Nesta segunda-feira, 3/9, o Ministério da Educação divulgou que a rede pública goiana é líder nacional do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no Ensino Médio e no Ensino Fundamental II. No Ensino Fundamental I, ficou na 2ª colocação. Goiás cumpriu todas as metas de crescimento estabelecidas, tendo sido o único Estado a cumprir a meta no Ensino Médio.
No Ensino Médio, a nota alcançada por Goiás foi 4,3, superando a projeção do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), que era 4,2. Já no Ensino Fundamental II, a média foi 5,2, ou seja, 0,4 a mais que o estipulado (4,8). No Ensino Fundamental I, Goiás apresenta crescimento de um ponto: o Inep apresentou meta de 5,6, mas a rede estadual goiana fez 6,6. As provas foram realizadas em 2017.
Para o governador Zé Eliton, os números são resultado direto de um conjunto de ações que o Governo de Goiás vem aplicando na Educação. “Mas nada disso seria possível sem o esforço da comunidade escolar. Parabéns aos diretores, professores, coordenadores e, principalmente, aos alunos. O mérito é de vocês. Estamos satisfeitos com os avanços, mas ainda queremos mais. E nosso papel é voltar os olhos para o futuro. Estamos propondo mais formação para os professores, com o Mestrado Profissional, e outra série de investimentos voltadas para os alunos, para que priorizem os estudos”.
“Somos a melhor rede pública do Brasil, graças ao empenho dos professores e alunos. É um momento histórico, e representa muito mais do que números. Há oito anos, estamos com a rede consolidada, na vanguarda da Educação. Esse resultado comprova que temos uma estrutura muito eficiente. Estrutura que foi montada nos dois últimos governos do Marconi e Zé Eliton, que dá ao Estado de Goiás uma tranquilidade com relação ao seu futuro”, destacou o secretário de Educação, Cultura e Esporte, Flávio Peixoto.
Importância do Ideb
O Ideb é calculado de dois em dois anos, a partir dos dados sobre aprovação obtidos no Censo Escolar e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Na última semana, o MEC já havia divulgado os dados do Saeb, que indicaram a rede pública goiana na liderança nacional em aprendizagem. Goiás é primeiro lugar em proficiência em Língua Portuguesa e Matemática nas duas fases do Ensino Fundamental (I e II) e terceiro lugar no Ensino Médio no país.
O Ideb é um importante indicador para avaliar o desempenho da aprendizagem no Brasil. A meta nacional é alcançar os índices estabelecidos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), cuja média é 6,0. Ela é composta por 34 países e tem como objetivo promover políticas públicas voltadas para o desenvolvimento econômico e o bem-estar social, passando pela Educação.
A partir dos dados obtidos pelo Ideb, já é possível notar que a rede estadual goiana está acima da média da OCDE quando o assunto é Ensino Fundamental I, cuja nota atual é de 6,6.
Histórico de crescimento
Goiás apresenta histórico positivo e de crescimento desde 2007, ano em que o MEC adotou o Ideb para avaliar a qualidade do aprendizado no Brasil e começou a estabelecer curvas de crescimento. No Ensino Fundamental I, as metas foram atingidas cinco vezes consecutivas, tendo iniciado com nota 4,3 e saltado para 6,6, dez anos depois. O mesmo cenário é percebido no Ensino Fundamental II. Nessa modalidade, a rede pública goiana avançou de 3,4, em 2007, para 5,2 no ano passado.
Já no Ensino Médio, as notas acima das metas do Inep começaram a surgir em 2009. De lá para cá, vem superando seus próprios índices, tendo saltado da 16ª posição, em 2011, para a liderança atual. O maior destaque foi em 2013, quando a rede estadual de Goiás alcançou o topo nacional do Ideb, com 3,8 pontos. Já no último ranking divulgado, em 2015, Goiás foi um dos quatro Estados a cumprir as metas estabelecidas para o Ensino Médio.
Escrito por: Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esporte (Seduce Goiás)
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizará a Operação Independência 2018 em todo o Brasil, tendo inicio à meia-noite desta quinta-feira (06), estendendo-se até à meia-noite de domingo (09).
A PRF garantirá um aumento no efetivo para proporcionar maior segurança nas estradas, utilizando recursos como o radar portátil; para inibir o excesso de velocidade e do etilômetro passivo e tradicional; para coibir o uso de bebida alcoólica na direção de veículo automotor.
