD”, masculino;
-Vendedor de consórcio, ambos os sexos.

Informações sobre as vagas podem ser obtidas na sede da secretaria, na Avenida 20 de agosto, 1857, Centro, em frente a Caixa Econômica Federal.

Observação: Algumas vagas podem ter sido preenchidas sem aviso prévio.

Catalão: jovem de 23 anos de idade morre em confronto com a polícia

0
Polícia Militar de Catalão afirmou que rapaz teria resistido a voz de prisão e efetuou disparos conta a equipe. Foto: Reprodução

O jovem Maurício Silva Navarro, 23 anos de idade, morreu após ter sido baleado durante um confronto com a Polícia Militar de Catalão. Segundo informações da própria polícia, na noite de ontem, quarta-feira, equipes policiais estariam empenhados na ocorrência para cumprir um mandado de prisão que estaria em aberto contra o rapaz, quando conseguiram cercá-los na Vila União, e segundo a nota da PM, aguardavam o rapaz que tinha a intenção de praticar um roubo a veículo ainda na noite de ontem. 

Os policiais informaram que o rapaz teria resistido violentamente à voz de prisão, realizando vários disparos de arma de fogo contra os policiais militares, os quais revidaram com disparos até que ela fosse cessada. 

Os policiais notaram que o rapaz havia sido baleado no abdome e acionaram o Corpo de Bombeiros, os quais rapidamente iniciaram os primeiros socorros e o encaminharam ao Pronto Socorro da Santa Casa de Catalão, onde não resistiu aos ferimentos e veio óbito. 

A comunicação social da Polícia Militar de Catalão informou que o rapaz possuía diversas passagens por tráfico de drogas, roubo, porte ilegal de arama de fogo e homicídios. A PM informou também que a arma que o rapaz teria utilizado é uma Pistola Semi-Automática, a qual apreendida para ser submetida a perícia técnica. Leiam abaixo nota na íntegra da Polícia Militar de Catalão enviada para a imprensa de Catalão: 

Maurício Silva Navarro, 23 anos de idade, morreu após ter sido baleado durante um confronto com a Polícia Militar de Catalão. Foto: Redes Sociais/Reprodução

Polícia Militar e Polícia Civil atuam em conjunto na neutralização de infrator da lei de alta periculosidade em Catalão.

Na noite desta quarta-feira, 29/08, as equipes da Polícia Militar e Polícia Civil tiveram a informação de que um indivíduo, de altíssima periculosidade, estaria no Bairro dos Lucas, em Catalão, com o objetivo de praticar um roubo de veículo nesta noite.

Tal infrator da lei possuía diversos antecedentes criminais desde há muito, dentre eles, roubo de veículo, tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e, pelo menos, OITO homicídios.

Durante a tentativa de abordagem policial, o infrator da lei, de 23 anos, resistiu violentamente realizando vários disparos de arma de fogo contra os Policiais que revidaram a injusta agressão até que ela fosse cessada.

Ao final dos disparos, as equipes notaram que o agressor teria sido atingido.

Imediatamente o Corpo de Bombeiros foi acionado para prestar socorro, bem como a Polícia Técnico Científica e Delegado de Polícia.

O infrator da lei, dessa forma, foi encaminhado ao Pronto Socorro da Santa Casa, onde veio a óbito.

A arma utilizada pelo infrator, tipo pistola, ficou a disposição da perícia.

______
Polícia Militar e Polícia Civil do Estado de Goiás

Escrito por: Badiinho Filho/Com dados divulgados pelo 18º BPM-Catalão 

Fotos: Reprodução 

Adolescente de Catalão que estava desaparecida foi encontrada pelos familiares

0

O Blog do Badiinho recebeu uma informação ontem, terça-feira (28), por meio de uma marcação em duas páginas no Facebook, de que uma adolescente de apenas 13 anos de idade, moradora do bairro Jardim Primavera, estaria desaparecida há cerca de três dias.

Na manhã de hoje, quarta-feira, 29, familiares entraram em contato novamente com nossa produção, informando que a garota havia sido localizada na casa de uma amiga sã e salva.

Escrito por: Badiinho Filho