16 de setembro de 2022

DEPOIS DE QUATROS DIAS, INCÊNDIO EM ÁREA FLORESTAL DA CMOC FOI FINALMENTE CONTROLADO, PORÉM, EQUIPES MONITORAM RISCOS DE NOVOS FOCOS

Chamas do incêndio invadiu diversas propriedades privadas. Foto: Leitor e seguidor/Reprodução

Tanto a mineradora CMOC Brasil quanto o 10º Batalhão Bombeiro Militar de Catalão, anunciaram por meio de notas  que o incêndio em área florestal da mineradora, mas que atingiu dezenas de propriedades particulares nas imediações, foi finalmente controlado, porém ainda existem pequenos pontos isolados com chamas, o que é monitorado pelos brigadistas da empresa de mineração e por equipes dos bombeiros.

Em sua nota emita, a mineradora CMOC informou que seus brigadistas utilizaram de um produto para retardar as chamas, o que possibilitou o controle, contanto também com apoio de quatro aviões, em todo o perímetro do incêndio. Para esta operação, a empresa contou não só com apoio das prestadoras de serviço, como também grandes empresas da região que enviaram caminhões pipas para auxiliar no combate. Também foram adotadas medidas para contenção do incêndio, além de mapeamento e monitoramento com drone nas áreas atingidas e vizinhas à operação, afirmou a mineradora CMOC em sua nota divulgada na manhã desta sexta-feira (16).

 


Equipes estão de prontidão para atuação, e realizam o monitoramento de possíveis novos focos durante o dia e também durante a noite, para evitar a propagação do incêndio, afirmou os bombeiros em sua nota.

A respeito da morte de animais, o Capitão dos Bombeiros confirmou a mortes de aves, pequenos roedores como cobras e outros animais de pequenos portes, porém, com relação a morte de animais de maior porte até a manhã desta quinta-feira (15) eles ainda não tinham conhecimento, como vacas, cavalos, cachorros que tivessem sido vítimas desse terrível incêndio.

O Subcomandante do 10º BBM de Catalão, Aurélio Martins, disse que quando a operação for finalizada, o Corpo de Bombeiros irá se reunir com representantes da mineradora CMOC para um apanhando geral, bem com donos de propriedades da região para que seja feito o levantamento das áreas atingidas e da mortalidade de animas, mas ele afirmou que “todo incêndio de tamanha proporção como esse, ele não fica, infelizmente, sem matar animais de pequeno portes”, concluiu o Subcomandante do Corpo de Bombeiros de Catalão, Aurélio Martins, que também afirmou que equipes devem continuar fazendo o controle da área no restante dessa semana.

De acordo com informações, o total da área atingida teria sido de cerca de 1000 hectares o equivalente a 1 mil campos de futebol, porém, produtores rurais acreditam ter sido bem mais do que isso.

LEIA A NOTA DA MINERADORA CMOC EMITIDA NESTA SEXTA-FEIRA (16):

 

NOTA À IMPRENSA

Catalão, 15 de setembro de 2022 – A CMOC Brasil informa que não tem medido esforços no combate ao incêndio florestal na zona rural, próxima às operações de Fosfatos Catalão e Ouvidor. Felizmente, após o intenso trabalho da equipe, a situação está controlada, com pequenos pontos isolados de chama.

A empresa irá manter o monitoramento da área, iniciando a operação de rescaldo, com o objetivo de apagar todos os focos remanescentes.

Desde o início do dia de ontem (14), a fim de evitar a propagação do fogo, os brigadista aplicaram um produto retardante de chamas com apoio de quatro aviões, em todo o perímetro do incêndio. Para esta operação, a empresa contou não só com apoio das prestadoras de serviço, como também grandes empresas da região que enviaram caminhões pipas para auxiliar no combate. Também foram adotadas medidas para contenção do incêndio, além de mapeamento e monitoramento com drone nas áreas atingidas e vizinhas à operação.

A companhia tem dedicado todos os esforços para o combate às chamas e tem oferecido todo o suporte às equipes que estão atuando no local, bem como para os moradores das comunidades que vivem no entorno de suas operações.

LEIA A NOTA DO CORPO DE BOMBEIROS DE CATALÃO NESTA SEXTA-FEIRA (16):


Nota à imprensa

Catalão, 16 de setembro de 2022 – O Corpo de Bombeiro Militar informa que tem empenhado militares diuturnamente no combate a incêndios florestais na zona rural, nas proximidades de uma mineradora local, bem como de fazendas circunvizinhas.

Uma força tarefa foi montada desde o início do incêndio na segunda-feira (12), composta por bombeiros militares, brigadistas, voluntários, caminhões pipas, aeronaves e vem incansavelmente combatendo o incêndio que já consumiu uma extensa área.

O incêndio foi controlado, mas a todo instante podem surgir novos focos devido ao tempo seco e o vento que tem espalhado o fogo com rapidez.

Equipes estão de prontidão para atuação, e realizam o monitoramento de possíveis novos focos durante o dia e também durante a noite, para evitar a propagação do incêndio.

VEJA OS VÍDEOS DEITOS PELOS DONOS DE PROPRIEDADES PARTICULARES ATINGIDAS PELAS CHAMAS:


Leia também: 

-FOGO EM PLANTAÇÃO DE EUCALIPTO AOS FUNDOS DO TERMINAL DA MINERADORA CMOC ESPALHA CHEIRO DE FUMAÇA EM CATALÃO

-INCÊNDIO CONSUME REGIÃO DE MATA AOS FUNDOS DA MINERADORA CMOC BRASIL E FUMAÇA TOMA CONTA DE CATALÃO; VEJA O QUE DISSE EMPRESA

-INCÊNDIO ATINGIU CERCA DE MIL HECTARES DE ÁREA FLORESTAL DA MINERADORA CMOC

-INCÊNDIO EM ÁREA DE MINERADORA CMOC PROVOCOU INTERRUPÇÃO NO FORNECIMENTO DE ENERGIA EM OUVIDOR E TRÊS RANCHOS

-URGENTE: INCÊNDIO EM ÁREA FLORESTAL DA MINERADORA CMOC SEGUE ALASTRANDO E PREOCUPANDO CHACAREIROS

-INCÊNDIO EM ÁREA FLORESTAL DA MINERADORA CMOC FOI CONTROLADO DURANTE A MADRUGADA, AFIRMA CORPO DE BOMBEIROS

-FOGO EM ÁREA FLORESTAL DA CMOC ATINGIU DIVERSAS PROPRIEDADES PRIVADAS; BOMBEIROS AFIRMAM QUE CONTROLAM PEQUENOS FOCOS

 

Publicado por: Badiinho Moisés