Início Site Página 1704

Prefeitura de Catalão entrega auxílio financeiro aos capitães de ternos de congo de Catalão

0
Capitães de ternos de congo receberam R$ 100 mil reais de auxílio da Prefeitura de Catalão. Foto: Reprodução


Nesta manhã (17), aconteceu no auditório da Prefeitura Municipal de Catalão, uma cerimônia de entrega de auxílio financeiro aos representantes dos ternos da congada e reinado Catalão, que participarão das festividades de Nossa Senhora do Rosário de 2018.

O auxílio financeiro, concedido pela Prefeitura de Catalão, através do prefeito em exercício João Sebba, foi no valor de R$ 100 mil reais, e serão distribuídos em partes iguais aos representantes legais do Reinado e 21 (vinte e um) Ternos.

Além do prefeito, participaram da solenidade o Presidente da Irmandade do Rosário, Leonardo Bueno, o casal que comanda a Festa do Rosário em 2018, o vereador e secretário de Agricultura, Marcos Antônio Inácio e Kedma Marques Brandão Inácio, o Rei das Congadas, Cleiber Francisco Inês, o secretário de Regulação, dr. Luiz Carlos Jorge Dahas e o vereador Jair Humberto, representando a Câmara Municipal de Vereadores.

O presidente da irmandade, agradeceu em nome de todos os capitães pelo auxílio. ” Sabemos da grandeza dessa festa, e justamente por isso fica inviável sem a ajuda do poder público os ternos iniciarem a festa em louvor a Nossa Senhora do Rosário. Eles precisam de tecidos, arrumar suas caixas, instrumentos, por isso agradeço ao prefeito por ser sensível à cultura de nossa cidade, e contribuir para que ocorra uma das festas mais lindas do Brasil”.  O prefeito, João Sebba, disse que ” é um prazer muito grande seguir com essa doação, que todos os anos a Prefeitura realiza ao reinado e ternos de congo. Sabemos da importância desse auxílio para que os integrantes e dançadores, possam assim aprimorar seus ternos e também cobrir alguma eventual necessidade. A festa do Rosário é um dos motivos de orgulho para todos nós catalanos, e é uma honra podermos contribuir com essa tradição”.

 

Escrito por: Redação/SECOM – Prefeitura de Catalão

Confirmado morte por dengue em Catalão

0

A Vigilância Epidemiológica confirmou que a morte da cartorária aposentada Roseane Assunção, 61 anos de idade, na sexta feita (14), foi em decorrência de dengue. Segundo publicação da jornalista Cristina Mesquita, publicada em sua conta no Facebook, o departamento está investigando para saber se foi hemorrágica ou não. 

Escrito por: Badiinho Filho 

🎥 Câmera de monitoramento flagra momento exato de grave acidente em avenida movimentada de Catalão ocorrido na noite do último sábado (15)

0

Uma câmera de monitoramento de um estabelecimento comercial da Avenida José Marcelino, no bairro Nossa Senhora de Fátima, flagrou o momento exato em que o motociclista foi atingindo por um carro, no semáforo da Avenida citada com a Rua Dr. Prates.

O piloto da moto, o jovem Denilson Mamede Bueno Borges, 20 anos de idade, foi socorrido e levado para o Pronto Socorro da Santa Casa de Catalão por uma equipe do Corpo de Bombeiros. No final da manhã de domingo (16), ele teve que ser transferido para hospital de Goiânia em um helicóptero, onde permanece internado em estado grave.

A Polícia Civil informou que em casos como esses, a instituição só investiga havendo vítima fata. No caso deste acidente onde há vítima com lesões, para atuação da Polícia Civil dependerá da representação dela. 


Entenda o caso  

Tragédia no trânsito marca final de semana em Catalão; em estado grave, vítima de acidente teve que ser levada para a capital de helicóptero


Escrito por: Badiinho Filho 

Campanha antirrábica: dia D de vacinação contra a raiva em cães e gatos será no próximo sábado (22)

0

No próximo sábado, 22 de setembro será o dia “D” da Campanha de Vacinação Antirrábica. A meta de cobertura vacinal é de cerca de 20 mil animais.

