Com o impacto da batida, motocicleta que era conduzida por jovem de 25 anos de idade ficou completamente destruída. Foto: Divulgação do Corpo de Bombeiros/Reprodução
Na tarde desta quinta-feira (08), o Corpo de Bombeiros Militar foi acionado para atender mais um acidente de trânsito, desta vez na GO-210, entre as cidades de Goiandira e Catalão, onde os veículos envolvidos foram uma moto (sentido Catalão), uma Fiat strada e uma caminhonete Ford Ranger (sentido Goiandira).
A comunicação do Corpo de Bombeiros de Catalão, informou que no acidente o condutor da motocicleta, um jovem de 25 anos de idade, sofreu ferimentos graves. Além de suspeita de Traumatismo Craniano, o rapaz também teve fraturas na face e um ferimento aberto na coxa esquerda.
Assim que recebeu os primeiros socorros a vítima foi encaminhada ao Pronto Socorro da Santa Casa para atendimento médico.
Foto: Divulgação do Corpo de Bombeiros/ReproduçãoFoto: Divulgação do Corpo de Bombeiros/Reprodução
Aconteceu na manhã desta quinta-feira (8), em Goiânia, o Conselho Técnico do Campeonato Goiano de 2019. A competição terá a participação de 12 equipes: Goiás, Aparecidense, Vila Nova, Anapolina, Iporá, Grêmio Anápolis, Atlético, Itumbiara, Crac de Catalão, Goiânia, Novo Horizonte e Goianésia. A competição terá início no dia 19 de janeiro com encerramento em 21 de abril.
O Atlético Clube Goianiense não enviou representantes. O vice-presidente rubro negro, Adson Batista, revelou que a agremiação atleticana não se sente confortável na relação com a Federação Goiana de Futebol e entende que nada vai mudar: “O que ficar definido na reunião, vamos acatar”, disse o dirigente.
Sem contar com o apoio financeiro da prefeitura de Catalão, o Crac através do seu presidente, Roberto Silva, não garantiu a participação da equipe no Goianão.
“Não temos como tocar o futebol sem o dinheiro do município, porém temos a expectativa que o prefeito (Adib Elias) vai sensibilizar o Ministério Público e conseguir repassar uma verba para montagem do time”.
Forma de Disputa
Os 12 clubes serão divididos em dois grupos com 6 clubes. O Goianão 2019 terá 2 turnos com os times do Grupo A enfrentando os do Grupo B. Cada clube vai realizar 12 jogos na fase de classificação.
Os 8 melhores colocados avançam para as quartas de final que será disputada no sistema mata-mata. Depois semifinais e as decisões.
Grupo A: Goiás, Aparecidense, Crac de Catalão, Anapolina, Goianésia e Itumbiara
Grupo B: Vila Nova, Atlético, Novo Horizonte, Grêmio Anápolis, Goiânia e Iporá.
Os dois últimos colocados na fase de classificação serão rebaixados.
Arbitro de Vídeo
Existe a possibilidade da utilização do VAR no Campeonato Goiano. Isso aconteceria na semifinal e na final, se a Federação Goiana tiver recursos financeiros ou se algum clube quiser custear os gastos.
Malú Ferreira, 44 anos, lutava contra um linfoma, mas faleceu no último final de semana em Goiânia. Foto: Arquivo pessoal/Reprodução
Paulo Arruda e família, convidam os amigos e demais familiares de sua esposa, Malú Ferreira , para a missa de sétimo dia, que será celebra às 18h na Matriz São Francisco de Assis, em Catalão.
Malú Ferreira, 44 anos de idade, lutava contra o linfoma há cerca de cinco anos, cujo ela passou por tratamento, se restabeleceu, mas a enfermidade ressurgiu há cerca um ano atrás, e mas uma vez teve êxito em seu tratamento, porém, ao fazer um transplante de médula, sofreu complicações durante o procedimento e faleceu em Goiânia no último sábado (03).
A perda da ex-comerciante da cidade de Catalão, que foi dona um Salão de Beleza em Catalão, foi sentida e muito repercutida nas redes sociais.
Malú Ferreira ao lado do marido Paulo Arruda, juntos seguram a coroa de Nossa Senhora do Rosário. Casal foi festeiro em 2017. Foto: Pidim/Reprodução
Carismática, amiga de todos, Malú Ferreira sempre encantava as pessoas com sua educação e espontaneidade em seu sorriso. Ao lado do seu marido, o empresário e ex-vereador Paulo Arruda, ela foi festeira da grandiosa Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário em 2017.
