27 de julho de 2021

MASSA DE AR FRIO APROXIMA-SE DE GOIÁS NESTA QUARTA-FEIRA (28); EM CATALÃO E REGIÃO, TEMPERATURAS PODEM FICAR INFERIORES A 7ºC

Foto: Cristina de Mesquita/Arquivo – Blog do Badiinho

Nesta quarta-feira (28) o avanço de uma massa de ar frio de origem polar vinda do Sul do Brasil começa a aproximar-se de Goiás pelas regiões Sudoeste e Sul, com isso no período da tarde, o ar frio já começa a exercer sua influência nestas regiões e as temperaturas máximas já não ficarão tão elevadas. Os destaques serão grande variação de amplitude térmica, em algumas regiões.

O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), alerta para os baixos índices de umidade relativa do ar, que estará abaixo de 20% nas regiões Central, Norte e Oeste do Estado.

Algumas cidades das regiões Norte e Oeste do Estado ainda terão máxima de 34 ºC. Porangatu, no Norte do Estado, registrará uma das maiores temperaturas do dia, com mínima de 17ºC e máxima de 33º. As menores temperaturas serão registradas no Leste do Estado, com mínima prevista de 10 ºC. Jataí e Caçu, ambas localizadas no Sudoeste goiano, terão um dia de temperaturas amenas e registrarão umas das menores temperaturas previstas para esta quarta-feira, com mínima de 12ºC e máxima de 27ºC.

 

EM CATALÃO E REGIÃO, TEMPERATURAS PODEM FICAR INFERIORES A 7ºC

A semana que se inicia promete ser bastante movimentada para os especialistas em meteorologia, isso devida a chegada da terceira onda de frio, em Goiás, região sudeste, incluindo a cidade de Catalão e municípios vizinhos. De acordo com o coordenador do Laboratório de Climatologia da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), professor Rafael Ávila, a privisão é que de hoje, segunda-feira (26) a quarta-feira (28), o tempo segue estável com sol e umidade relativa do ar em declínio no período da tarde, com valores previstos inferiores a 25%.

Ao Badiinho, Ávila explicou que na próxima quarta-feira (28) à tarde para quinta-feira (29), teremos o deslocamento da massa de ar frio de origem polar que avança proporcionando temperaturas baixas na parte centro sul do Estado, e na sexta-feira (30), os prognósticos apontam o dia mais frio, onde o ar frio consegue influenciar as temperaturas até na parte centro norte do Estado.

Os prognósticos apontam que nos dias 29, 30 e 31 teremos a presença da Geada de fraca a moderada intensidade na região sudoeste do Estado e dia 30 parte centro sul do Estado. O período de quarta até o sábado (31), possivelmente podem ser o mais gelados com máximas bastante baixas no período da tarde.

Leia abaixo a nota técnica emitida pelo Laboratório de Climatologia da Universidade Federal de Catalão (UFCAT) nesta terça-feira (27).

Nesta quarta-feira o avanço de uma massa de ar frio de origem polar vinda do sul do Brasil começa a aproximar-se de Goiás pelas regiões sudoeste e sul, com isso no período da tarde  o ar frio já começa a exercer sua influência nestas regiões e as temperaturas máximas já não  ficarão tão elevadas. Os destaques serão a amplitude térmica, umidade relativa do ar em declínio no período da tarde e a aproximação e começo da influência da massa de ar frio de origem polar em nosso Estado.

Informações: Professor Rafael de Ávila Rodrigues

Laboratório de Climatologia IGEO/UFCAT

Fonte: SEMAD/CIMEHGO

 

 

Publicado por: Badiinho Filho