Início Site Página 1669

Proposta de redução de benefícios afeta 13 setores

Ronaldo Caiado (DEM) em reunião com deputados estaduais na quarta: mudanças estão sendo apresentadas (Foto: Ruber Couto)

Os setores automotivo, sucroalcooleiro, lácteo e de processamento de aves serão os mais atingidos na proposta de corte de benefícios fiscais apresentada ontem pelo governador eleito Ronaldo Caiado (DEM), segundo empresários. Em reunião na manhã de ontem, o democrata detalhou projeto que estabelece redução de incentivos a 13 segmentos com impacto calculado em R$ 1 bilhão por ano (veja quadro).

Em reação, empresários e deputados estaduais classificaram a proposta como “muito pesada” e apontaram risco de debandada de empresas e aumento do desemprego no Estado. Apesar das críticas, representantes da Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás (Adial) dizem considerar que o projeto está “em aberto”, com espaço para negociações com o governo eleito.

A Adial deve apresentar contraproposta na próxima semana e teve reuniões na tarde de ontem com técnicos da equipe de transição para saber mais detalhes do projeto. O presidente da entidade, Otávio Lage de Siqueira Filho, diz que “o susto foi grande” e que ficou “atordoado” com a proposta, mas que acredita em consenso. Segundo ele, cada segmento fará cálculos sobre os impactos e a associação buscará convencer o grupo de Caiado a promover alterações.

“Todo mundo ficou meio sufocado. O susto foi tão grande que ficamos sem ar, sem reação. Temos de fazer contas, ver alternativas. O positivo é que foi aberto o diálogo e temos uma proposta concreta para avaliar, mas estamos prevendo alguns estragos”, afirma Otávio.

Flávio Rodovalho, consultor jurídico da Adial, diz que a proposta de Caiado não é definitiva e há muita abertura para alterações. “Queremos mostrar (ao futuro governo) que talvez seja um tiro no pé. Existe um volume muito grande de investimento represado no Estado. E não existe uma correlação direta entre reducão de benefícios e aumento de arrecadação”, afirma, para completar: “Talvez seja melhor acreditar no crescimento da arrecadação pela melhoria do ambiente econômico, que arrecada mais, do que esperar aumento de receita por redução de benefícios”.

A reunião de apresentação da proposta, na casa do coordenador da equipe de transição de Caiado, senador Wilder Morais (DEM), teve a presença do deputado estadual Lívio Luciano (Podemos), relator do projeto de lei da convalidação dos incentivos e aliado do governador eleito, de técnicos da transição e de cerca de 30 empresários de diversos segmentos. A conversa durou três horas e meia.

Antes da proposta sobre os incentivos, a equipe de transição apresentou dados sobre a situação fiscal do Estado e Caiado pediu aos presentes esforço conjunto na busca do equilíbrio. A determinação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) para a revisão dos incentivos também foi utilizada como argumento para a proposta de cortes. O corte recomendado pelo tribunal inicial

Lívio disse que a reunião foi positiva e, embora tenha havido contestações de parte dos empresários sobre alguns setores, há disposição para o diálogo e colaboração. “A renúncia fiscal per capita de Goiás é disparada no Brasil. É bem acima dos demais Estados. Temos benefícios em excesso. E a linha para o corte é a competitividade, que não será afetada”, afirmou o deputado.

Caiado afirmou que não viu nenhum “clima de pânico nem atordoamento” na reunião e não acredita em fechamento de empresas por conta das mudanças. “Não vai ter motivo algum para isso acontecer. Qual será o argumento para isso, se Goiás continuará sendo primeiro lugar ainda em incentivos?”

Despesas

Otávio Lage também cobrou anúncio de redução de despesas por parte do futuro governo em vez de só focar no corte de incentivos. “O Estado também precisa mostrar redução de tamanho. O Estado é muito pesado, grande”, critica. “Do outro lado, mostramos que PIB de Goiás é o nono do País. A arrecadação do ICMS é a sétima do Brasil. Então o ICMS de Goiás não é problema. Aqui é solução.”

Caiado diz que “vai dar exemplo e fazer sua parte” em cortes de despesas, mas que isso só será apresentado em detalhes quando assumir o governo. “É uma injustiça cobrar certas medidas porque só posso tomá-las depois de ser governador. Já sobre os benefícios, há a questão da anualidade.”