Os donos de cães e gatos que não conseguirem acesso aos locais de vacinação, incluindo os da zona rural, poderão buscar as doses no Decove, que fica localizado na rua Cel Afonso Paranhos, 577, até as 17h, desde que tragam recipiente térmico e gelo. Mais informações pelo telefone: 64-3442-5449 e acompanhem pelo site os postos de vacinação. Veja os locais de Vacinação:

Escolas estaduais

Escola Estadual Wilson Elias Jorge Democh – São Francisco

 Colégio Estadual Maria das Dores Campos – Ipanema

 Colégio Estadual Anice Cecílio Pedreira – Santa Terezinha

 Colégio Estadual David Persicano – Nossa Senhora de Fátima

 Colégio Estadual João Netto de Campos – Mãe de Deus

 Colégio Estadual Abrão André – Pio Gomes

 Instituto de Educação Matilde Margon Vaz – Setor Universitário

 

Escolas municipais

 
Escola Municipal Dep. Wison da Paixão – Vila Erondina

 Escola Municipal Pedro Netto Paranhos – Pontal Norte

 Escola Municipal Patotinha – Bairro das Américas

 Escola Municipal Nilza Ayres Pires – Vila Teotônio Vilela

 Escola Municipal Nilda Margon Vaz – Castelo Branco

 Escola Municipal Frei João Francisco – São João

 CAIC São Francisco de Assis – Jardim Primavera

 Escola Municipal Lázaro Pinto Marra – Jardim Catalão

 Creche Municipal Alba Mathias Mesquita – Setor Aeroporto

 CEMEI Natalia Safatle Soares – Evelina Nour II

Outros pontos

 Igreja Nossa Senhora Aparecida – Vila Erondina

Igreja Santa Luzia – Paineiras

Pátio Hemocentro – São João

Capela São José Operário – Residencial Estrela

DECOVE – Departamento de Controle de Vetores – Centro

Distritos

UBS – Unidade Básica de Saúde – Pires Belo

UBS – Unidade Básica de Saúde – Santo Antônio do Rio Verde

Locais e datas da equipe de vacinação anti raiva de cães e gatos na zona rural em 2018 

12/09 – Comunidade da Pedra Branca e Olhos D’agua

19/09 –  Comunidade da Cisterna

26/09 – Escola de São Domingos, nos horário das 07h30 às 12h

26/09 – Mata Preta, no horário das 13h às 15h30

03/09 – Comunidade Anta Gorda

10/09 – Povoado dos Martírios

17/09 – Escola Vale do Rio Grande

Escrito por: Redação/Com informações do site da Prefeitura de Catalão 

Em nota, Enel Distribuição diz que interrupções no fornecimento de energia em vários bairros de Catalão se deu por falha em equipamento

0

Por meio de uma nota enviada para a produção do Blog do Badiinho, a companhia energética Enel Distribuição, informou que as interrupções no fornecimento de energia elétrica em vários bairros da cidade de Catalão, foram ocasionadas por uma falha em um equipamento da rede de distribuição na manhã desta segunda-feira, 17 de setembro. 

Sem informar um horário exato de quando a energia será restabelecida, a assessoria da Enel D informou que equipes técnicas estão trabalhando para que o restabelecimento do fornecimento de energia seja normalizado integralmente o quanto antes.   Leiam a nota na íntegra abaixo: 

Comunicado 

A Enel Distribuição Goiás esclarece que uma falha em um equipamento da rede de distribuição na manhã de hoje (17), interrompeu o fornecimento de energia em alguns bairros do município de Catalão. A companhia ressalta que equipes técnicas trabalham para restabelecer o serviço integralmente o mais breve possível.

Escrito por: Badiinho Filho 

Pesquisas apontam a empregabilidade de quem tem esclerose múltipla

0

Não há dúvidas que o alto nível de desemprego no país é um dos principais temas ao qual o eleitor brasileiro buscará resposta nos programas de governo dos presidenciáveis. No meio de agosto, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua referente aos meses de abril, maio e junho de 2018, conduzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), constatou que falta emprego a 27,6 milhões de brasileiros.

