29 de junho de 2021

“OPERAÇÃO CERRADO VIVO” É REALIZADA PELO CORPO DE BOMBEIROS DURANTE O PERÍODO DE SECA; AÇÃO VISA COMBATER INCÊNDIOS EM VEGETAÇÕES

Nessa época do ano, áreas de preservação como o Pasto do Pedrinho, Mata do Setor Universitário, do Pontal Norte, e até mesmo o Morrinho de São João, são os locais de maior reincidência de incêndios em vegetações. Foto: Arquivo/Badiinho.

Pegando o gancho do incêndio registrado em Goiandira no último final de semana, vamos falar sobre a “Operação Cerrado Vivo (OCV)”, que tem como objetivos principais, prevenir e combater incêndios em vegetação ao longo do Estado de Goiás.

Desde o início do ano, os Bombeiros já têm realizado diversas ações preventivas, que serão intensificadas a partir deste mês. O envolvimento da sociedade é muito importante para o êxito da iniciativa. Investir em conscientização e educação ambiental tem sido uma constante no trabalho do Corpo de Bombeiros Militar ao longo dos anos. 

A “Operação Cerrado Vivo” é composta por duas fases. A primeira é a de prevenção e preparação, que começa todo mês de janeiro e termina em junho. Já a segunda, que vai de julho a dezembro, é a fase de resposta quando há emprego de reforço operacional para o combate dos focos de incêndio em todo Estado de Goiás.

De 2011 a 2020 o CBMGO atendeu em média 6,5 mil ocorrências de combate a incêndio em vegetação por ano, sendo que no ano de 2020 a Corporação atuou diretamente em 10.311 ocorrências desta natureza. Além do combate às queimadas, a operação também atuará com ações de fiscalização de incêndios urbanos, por meio de parceria com as prefeituras.

 

Publicado por: Badiinho Filho/Com informações do 10º Batalhão Bombeiro Militar (10º BBM/Catalão).