 

Escrito por: Redação – Fabiana Pulcineli/Jornal O Popular 

Traficantes e ladrões de residências foram presos pela PM de Catalão

0

Polícia Militar prende autor de tráfico de drogas e desbarata mais uma boca de fumo em Catalão

Foto: Reprodução/Divulgação da PM

Na manhã de ontem, quinta-feira (22/11), a Polícia Militar, após tomar conhecimento de uma possível boca de fumo no Bairro das Américas, abordou um suspeito e encontrou em sua posse uma porção de maconha.

Ao verificarem sua residência, os PMs encontraram mais dois tabletes de maconha e uma balança de precisão.

O local era citado por moradores do Bairro como sendo de grande frequência de usuários de drogas. 

Dessa forma, o infrator da lei foi preso e encaminhado ao presídio local.

 

Polícia Militar realiza a prisão/apreensão de autores de furto em residencia

Foto: Reprodução/Divulgação da PM

Na data da última, quarta-feira, 21/11, após denúncias anônimas de que haviam três pessoas suspeitas carregando televisores pelo Bairro Copacabana, a Polícia Militar intensificou o patrulhamento nessa região quando visualizou um deles, de 20 anos de idade, com diversas passagens pelos crimes de furto, homicídio e roubo.

Após a entrevista, o suspeito confessou que havia furtado duas TVs em uma residência.

Posteriormente, os outros dois infratores da lei, um de 19 anos e outro de 17, também foram localizados já no Setor Aeroporto, de posse dos objetos furtados.

Dessa forma, os maiores foram presos, o menor apreendido e os televisores recuperados e devolvidos aos proprietários.

 

Escrito por: Redação/Comunicação 18º BPM – Catalão

Solicitação de vagas para alunos novatos em escolas estaduais podem ser feitas até dia 30 de novembro

Está aberto o período de solicitação de vagas para os alunos da rede pública de ensino, no município de Catalão, estão sendo oferecidas cerca de 2 mil vagas para o ensino fundamental e médio.

A solicitação de vaga pode ser feita para qualquer escola de ensino fundamental e médio. Na Escola Estadual Dona Iayá, localizada no bairro São João, são 150 vagas em diversas séries. Já no colégio João Netto de Campos, no bairro Mãe de Deus, são mais 200 vagas disponíveis. 

As solicitações de matrículas só podem serem feitas através do site: www.matricula.go.gov.br. Porém, as pessoas que tiverem dificuldades para acessar a internet, podem procurar qualquer escola da rede estadual para utilizar a internet, e em caso de dúvidas, os profissionais da educação auxiliarão no processo de solicitação das vagas. 

Aberto no último dia 19, o período de solicitação de vagas vai até o dia 30 de novembro, sendo somente para alunos novatos. A confirmação das matriculas serão feitas do dia 14 a 21 de dezembro. Quanto os alunos que já estão matriculados, eles devem procurar a secretaria da unidade educacional para fazer a matrícula do ano seguinte. 

Em Catalão existem 20 unidades escolares estaduais, com cerca de 10 mil alunos matriculados. Leiam abaixo a lista das instituições de ensino do Estado de Goiás em Catalão, e saiba qual está mais perto de você:

 

 

Escrito por: Badiinho Filho 

PM prende jovem com mais de R$ 6 mil reais em dinheiro, cocaína, relógios e objetos de valor

0
Foto: Reprodução/Divulgação da PM

Na madrugada da última quinta-feira (22), após Operações e abordagens estáticas realizadas na Avenida José Marcelino, no Bairro Castelo Branco, equipes da Polícia Militar, ao abordarem um suspeito de 26 anos de idade que trafegava em um veículo VW/Voyage de cor preta, localizaram várias porções de entorpecentes como 20 porções de cocaína e 07 sete comprimidos de êxtase, além de certa quantia em dinheiro de provável origem ilícita.

Após o autor receber a voz de prisão e seu veículo ser apreendido por estar em desacordo com a legislação vigente de trânsito, as equipes realizaram diligências em sua residência.

Durante as buscas foram localizados em seu quarto mais 06 porções de cocaína, um comprimido de êxtase, papel filme usado para armazenar a droga, a quantia em espécie de R$ 6.317,00, provavelmente oriundo do tráfico de drogas, um cofre lacrado cheio de moedas e diversos objetos de procedência duvidosa como rodas, som automotivo, PS3 Sony, notebook CCE, TV, 13 relógios.