Aos que comparecerem na celebração que acontecerá no próximo domingo, 11 de novembro, a família antecipa agradecimentos.
O diretor da Mitsubishi, Robert Rittche, concedeu entrevista coletiva no Salão do Automóvel, evento que acontece em São Paulo-SP de 08 a 18 de novembro. Assistam a entrevista coletiva:
A Mitsubishi Motors anunciou que vai investir R$ 300 milhões para produzir o novo SUV Eclipse Cross a partir do segundo semestre de 2019, na fábrica de Catalão, no sudeste de Goiás. Os recursos serão direcionados às áreas de infraestrutura, equipamentos e em outras etapas de montagem. Serão gerados 200 novos empregos com o investimento.
O diretor da Mitsubishi, Robert Rittcher, anunciou também que estão adiantadas as negociações com a matriz da montadora japonesa para a montagem da Pajero Sport na unidade de Catalão, onde atualmente são produzidos modelos ASX, Lancer e a picape L200 .
A Polícia Rodoviária Federal em conjunto com a Polícia Civil de Goiás, executa operação policial de combate a organização criminosa especializada em roubos de cargas.
Estão sendo cumpridos 08 (oito) mandados de prisão e 06 (seis) mandados de busca e apreensão voltados para integrantes de organização criminosa especializada em roubos de cargas, sobretudo gêneros alimentícios e bebidas.
As medidas serão cumpridas em Goiás e resultam de força-tarefa de inteligência policial em andamento entre PRF e PCGO que já prendeu mais de uma centena de criminosos desde o início dos trabalhos interagência em 2017.
Fazem parte do efetivo policial empregado 30 Policiais Rodoviários Federais e 30 Policiais Civis.
Saibam quais são as oportunidades de trabalho ofertadas através do Sistema Nacional de Emprego (SINE) por meio da Secretaria de Trabalho e Renda de Catalão (SETRAER). As vagas desta quita-feira (08/11) são:
1-Eletrotécnico com experiência na CTPS em manutenção de maquinas (parafusadeiras, furadeiras e etc) masculino;
2-Frentista com experiência na CTPS, masculino;
3-Mecânico de maquinas pesadas para jovem aprendiz, de 18 a 21 anos, ambos os sexos, para a cidade de Goiandira;
4-Pizzaiolo com experiência, masculino;
5-Trabalhador rural com experiência e referência, masculino que seja casado;
6-Vendedor interno com experiência, masculino;
7-Vendedor pracista com experiência, com moto própria, CNH “AB”
Informações sobre as vagas podem ser obtidas na sede da secretaria, na Avenida 20 de agosto, 1857, Centro, em frente a Caixa Econômica Federal.
Observação: Algumas vagas podem ter sido preenchidas sem aviso prévio.
Eclipse Cross que será produzido em Catalão (Foto: Wanderley de Faria)
A Mitsubishi Motors anunciou que vai investir R$ 300 milhões para produzir o novo SUV Eclipse Cross a partir do segundo semestre de 2019, na fábrica de Catalão, no sudeste de Goiás. Os recursos serão direcionados às áreas de infraestrutura, equipamentos e em outras etapas de montagem. Serão gerados 200 novos empregos com o investimento.
O presidente da Mitsubishi, Robert Rittcher, anunciou também que estão adiantadas as negociações com a matriz da montadora japonesa para a montagem da Pajero Sport na unidade de Catalão, onde atualmente são produzidos modelos ASX, Lancer e a picape L200 .
Eclipse
O Eclipse Cross, o novo SUV da Mitsubishi Motors, que será produzido em Catalão, jchega em novembro ao mercado brasileiro com design cheio de estilo, muita tecnologia e o novo motor turbo 1.5 turbo. A HPE-S (4×2) já está à venda por R$ 149.990, enquanto a configuração mais completa, HPE-S S AWC, com tração integral, sai por R$ 155.990.
Importado do Japão e posicionado entre o ASX e o Outlander, o novo SUV tem a missão de enfrentar os concorrentes Jeep Compass, Hyundai New Tucson, Kia Sportage, Audi Q3, Mercedes-Benz GLA e BMW X1. A previsão da montadora é vender 300 unidades por mês.