As projeções econômicas tímidas e a demora natural do reaquecimento do mercado de trabalho, apontam para um cenário desafiador para essa importante parcela da sociedade. Dentro desse contingente, as dificuldades são ainda potencializadas para aquelas pessoas que convivem com doenças crônicas graves, como é o caso da esclerose múltipla (EM). Para além dos aspectos clínicos e sociais, que são extremamente relevantes, é preciso dar visibilidade e iniciar uma discussão sobre como o diagnóstico precoce e o manejo adequado da doença impacta a empregabilidade dessa população.

A esclerose múltipla é uma doença que atinge, só no Brasil, cerca de 40 mil pessoas e 3 milhões em todo o mundo, sendo, na maioria dos casos, indivíduos em idade produtiva – jovens entre 20 e 40 anos. Nesse contexto, uma das grandes discussões é o impacto da doença na vida de quem convive, seja paciente, familiar ou cuidador. “Participamos de um estudo que avaliou a empregabilidade de brasileiros que convivem com a esclerose múltipla. O levantamento revelou que a taxa de desemprego quase duplica durante o curso da doença”, explica Gustavo San Martin, superintendente da associação Amigos Múltiplos pela Esclerose (AME).

A pesquisa, ainda em desenvolvimento, é realizada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em parceria com a AME e foi apresentada no Congresso da Academia Americana de Neurologia deste ano, em Los Angeles (Estados Unidos). Segundo o neurologista especializado em esclerose múltipla, Denis Bichuetti, responsável pelo estudo, foi possível levantar o status de emprego de uma grande amostra de pacientes no Brasil. “Apenas 58,9% das pessoas altamente qualificadas convivendo com EM estavam empregadas no momento da entrevista, realizada entre abril e novembro de 2017. No ato do diagnóstico, o índice era de 79%”, conta Bichuetti. O levantamento mostrou, também, que a demora no diagnóstico pode impactar negativamente na vida profissional do paciente, possivelmente por estar associado ao atraso de início de tratamento. “Está comprovado que o diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem favorecer a retenção de emprego e reduzir os custos relacionados à deficiência, como benefícios sociais e uso de fundos de pensão em vários lugares do mundo. E porque não também no Brasil?”, comenta o médico, que já planeja uma complementação deste trabalho.

Para Bichuetti, ainda é necessário avaliar e compreender plenamente o custo da doença no Brasil. “Como exemplo, podemos citar o Reino Unido, onde uma pessoa com EM nos anos iniciais de doença e com pouca incapacidade neurológica custa cerca de 85 mil reais por ano, mas, se deixarmos a incapacidade progredir a ponto de a pessoa depender de um apoio unilateral para caminhar, estes valores triplicam”. Os custos proporcionais relacionados a medicamentos caem e aumentam os indiretos e os relacionados com cuidados informais. O especialista explica que o remédio, que é tido como de alto custo, torna-se a menor parte do custo total da doença com o tempo, se não usado adequadamente e no momento certo. “O Brasil tem poucas informações precisas sobre o tema. Dados de 2012 apontam uma tendência semelhante, com estimativa de custo aproximado em quase 70 mil reais por ano. Percebemos que o aumento da incapacidade gera mais custos do que oferecer o tratamento adequado precocemente, infelizmente”, afirma o médico, que é professor adjunto da Unifesp e membro da equipe multidisciplinar da AME.

O cuidado apropriado ao paciente, bem como a geração de dados que permitam à tomada de decisão suportada por evidências, são extremamente relevantes para o paciente e sua família, mas também para a eficiência dos sistemas de saúde.

As múltiplas faces da esclerose múltipla – Neste ano, a associação apoiou a realização de outra pesquisa sobre o tema, conduzida pela Editora Abril, com o patrocínio da empresa farmacêutica Biogen. “O estudo Múltiplas Faces é muito relevante e traz dados concretos sobre os impactos sociais e econômicos que a esclerose múltipla pode causar”, afirma Marcelo Gomes, diretor médico da Biogen do Brasil.

Com um universo de quase 1.800 pacientes, a pesquisa mostrou que entender e respeitar as necessidades do corpo e da mente é um dos principais desafios de quem convive com a doença. O estudo revela, por um lado, que o bom entendimento do paciente sobre a doença aumenta sensivelmente sua adesão ao tratamento e, por outro, destaca a importância dos aspectos sociais para o sucesso do tratamento e da qualidade de vida. O convívio com a família e amigos, por exemplo impacta a continuidade do tratamento para 93% dos respondentes e 49% afirma que influencia a qualidade de vida.

