20 de julho de 2021

HÁ 38 DIAS SEM CHUVA, SOL, TEMPO SECO E MUITO FRIO, FAZ UMIDADE RELATIVA DO AR CHEGAR AOS 10%, EM CATALÃO E REGIÃO; SITUAÇÃO É CRÍTICA E RETRATA CLIMA DE DESERTO

Bela imagem tirada por Alexandre Willy, em agosto de 2020, perfeita para retratar o clima atual.

O frio tomou conta mais uma vez em Catalão e região na última madrugada. Segundo informações obtidas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a temperatura mínima registrada nesta terça-feira (20/07) foi de 9ºC.

CATALÃO E REGIÃO VIVE CLIMA DE DESERTO

De acordo com o coordenador do Laboratório de Climatologia da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), Rafael Ávila, esta quarta-feira (20) ainda com temperaturas baixas na região centro sul de Goiás, pois a massa polar começa ao longo dos próximos dias a perder gradativamente sua intensidade com predomínio de sol e umidade relativa do ar em declínio no período da tarde. Ávila disse que na última segunda e terça-feira dessa semana, a umidade relativa do ar registrada em Catalão, foi de 10%, retratando clima de deserto.

De acordo com o professor de Climatologia da UFCAT, o frio deve permanecer pelo menos até o fim dessa semana, com a possibilidade de tempo mais quente no próximo sábado e domingo.

JÁ SÃO 38 DIAS SEM CHUVA EM NOSSA REGIÃO

Questionado pelo Badiinho, o professor Rafael Ávila disse que a última chuva registrada em Catalão, foi no dia 12 de junho, quando se registrou apenas 0,2 mm, ou seja, já são 38 dias sem cair nenhuma gota de água do céu. Tá achando ruim? O pior é que não tem nenhuma previsão de chuva, tanto para Catalão quanto para nossa região.

As informações acima foram concedidas ao Badiinho pelo professor Rafael Ávila do Laboratório de Climatologia da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), com base nos dados da Secretaria de Estado de Meio e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (CIMEHGO) e do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

 

Escrito por: Badiinho Filho