A frente traz o novo design da marca, a ser adotado por toda a linha. Mas o visual é provocante na traseira, que tem o vidro repartido, com a lanternas que são interligadas por uma barra horizontal, dividindo o vidro traseiro.
O caimento do teto lembra os cupês e, embora, dê esportividade ao SUV, as comparações com o Citroën C4 VTR e com o Volvo XC60 são inevitáveis.
Motor
O Eclipse Cross é equipado com o motor 1.5 turbo, gasolina, quatro cilindros, de 165 cv a 5.550 rpm e 25,5 kgfm de torque máximo a 1.800 rpm, sempre em conjunto ao câmbio automático CVT, com oito marchas. As acelerações também podem ficar mais divertidas com uso das borboletas atrás do volante para trocas manuais de marcha.
O SUV vai de 0 a 100 km/h em 11 segundos, com velocidade máxima 195 km/h. As rodas do SUV são de liga leve, com acabamento diamantado, e têm diâmetro de 18 polegadas.
Interior
O sofisticado interior traz peças na cor Silver Metallic e painéis em Soft Touch e Black Piano, que deixam todo o ambiente ainda mais harmônico. Tudo isso está cuidadosamente integrado ao cockpit ergonômico, que oferece comodidade para dirigir.
O acabamento é bem feito. Os bancos são de couro, com ajuste elétrico e aquecimento para o motorista. O ar-condicionado é digital em duas zonas. O modelo traz ainda dois tetos solares, Isofix, volante multifuncional em couro, câmera de ré, retrovisores elétricos, senso crespucular. O porta-malas tem 473 litros de capacidade, podendo chegar a 1.197 litros.
O Eclipse Cross traz sistema multimídia com tela touch de 7 polegadas, compatível com Apple CarPlay e AndroidAuto. Conta ainda com GPS/NAVI (off line), wi-fi, comando de voz, rádio, MP3, WMA, MP4, RMVB, bluetooth, entrada USB, auxiliar, cartão de memória e conexão para subwoofer.
De comprimento, o SUV possui 4,4 metros. A largura é de 1,80 m e a altura 1,68 m. A distância entre-eixos é de 2,67 m. A altura do solo é de 20,2 centímetros e o tanque tem capacidade para 63 litros.
O Eclipse Cross está disponível nas concessionárias em nove cores, com três anos de garantia sem limite de quilometragem, além da MitRevisão com preço fixo.
Presidente eleito Jair Bolsonaro e o novo Governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM) estiveram reunião de cerca de 25 minutos em Brasília-DF. Foto: Redes Sociais/Reprodução
Em reunião nesta quarta-feira (7/11) em Brasília, o governador eleito Ronaldo Caiado (Democratas) ouviu do presidente da República eleito Jair Bolsonaro (PSL) que em seu governo as portas estarão abertas para o Estado de Goiás. No encontro que durou cerca de 25 minutos, Caiado e Bolsonaro falaram de temas como agricultura, saúde e segurança pública, com a participação também do ministro extraordinário da transição, Onyx Lorenzoni, e futuro ministro-chefe da Casa Civil; do senador eleito Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) e do general Heleno. Ainda na presença de Caiado, o presidente eleito anunciou a escolha da deputada Tereza Cristina (Democratas-MS) para assumir o Ministério da Agricultura.
Bolsonaro ressaltou que Goiás vai ajudar muito o futuro governo de Ronaldo Caiado. “Vamos dar muito certo Ronaldo Caiado. Você é um amigo, que defende os goianos e muito orgulha esta nação. Contem comigo e com o nosso governo. Vamos fazer essas parcerias em áreas como a segurança pública, saúde e no que mais Goiás precisar”, disse Bolsonaro, durante a reunião.
“Meus amigos de Goiás, muito obrigado pelo apoio, pelas orações, pela confiança. Goiás é um grande Estado e nós temos boas propostas no tocante ao Ministério da Agricultura e Meio Ambiente, que não teremos mais brigas. Realmente, vamos trabalhar juntos para que, através da vocação de Goiás, a crise que existe em quase em todos os Estados do Brasil seja superada o mais rapidamente possível”, disse Bolsonaro ao lado de Caiado logo após o encontro.