Os sintomas “invisíveis” da doença – como a fadiga, a dor, o formigamento e o déficit cognitivo – são um dos fatores que também repercutem na vida das pessoas com EM que querem continuar no mercado de trabalho. Já 53% afirmaram que são julgadas e criticadas pela situação gerada por essas manifestações não aparentes. “É importante lembrar que não são só os sintomas graves e debilitantes que abalam negativamente a vida dos pacientes. Às vezes, quem tem EM não consegue fazer tarefas simples, do dia a dia. Isso nem sempre é compreendido porque a pessoa aparenta estar bem fisicamente”, explica Gomes.

A pesquisa também revela que dentre os principais sintomas que afetam as pessoas com EM a fadiga lidera o ranking com (91%), acompanhada por dormência e/ou formigamento (80%) e fraqueza muscular (78%). “Esse estudo traz dados abrangentes e ampliam a visão sobre o impacto da doença na vida dos pacientes. A fadiga, por exemplo, é uma sensação de desgaste que vai além do cansaço, e pode deixar o paciente afetado pela EM totalmente sem forças e incapacitado. A incompreensão desses e outros sintomas pode gerar um estresse emocional enorme”.

Entenda o que é a esclerose múltipla

A esclerose múltipla é uma doença que compromete o sistema nervoso central. É um processo de inflamação crônica de natureza autoimune que pode causar desde problemas momentâneos de visão, falta de equilíbrio até sintomas mais graves, como déficit visual permanente e paralisia completa dos membros. A enfermidade está relacionada à destruição da mielina – substância que envolve as fibras nervosas responsáveis pela condução dos impulsos elétricos no cérebro, medula espinhal e nervos ópticos. A perda da mielina pode dificultar e até mesmo interromper a transmissão de impulsos. A inflamação pode atingir diferentes partes do sistema nervoso, provocando sintomas distintos, que podem ser leves ou graves, sem hora certa para aparecer.

A doença geralmente surge sob a forma de surtos recorrentes, sintomas neurológicos que duram ao menos um dia. A maioria dos pacientes diagnosticados são jovens, entre 20 e 40 anos, o que resulta em um impacto pessoal, social e econômico considerável por ser uma fase extremamente ativa do ser humano. A progressão, a gravidade e a especificidade dos sintomas são imprevisíveis e variam de uma pessoa para outra. Algumas são minimamente afetadas, enquanto outras sofrem rápida progressão até a incapacidade total. É uma doença degenerativa, que progride quando não tratada. É senso comum entre a classe médica que para controlar os sintomas e reduzir a progressão da doença, o diagnóstico e o tratamento precoce são essenciais.

Escrito por: Redação 

Somente quem estava com a camiseta do Crac comprou o ingresso por R$ 10 reais

0
Torcedores do Crac de Catalão com olhares atentos na partida contra a Jataiense, no último domingo (16), em Catalão. Quem estava com a camiseta do Leão pagou R$ 10 reais no ingresso. (Foto: Badiinho Filho).

O Blog do Badiinho divulgou que a diretoria do Crac de Catalão havia anunciado a comercialização dos ingressos pelo valor de R$ 10 reais, fato este divulgado também por outros veículos de comunicação da nossa cidade, como o Portal Catalão, clique aqui e leia.

Porém, apenas os torcedores que estavam vestidos com a camiseta do Crac de Catalão pagaram o valor de R$ 10 reais para assistirem a partida entre Crac e Jataiense, as demais pessoas com vestimentas comuns tiveram que desembolsar o valor de R$ 20 reais.

No final deu tudo certo, alguns torcedores chiaram porque tinham lido que o valor dos bilhetes estariam reduzidos, mas compareceram em número significativo e viram o Crac de Catalão ser campeão do Campeonato Goiano da Divisão de Acesso deste ano, após derrotar a equipe da Jataiense por 1 a 0, com marcado pelo jogador Édipo, aos 42 min do 2º tempo, em cobrança de pênalti.

O número de torcedores pagantes foi de 1.137, o que redeu aos cofres do Leão do Sul o montante de R$ 14.490,00.