Com o intuito de inibir o cometimento de infrações e a prevenção de acidentes neste feriado prolongado, a PRF intensificará as fiscalizações no consumo de bebidas alcoólicas, especialmente em pontos estratégicos que registraram maior incidência de acidentes nos últimos anos, cuja causa provável foi o consumo de álcool e as condutas consideradas mais graves que aumentam o risco de acidentes ou de agravamento de lesões, como: falta de atenção à condução, desobediência as normas de trânsito, ultrapassagens indevidas, excesso de velocidade e falta de equipamentos de segurança (capacete, cinto de segurança ou cadeirinhas para crianças).
A PRF reforça que, conforme artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência, percorre em infração gravíssima, punida com suspensão do direito de dirigir por doze meses e multa de R$2.934,70. Em caso de reincidência, a multa passa para R$5.869,40. A mesma multa é aplicada ao condutor que se nega a se submeter aos testes.
Além da esfera administrativa, o condutor também pode ser preso em flagrante pelo crime de embriaguez ao volante, conforme previsto no artigo 306 do CTB. Esta situação ocorre quando a medição do etilômetro indica 0,34 ou mais miligramas de álcool por litro de ar alveolar.
A PRF orienta aos motoristas algumas condutas para que façam uma viagem segura:
– Faça uma revisão atenta no veículo antes de viajar: verifique principalmente pneus (inclusive o estepe), palhetas dos limpadores de para-brisa e itens de iluminação e sinalização;
– Planeje a viagem: lembre-se de programar paradas em locais adequados para abastecimento, alimentação e descanso;
– Mantenha a atenção na rodovia: respeite a sinalização e os limites de velocidade, eles existem para proteger a sua vida;
– Mantenha sempre os faróis ligados para que seu veículo fique mais visível aos demais condutores;
– Não ligue o pisca-alerta com o veículo em movimento: isso pode confundir os outros motoristas e causar um acidente;
– Aumente a distância do veículo à frente e diminua a velocidade.
Polícia Militar realiza a prisão de um homem por estelionato e uso de documento falso
Foto: Divulgação da PM/Reprodução
Na tarde dessa segunda-feira, 03/09, a Polícia Militar foi informada sobre um indivíduo suspeito que estava no interior de uma agência bancária.
Ao chegar ao local, o suspeito foi abordado e ficou constatado que ele portava documentos falsos, tentando ainda praticar empréstimo de forma ilícita.
Dessa forma, o agressor da sociedade de 31 anos de idade, foi encaminhado ao DP, ficando a disposição da Autoridade Policial para as providências legais referentes ao fato.
Polícia Militar realiza a prisão de dois homens com celular roubado, munições e drogas
Foto: Divulgação da PM/Reprodução
Na manhã de ontem, segunda-feira, 03/09, Policiais Militares realizaram a prisão de dois homens, um de 34 e outro de 37 anos de idade, que são irmãos, ambos se posse de um aparelho de celular roubado, munições de arma de fogo e drogas.
As equipe policiais os abordaram no Jardim Europa, em via pública, localizando com eles um aparelho celular produto de roubo.
Em suas residências foram localizados mais 06 munições calibre .22 e uma munição calibre .38, todas intactas.
Também foram encontradas porções de drogas e material para sua embalagem, além de outros celulares, uns desmontados e outros não, objetos esses de procedência duvidosa, dinheiro e um simulacro de arma de fogo de madeira.
O autores e objetos foram encaminhados ao DP e ficaram a disposição da Autoridade Policial para as providências legais referentes ao fato.
Polícia Militar realiza a prisão de autor de Violência Doméstica, Porte Ilegal de arma de fogo, porte de arma branca e embriaguez ao volante
Foto: Divulgação da PM/Reprodução
Também na noite do sábado, 01/09, as equipes da Polícia Militar atenderam uma ocorrência de Violência Doméstica no bairro Pontal Norte onde, segundo a vítima, seu ex-marido, não conformado com a separação, teria se deslocado até sua residência e ameaçando-a de morte.
Quando as equipes chegaram ao local, o autor já tinha evadido mas, após vários patrulhamentos, ele foi localizado conduzindo uma caminhonete em estado de embriaguez.
A abordagem foi procedida e, durante as buscas, foi encontrado em sua posse uma arma de fogo, tipo pistola, calibre .380, com três carregadores e 18 munições, além de um machado, um facão e um canivete.
Diante do exposto, todos os objetos foram apreendidos e o autor preso e conduzido para DP, ficando a disposição do Delegado de Polícia Plantonista para lavratura do Auto de prisão em flagrante.