“Uma honra enorme estar ao lado do nosso futuro presidente e, sem dúvida nenhuma, um amigo e também um apaixonado pelo nosso Estado de Goiás. Quero destacar a relação de amizade e companheirismo que sempre tive com Onyx Lorenzoni, que terá continuidade nessa nova fase, eu como governador e ele como ministro. Vamos manter uma importante sintonia com o governo federal que será essencial para Goiás”, acrescentou o governador eleito.
Segurança e saúde
Caiado e Bolsonaro conversaram sobre a situação da segurança pública em Goiás. O democrata fez um relato a partir de dados recebidos ontem do Ministério da Segurança Pública sobre o sistema penitenciário e a atuação das facções criminosas no Estado. “O sistema penitenciário em Goiás é fraco, tem um déficit de mais de nove mil vagas. O PCC e o Comando Vermelho estão bem consolidados em Goiás. Existe um clima de total insegurança perante a população goiana”.
Jair Bolsonaro enfatizou que a presença de Sérgio Moro no Ministério da Justiça será muito importante no combate a situações como as descritas por Caiado e acredita ser importante a alteração de artigos do Código Penal para enfrentar a criminalidade como maior rigor.
Sobre a saúde pública em Goiás, Caiado informou ao presidente eleito algumas das dificuldades mais urgentes a serem sanadas. Ele mencionou a necessidade de novos leitos de UTI e a regionalização da saúde. “Hoje, há paciente que percorrem 500 km três vezes por semana para fazer uma hemodiálise e até 700 km para ter acesso a um leito de UTI”, destacou.
Agricultura
Durante o encontro no gabinete de transição, Bolsonaro anunciou que a deputada democrata Tereza Cristina será a nova ministra da Agricultura, cumprindo promessa feita durante sua campanha de acolher o nome indicado pela Frente Parlamentar da Agricultura (FPA).
Como membros e um dos fundadores da frente, Caiado fez questão de exaltar o papel da FPA em prol do setor mais importante da economia brasileira e da importância de um presidente da República ouvir o setor na escolha do ministro da Agricultura.
“Essa frente ampliou-se de uma forma suprapartidária. Garanto que o presidente terá uma reposta favorável em todas as votações que sejam de interesse de país. Essa frente tem competência e capacidade, é uma frente que a vida toda tivemos uma maioria de votos em todos os nossos embates. Eu, hoje, saio do Legislativo depois de 24 anos para assumir o governo do estado de Goiás. Mas digo ao presidente da República que a nossa bancada de Goiás também dará total apoio a essas novas votações que virão pela frente, as modificações que serão implantadas. Esta é a primeira vez na história da Frente Parlamentar da Agricultura (FPA) brasileira que a indicação do seu nome é ungida pelo presidente da República para um ministro de Estado. Vossa Excelência tirou o Ministério da Agricultura de um ministério de negociações que muitas vezes era feita para atender interesses e acertos partidários para transformá-lo num ministério da altivez da FPA, um setor que honra todos nós no Brasil”, pontuou Ronaldo Caiado.
Plenário do Senado aprova urgência para projeto com isenção tributária para o diesel. Foto: Reprodução
O Senado aprovou nesta quarta-feira (7) projetos de lei que concedem aumento aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e ao procurador-geral da República. O reajuste altera o subsídio dos 11 integrantes do STF e da atual chefe do Ministério Público Federal, Raquel Dodge, de R$ 33,7 mil para R$ 39 mil e provoca um efeito cascata sobre os funcionários do Judiciário, abrindo caminho também para um possível aumento dos vencimentos dos parlamentares e do presidente da República.
A proposta relativa aos membros do STF teve 41 votos favoráveis, 16 contra, e uma abstenção, após os senadores aprovarem, na tarde de ontem (6), a inclusão do texto na Ordem do Dia de hoje. Já o projeto do salário do procurador-geral da República foi aprovado de forma simbólica pelo plenário.
A votação provocou divergências entre os senadores desde o início do dia, depois que o presidente eleito, Jair Bolsonaro, manifestou “preocupação” com a possibilidade de reajuste. Segundo Bolsonaro, o momento não é adequado para o aumento.
Câmara
A matéria foi aprovada pela Câmara dos Deputados, mas tramitava no Congresso desde 2016, depois de ter ficado paralisada na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Neste ano, o Supremo aprovou um reajuste de 16% no salário dos ministros da Corte a partir de 2019.
Escolhido como relator de plenário, o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) alterou o texto para adequar o reajuste, informando que não haverá efeito retroativo para os anos anteriores.
