Início Site Página 1709

Vanderlan defende verba fixa para segurança dos municípios

0
Varderlan Cardoso diz que problema com Segurança Pública só irá se resolver quando municípios receberem verbas exclusivas da União. Foto: Reprodução

A segurança é uma das principais preocupações da população brasileira e, consequentemente, dos goianos. Sabendo disso e, tendo como base sua experiência quando foi prefeito em Senador Canedo, uma das cidades mais violentas do Estado na época, o candidato a senador pela Coligação Novas Ideias, Novo Goiás, Vanderlan Cardoso, apresentou projeto inovador para ajudar a resolver esse problema.

Vanderlan defende que, caso chegue ao Senado Federal, irá trabalhar para que os municípios tenham um repasse fixo, assim como é com a Educação, para investir em Segurança. De acordo com o candidato, essa é a maneira mais eficiente de combater a criminalidade e melhorar a segurança da população.

A ONG mexicana Consejo Ciudadano para la Seguridad Pública y Jus­ticia Penal divulga anualmente um estudo com as cidades que possuem os índices mais alto de violência em todo o planeta com base no número de homicídios. O levantamento de 2017 apontou que 17 cidades brasileiras estão entre as 50 mais violentas do mundo.

Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, o Brasil registrou 61,6 mil mor­tes violentas em 2016. Os dados são relativos a quantidade de latrocínios, homicí­dios e lesões seguidas de mor­te. Em relação a 2015, houve crescimento de 3,8%, este é o maior patamar da his­tória do país.

Em Goiás, segundo acompanhamento do Portal G1, através do Monitor da Violência, os números de crimes violentos estão acima da média nacional. Considerando a região Centro-Sul, Goiás fica atrás somente do Rio de Janeiro. A cada 100 mil habitantes, aproximadamente três cidadãos sofreram crimes letais e intencionais no estado entre janeiro e junho de 2018. Nacionalmente a média é inferior a duas vítimas a cada 100 mil habitantes.

Por isso, Vanderlan Cardoso defende um investimento maciço na segurança. Contudo, o progressista tem um projeto diferente para a pasta.

“Quando fui prefeito de Senador Canedo, a cidade tinha o apelido de ‘Senador Faz Medo’, era uma das mais violentas de Goiás. Não esperei atitudes do Estado, assumi a responsabilidade de cuidar da segurança do município pois sei que todo prefeito que quiser uma cidade mais segura tem que assumir sua própria segurança. Para que isso seja possível, é necessário que a União tenha a obrigação constitucional de repassar algo em torno de 3 a 4% da arrecadação tributária para que as prefeituras tenham condições de firmas as parcerias necessárias com as policiais militar e civil. Esta é uma das principais bandeiras que vou defender no Senado Federal”.

Atualmente, a fatia da distribuição tributária não permite que maioria dos municípios tenham capacidade de fazer investimentos em segurança, já que apenas 16% dos recursos provenientes dos impostos são repassados às prefeituras. Boa parte da verba fica concentrada na União.

Os projetos de Vanderlan em Senador Canedo foram exitosos, principalmente os investimentos na ampliação, treinamento e fortalecimento da Guarda Municipal, além do banco de horas junto aos policiais militares. Tais políticas públicas transformaram aquele município em um local onde a população confia nas forças policiais e na sua capacidade de proteger a sociedade. Segundo o candidato, é esse mesmo projeto que pretende levar ao Senado Federal, caso seja eleito.

Escrito por: Redação 

Caramuru anuncia investimentos de R$ 40 milhões para planta de Ipameri

0
Foto: Reprodução

A Caramuru Alimentos anunciou que pretende fazer investimentos de R$ 40 milhões em sua unidade de Ipameri (GO). O presidente da empresa, Alberto Borges, explicou que no prazo máximo de nove meses a empresa passará a contar com unidades de destilação de glicerina e produção de sal mineral.

Serão 150 toneladas de glicerina loira por dia que vão resultar em 108 toneladas de glicerina bidestilada (grau farmacêutico) por dia e 15 toneladas de sal mineral.

De acordo com Alberto Borges, a produção de biodiesel vem crescendo no Brasil. O estado de Goiás terceiro em termos de capacidade instalada – atrás do RS e MT – com seis unidades produtivas autorizadas pela ANP que, juntas, representam um pouco mais de 14,5% do potencial produtivo brasileiro. No ano passado, as usinas goianas fabricaram 716,5 milhões de litros de biodiesel.

Por isso, a Caramuru decidiu ampliar investimentos em sua planta de biodiesel de Ipameri agregando valor a seu principal coproduto – a glicerina. Segundo dados da Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, em julho cada a glicerina loira foi exportada valendo, em média, US$ 302,54. Já o produto destilado recebeu US$ 708,78.

A empresa

Além do processamento de grãos, a planta em Ipameri conta com uma usina de biodiesel com capacidade para fabricar até 225 milhões de litros por ano sendo a 12ª maior do país.