Polícia Militar realiza a prisão de autor de Violência Doméstica e Posse Ilegal de Munições
Foto: Divulgação da PM/Reprodução
Na noite do último sábado, 01/09, as equipes da Polícia Militar atenderam uma ocorrência de Violência Doméstica no bairro Ipanema, onde o autor agredia a vítima fisicamente.
Durante a ocorrência, as equipes realizaram a prisão do agressor, de 35 anos, e durante as buscas na residência, localizaram 13 munições calibre .38 e uma espingarda de pressão.
Diante da situação, o infrator da lei foi conduzido para o DP, ficando à disposição do Delegado de Polícia Plantonista.
Polícia Militar apreende menor de idade com drogas em Praça Pública de Catalão
Foto: Divulgação da PM/Reprodução
Na tarde do último sábado, 01/09, Policiais Militares realizavam a Operação Praça Segura e várias abordagens a pessoas suspeitas na cidade de Catalão. Ao abordarem alguns menores em uma das Praças, os PMs localizaram com um deles, de 15 anos, várias porções de entorpecentes.
Diante da situação, o menor e a substância entorpecente, foram encaminhados para a Delegacia de Polícia para aplicação das devidas providências.
Escrito por: Redação/Textos: Polícia Militar de Catalão
Padre Murah Rannier Peixoto. Foto: Redes Sociais/Reprodução
Natural da cidade de Ipameri Goiás, o Padre Murah Rannier Peixoto, que já passou pela Paróquia São Francisco de Assis em Catalão até a sua transferência para Curami, o religioso que é totalmente contra o aborto, usou uma de suas páginas no Facebook para fazer um desabafo contra o Partido dos Trabalhadores, o qual ele classifica como o partido do aborto, afirmado que a agremiação política “é um partido pró-aborto e que pune seus membros que pensam diferente, tirando-lhes o direito de objeção de consciência”.
Outra declaração feita por Padre Murah que surpreendeu seus seguidores, foi sua crítica a rede social Facebook, que segundo ele, uma de suas páginas teria sido excluída após ele ter publicado um texto escrito em 2009 pelo Padre Lodi de Anápolis Goiás, texto este que apontava o PT como o partido do aborto. Leiam as declarações de Padre Murah:
O ministro substituto Carlos Horbach, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), seguiu entendimento do tribunal e determinou que a coligação do PT não veicule propagandas eleitorais em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva apareça como candidato à Presidência. A decisão liminar (provisória) foi tomada após representação do Partido Novo no TSE e prevê multa de R$ 500 mil para cada propaganda veiculada irregularmente no horário eleitoral de televisão.
Mais cedo, o ministro Luís Felipe Salomão também havia suspendido a propaganda do PT com Lula candidato em outra representação protocolada pelo Novo, mas referente ao programa no horário eleitoral do rádio. As duas sentenças se fundamentam na decisão colegiada do TSE que indeferiu o pedido de registro da candidatura de Lula na sexta-feira (31) passada com base na Lei da Ficha Limpa.
Segundo Horbach, a decisão do TSE que indeferiu a candidatura do ex-presidente havia proibido “expressamente” que Lula fosse apresentado como candidato à Presidência, sendo permitido à Coligação O Povo Feliz de Novo produzir propagandas do seu candidato a vice, Fernando Haddad.
Por 6 votos a 1, o TSE decidiu rejeitar o pedido da candidatura tendo como base a Lei da Ficha Limpa, que impede políticos condenados em segunda instância de concorrerem a cargos eletivos. O ministro concordou com os argumentos dos advogados do Partido Novo de que as propagandas veiculadas no último sábado representam descumprimento à decisão do TSE.
“É inegável que a utilização de espaço de propaganda oficial, custeado pelo contribuinte, para divulgação de candidatura que não mais existe, tem a potencialidade de confundir o eleitor, criando, artificialmente, estados mentais e emocionais equivocados, em violação ao disposto no Código Eleitoral”, afirmou, na decisão.
Imagem de suposto vídeo feito às 13h da tarde desta segunda-feira (03/09), na BR 060, em Anápolis-GO. Foto: Redes Sociais/Reprodução
A segunda-feira (03) começou com especulações de uma nova greve dos caminhoneiros voltar a acontecer no Brasil, e vários vídeos de caminhoneiros se mobilizando pelas rodovias federais estão circulando nas redes sociais, especificamente na rede de compartilhamento de mensagens, Whatsapp.