Diante do exposto, o todo material foi apreendido e o rapaz preso em flagrante.

Foto: Reprodução/Divulgação da PM
Foto: Reprodução/Divulgação da PM

 

Foto: Reprodução/Divulgação da PM

Escrito por: Redação/Comunicação 18º BPM 

Crac de Catalão contrata o treinador Ney da Matta; diretoria não consegue fechar com o goleiro Rodrigo Calaça

0
Treinador Ney da Matta comandará time de Catalão no Goianão 2019 e diretoria do Crac não consegue fechar contração do goleiro Rodrigo Calaça. Fotos: Reprodução

O Clube Recreativo e Atlético Catalano (CRAC), acertou nesta semana a contração do técnico Ney da Mata, 51 anos, o qual irá comandar o Leão do Sul no Goianão 2019.

Da Matta já que já passou por vários clubes como Ipatinga, Brasiliense, CRB, Sampaio Corrêa, Vila Nova, Guarani, Campinense, CSA, Remo, América-RN e por último, o Boa Esporte, time mineiro que esteve à frente por 18 partidas no Campeonato Brasileiro Série B.

Outro alvo que estava na mira da diretoria do CRAC para a próxima temporada, era o goleiro Rodrigo Calaça, o qual teria confirmado ao Blog do Badiinho na noite da última quarta-feira (21), que realmente estava dialogando com o presidente Roberto Silva, na tentativa de concretizar um acerto para que ele pudesse defender a camisa azul e branca no estadual de 2019. Porém, o presidente do CRAC de Catalão, disse ao Blog que o jogador teria fechado contrato com a equipe do GAMA-DF.

Natural de Catalão, Rodrigo Calaça, 37 anos, surgiu das categorias de base do Crac, se destacando no time profissional de Catalão, ganhou uma vaga no time do Goiás Esporte Clube, onde foi por vários anos reserva do goleiro Harlei. Fora da Serrinha, Calaça defendeu os times do Sport de Recife-PE, Portuguesa de São Paulo, Itumbiara-GO e por último, disputou o estadual pelo time da Anapolina de Goiás.

O elenco do CRAC de Catalão será apresentado aos torcedores somente no dia 2 de janeiro, ou seja, terá apenas 16 dias para se preparar para quatro meses de campeonato, pois o Leão do Sul estreia no dia 20 de Janeiro, em Ipameri, onde enfrentará a equipe do Novo Horizonte. A primeira partida do Crac em Catalão, será no dia 23 de janeiro, recebendo a equipe do Goiânia no Estádio Genervino da Fonseca . 

 

Escrito por: Badiinho Filho 

Vanderlan se encontra com Procuradores do Ministério Público de todo País e propõe parcerias

0
Reunião aconteceu em Brasília na sede do Ministério Público do Trabalho e contou com a presença de Procuradores de todas as partes do Brasil. Foto: Reprodução

O senador eleito por Goiás, Vanderlan Cardoso (PP), se reuniu na última quarta-feira (20) com procuradores de todo País, no encontro do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União, CNPG, em Brasília, para falar da sua experiência na gestão pública e sobre a forma com que conduziu as parcerias entre município e Ministério Público quando foi prefeito em Senador Canedo. Vanderlan aproveitou a oportunidade para colocar seu mandato à disposição do MP para ajudar nas demandas que vierem ao encontro das necessidades da população.

O presidente do CNPG, procurador-geral de Justiça de Goiás Benedito Torres Neto, anfitrião do evento, convidou o senador eleito para participar do evento depois de tomar conhecimento das suas boas práticas políticas e dos frutos colhidos por Senador Canedo através das parcerias entre a prefeitura e o Ministério Público. Vanderlan credita o sucesso que teve como prefeito ao esforço conjunto da prefeitura, dos órgãos de Justiça, entidades religiosas e toda sociedade organizada.

“Só foi possível fazer as transformações que fizemos em Senador Canedo por que tivemos apoio do Ministério Público, das Polícias Civil e Militar, das igrejas e da sociedade em geral. O MP, por exemplo, sempre foi um grande aliado da nossa gestão”, afirma.

Segundo ele, o administrador público só tem a ganhar, quando atua em parceria com o Ministério Público e o Tribunal de Contas do Município. “Esses órgãos têm um corpo de profissionais competentíssimo. Eu soube tirar proveito disso e a cidade ganhou bastante. Tivemos ali verdadeiros aliados da administração. Só tem medo de trabalhar junto com o MP quem está fazendo alguma coisa errada”, explica.