O grupo também conta com parques industrias no Paraná, Mato Grosso e São Paulo.

Escrito por: Redação/Fonte: O Hoje 

Rapaz de 26 anos é preso pela PRF de Catalão por dirigir embriagado

0
Foto: Divulgação da PRF/Reprodução

A Polícia Rodoviária Federal do município de Catalão, por volta das 22:12 horas de ontem, sexta-feira (07), durante realização de fiscalização alusiva a “Operação Independência 2018”, foi abordado um veículo VW/Gol 1.0 de cor preta, do município de Ouvidor/GO, cujo condutor, um rapaz de 26 anos de idade, natural do município de União dos Palmares/AL, apresentava sinais de embriaguez, sendo convidado a realizar um teste de etilômetro, que apresentou resultado positivo em 1,30 mg de álcool por litro de ar expelido dos pulmões.

Em razão da condução de veículo automotor com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool – (Embriaguez ao volante) o condutor foi encaminhado ao plantão da Polícia Civil de Catalão/GO e seu veículo recolhido para o pátio conveniado.

Foto: Divulgação da PRF/Reprodução


Escrito por: Redação/Ascom PRF

Feriadão começou com 4 óbitos nas rodovias federais de Goiás

0
Foto: Divulgação PRF/Reprodução

A operação Independência já contabiliza 04 óbitos em três acidentes, estando uma criança de 12 anos entre as vítimas.

Estes acidentes ocorreram em rodovias que os trechos são de pista simples. A primeira fatalidade ocorreu nesta madrugada, na BR-364, próximo à Cachoeira Alta, no sudoeste goiano, após o veículo sair da pista e com os impactos causar a morte de seu ocupante.

Na BR-153, trecho que liga Anápolis à divisa com o Tocantins mais dois acidentes. Todos do tipo Colisão frontal o que se presume causado por ultrapassagens proibidas ou indevidas, provocaram a morte de mais 3 pessoas.

Apesar das recomendações constantes pela PRF, pela imprensa e pela sinalização existente, infelizmente muitos condutores ainda dirigem de forma imprudente, o que pode agravar a situação até o retorno do feriado.

A PRF está com seu contingente mobilizado para garantir mais segurança nas rodovias, porém é fundamental que os condutores, passageiros e demais usuários façam sua parte nesse processo.

Escrito por: Redação/Texto: PRF Goiás

Bolsonaro é transferido para Hospital Albert Einstein em São Paulo

0
Avião com o candidato do PSL Jair Bolsonaro chega ao Aeroporto de Congonhas, em São Paulo (Foto: Reprodução/TV Globo)

A equipe médica que atende o deputado federal e candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL) decidiu, juntamente com a família dele, transferi-lo da Santa Casa de Juiz de Fora para o Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

Bolsonaro saiu hoje (7) às 8h30 em uma ambulância, escoltada por carros da polícia, em direção ao aeroporto da cidade.

De acordo com o filho dele, deputado estadual Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), o pai já está lúcido, inclusive fazendo brincadeiras sobre o que ocorreu.

O deputado afirmou que não é possível definir se Bolsonaro terá condições de saúde para voltar às ruas ainda no primeiro turno. Segundo ele, o mais provável é que a campanha seja pela internet.

 

Médica diz que recuperação é positiva

A diretora técnica da Santa Casa, médica Eunice Dantas, considerou positiva a recuperação do candidato nas últimas horas e destacou que a facada que ele levou, por questões de centímetros, não atingiu regiões mais vitais do corpo, o que teria agravado muito a situação.

Do lado de fora da Santa Casa, alguns apoiadores de Bolsonaro fizeram vigília durante todo o tempo em que ele esteve internado desde a tarde de ontem.

Na avenida em frente, onde ocorre a parada de 7 de Setembro, alunos de uma escola militar deixaram a posição em que se encontraram para aplaudir a ambulância que levava o candidato.

Quando os filhos do candidato, deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e Flávio Bolsonaro, se aproximaram, os alunos os cercaram, aos gritos de “mito”, como é chamado Bolsonaro por seus apoiadores.

Escrito por: Redação/Agência Brasil 

Veja as manifestações dos políticos goianos ao atento contra o presidenciável Jair Bolsonaro

0

Os políticos goianos usaram as redes sociais para manifestarem repúdio ao atendo praticado contra o candidato a Presidência da República, Jair Bolsonaro (PSL), esfaqueado por um homem de 40 anos de idade, durante ato público de campanha, em Juiz de Fora, cidade do interior de Minas Gerais.

 

 

 

Jair Bolsonaro pode ser transferido para o hospital Sírio Libanês de São Paulo

0

O hospital Sírio Libanês foi acionado e está enviando médicos a Juiz de Fora (MG) para avaliar o estado de saúde de Jair Bolsonaro.