Entre os vídeos que estão sendo compartilhados, um deles teria sido feito na BR 060, em Anápolis Goiás, no início da tarde desta segunda-feira (03). Com um aparelho celular, um homem narra uma fila de caminhões, segundo ele, isso era por volta das 13 horas. Assistam o vídeo abaixo:
Neste outro vídeo abaixo, a fila de caminhões estaria concentrada na BR 262, cerca de 30 quilômetros da cidade mineira de Bom Despacho. Assistam o vídeo abaixo:
Outro vídeo que chegou para a produção do Blog do Badiinho, o homem que faz a narrativa estaria em um carro de passeio em meio a uma fila de caminhões em rodovia do Estado da Bahia, porém, ele não cita a localização exata de onde estava. Assistam o vídeo abaixo:
PRF de Catalão disse que não recebeu notificação oficial de nova paralisação
A comunicação da Polícia Rodoviária Federal de Catalão (PRF), afirmou para a imprensa local por meio de um comunicado após inúmeras indagações feitas por repórteres e jornalistas da cidade de Catalão, isso no final da tarde, que não haviam recebido qualquer indicativo oficial de paralisação de caminhoneiros no Brasil. A mesma nota diz ainda, que a PRF está em constante monitoramento e, que se houver informações relevantes sobre o assunto, elas serão todas repassadas imediatamente para a imprensa.
Escrito por: Badiinho Filho
Fotos e Vídeos: Redes Sociais – Whatsapp/Reprodução
Um homem de 27 anos de idade, matou seu própria filho de apenas 57 dias, possivelmente bêbado, após ter se irritado com o choro da criança, o pai teria arremessado a criança contra a parede. O ato de brutal covardia aconteceu no bairro Expansul, em Aparecida de Goiânia, região metropolitana de Goiânia.
Segundo reportagem do Bom Dia Goiás da TV Anhanguera, afiliada rede Globo no Estado de Goiás, a criança teria sido levada para uma Unidade de Pronto Atendimento em Aparecida de Goiânia, ao ser realizado um exame raio x pelos médicos, foi descoberto que o bebê estava com o corpo todo fraturado, momento em que a Guarda Civil Metropolitana e o Conselho Tutelar foram acionados.
O pai, Walisson Alves de Lima, 27 anos de idade, foi preso em sua casa e levado para o 1º DP de Aparecida de Goiânia. Em um vídeo gravado por agentes da Guarda Municipal, uma agente disse que o homem teria assumido o crime.
“Suspeitamos do pai, que ao indaga-lo, o mesmo confessou que teria ficado alterado e arremessado a criança na parede”, disse uma agente da Guarda Municipal em um vídeo gravado em um aperelho celular, o qual foi disponibilizado e reproduzido pela emissora de televisão.
A conselheira tutelar que acompanhou disse ter ficado espantada com tamanha crueldade. “Eu cheguei até o pai, descobri que ele era o pai através de uma das enfermeiras, e perguntei: o que aconteceu com a criança pai? Aí ele me respondeu: Eu peguei e joguei, mas não disse jogou onde e nem jogou em que”, disse a conselheira Lilian Alves em entrevista ao BDG.
Crime foi cometido na casa onde o casal vivia, em Aparecida de Goiânia (Foto: TV Anhanguera/Reprodução)
Uma tia do bebê disse que o relacionamento da irmã e de Walisson já dura mais quatro anos e sempre foi conturbado, e o que ela espera é que ele receba a devida punição. “O que eu posso dizer, é que eu espero de Deus a justiça dele, que seja feita, pelo crime cruel que ele causou, ele não merece estar na rua.
Davi Luca, 57 dias, iria completar dois meses essa semana, e ele tem um irmãozinho que está internado no Hospital Materno Infantil para tratamento médico, mas o hospital não informou da internação, mas a família disse que são complicações do parto.
O pai da criança está preso no 1º Distrito Policial de Aparecida de Goiânia, e a equipe não havia conseguido contato com a defesa dele até a veiculação da matéria.
Escrito por: Badiinho Filho/Com informações da TV Anhanguera-GO
Evento reuniu pacientes, familiares e profissionais da área da saúde. (Foto: Reprodução).
Trezentas e sessenta pessoas lotaram o auditório da Câmara Municipal de São Paulo no sábado (25) para prestigiar o 2º Simpósio Brasileiro de Atrofia Muscular Espinhal, promovido pela associação Unidos pela Cura da AME, sigla da doença. “O objetivo do encontro é reunir a comunidade de AME e discutir o cuidado com a doença nos próximos anos”, explica o presidente da associação Unidos pela Cura da AME, Renato Trevelin.
