28 de abril de 2021

NOSSA CATALÃO – CAP.4: MUSEU CORNÉLIO RAMOS, DE ONDE PARTIU A CRUZ DO ANHANGUERA E ONDE ESTÁ A MEMÓRIA DE CATALÃO

Local de onde de partiu a Cruz do Anhanguera em 1916, onde hoje funciona o Museu Cornélio Ramos. Foto: Vídeo Diego Straiotto/Reprodução

No quarto capítulo da “Nossa Catalão”, o vídeo fala do Museu Cornélio Ramos. No local, onde no início do surgimento da história de Catalão funcionava a Estação Ferroviária, e que hoje leva o nome de um dos mais renomados e respeitados escritores de Catalão, e tudo que aconteceu na nossa cidade, está arquivado nas fotografias e objetos, doados ao Museu Cornélio Ramos, que revive fatos e acontecimentos históricos da nossa cidade.

Como relatado no início do texto, o local onde está a memória de Catalão, no início da cidade, funcionou a Estação Ferroviária, foi tombado patrimônio histórico em 2003 e transformado em museu, que se tornou lugar de visitação, de pesquisa e estudo. O mesmo local, é onde foi levada embora daqui de Catalão, a Cruz do Anhanguera para a cidade de Goiás, isso no ano de 1916, após empenho do Juiz de Direito daquela época, Luiz do Couto, que usou de sua influência para conseguir um Decreto Estadual para que a cruz fosse levada para sua terra de sua origem, conforme narra às páginas de 42 à 47 do livro “Catalão – Fragmentos do Passado”, do amigo Luiz Estevam.

Para o vídeo, a produtora Fabiana Alves, organizou entrevistas para o diretor cinematográfico, Diego Straiotto, idealizador do projeto, com o professor José Francisco e com a empresária Rita Frizza, que juntos contaram a importância do Museu Cornélio Ramos.


ASSISTA O VÍDEO:


SOBRE O PROJETO “NOSSA CATALÃO”

O projeto traz a criação de 6 vídeos dirigidos pelo diretor cinematográfico, Diego Straiotto, com a divulgação dos principais pontos culturais da cidade de Catalão, localizada no sudeste goiano. As peças com depoimentos com quem conhece verdadeiramente a história, a cultura e a memória da cidade de Catalão, trazendo a valorização da nossa terra, e que merece, e muito, serem compartilhadas com todos (as).

Agora, se você gostou da histórias do Morrinho da Saudade e do Largo do Rosário, do Labibe Faiad e do Museu Cornélio Ramos, imagine o que está por vir nos outros 2 vídeos que serão divulgados ao longo dos próximos dias, tanto no canal do Youtube do seu criador, o diretor cinematográfico, Diego Straiotto, como também aqui no Blog do Badiinho, um site de notícias de um filho de Catalão, que é um amante das histórias e tradições de sua cidade!

Aguardem os próximos capítulos da Nossa Catalão!

Siga o canal no YouTube: Diego – Diretor 

ASSISTA TAMBÉM NO INSTAGRAM DO BADIINHO: 

 

Escrito por: Badiinho Filho