A equipe, que deve viajar ainda hoje, analisará se é possível, e mesmo necessário, transferir o candidato para São Paulo.

De acordo com fontes ouvidas pelo Jornal Folha de São Paulo (SP), a cirurgia já terminou e os ferimentos foram suturados.

O pós-operatório, no entanto, pode ser complicado e por isso se avalia a conveniência de ele vir para o Sírio. (Mônica Bergamo)

Escrito por: Redação/Fonte: Folha de São Paulo 

APÓS ESFAQUEAR BOLSONARO, AGRESSOR DISSE CUMPRIR “ORDEM DE DEUS”

0
Facada usada para perfurar Jair Bolsonaro: Foto: Reprodução

O homem que deu uma facada em Jair Bolsonaro enquanto o candidato a presidente do PSL fazia campanha em Juiz de Fora (MG) e identificado pela Polícia Federal como Adelio Bispo de Oliveira, de 40 anos, afirmou, na hora em que era conduzido pelos policiais, estar cumprindo uma “ordem de Deus”.

A informação é de Luis Boundens, presidente da Federação dos Agentes da Polícia Federal, a Fenapef. Ele conversou com seus colegas que estavam no local do ataque e não só tiveram de prender o agressor como conter a multidão que tentou linchá-lo após o ataque. “Os colegas disseram que ele imediatamente começou a dizer que estava em missão divina, o que levou o pessoal a temer pela integridade psicológica dele”, disse Boudens.

Adelio Bispo de Oliveira, de 40 anos, suspeito de dar a facada em Jair Bolsonaro. Foto: Reprodução

Bolsonaro fazia um ato de campanha nos arredores do Parque Halfeld, local de grande concentração popular no centro de Juiz de Fora, no momento da agressão, e foi levado imediatamente para a Santa Casa da cidade. Ele estava nos ombros de apoiadores quando foi atacado. O candidato usava colete à prova de bala, segundo os policiais, e tinha em sua escolta quatro agentes da Polícia Federal. Segundo o presidente da Fenapef, Bolsonaro cumpria as recomendações de segurança dos agentes.

Na Santa Casa de Juiz de Fora, Bolsonaro passou por uma laparotomia exploradora, para identificar a extensão das lesões, segundo um dos médicos da equipe. Esse procedimento é adotado porque os exames de tomografia e ultrassonografia revelaram que a facada pode ter atingido o fígado e uma alça do intestino.

A equipe que protege Bolsonaro costumava dizer que ele era, entre todos os candidatos, o que mais tinha disposição, apesar dos 63 anos de idade. “O pessoal costumava dizer que só Fernando Collor, em sua época, enfrentava agendas tão intensas”, contou Boudens, que afirmou ter tido a informação de que Oliveira está isolado em uma sala da Superintendência da Polícia Federal.

Assistam o momento em que Bolsonaro é esfaqueado durante evento de campanha em Minas Gerais:

Escrito por: Redação/Fonte: O Piauí 

Suspeito de dar facada em Bolsonaro é natural de Montes Claros-MG

0
Adélio Bispo de Oliveira, supeito de esfaquear o candidado a presidente Bolsonaro (Foto: Divulgação/Assessoria de Comunicação Organizacional do 2° BPM). 

A Polícia Militar conformou a identidade do suspeito de atentado ao candidato Jair Bolsonaro (PSL), o qual teria confessado o crime, segundo a PM. .

Adélio Bispo, de 40 anos de idade, foi preso em flagrante logo após o atentado. O suspeito é natural de Montes Claros, norte de Minas, e foi preso logo após o incidente. .

O candidato foi socorrido e levado para a Santa a Casa de Misericórdia de Juiz de Fora, onde passava por uma cirurgia até o final da tarde, porém, a unidade não informou seu estado de saúde.

 

Escrito por: Redação/Com informações do Portal G1

Facada atinge fígado de Bolsonaro e presidenciável passa por cirurgia em Juiz de Fora

0
Jair Bolsonaro passa por um processo cirúrgico em Juiz de Fora após levar um golpe de faca na região do abdômen (Foto: Reprodução)

O candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL) está sendo operado na tarde desta quinta-feira (6), no hospital Santa Casa de Misericórdia, em Juiz de Fora (MG). Bolsonaro sofreu um ataque e foi esfaqueado durante uma carreata hoje. O presidenciável passa por uma laparoscopia, uma cirurgia menos invasiva, na região do abdômen. O fígado de Bolsonaro foi atingido, segundo as informações da Globo News.

Mais cedo, Bolsonaro passou por exames de imagem que detectaram a lesão. O candidato não usava colete à prova de balas no momento do crime.

Adélio Bispo de Oliveira, de 40 anos, natural de Montes Claros, é apontado pela polícia como o autor do ataque. Ele foi preso em flagrante pela Polícia Federal (PF).

Escrito por: Redação/Fonte: O Popular