Vanderlan Cardoso defendeu, e pediu apoio do Ministério Público, para a aprovação das reformas que vêm sendo discutidas no Congresso há anos, mas que nunca saíram do papel. “Não há condições do País sair dessa situação se não aprovarmos as reformas que há anos estão paradas no Congresso. Então, tem muitas coisas que estão travando o crescimento do País, que já foi muito discutido, mas nunca chegou a uma definição. Por exemplo, tem mais de 20 anos que se discute a reforma tributária. Não tem mais condições de um país como o Brasil continuar assim, com normas tributárias tão complicadas onde se criam  e se quebram regras a todo momento. É preciso resolver isso. As empresas que pensam em se instalar no Brasil necessitam de uma segurança jurídica que aqui não tem”, reclamou.

 

Escrito por: Redação

Trabalhadores da Mitsubishi aprovam acordo que garante reajuste salarial

0

Durante assembleia com o Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão (SIMECAT), na manhã desta quinta-feira, os trabalhadores da Mitsubishi encerraram a Campanha Salarial 2018/2019 com a aprovação de proposta. O acordo coletivo de trabalho garante aos metalúrgicos da montadora reajuste salarial de 4% (reposição da inflação dos últimos 12 meses); abono de R$ 2.600,00; aumento de 4% no vale-alimentação; vale-alimentação dobrado de Natal; implementação do mérito; 60 dias de estabilidade no emprego e reintegração de alguns trabalhadores.

Ontem (21), a empresa desligou aproximadamente 25 trabalhadores na tentativa de intimidar a luta dos metalúrgicos. Deste total, o SIMECAT conseguiu a reintegração de todos os PPDs (Pessoas Portadoras de Deficiência), de um funcionário com mais de 50 anos de idade e também de um trabalhador que tem uma criança com problema grave de saúde. A montadora já falava em demissão desde o início das negociações, sendo, inclusive, um número muito maior do que o efetivado. Por isso, foi exigido um período de estabilidade para os atuais funcionários.

Para o presidente do Sindicato, Carlos Albino, o acordo é satisfatório se comparado com outras montadoras do País e com o cenário econômico em geral. “Nós temos consciência até onde podemos avançar. Ano passado, por exemplo, ficamos oito dias em greve e recebemos um abono menor do que agora. Dessa vez, fizemos apenas algumas paralisações”, explica. Segundo ele, alguns sindicatos não estão conseguindo fechar nem mesmo a inflação do período para repor as perdas.

O pagamento do abono será feito no dia 30 de novembro, injetando assim mais de 5 milhões de reais na economia de Catalão e região. A Campanha Salarial da Mitsubishi foi lançada em 27 de setembro e a data-base é 1° de novembro.

 

Escrito por: Redação/Juliana Barbosa – Assessoria SIMECAT

Jantinha do pó: dono restaurante em Catalão é preso suspeito de tráfico de drogas

0

A Polícia Civil de Goiás através da equipe do GENARC/9a DRP, no início da madrugada desta quinta-feira (22), deflagrou a Operação “JANTINHA DO PÓ” e prendeu em flagrante, um homem de 40 anos de idade, pelo crime de tráfico de drogas e posse ilegal de munições de uso permitido,

A Polícia Civil informou que o homem é proprietário de um conhecido restaurante situado no Bairro Nossa Senhora de Fátima, em Catalão.

A investigação, que durou cerca de quatro meses, demonstrou que o suspeito se aproveita do movimento noturno de seu restaurante para também comercializar cocaína para usuários que o procuravam no restaurante com esse objetivo.

Diante de todas as informações conquistadas durante as investigações, o GENARC 9ª Delegacia Regional de Polícia,  conseguiu flagrar o exato momento em que o empresário realizava uma venda de entorpecente e efetuou sua prisão em flagrante no interior do citado estabelecimento.

A Polícia disse que no local foram encontradas mais porções de drogas do tipo “Cocaína” devidamente embaladas e aptas à distribuição.

Na residência do investigado, foram encontradas mais porções do mesmo entorpecente (totalizando cerca de 78 gramas de Cocaína, quase $700,00 reais em dinheiro, material plástico para o embalo da droga, balança de precisão, 08 munições de revólver cal. 32 e 1.1 kg de ácido bórico (substância destinada a aumentar a quantidade da droga a ser comercializada).

