4 de maio de 2021

JOVEM DE 26 ANOS É PRESO EM CATALÃO SUSPEITO DE PRATICAR ESTELIONATO COM DOCUMENTAÇÃO FALSA

1º Distrito Policial de Catalão. Foto: Arquivo/Badiinho

A Polícia Civil de Goiás, através da equipe do Grupo Especial de Repressão a Narcóticos (GENARC)/9ª Delegacia Regional de Polícia de Catalão, coordenada pelo Delegado Fernando Maciel, no final da tarde de ontem, segunda-feira (03/05), cumpriu no Bairro Margon III, Mandado de Prisão Preventiva, sendo preso um suspeito de praticar estelionatos (de 26 anos de idade), que vinha agindo em Catalão.

Há aproximadamente um mês iniciou-se investigação no 1° Distrito Policial onde se apurava crimes praticados por um estelionatário, o qual possui registros criminais no Estado do Paraná por ameaça e pelos crimes de embriaguez ao volante, desacato e resistência em Goiás. A investigação da PC/GO conseguiu comprovar que o suspeito, há aproximadamente um ano, vem usando documentos de terceira pessoa como se dele próprio fosse, chegando ao ponto de registrar ocorrências policiais, figurar em polo ativo e passivo de diversos processos judiciais no Fórum da Comarca e ainda registrar uma conta de energia elétrica em sua residência, fazendo, para tudo isso, o uso de documentos que não eram seus, mas sim de terceiro, vítima se sua trama ardilosa.

Foram diversas as oportunidades em que o investigado se apresentou e usou documento oficial alheio como se fosse seu, inclusive quando foi preso em flagrante delito pela Polícia Civil de Catalão em fevereiro deste ano, por embriaguez e desacato.

Após essa prisão, a PC/GO suspeitou dos documentos apresentados e passou a investigá-lo, sendo que após a colheita das provas, houve representação da Autoridade Policial ao Judiciário pela prisão preventiva em desfavor do mesmo, a qual foi deferida e cumprida ontem.

Desta forma, após as formalidades legais, o investigado – que responderá pelos crimes de estelionato e falsa identidade, ficando sujeito a uma pena que variará entre um ano e quatro meses a sete anos de reclusão – após as formalidades legais, foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanece à disposição do Poder Judiciário.

 

Escrito por: Badiinho Filho/Com informações da Polícia Civil de Catalão.