30 de novembro de 2021

"Não há nenhuma medida a ser tomada por enquanto", diz Velomar sobre variante ômicron

Secretário de Saúde de Catalão, Velomar Rios. Foto: Arquivo/Blog do Badiinho.

Em entrevista à jornalista Joana Darc, na Rádio Sucesso FM, o secretário municipal de Saúde de Catalão, Velomar Rios, disse que as autoridades na cidade estão muito atentas, mas que ainda não há nenhuma medida a ser tomada por enquanto na cidade. A entrevista foi dada nesta segunda-feira (29).

Enquanto o secretário dava essas declarações na Rádio Sucesso, o prefeito Adib Elias disse ao vivo em uma outra emissora de rádio local que suspenderia eventos:

“show de Zé Neto e Cristiano, showzinhos, estão suspensos”, afirmou o prefeito.

A ômicron é considerada de preocupação porque tem 50 mutações, sendo mais de 30 na proteína “spike” (a “chave” que o vírus utiliza para conseguir entrar nas células e que é o alvo da maioria das vacinas contra o coronavírus.

Velomar tem um entendimento que ainda não é hora para flexibilização de medidas de prevenção à doença, como a liberação de estádio para torcedores em partidas de futebol.

“Precisamos tomar mais cuidado, principalmente nesse momento de natal, réveillon, e a gente não sabe o que pode acontecer”, disse o secretário.

Apesar das declarações do prefeito Adib, ainda não foi assinado nenhum decreto municipal em Catalão sobre novas restrições às medidas de prevenção à doenca. Recentemente, a prefeitura liberou a realização de eventos com limite de 600 pessoas.

No Brasil, o chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, afirmou que o país fechará as fronteiras aéreas para seis países da África já nessa semana. A restrição acontece com a África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue. As informações foram divulgadas pelo Canaltech.

 

Países voltam a endurecer medidas de prevenção por causa da ômicron

Mais de 27 países já impuseram medidas de restrição nas fronteiras, bloqueando completamente ou parcialmente voos vindos da região após o anúncio da confirmação da variante pela Organização Mundial da Saúde (OMS) classificando-a como preocupante.

Enquanto os cientistas trabalham para identificar os possíveis efeitos da nova variante B.1.1.529, as autoridades de vários países buscaram restringir a disseminação da cepa. O Canadá anunciou o fechamento de fronteiras para passageiros que tenham estado recentemente na África do Sul, Botsuana, Essuatini, Lesoto, Moçambique, Namíbia e Zimbábue. O mesmo acontece com os EUA, com o acréscimo de Malauí.

O Reino Unido já havia suspendido voos da região, ao lado de Singapura e Israel, que também adicionaram Moçambique à lista. Turquia, Itália, França e República Tcheca também proibiram voos vindos da região. Enquanto isso, a Holanda anunciou quarentena a todos viajantes que já estavam em trânsito.

 

Publicado por: Badiinho Moisés