21 de novembro de 2018

FGF divulga tabela do Campeonato Goiano 2019 e primeiro confronto do CRAC será o Novo Horizonte em Ipameri

A Federação Goiana de Futebol (FGF), divulgou ontem, terça-feira (20), Tabela do Goianão 2019. A competição começa no sábado, dia 19 de janeiro e término em 21 de abril, com a realização de 86 partidas ao todo, sendo 72 na 1ª Fase, 36 em cada um dos dois turnos da mesma, 8 nas Quartas de Final, quatro nas semifinais e duas na Final. A rodada de abertura do Campeonato terá seis jogos, um no sábado, dia 19 e cinco no domingo, dia 20:


Dia 19/1 – Sábado:

Vila Nova x Aparecidense – 17:00 – Serra Dourada


Dia 20/1 – Domingo:

Iporá x Itumbiara – 16:30 – Ferreirão

Novo Horizonte x Crac – 16:30 – Durval Ferreira Franco

Grêmio Anápolis x Anapolina – 17:00 – Jonas Duarte

Goiânia x Goiás – 17:00 – Serra Dourada

Atlético x Goianésia – 17:00 – Antônio Accioly

O CRAC de Catalão, com que tem previsão de ter o time para a temporada do estadual no dia 2 de janeiro, vai estrear na competição, no dia 20 de janeiro, jogando fora de casa contra a equipe do Novo Horizonte, no Estádio Durval Ferreira Franco, em Ipameri, localizada a 60 quilômetros de Catalão.

Os dirigentes do Clube Recreativo e Atlético Catalano (CRAC), bicampeão goiano (1967 e 2004), chegaram a anunciar desistência da competição, isso após uma decisão judicial impedir que a Prefeitura de Catalão patrocinasse o time, porém, o Prefeito Adib Elias, conseguiu uma Ação Cautelar no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ/GO), para que time possa receber patrocínio do Poder Público Municipal.

Em entrevista coletiva concedida no último dia 12 de novembro, Adib disse que enviaria para a Câmara Municipal de Catalão, Projeto de Lei, pedindo autorização para o município conceder subvenção financeira de até R$ 1 milhão de reais. O Prefeito também disse que o time só seria apresentado no dia 2 de janeiro. Confiram a tabela completa : 

As associações terão prazo até a segunda-feira, dia 14 de janeiro, para apresentação dos laudos de inspeção do estádio que sediar seus jogos como mandante, quais sejam Laudos da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e Vistoria de Engenharia, todos sem restrição. A ausência do laudo impede a praça esportiva de sediar jogos com a presença de público.
Sistema de disputa
A fórmula de disputa aprovada por unanimidade, quanto ao seu esqueleto, é a seguinte: as 12 equipes foram divididas em dois grupos de seis times cada, formados por sorteio dirigido a partir de seis duplas regionalizadas na medida do possível, observado também os aspectos técnico e de tradição, sorteadas, ficando cada dupla em cada um dos dois grupos. 
Assim, o Grupo A está formado por Goiás, Aparecidense, Crac, Anapolina, Goianésia e Itumbiaraenquanto o Grupo B está composto por Vila Nova, Atlético, Novo Horizonte, Grêmio Anápolis, Iporá e Goiânia. 
Os jogos acontecem grupo contra grupo, em turno e returno, na 1ª Fase, totalizando 12 partidas para cada time, seis em casa e seis fora de casa, contagem corrida de pontos ganhos, classificando-se os oito primeiros colocados, independente de grupo, para as Quartas de Final, daí conhecendo-se os quatro semifinalistas e os dois finalistas que decidem o título de campeão do Goianão 2019 enquanto os dois últimos colocados, também independente de grupo, são automaticamente rebaixados para a Divisão de Acesso em 2020.
Os confrontos nas Quartas de Final serão assim: 1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º, de acordo com a classificação geral da 1ª Fase ao passo que nas semifinais, 1º x 4º e 2º x 3º, abrangendo a pontuação da 1ª Fase + Quartas de Final.
A partir das Quartas de Final, os melhores colocados na somatória geral dos pontos em toda a competição, fazem o jogo de volta como mandantes, e, a exemplo das três últimas edições do Goianão, empate em pontos e gols provoca decisão por pênaltis. 

Datas bases previstas para as demais fases: 

Quartas de final: 24 e 31 de março (Domingo) 

Semifinal: 03 e 07 de Abril (Domingo) 

Final: 14 e 21 de abril (Domingo)

 

Escrito por: Badiinho Filho/Com informações da FGF