O evento contou com palestras de temas ligados à patologia e homenageou pessoas que lutam diretamente pelo acesso ao tratamento, ainda indisponível no Sistema Único de Saúde (SUS). Entre os homenageados, o senador Romário (Podemos) e a deputada federal Mara Gabrilli (PSDB/SP) – que enviaram representantes.
O simpósio também teve a participação da presidente da associação de pacientes Instituto Vidas Raras, Regina Próspero, que falou sobre a responsabilidade das associações e das famílias nos cuidados com os pacientes. Graziela Polido, fisioterapeuta da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), ministrou uma palestra sobre fisioterapia e cognição na atrofia muscular espinhal, já o neurologista Edmar Zanoteli, abordou as perspectivas terapêuticas na enfermidade.
Adultos e crianças portadores de AME, amigos e familiares receberam de presente a animação de um grupo de doze palhaços voluntários que compõem o Risos sem Fronteiras, uma organização de sociedade civil sem fins lucrativos, que utiliza a linguagem do palhaço para espalhar alegria. “Foi uma grande oportunidade para, mais uma vez, unirmos forças em prol da nossa maior causa, que é tornar o tratamento acessível”, finaliza Trevelin.
Saiba mais sobre atrofia muscular espinhal1
Este é Joaquim, portador da AME Tipo 1, hoje, com 2 anos de idade ele faz o tratamento por meio de forte campanha na internet. Foto: Reprodução/(Click aqui e conheçam).
A AME é uma das mais de 8 mil doenças raras conhecidas no mundo e afeta, aproximadamente, entre 7 a 10 bebês em cada 100 mil nascidos vivos, sendo a maior causa genética de morte de bebês e crianças de até dois anos de idade. No Brasil, não há ainda um estudo epidemiológico que indique o número exato de pessoas afetadas pela doença.
É uma doença caracterizada pela perda de neurônios motores na medula espinhal e tronco cerebral inferior, resultando em atrofia muscular progressiva e grave. Em último caso, indivíduos com tipos mais graves de AME podem perder seus movimentos e ter dificuldades de executar atividades motoras básicas, como respirar e engolir.
Devido à ausência ou defeito no gene SMN1, pessoas com AME não produzem quantidade suficiente de proteína do neurônio motor, que é um fator crítico para a manutenção e bom funcionamento dos neurônios motores. A gravidade da doença está correlacionada com a quantidade de proteína do neurônio motor produzida pelo organismo. Pessoas com AME tipo 1, a mais grave, produz pouquíssima quantidade de proteína, por essa razão não conseguem se sentar sem ajuda ou viver depois dos 2 anos de idade sem apoio respiratório. Pessoas com AME tipo 2 e 3 produzem mais proteína e têm menor comprometimento, mas ainda sim são prejudicadas pela doença.
É dada como certa uma nova greve dos caminhoneiros após aumento de 14% no preço do diesel, informam os líderes do movimento que paralisou o país em maio.
“Se fosse pela empolgação, hoje íamos amanhecer parados em vários pontos”, afirma Edimilson Carneiro, o Dodô, que administra a página UDC (União dos Caminhoneiros do Brasil).
Por meio de nota, a UDC promete parar o país depois do feriadão de 7 de setembro (Dia da Independência). A nova paralisação seria por tempo indeterminado, a exemplo do movimento ocorrido em maio passado.
Desde a última sexta-feira (31), o preço médio do diesel nas refinarias da Petrobras subiu em 14%. Com o aumento, o preço passou de R$ 2,0316 para R$ 2,2964. É o primeiro reajuste desde junho, quando, em acordo com os caminhoneiros em greve, o governo congelou o preço do produto nas refinarias em R$ 2,0316 por litro.
A senadora Gleisi Hoffmann, presidenta nacional do PT, publicou uma mensagem em apoio ao iminente movimento dos caminhoneiros.
“Vivemos tempos difíceis! O aumento de 13% do diesel, o corte de 50% do Bolsa Família p/ 2019, a decisão do Judiciário de aumentar seus salários e do STF de aprovar a terceirização é um tapa na cara do povo. A greve anunciada dos caminhoneiros, é uma reação mais do que justificada”, escreveu no Twitter.
