18 de janeiro de 2022

Lago de Três Ranchos sobe em média 1% ao dia e chega aos 31.31% nesta terça-feira (18/01)

Lago de Três Ranchos está subindo em média 1% ao dia. Foto: Vinícius Martins

Os olhos agora se voltam para o lago azul da cidade turística de Três Ranchos, que sobe em média 1% ao dia e chegando aos 31.31% nesta terça-feira, 18 de janeiro, de acordo com dados obtidos no site da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), que monitora o reservatório da Usina Hidrelétrica da Emborcação (UHE). Confira abaixo:

Dados da própria Cemig confirmam que lago sobe significamente. Foto: Vinícius Martins

Há 3 anos atrás, nessa mesma época do ano o lago de Três Ranchos chegou nos 26,34%

 

Três Ranchos voltando a ser movimentada pela força do turismo

Com lago subindo, número de embarcações tem crescido nos últimos meses. Foto: Vinícius Martins

A alta no lago já percebida para quem vai visitar Três Ranchos, que além de perceberem o quanto o belo lago azul tem subido, nota também um número maior de visitantes nas casas de veraneios, chácaras e até mesmo na prainha artificial que foi toda revitalizada no final do ano passado, além do notório crescimento na presença de embarcações passeando pelo lago.


Plano de contingência permite elevar nível do Lago Azul em até 70% para gerar emprego em Três Ranchos

Foto: Vinícius Martins

A diretoria da Agência Nacional das Águas (ANA) aprovou um plano de contingência para permitir que haja um aumento no nível do Lago Azul, em Três Ranchos. O prazo da elevação será até o mês de abril. Durante esse tempo, a  Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) terá que gerar bem menos energia.

Em entrevista exclusiva ao Blog do Badiinho no dia 11, o prefeito Hugo Deleon (CIDADANIA) afirmou que o Lago Azul tem subido mais de 1% por dia.

“É uma questão histórica. Nunca subiu tanto em tão curto espaço de tempo”, declarou Hugo Deleon que estava acompanhado do seu vice-prefeito, Haroldo Calaça ‘Haroldinho’ (DEM), que também participou da entrevista, e do apresentador e correspondente do Blog do Badiinho na cidade do lago azul, o comunicador Vinícius Martins.


O que isso vai beneficiar?

Com lago subindo, número de embarcações tem crescido nos últimos meses. Foto: Vinícius Martins

Conforme represas e rios vão se enchendo com a chegada das chuvas, as hidrelétricas se aproveitam da água para geração de energia. Com esse plano de contingência, em vez de boa parte da água ser usada nas turbinas, será direcionada a encher o Lago Azul. Isso vai fazer com que haja um aproveito da população para pesca, turismo e outras atividades que podem gerar emprego e renda.

A resolução foi aprovada depois que o prefeito de Três Ranchos foi em busca de informações junto a órgãos reguladores para encontrar uma melhor forma de utilizar o nível das águas em favor da cidade.

“É claro que nesse momento de contingenciamento, a prefeitura deixa de receber, porque gera menos energia. Mas o lago cheio vai gerar turismo, emprego e renda, outros investimentos que as pessoas quiserem fazer. Vai ser muito bom. A gente vai ter perda agora mas vai ter um ganho futuro e é o que importa pra gente”, concluiu.

O plano também pretende elevar o nível de mais de 10 reservatórios das bacias do Rio São Francisco, Rio Paraná, Represa de Emborcação, e Rio Paranaíba.

Atualmente, tem entrado aproximadamente 10 vezes mais do que tem saído de água no Lago Azul. A expectativa da ANA é de que o lago chegue ao nível de 70% da capacidade.

A resolução só pode ser revogada ou descumprida se houver uma crise energética no país que a ANA possa fazer adequações. Mas isso não deve acontecer porque o Brasil tem importado energia da Argentina, Uruguai e acionado termelétricas.

 

Leia também:

-Plano de contingência permite elevar nível do Lago Azul em até 70% para gerar emprego em Três Ranchos

 

Publicado por: Badiinho Moisés