Parabéns a diretória do Crac de Catalão pela campanha na divisão de acesso, mas fica a dica para que na próxima competição, os diretores se comuniquem mais com a imprensa local, pois as emissoras de rádios e de TVs, sites e blogs da capital goiana são anti Catalão, ou seja, com a mídia de Goiânia o Crac não tem vez.

Escrito por: Badiinho Filho 

Oportunidades de emprego: vagas desta segunda-feira (17/09)

0

Saibam quais são as oportunidades de trabalho ofertadas através do Sistema Nacional de Emprego (SINE) por meio da Secretaria de Trabalho e Renda de Catalão (SETRAER). As vagas desta segunda-feira (17/09) são:

-Costureira, que tenha experiência na CTPS, em vestidos de festas, feminino;
-Cozinheiro, com experiência, que saiba fazer pratos especiais e saladas, feminino;
-Encarregado de produção, com experiência na CTPS, masculino;
-Moto taxista, que tenha moto própria, CNH “A”,ambos os sexos;
-Serralheiro, com experiência, masculino;
-Soldador, com experiência na CTPS, masculino;
-Técnico agrícola, que tenha curso técnico agrícola ou agropecuário, CNH “B”, curso Moopi.

Informações sobre as vagas podem ser obtidas na sede da secretaria, na Avenida 20 de agosto, 1857, Centro, em frente a Caixa Econômica Federal.

Observação: Algumas vagas podem ter sido preenchidas sem aviso prévio.

Segunda-feira em Catalão começa com registro de quedas de energia em vários bairros

0
Centro de distribuição de energia da Enel em Catalão, onde um transformador explodiu no dia 15 de dezembro do ano passado, deixando a cidade e região sem energia por vários dias. (Foto: Arquivo – Blog do Badiinho).

A segunda-feira (17), em Catalão, amanheceu com uma chuva fina, o suficiente para que os catalanos de diversos setores sofressem com quedas repentinas de energia elétrica.

Até o fechamento do texto, tivemos a confirmação de que as quedas de energia ocorrem no Residencial Liz, Flamboyant, Castelo Branco, Nossa Senhora de Fátima, Pio Gomes, Santo Antônio, Jardim Florença, Vilas Maria e Chaud, além de vários outros setores de Catalão. Parte do setor Nossa Senhora de Fátima, do Centro e diversos bairros encontram-se com o fornecimento interrompido neste momento.

Nossa produção entrou em contato com a comunicação da Enel Distribuição em Goiás, mas até a publicação da matéria nossa solicitação não havia sido respondida.

Escrito por: Badiinho Filho

CFC Três Poderes e SINDITEGO realizaram palestras para crianças de escolas municipais de Catalão sobre conscientização no trânsito

0
Crianças de duas escolas municipais receberam palestras sobre a conscientização no trânsito. Foto: Reprodução

Na última sexta-feira (15), várias palestras nas Escolas Marias das Dores Campos, no bairro Ipanema e na Escola Pedro Netto Paranhos, no bairro Pontal Norte. O tema das palestras foi a conscientização no trânsito, com alunos de 5 a 16 anos de idades.

O projeto foi realizado pelo Centro de Formação de Condutores AB Três Poderes em parceria com o Sindicato dos Instrutores do Estado de Goiás (SINDITEGO) e as palestras foram ministradas por Paulo César Gomes de Castro, que além de instrutor, é também presidente do SINDITEGO.

“O objetivo é conscientizar, pois quase cem por cento de nossas crianças serão motoristas no futuro. A palestra é para ensinar que as crianças se tornem fiscais de seus pais, alertando-os como por exemplo, chamar a atenção ao verem eles cometerem uma infração de trânsito, como dirigir bebendo uma latinha de cerveja, furar um sinal vermelho, avançar um pare, atitudes muitas das vezes que achamos que é comum, mas não, podem ocasionar graves acidentes que acabam em grandes tragédias, além, claro, de prepara-las para quando forem tirar suas habilitações, crianças que já vão estar sabendo da grande responsabilidade que é dirigir”, disse Flávio Pontes, proprietário da CFC Três Poderes.

O evento que deve ser repetido em outras escolas durante essa semana, é para lembram a Semana Nacional de Trânsito, celebrada em nosso país de 18 a 25 de setembro. 

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Escrito por: Badiinho Filho