Jornais e sites repercutem possibilidade de nova greve
A matéria acima é do Blog do Esmael, publicada ontem, domingo, dia 02 de setembro, mesmo blog que anunciou a greve dos caminhoneiros no início do ano três dias antes de ser iniciada, a qual durou 11 dias e parou todo o Brasil, matéria que republicamos aqui também.
Um dos líderes do movimento, Wallace Landim “Chorão”, publicou um vídeo em sua página do Facebook, afirmando que não existe a possibilidade de se iniciar uma greve dos caminhoneiros no próximo feriado de 07 de setembro. Sentado em frente a um computador, “Chorão” afirma desconhecer a entidade chamada de União dos Caminhoneiros do Brasil (UDC), e segundo ele, foram patrocinados os links no Google para que a notícia se propagasse rapidamente afim de outros interesses, afirmando que pessoas estão usando a categoria para uma nova paralisação.
Na primeira paralisação, “Chorão” foi muito crítico com vários integrantes da imprensa nacional, especificamente as organizações Globo, mas neste último vídeo cita como fonte o Jornal Nacional, telejornal da Globo que questiona a idoneidade da UDC.
Chorão encerra o vídeo afirmando que está preocupado com as pessoas infiltradas no meio da categoria. “Eu fico muito triste porque nós lutamos, ficamos 11 dias na beira da estrada, conseguimos a Lei, ela está aí, existe, hoje ela é a 13. 703.
“Eu quero deixar claro para vocês aqui pessoal, não existe paralisação para o dia 07 de setembro, mas no dia 12/09, nós (caminhoneiros), várias lideranças de vários Estados, vamos para a porta da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), forçar a fiscalização, pois nessa Lei tem o gatilho, onde se sobe 10%, a ANTT obrigatoriedade de soltar um novo piso com o reajuste, então nós vamos forçar a ANTT soltar um novo piso, e fiscalizar, que seja por meio de um bloquei há onde não se consiga manifestar a Nota Fiscal abaixo do piso, travando o manifesto”. Assistam o vídeo na íntegra abaixo:
O Corpo de Bombeiros informou que a partir das primeiras horas desta manhã homens de 13 quartéis e 24 viaturas estavam no local. Integrantes da Polícia Federal, Polícia Militar e da Guarda Municipal, além de profissionais de saúde, também foram chamados para colaborar com os trabalhos.
Vários diretores, funcionários e pesquisadores do Museu Nacional passaram a noite no local acompanhando os trabalhos e tentando colaborar. Havia preocupação com as dificuldades em controlar as chamas, a ausência de água e o risco de desabamento.
Oficialmente, o Corpo de Bombeiros informou que não há ainda dados sobre as causas do incêndio. Ontem (2), funcionários do museu relataram problemas na obtenção de água, pois dois hidrantes não funcionaram no momento em que os bombeiros estavam no local.
Como o museu está em uma colina, no parque nacional, há uma série de limitações para o fornecimento de água. Os bombeiros confirmaram que o abastecimento de água foi feito por carros-pipa, cedidos pela companhia de água e esgoto do Rio de Janeiro.
Acervo
O Museu Nacional do Rio reunia um acervo de mais de 20 milhões de itens dos mais variados temas, coleções de geologia, paleontologia, botânica, zoologia e arqueologia. No local, estava a maior coleção de múmias egípcias das Américas.
No local, também estava Luzia, o mais antigo fóssil humano encontrado nas Américas, que remete a 12 mil anos, e representa uma jovem de 20 a 24 anos. No museu, havia ainda o esqueleto do Maxakalisaurus topai, maior dinossauro encontrado no Brasil.
O museu é a mais antiga instituição histórica do país, pois foi fundado por dom João VI em 1818. É vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com perfil acadêmico e científico. Tem nota elevada nos institutos de pesquisa por reunir peças raras, como esqueletos de animais pré-históricos e múmias.
História
O local foi sede da primeira Assembleia Constituinte Republicana de 1889 a 1891, antes de ser destinado ao uso do museu, em 1892. O edifício é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
O Museu Nacional do Rio oferece cursos de extensão e pós-graduação em várias áreas de conhecimento. Para esta semana, era esperado um debate sobre a independência do país. No próximo mês, estava previsto o IV Simpósio Brasileiro de Paleontoinvertebrados no local.
A destruição para além do físico
O incêndio que destruiu o Museu Nacional/UFRJ na noite de domingo, dia 2, levou consigo muito mais do que um prédio histórico que abrigou a família real.
Aliás, desde quando se transformou em Museu Nacional, a instituição fazia questão de se apresentar como um espaço de produção e exposição de ciência.