Diante dos fatos  investigados e comprovados nesta madrugada, o homem recebeu voz de prisão e foi autuado em flagrante delito pelos crimes dos arts. 33 da Lei 11.343/06 e do art. 12 da Lei 10.826/03, sendo que após as formalidades legais, foi encaminhado ao Presídio local onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário.

 

Escrito por: Redação/Texto: Comunicação do GENARC -9ª DRP

Oportunidade de emprego: vagas desta quinta-feira (22/11)

0

Saibam quais são as oportunidades de trabalho ofertadas através do Sistema Nacional de Emprego (SINE) por meio da Secretaria de Trabalho e Renda de Catalão (SETRAER). As vagas desta quinta-feira (21/11) são:

1-Mecânico de máquinas pesadas para jovem aprendiz ambos os sexos
2-Montador de acessórios para carro com experiência na CTPS masculino
3-Salgadeiro c experiência na CTPS feminino
4-Trabalhador rural com experiência e referências que seja solteiro vaga temporária de 30 dias masculino
5-Vendedor pracista que seja comunicativo ambos os sexos
6-Vendedor interno com experiência em vendas de roupas infantis feminino

Informações sobre as vagas podem ser obtidas na sede da secretaria, na Avenida 20 de agosto, 1857, Centro, em frente a Caixa Econômica Federal.

Observação: Algumas vagas podem ter sido preenchidas sem aviso prévio.

Montadora da Mitsubishi em Catalão volta a realizar demissões; Sindicato dos Metalúrgicos se posiciona

0
Sindicato confirmou a demissão de 25 pessoas na HPE, montadora da marca Mitsubishi Motors, em Catalão-GO. Foto: Reprodução 

A HPE, montadora da marca Mitsubishi Motors, em Catalão, voltou a fazer demissões na última quarta-feira, 21 de novembro.

Segundo nota do Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão (SIMECAT), que confirmou as demissões da montadora, o sindicato que representa a classe, 25 pessoas foram desligados. A nota diz ainda que “a empresa já falava em demissão, porém, só concretizou agora para ameaçar e intimidar os trabalhadores que estão em Campanha Salarial e têm realizado mobilizações diariamente para reivindicar o acordo de reajuste de salário”. Leia nota completa:

NOTA SOBRE OS DESLIGAMENTOS OCORRIDOS NA MITSUBISHI

No final da tarde, o Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão (SIMECAT) tomou conhecimento de algumas demissões realizadas pela Mitsubishi.

O Sindicato fez contato com a montadora, mas ainda não obteve resposta. Segundo informações extraoficiais, foram 25 desligamentos.

Demissões aconteceu logo após montadora anunciar investimentos de R$ 300 milhões para montar novo modelo de veículo na montadora instalada em Catalão

Investimentos de R$ 300 milhões na montadora da Mitsubishi Motors, em Catalão, interior de Goiás, para a fabricação de novo modelo da marca, foi feito pelo diretor Robert Rittcher, no Salão do Automóvel 2018. Foto: Reprodução/Facebook 

A empresa já falava em demissão, porém, só concretizou agora para ameaçar e intimidar os trabalhadores que estão em Campanha Salarial e têm realizado mobilizações diariamente para reivindicar o acordo de reajuste de salário. Enquanto os trabalhadores aguardavam o posicionamento da montadora para uma nova proposta, foram surpreendidos, lamentavelmente, com demissões.

Nesta quinta-feira (22), está prevista a realização de assembleia com os trabalhadores. Na oportunidade, serão definidos os rumos da Campanha Salarial e também serão cobradas explicações sobre as demissões.

Só lembrando que a Mitsubishi Motors anunciou que irá investir R$ 300 milhões para produzir o novo SUV Eclipse Cross a partir do segundo semestre de 2019, na fábrica de Catalão, no sudeste de Goiás. Segundo o diretor da Mitsubishi, Robert Rittcher, que fez o anúncio dos investimento em entrevista coletiva no Salão do Automóvel, no dia 7 de novembro, os recursos serão direcionados às áreas de infraestrutura, equipamentos e em outras etapas de montagem. Serão gerados 200 novos empregos com o investimento.

 

Escrito por: Badiinho Filho