1 de fevereiro de 2023

EM CATALÃO, JANEIRO FECHOU COM QUASE 500MM DE CHUVA E A PREVISÃO É MAIS DE 217MM DE VOLUME DE CHUVA PARA OS PRIMEIROS 10 DIAS DE FEVEREIRO

Janeiro de 2023 fechou com quase 500mm de chuva, e a previsão é muita chuva para os primeiros dias do mês de fevereiro. Foto: Arquivo/Blog do Badiinho

A cidade de Catalão fechou janeiro com 442,2mm de volume de chuva, o que representa 62% da média histórica, conforme dados repassados pelo professor Rafael Ávila, climatologista e coordenador do Laboratório de Climatologia da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), obtidos através do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (CIMEHGO) e pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

A informação é que o mês de fevereiro também será com muita chuva, ao menos é o que diz o Cimehgo, que afirmou que os primeiros 10 dias do segundo mês de 2023 promete ser chuvoso, com tempestades intensas, porém rápidas. Catalão e Ipameri estão na lista das cidades que receberam os maiores níveis de precipitações nos 31 primeiros dias do ano.

A previsão é que chova ainda neste mês de fevereiro em Catalão, mais de 217mm, enquanto para Ipameri, é previsto mais de 210mm.

Além do volume de chuva, também está previsto a chegada de uma frente fria para Goiás.

Para as próximas horas em Catalão, o climatologista, Rafael Ávila, alerta que áreas de instabilidade se formam em Goiás, e que, devido à combinação calor e umidade, favorecerá  para tragam pancadas de chuvas, podendo vir localmente fortes e acompanhadas de rajadas de vento e raios.

 

BOMBEIROS DE GOIÁS REFORÇAM DICAS DE SEGURANÇA PARA EVITAR TRAGÉDIAS DURANTE O PERÍODO DE FORTES CHUVAS

Foto: Divulgação/CBMGO

Dado a intensidade das fortes chuvas que caí em praticamente todas as regiões de Goiás, o Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás (CBMGO), reforça as dicas de segurança para que sejam evitadas tragédias como a ocorrida em Goiânia, capital, ceifando a vida de um motociclista de 22 anos de idade que foi arrastado pela enxurrada.

Algumas observações podem salvar sua vida como não seguir adiante se água estiver acima da roda dos veículos ou do meio fio, pois seu carro ou moto podem ser arrastados pela força da água.

Evitar se abrigar embaixo de estruturas metálicas, fachadas e marquises.

Jamais ficar debaixo de árvores inclusive estacionar e ficar dentro de veículo embaixo de árvores independente dela ser nova ou não.

Em casos de quedas de raios, evite locais abertos como campos de futebol, e principalmente perto de árvores, procure edificações cobertas ou fique dentro do veículo se o lugar for seguro.

Em caso de emergência, ligue 193 – Corpo de Bombeiros.

Leia também: 

-OPERAÇÃO TEMPESTADE: CORPO DE BOMBEIROS DE GOIÁS LANÇA OPERAÇÃO PARA O PERÍODO CHUVOSO 2022/2023

-OPERAÇÃO TEMPESTADE: BOMBEIROS DE GOIÁS DIVULGAM VÍDEO COM DICAS DE SEGURANÇA E PREVENÇÃO PARA O PERÍODO CHUVOSO

Publicado por: Badiinho Moisés