Quem visitasse esperando um trono real de D. João VI sairia desolado. Poucas referências à presença dos imperiais apareciam em seus corredores. Ainda assim, indiretamente os antigos moradores estavam presentes na exposição.
A cadeira real do antigo imperador do Brasil não estava ali, mas outro trono tinha destaque no acervo. Era do rei Adandozan, do reino de Daomé (atual Benin), na África, e que foi dado em 1811 para Dom João VI como uma prova da boa relação que o reino português – recém fugido para o Brasil – queria manter com este povo.
Uma peça que contribuiu nas relações diplomáticas que consolidaram na trágica história escravista do país.
Muito perto deste trono também havia um manto real. Novamente, não era da família portuguesa. Era um presente, cheio de plumas, do rei Tamehameha II, das ilhas Sandwich (atual Havaí) ao imperador D. Pedro I.
A possível perda destes itens configura um vazio no entendimento de uma relação entre o Brasil e povos estrangeiros que até hoje não é tão exposta ao grande público. Em um museu com uma entrada de R$ 3, ela se tornava mais difundida.
As tão comentadas exposições de Grécia, Roma e Egito também tiveram seu surgimento atrelado às aquisições da família real. D. Pedro, por exemplo, comprava múmias de mercadores para sua coleção particular.
Seu filho, D. Pedro II, chegou a fazer expedições ao Egito para comprar mais. Dentre as adquiridas, existe uma cujo processo de mumificação é bastante raro: cada parte do corpo é enrolada de forma que se possa identificar dedos, braços e pernas.
Somente outras seis no mundo obedecem a esta lógica. Uma peça cuja preservação é de interesse mundial e que atravessou milhares de anos.
Já a imperatriz Teresa Cristina contribuiu com a exposição de Grécia e Roma ao ter expostos os vasos etruscos que tinha comprado. São peças que detalhavam hábitos cotidianos de povos da península de Itálica de uma época anterior ao nascimento de Jesus Cristo. Ao contrário do que muito foi escutado na cobertura do incêndio, o acervo do Museu Nacional transcende os seus 200 anos.
A exposição era muito mais do que as peças adquiridas pela família real. Aquele prédio também era uma instituição de produção de conhecimento. Estavam ali os fósseis de Luzia, a mais antiga moradora de nossas terras e que mudou a percepção sobre o deslocamento da humanidade da África até a América.
É também o museu que fez importantes descobertas paleontológicas e se transformou em um dos principais centros de estudo na América Latina. São dezenas de pesquisadores que perdem completamente suas pesquisas. O prédio, tombado como patrimônio público, poderá ser reerguido. Não será como antes, infelizmente.
Ainda assim, irrecuperáveis serão as peças e pesquisas que, porventura, forem destruídas. Surgirão lacunas na já tão complicada forma como narramos e lidamos com o nosso passado e um atraso cientifico que impedirá a produção de conhecimentos futuros.
Reitor: dificuldades dos bombeiros prejudicaram combate a incêndio
O reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Roberto Leher, afirmou na madrugada de hoje (3) que as dificuldades logísticas e estruturais dos bombeiros prejudicaram o combate ao incêndio no Museu Nacional. O incêndio no museu, vinculado à UFRJ, começou por volta das 19h30 de ontem (2) e ainda consumia o prédio à 1h30 de hoje.
Segundo o próprio comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Roberto Robadey, o combate ao incêndio foi prejudicado pela falta de água. Segundo Robadey, os bombeiros chegaram com um caminhão-tanque cheio de água, mas quando o reservatório se esgotou, tentou-se sem sucesso usar água dos hidrantes localizados ao redor do museu.
Como a água não tinha potência suficiente para ser lançada no fogo, os bombeiros tiveram que atrasar por vários minutos o combate às chamas até que novos caminhões e carros-pipa da Cedae chegassem ao local.
Segundo um funcionário da Cedae que estava no local, a água não chega com pressão suficiente aos hidrantes porque o museu se localiza em uma colina.
“Reconhecemos o trabalho valoroso do Corpo de Bombeiros, mas a forma de combate ao incêndio não foi da mesma proporção e escala do incêndio. Percebemos claramente que faltou uma logística e uma capacidade de infraestrutura”, disse Leher.
O reitor também reconheceu que, por ser um prédio centenário, a sede do museu não atendia totalmente às exigências contra incêndio.