“É importante registrar às senhoras e senhores que existe um compromisso assumido pelo presidente do Supremo Tribunal Federal de extinguir o auxílio-moradia hoje pago aos membros do Poder Judiciário, anulando assim o impacto orçamentário”, afirmou Fernando Bezerra, ao encaminhar voto favorável ao projeto.
Reações
Antes mesmo da votação, alguns senadores já criticavam a medida. A senadora Regina Sousa (PT-PI), por exemplo, defendeu que a matéria não entrasse em pauta.
“Eu não acredito que este Senado vá votar a favor disso, porque, ao mesmo tempo em que se quer votar reajuste para quem está no andar de cima, no último andar, há um projeto para adiar o reajuste dos servidores para 2020. Que contradição é essa? Não tem para os servidores, não pode ter para os magistrados também. Sem falar no efeito cascata para os Estados”, afirmou Regina Sousa.
Após anunciar o resultado, o presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), esclareceu que os projetos foram colocados em pauta de forma legítima e transparente. Segundo Eunício, a Procuradoria-Geral da República não vai extrapolar a Emenda do Teto dos Gastos, que limita o aumento das despesas públicas durante 20 anos.
Eunício lembrou também que o requerimento de urgência para votação das propostas foi aprovado ontem na presença dos senadores.
Preocupação maior é em relação ao trevo do Castelo Branco, o qual liga a outros 10 setores além do Castelo Branco. Foto: Wender Borges – Drone Super Catalão/Reprodução
Na semana passada solicitamos informações da MGO Rodovias, concessionária responsável pela administração da BR 050, informações essas sobre as obras de duplicação da rodovia no município de Catalão, principalmente com informações específicas em relação aos trevos de acesso aos setores Pontal Norte, Castelo Branco (+ 10 bairros), Santa Terezinha e Distrito Minero Industrial (DIMIC), solicitação que foi atendida com envio de uma nota ao Blog do Badiinho na tarde desta quarta-feira (07/11).
Segundo a assessoria de comunicação da MGO Rodovias, ainda não existem projetos executivos finalizados e aprovados junto a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) de obras a serem realizadas nos referidos trevos indicados por nossa reportagem. A nota da MGO diz ainda, que uma empresa foi contratada para realizar estudos de viabilidade técnica, e que pediu e recebeu informações da secretaria municipal de planejamento sobre plano diretor do município, com o objetivo de realizar tal estudo.
A MGO Rodovias afirmou que o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), têm o objetivo de adequar as obras de duplicação da BR-050 com realidade atual, pois o projeto original é do ano de 2012, ou seja, não atende a atual necessidade local.
Quanto ao cronograma das obras, a MGO Rodovias informou que as obras de duplicação no perímetro urbano de Catalão serão executadas de julho 2019 a junho de 2020, afirmando que a duplicação da BR-050 já está sendo executada no município de Catalão, inclusive com vários projetos já em andamento, como a construção de nova pista, trevos e retornos, obras que segundo a concessionária, serão finalizadas até maio de 2019.
Nota da MGO Rodovias sobre as obras nos trevos de acesso dos bairros que cortam a BR 050 no município de Catalão-GO:
Não existem ainda projetos executivos das obras de duplicação nos locais que você indica (Blog do Badiinho), finalizados e aprovados pela ANTT. A MGO contratou uma empresa terceirizada, com anuência ANTT, para realizar um Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental – EVTEA com o objetivo de adequar as obras de duplicação da BR-050 à realidade atual (o projeto original é de 2012) e assim atender melhor às necessidades atuais das comunidades locais. A MGO pediu e recebeu informações das secretarias municipais de planejamento sobre plano diretor dos municípios e projetos de desenvolvimento urbano para subsidiar o estudo. Assim, os projetos executivos de obras mais complexas, no perímetro urbano de municípios como Catalão e Cristalina, por exemplo, serão alterados, com a aprovação da ANTT, a quem já foi entregue o estudo, mas não houve retorno ainda das propostas.
Pelo cronograma de obras estabelecido no Programa de Exploração da Rodovia – PER, parte integrante do contrato de concessão as obras de duplicação no perímetro urbano de Catalão serão executadas de julho 2019 a junho de 2020. Lembramos que a duplicação da BR-050 já está sendo executada na área territorial de Catalão, com várias obras (nova pista, trevos e retornos) em execução e que serão finalizadas até maio de 2019.