“Essa é uma edificação muito antiga que foi concebida em um contexto em que não existia o uso de energia, muito menos o uso intensivo de energia como são as edificação acadêmicas, que têm laboratórios, área administrativa, informática. É um prédio que dispunha de brigada, nós temos um trabalho sistemático com o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil, de trabalhar com a brigada. Extintores estavam em dia. Obviamente, a universidade precisa de uma reforma estrutural e foi isso que buscamos com o BNDES {Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social}”, disse.
Recentemente, a universidade fechou com o BNDES um acordo para viabilizar mudanças estruturais no prédio histórico e a mudança de laboratórios e do setor administrativo para prédios anexos, a fim de minimizar o uso de energia elétrica no prédio, deixando-o apenas destinado a exposições. “A primeira parcela seria de R$ 21 milhões. Grande parte desses recursos estava destinada justamente para um sistema de prevenção de incêndio”, disse.
Restrição orçamentária
Segundo Leher, o museu sofreu com cortes no orçamento porque a UFRJ está sob restrição orçamentária, assim como outras universidades públicas brasileiras. “Num contexto como esse, todas as unidades [da universidade] são afetadas”.
O reitor informou que terá uma reunião hoje (3) com o ministro da Educação, Rossieli Soares, e cobrará do governo federal empenho para reconstruir o prédio e o acervo da instituição, que, segundo o próprio Museu Nacional, tem a maior coleção da América Latina.
“Para o país, é uma perda imensa. Aqui temos a nossa memória. Grande parte do processo de constituição da história moderna do Brasil passa pelo Museu Nacional. Este incêndio sangra o coração do país. A única forma que temos neste momento de trabalhar essa brutal perda é reconstruir. Creio que o Brasil tem que forjar um compromisso com a sociedade política, o governo federal, que tem meios para isso, para que haja orçamento, para que a universidade possa de fato reconstruir essa edificação e recuperar, dentro do que for possível, seu extraordinário acervo”, disse.
Acervo
De acordo com o diretor do Museu Nacional, Alexander Kellner, ainda não é possível avaliar o quanto do acervo foi perdido, mas quando as chamas começaram, os professores e funcionários conseguiram retirar algumas coisas.
“O que aconteceu hoje afeta não apenas o museu ou a UFRJ. Afeta todos vocês. Tendo essa tragédia, nossa ação será avaliar o que realmente foi perdido e tentar recuperar o que puder ser recuperado. Não temos como avaliar com exatidão qual o percentual do material que foi retirada antes das chamas. Saiu um material, as pessoas lutaram, professores vieram de suas casas, todos em prol da instituição Museu Nacional”, disse Kellner.
Pelo menos o acervo de invertebrados foi salvo, diz diretora do museu
Em meio às chamas e aguardando o controle do incêndio, a vice-diretora do Museu Nacional do Rio de Janeiro, Cristina Serejo, afirmou que “nem tudo foi perdido do acervo” do museu. Uma coleção de invertebrados escapou do fogo, pois fica em um prédio anexo, que não foi afetado pelas chamas. O museu tem três andares e prédios anexos, localizados na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, na zona norte da capital.
Segundo Cristina Serejo, alguns pesquisadores conseguiram sair do prédio com seus acervos pessoais. Outros funcionários tiveram condições de retirar computadores pessoais.
O Museu Nacional do Rio reunia um acervo de mais de 20 milhões de itens de geologia, paleontologia, botânica, zoologia e arqueologia. No local, estava a maior coleção de múmias egípcias das Américas, havia ainda esqueletos de dinossauros e várias peças de arte.
É a mais antiga instituição histórica do país, pois o local foi fundado por dom João VI, em 1818. O museu é vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com perfil acadêmico e científico. Tem nota elevada nos institutos por reunir pesquisas diferenciadas, como esqueletos de animais pré-históricos e livros raros.
Fogo
Marcelo Sayão/EFE
O comandante do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, coronel Roberto Robadey Costa Júnior, disse que pelo menos duas áreas não foram atingidas pelo fogo. Segundo ele, por duas horas, os bombeiros e funcionários do museu retiraram uma parte do acervo.
“Mas é muito triste dizer que muita coisa se perdeu”, disse o comandante. “Estamos trabalhando para evitar mais perdas, para que o fogo não vá para áreas que ainda estão intactas.
O incêndio começou ontem (2) por volta das 19h30. Homens e viaturas de 21 quartéis trabalharam na operação. Segundo o comandante, às 23h30 eram 80 homens e três escadas magirus na área. As dificuldades eram o abastecimento de água, acesso ao local e a elevada quantidade de material inflamável.